O ato de gerir uma equipe é um desafio contínuo, já que isso implica lidar com toda a dinamicidade de cada pessoa que compõe o grupo. Consequentemente, é preciso estar sempre preparado para guiar cada indivíduo, engajando todos para o objetivo em comum.
Considerando que o gestor de equipes atua em um ambiente de constantes mudanças – seja as do mercado, ou aquelas intrínsecas das relações humanas –, é primordial que esteja sempre munido de ferramentas e estratégias para superar os obstáculos e apresentar resultados de destaque.
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Uma das formas de alcançar esse conhecimento é através de um hábito transformador: a leitura. E é por isso, que trouxemos aqui 5 livros para gestor de equipes!
Se você deseja aprender novas possibilidades de apresentar uma alta performance na jornada do seu time, não perca essas dicas de leitura!
Para iniciar essa seleção, rumo ao seu aprimoramento profissional, trouxemos a obra de Karyn Ross, “The Kind Leader” (“O líder gentil”, tradução livre). Nela é mostrada uma quebra de paradigma sobre os conceitos de liderança, propondo a prática da Liderança Gentil Contínua, pautada em estudos de caso e reflexões.
Diferentemente do que é percebido na postura de muitos gestores que acabam atuando de maneira mais “agressiva”, a autora apresenta como a gentileza gera liderança. E como isso repercute na cultura organizacional, gerando melhoras nas relações com os colaboradores e aumentando a sinergia na empresa.
Assim, são apresentadas reflexões, como a importância dos meios para obtenção dos objetivos; e ainda, práticas para direcionar esse processo, como “As tríades da liderança gentil”, sendo elas a “comportamental própria” e a “de comportamentos gerais”.
O livro ainda aborda quatro tipos de interação, de acordo com o envolvimento, interesses e resultados para cada pessoa relacionada, sendo eles: concorrência, colaboração, cooperação e gentileza.
Gostaria de entender melhor cada uma delas e suas aplicações? Não deixe de conferir mais sobre esse livro. Esse é apenas o primeiro dentro os 5 livros para gestor de equipes!
Alguns acreditam que liderar é uma habilidade nata, e outros que pode ser desenvolvida. Independente da sua opinião, o fato é: ser o “novo chefe” traz um grande desafio, seja o da inexperiência ou de não ser reconhecido pelo grupo. Afinal, você já estava ciente que a jornada para gerir equipes tem desafios, não é?
Pensando em facilitar esse processo, seja você um novo gestor ou um expert, é que recomendamos o livro “Os 27 Desafios que Todo Chefe Deve Enfrentar”, cujo conteúdo é baseado em mais de 20 anos de pesquisas e nas experiências do fundador e CEO da RainmakerThinking, Bruce Tulgan.
Através dessa obra você encontrará poderosos insights para lidar com atividades recorrentes, como: gerenciamento de desempenho, comportamento, forças externas que não pode controlar, e até mesmo, a necessidade de renovações na gestão.
Vale destacar que o autor também aborda o desenvolvimento de autogerenciamento na equipe e como isso pode ser alcançado através do despertar de habilidades básicas. Ou seja, com o direcionamento adequado, você pode conduzir os colaboradores, aumentando a produtividade e superando as limitações.
Prosseguindo em busca pela atuação mais eficaz à frente da gestão, é necessário que seja feita a construção de uma importante ponte: a confiança. Porém, nesse caminho há dois extremos que devem ser evitados, a confiança cega e a falta de confiança. Sendo assim, o percurso mais adequado é o da confiança inteligente.
Essa é a proposta dos autores Stephen Covey e Greg Link no livro “A Confiança Inteligente”, eles consideram esse comportamento que fomenta a confiança, como equivalente ao desenvolvimento da capacidade de ponderar e analisar três variáveis: oportunidade, risco e credibilidade.
Além disso, vale destacar que o desenvolvimento dessa conexão pode ser lucrativo! Pois, gera frutos a nível individual, como prosperidade, energia, alegria e até a adoção de novas posturas, mas também a nível coletivo, envolvendo a apuração da capacidade criativa da equipe, maior compromisso e proporcionando bem-estar.
Então, o que você está esperando para desfrutar dessas e outras vantagens implementando a confiança inteligente em suas práticas de gestão?
Depois de estabelecer uma base sólida com a liderança gentil, superar os desafios recorrentes e construir a confiança inteligente, que tal subir de nível? E para isso, apresentamos a obra “Os 5 níveis da Liderança” do autor John C. Maxwell, com a qual você aprenderá insights sobre os mais assíduos questionamentos na área.
Antes de subir o primeiro degrau, é necessário entender que a liderança não é uma disputa individualista pelo topo, já que o avanço de outros líderes aumenta o poder da organização. Com isso, o ponto de partida (nível 1) é a “posição”, a qual deve ser utilizada como forma de influência e incentivo, e não arma de controle.
O segundo estágio, denominado “permissão”, consiste na construção da relação entre líder e liderado, que é conduzida pelo fato dos colaboradores serem estimulados e respeitados, ao ponto de seguirem e reconhecerem a liderança de forma espontânea. E assim, a ascensão segue.
Ficou curioso(a) para conhecer os outros níveis e alavancar nessa jornada? Então, confere o resumo completo desse livro na plataforma PocketBook4You, clicando no título do livro.
Para concluir essa incrível seleção que vai te conduzir a uma melhor performance como gestor, recomendamos o livro “Quiet Leadership” do autor David Rock. Através dele você receberá uma gama de estratégias para transformar sua conexão com a equipe por meio da alteração de hábitos e pensamentos.
Alterar ou inserir um hábito, é algo bem difícil, não é mesmo? Ainda mais complexo é conduzir um grupo a mudar a mentalidade sobre algum processo… Porém, com as estratégias adequadas, o uso da “a arte do encorajamento” e ferramentas, como mapas mentais, isso é possível e pode ser efetivo!
Tudo isso acaba girando em torno de coisas triviais de gestão, como: resolução de conflitos, escuta ativa, ser intencional nas colocações, proposição de soluções, acompanhamento, entre outras boas práticas.
É primordial também dar ênfase a dois modelos apresentados pelo autor: modelo CREATE, o qual incentiva a importância do coletivo, auxiliando na implementação de processos de mudança; e o modelo FEELING que faz a junção de fatores, como: fatos, emoções, encorajamento, aprendizado e busca.
Ficou com gostinho de quero mais? Não deixe de conferir o resumo dessa obra!
Acredito que após essa leitura, ficou mais do que claro a importância de estar sempre se atualizando para não proporcionar apenas resultados satisfatórios, mas também guiar e se conectar com sua equipe. Os 5 livros para gestor de equipes compõe uma grande diversidade de conhecimento.
E agora, o que você vai fazer com todo esse conhecimento? Quais ferramentas ou estratégias mais se adequam ao seu contexto? Não se esqueça de conferir os resumos completos de cada obra e adquirir ainda mais informações úteis para sua vida profissional!
Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!
Levando pessoas e empresas mais longe.
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