A gestão de conflitos consiste em uma série de técnicas usadas para sensibilizar os envolvidos em um conflito na empresa e mostrar a eles que é preciso chegar a um acordo, negociar o impasse e tirar o melhor proveito da situação, com certa crescimento pessoal, aprendizado e resultados para a empresa.
Essa é uma boa definição do que é gestão de conflitos.
E quem nunca se deparou com situações angustiantes no trabalho, quando parece que tudo se volta contra nós e os colegas não escutam nossos genuínos argumentos que visam promover o sucesso da empresa?
E então vem aquele pensamento recorrente:
“Será que não percebem que o melhor caminho é esse que estou apontando?”
Caro leitor, você não está sozinho, mas não na sua certeza de que está fazendo o melhor, e sim na emoção que tomou conta de você por conta da situação.
Agora que você já sabe o que é gestão de conflitos, vamos explorar aqui algumas questões de grande importância para a gestão de conflitos nas empresas, visando sua redução e resolução:
Veja também: Filmes sobre gestão de conflitos: 7 dicas com lições importantes para seu negócio
Como fazer uma boa gestão de conflitos nas empresas?
Ora, a resposta é simples! Não basta saber o que é gestão de conflitos nas empresas, é preciso colocar em prática suas técnicas.
Por isso, fique atento a estas 3 dicas de gestão de conflitos nas organizações.
Ouvir e considerar o que os outros têm a dizer, nos protege contra a certeza que fecha nossos olhos e obscurece a nossa mente!
Mas o que é preciso para conseguir isso?
No artigo 2 Tipos de Ouvintes, abordo a questão com maior profundidade.
A essência da Escuta Ativa está nos seguintes passos:
Nada fácil, não é mesmo?
Mas o mais difícil é o item 3, continue lendo para entender porque.
Prezamos nossas ideias.
São filhas de nossos mais íntimos pensamentos e temos carinho por elas. E aí é que mora o perigo.
Ao longo de nossa carreira profissional, aprendemos a identificar situações e encontrar o (nosso) melhor caminho – acreditamos nisso com convicção! Mas nem sempre é assim.
As outras pessoas têm necessidades que precisam ser atendidas, situações a evitar, interesses, suposições, expectativas, enfim, outra visão do resultado final desejado.
A Escuta Ativa vai nos ajudar a compreender tudo isso, mas o que faremos em seguida é o ponto chave.
A primeira coisa que fazemos é tentar persuadir a outra parte de que temos uma melhor solução.
Raramente isso dá certo.
Aí, então, vem a tentação de resolver problema impondo nossa opinião.
Em situação de equilíbrio de poder, pode esquecer, não vai funcionar e o conflito está instalado.
Temos como última opção na gestão de conflitos nas organizações a negociação, e isso exige um processo mais trabalhoso, de preparação, argumentação, troca de informações, rever posições e alcançar o objetivo.
Mas, para negociar bem precisamos ainda de dois ingredientes especiais, o autoconhecimento e o desenvolvimento como negociador. Como resolver?
Leia também: Porque e como investir no desenvolvimento de pessoas dentro das empresas
Começamos a negociar desde a mais tenra idade, quando dizemos não a nossos pais em alguma situação incômoda para nós, bebês.
Nessa etapa, nossas ferramentas estão restritas ao choro inconsolável, o que, na maioria das vezes, produz os resultados desejados.
Obviamente, mais tarde, na vida profissional, essa opção – o choro – não surtirá efeito algum na gestão de conflitos nas empresas.
Aliás, não vai funcionar e vai prejudicar enormemente nossa reputação profissional.
Temos que desenvolver novas habilidades!
Um dos melhores programas de desenvolvimento em negociação que conheço é o da Scotwork Brasil. Vale a pena conhecer o que oferecem.
Ainda, para que possa colocar em prática de forma eficaz e profissional esses conhecimentos na administração de conflitos, o autoconhecimento é essencial.
Cada vez mais as organizações têm lançado mão de um programa de coaching para seus executivos com o propósito de apoiar no seu autoconhecimento.
Para saber mais, leia o artigo da sócia da Setting, psicóloga e coach, Flavia, Afinal o que é Coaching?.
Em alguns projetos que desenvolvemos, essa foi a solução encontrada.
Veja um caso prático em uma Incorporadora.
Conflitos no trabalho são inevitáveis!
Como fazer uma boa gestão de conflitos nas empresas?
O segredo está em aproveitar essas situações para construir o melhor caminho para as organizações, e isso, como você viu, está ao nosso alcance.
Vai encarar o desafio? A Setting Consultoria pode apoiá-lo na hora de fazer a gestão de conflitos nas organizações.
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