RH Ágil: entenda o que é e confira 6 dicas de como implementar
Conteúdo
Você já ouviu falar em RH Ágil?
A busca por métodos capazes de tornar os processos internos mais céleres e otimizados é algo que deve permear todos os departamentos de uma organização, inclusive o de Recursos Humanos.
Nesse sentido, a equação “metodologias ágeis + RH” pode gerar resultados bastante satisfatórios para a empresa em diferentes níveis.
Quer saber como isso é possível? Então prossiga com a leitura para conferir, ao longo deste conteúdo, o que é RH Ágil, os benefícios que ele pode representar para o seu negócio e 6 dicas de como implementá-lo na sua empresa. Veja alguns dos pontos que vamos abordar:
- Implemente a metodologia ágil gradativamente;
- Alinhe o RH Ágil ao planejamento estratégico da empresa;
- Promova ciclos de feedback com os colaboradores;
- Valorize a multidisciplinaridade;
- Horizontalize as estruturas hierárquicas;
- Pratique a transparência.
Além disso, vamos mostrar também:
- Diferenças entre RH Tradicional e RH Ágil;
- Métricas de RH Ágil que você precisa monitorar:
- Satisfação do funcionário;
- Rotatividade;
- Retenção;
- Tempo para recrutamento e seleção.
- 7 dicas de livros sobre o tema;
- 5 cursos de RH Ágil para você se especializar.
Entenda melhor o conceito de metodologias ágeis de gestão: Metodologia ágil: lançada no início do século, mais atual do que nunca
O que é RH Ágil?
Primeiramente vamos relembrar o conceito Agile.
Trata-se de uma metodologia criada com o intuito de otimizar o processo de desenvolvimento de softwares. Para isso, busca-se dividir as tarefas em partes menores, promover uma comunicação clara entre os envolvidos no processo e realizar melhorias constantes.
Além disso, no Agile há uma forte valorização da experiência e satisfação dos usuários.
Trazendo esse conceito para o setor de Recursos Humanos, podemos definir o que é RH Ágil como uma forma de conduzir os trabalhos com mais agilidade, eficiência, transparência e colaboração.
Essa é uma abordagem que surgiu do Manifesto RH Ágil. Mais simples e rápida, essa metodologia reconhece o valor estratégico desse departamento e visa tocar os processos de forma menos burocrática e mais proativa.
Os princípios do RH Ágil
Alguns princípios básicos ajudam a entender melhor suas características. São eles:
- Ajudar os colaboradores a se desenvolverem e serem felizes no ambiente de trabalho;
- Incentivar os colaboradores a acolherem as mudanças e se adaptarem a elas quando necessário;
- Criar uma rede de equipes capacitadas, independentes e colaborativas;
- Oferecer o suporte necessário às equipes de trabalho;
- Estimular o crescimento pessoal dos colaboradores;
- Extrair o potencial máximo dos colaboradores;
- Manter os colaboradores motivados e confortáveis para exercerem suas habilidades.
Diferenças entre RH Tradicional e RH Ágil
Existem consideráveis diferenças entre RH Tradicional e RH Ágil. Em primeiro lugar, a metodologia ágil para RH valoriza mais as redes colaborativas e acredita que o trabalho em equipe pode gerar melhores resultados.
Por outro lado, o RH Tradicional é muito preso a estruturas hierárquicas engessadas e verticais.
De acordo com o manifesto RH Ágil, essa metodologia preza pela transparência, diferentemente do método tradicional, que tende a valorizar mais o sigilo de informações que poderiam muito bem ser compartilhadas com os colaboradores.
Os colaboradores não são mais vistos apenas como ferramentas inertes. Ao contrário da abordagem do RH Tradicional, busca-se entender as individualidades de cada funcionário e identificar o que pode ser feito para deixá-los mais felizes, satisfeitos e engajados.
Os funcionários são percebidos e valorizados pelo que eles são e sentem.
O uso de dados é outra arma importante para o RH ágil. E o People Analytics pode ser um grande aliado nessa hora. Entenda mais sobre ele neste vídeo:
Benefícios do RH Ágil: por que vale a pena implementar essa metodologia na sua empresa?
A implementação de um RH Ágil pode representar um grande diferencial competitivo para as empresas.
Por meio das práticas ágeis, é possível organizar melhor os processos e ter mais clareza sobre as demandas do setor, se antecipar determinadas necessidades e potencializar a experiência do colaborador.
Em vez de, por exemplo, esperar surgir a demanda pela contratação de novos funcionários para depois ir em busca desses talentos, a empresa que conta com um RH Ágil é capaz de prever esse cenário e agir de forma mais proativa e menos reativa.
Outra vantagem de implementar métodos ágeis no setor Recursos Humanos é a possibilidade de otimizar o tempo de execução de determinados processos. Isso impacta positivamente a qualidade das entregas e a produtividade das equipes, o que leva também à redução de custos e ao maior faturamento.
Leia mais: Como melhorar o RH de uma empresa: 13 dicas que você precisa conhecer
Scrum é uma das metodologias ágeis e ela também pode ser adaptada para o RH. Você conhece? Este vídeo pode te ensinar um pouco sobre ela:
6 dicas de como implementar o RH Ágil na sua empresa
Como você pôde conferir até agora, o RH Ágil contribui de maneira significativa para a forma com que a empresa lida com os seus recursos humanos.
Se você tem interesse em implementá-lo na sua empresa, confira a seguir 6 dicas que vão te ajudar nessa missão.
1 – Implemente a metodologia ágil gradativamente
Comece fazendo o uso das práticas ágeis em pequenas equipes e processos. Teste, valide e aprimore a metodologia para, aos poucos, ampliar o uso dela no RH.
2 – Alinhe o RH Ágil ao planejamento estratégico da empresa
É necessário que haja um alinhamento entre a metodologia ágil empregada no RH e o planejamento estratégico da organização. Dessa forma, a implementação do RH Ágil será mais efetiva.
3 – Promova ciclos de feedback com os colaboradores
Incentive a cultura do feedback contínuo para fomentar a melhoria contínua no dia a dia do RH. Reúna-se pelo menos uma vez na semana para informar os colaboradores sobre o desempenho deles e alinhar expectativas.
Feedbacks, seja para aplicar ou absorver o que lhe foi dito, costumam ser desafiantes para a maioria das pessoas. Temos dois vídeos que podem te ajudar nesses momentos, aproveite:
4 – Valorize a multidisciplinaridade
Equipes multidisciplinares são fundamentais para o RH Ágil. Diferentes perspectivas e experiências ajudam a encontrar soluções mais eficazes, criativas e rápidas.
5 – Horizontalize as estruturas hierárquicas
Dê prioridade à colaboração e não a estruturas hierárquicas verticais e engessadas. Permita que profissionais de diferentes níveis possam contribuir com sugestões e pontos de vista.
Essa prática contribui para a criação de um clima organizacional mais leve e harmonioso.
6 – Pratique a transparência
Seja transparente ao comunicar resultados, novas práticas e metas a serem atingidas pelos colaboradores.
Assim, os colaboradores terão mais clareza sobre o que se espera deles e se sentirão mais confiantes.
Leia também: As 4 ferramentas da gestão por competências que o RH precisa conhecer
Métricas de RH Ágil que você precisa monitorar
Para garantir o bom desempenho na implementação da metodologia ágil para RH, é importante que você acompanhe algumas métricas essenciais.
Confira a seguir alguns indicadores de RH que vão te ajudar a ter maior controle sobre o desempenho individual e coletivo e orientar melhor suas tomadas de decisão.
1 – Satisfação do funcionário
O nível de satisfação dos funcionários é uma métrica indispensável para RH Ágil. Por meio de pesquisas, você consegue avaliar o quão satisfeitos os colaboradores estão com a empresa.
Você pode, por exemplo, enviar questionários que poderão ser respondidos anonimamente. Peça para que os funcionários avaliem diferentes aspectos de sua experiência na empresa.
2 – Rotatividade
A rotatividade é um indicador de desempenho que mensura a relação entre desligamentos e novas contratações.
Quando a rotatividade está muito alta, pode ser um sinal de insatisfação dos colaboradores ou de processos de recrutamento e seleção mal executados.
Para calcular a rotatividade, basta aplicar a seguinte fórmula:
- Rotatividade = total de funcionários desligados / total de funcionários no início do período analisado x 100
3 – Retenção
A retenção é uma métrica de RH Ágil de mensura quanto tempo, em média, os colaboradores permanecem no quadro de funcionários da empresa após a contratação.
Quanto maior a retenção, melhor para a empresa. Assim, é possível reduzir os custos com recrutamento, seleção e treinamento de novos colaboradores.
4 – Tempo para recrutamento e seleção
Esse indicador mostra quanto tempo leva, em média, para contratar novos talentos para a empresa.
Para calcular essa métrica, é necessário levar em consideração o intervalo entre a publicação da vaga e a assinatura do contrato.
Ao analisar esse dado, consegue-se identificar maneiras de reduzir o tempo de recrutamento e seleção, minimizando também eventuais danos à produtividade das equipes causados pela falta de pessoal.
Veja também: 5 indicadores de recrutamento e seleção valiosos para o RH achar os melhores talentos
7 dicas de livros sobre RH Ágil
Se você tem interesse em se aprofundar mais na metodologia ágil para RH, separamos aqui 7 dicas de livros sobre essa abordagem:
- Agile HR: Deliver Value in a Changing World of Work
- Agile People: A Radical Approach for HR & Managers (That Leads to Motivated Employees)
- HR and the Agile Organization
- RH Ágil – Mais humanos e menos recursos: O desafio da gestão de pessoas nas organizações do século XXI
- Ágil do Jeito Certo
- SCRUM: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo
- Designerhs para um novo mundo – Como transformar o RH em designer organizacional
Saiba mais: Os 4 melhores livros de Recursos Humanos (RH) que você não pode deixar de ler
5 cursos de RH Ágil para você se especializar
Agora se você quer enriquecer o seu currículo e se especializar em RH Ágil, fizemos uma busca por cursos online sobre essa metodologia e encontramos 4 ótimas opções:
- RH Ágil – Os segredos do sucesso das equipes exponenciais de recursos humanos
- RH Ágil: Estratégia ou Sobrevivência
- Curso online de como fazer RH Ágil
- RH Ágil: Metodologias Ágeis Aplicadas ao RH
Vale conferir: 7 TED talks essenciais para qualquer profissional de RH
Bom, ficou claro para você o que é RH Ágil? Está convencido dos benefícios que este método pode trazer para a sua empresa?
Siga as dicas que citamos aqui e implemente a metodologia ágil para RH na sua empresa para otimizar os processos, impulsionar o desempenho dos colaboradores e agilizar as tomadas de decisão.
Veja mais: Como ser um bom gestor de RH: os 7 segredos para se dar bem neste cargo
Para aplicar o RH ágil em sua empresa, é fundamental contar com um software como o STRATWS One, que ajuda a definir, monitorar, analisar e compartilhar indicadores de desempenho.
Confira um caso real em que o STRATWs One revolucionou o RH de uma empresa: CASE: Como a Siteware ajudou a Dotz a melhorar seus processos de Recursos Humanos?
Veja mais algumas das vantagens e possibilidades desse software que já é usado por mais de mil empresas no mundo e por seus 180 mil colaboradores:
- Facilita a troca de informação e a comunicação entre departamentos
- Compartilha KPIs com agilidade e transparência;
- Potencializa a governança corporativa;
- Foca na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
- Emprega as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
- Integra pessoas, operação e estratégia;
- Encontra oportunidades de melhoria;
- Faz a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
- Aumenta a produtividade;
- Gerencia riscos e analisa cenários;
- Usa a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes.