É da natureza humana discordar. E discordâncias são, de fato, saudáveis quando abordadas corretamente. Afinal, é a diversidade de opiniões que gera a inovação e novas maneiras de resolver problemas.
Mas, por outro lado, quando isso não acontece, abre-se também espaço para os conflitos.
Um conflito surge quando os indivíduos têm interesses, opiniões e processos de pensamento variados e não estão dispostos a comprometer-se uns com os outros, a ouvir o outro lado.
Erros de comunicação ou a tensão interpessoal podem facilmente fazer com que simples discordâncias se transformem em ressentimento ou coisas piores. Assim, as ideias divergentes com potencial para crescerem juntas podem acabar por diminuir a produtividade e prejudicar o desempenho das equipe.
Para evitar que isso aconteça, é fundamental saber gerenciar esses momentos conflituosos.
Neste artigo você vai conferir o que é gestão de conflitos nas organizações. Além disso, verá quais são os principais benefícios dessa prática e 8 dicas de como implementar no seu negócio.
Leia também: Como lidar com conflitos na empresa? Confira 6 dicas valiosas
A gestão de conflitos refere-se a um conjunto de técnicas e ideias destinadas a reduzir os efeitos negativos de uma situação conflituosa e melhorar os resultados positivos para todas as partes envolvidas.
Um bom gestor de conflitos é aquele capaz de identificar e lidar com esse tipo de situação de forma sensata, justa e eficiente.
As técnicas e ideias utilizadas dependem do tipo de conflito que precisa ser gerenciado. Há os conflitos afetivos, motivados por algum motivo pessoal; os relacionados ao desempenho, processo ou tarefa específica; e o interorganizacional, que acontece entre duas ou mais empresas.
Seja qual for a natureza do conflito, é importante saber que a tensão entre as pessoas no ambiente de trabalho é algo natural. Afinal, cada ser humano é dotado de singularidades. Em equipes grandes e diversificadas é praticamente improvável que todos sempre concordem e compartilhem das mesmas ideias.
Mas uma parte importante do trabalho em equipe é trabalhar em torno das diferenças uns dos outros e não contra elas. Quando ocorrem conflitos, as engrenagens de uma empresa, que são os colaboradores, param de funcionar em sincronia, o que atrasa ou interrompe a produtividade.
Ou seja, o que é gestão de conflitos senão saber solucionar eventuais desavenças de uma forma que respeite os desejos e necessidades de todos, não é mesmo?
Mas, para obter sucesso nessa questão, é necessário entender as razões por trás dos conflitos, que raramente são “preto no branco”. Descobrir a causa de um conflito é essencial para qual abordagem adotar.
Veja mais: 4 principais técnicas de gestão de conflitos para acabar de vez com os problemas na sua empresa
Para entender melhor o que é gestão de conflitos, vamos aos principais benefícios dessa prática.
A gestão de conflitos é apenas um das muitas habilidades que um gestor de pessoas precisa dominar. Quer saber mais sobre esse tema? Então, dê uma olhada neste vídeo de nosso canal no YouTube:
Agora que você já sabe o que é gestão de conflitos e suas vantagens, veja a seguir 8 dicas de como praticar na sua empresa.
Isso ajuda você a pensar em cada situação e determinar quais medidas preventivas ou corretivas são necessárias. Observe o comportamento das pessoas e procure sinais de conflito regularmente.
Os conflitos não desaparecem se você os ignorar. Os problemas tornam-se mais difíceis de enfrentar quanto mais tempo você os deixa passar. Portanto, procure lidar com o conflito o quanto antes para evitar que ele se transforme em algo mais sério.
Conflitos não podem ser relatados se você não parecer acessível ou se os funcionários se preocuparem com a possibilidade de não serem levados a sério. Incentive os funcionários a falar sempre que precisarem.
Procure apoiar as diferenças e adotar uma cultura positiva em relação a opiniões, estilos de vida e atitudes diversificadas. Se as pessoas virem que o comportamento discriminatório não é aceitável, elas estarão menos propensas a fazê-lo.
Deixe isso claro através da sua política de gerenciamento de conflitos.
Isso significa que, caso haja um conflito, há alguém encarregado de reunir as pessoas para ouvir cada lado da história e chegar a uma solução como um grupo.
Lembre-se: como gerente ou supervisor, você está dando um exemplo para o resto de sua equipe. Por isso, ao gerenciar um conflito, mantenha-se calmo e mostre que você tem o controle da situação.
Uma coisa que você não pode mudar é o fato de que as pessoas têm diferentes perspectivas e opiniões, por isso não as critique.
Em vez disso, concentre-se em identificar a causa do conflito, promova a tolerância e a compreensão e busque alcançar uma solução para a causa-raiz do problema.
Você sabe como descobrir a causa de um problema? Então, confira este vídeo:
Oculto dentro de praticamente todos os conflitos está o potencial para uma tremenda oportunidade de aprendizagem. Onde há discordância, há um potencial inerente para crescimento e desenvolvimento. Afinal, posições divergentes abordadas adequadamente podem estimular a inovação e a aprendizagem.
Um líder ruim pode gerar conflitos na empresa. Quer saber como evitar isso? Então, confira este infográfico gratuito: 10 péssimos hábitos de liderança
Ficou claro o que é gestão de conflitos? Temos certeza de que, com as dicas que demos aqui, isso não será mais um problema para a sua empresa.
Saiba mais: 4 principais técnicas de gestão de conflitos para acabar de vez com os problemas na sua empresa
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