É cada vez mais comum encontrar exemplos de gamificação nas empresas. De acordo com uma pesquisa feita pela Mordor Intelligence, esse mercado foi avaliado, em 2020, em US$ 10,19 milhões e, até 2026, espera-se a marca de US$ 38,42 milhões, com taxa de crescimento anual composto (CAGR) de 26,5%.
Ou seja, a gamificação está em alta por ter se mostrado extremamente benéfica para diversas atividades corporativas, como engajamento de colaboradores, treinamento corporativo, oferta de recompensas, melhora da experiência do cliente, recrutamento, marketing, gestão de projetos, entre outras.
Entre diversas práticas de gamificação, empresas se destacam em números, como:
Isso sem falar dos grandes projetos gamificados desenvolvidos por grandes marcas, como Adobe, eBay, Oracle, Cisco e NBC.
Empresas de sucesso utilizam a dinâmica de jogos corporativos para atender a diferentes propósitos, como marketing, cultura organizacional, gerenciamento de projetos ou até mesmo para cuidar da saúde dos funcionários.
Separamos aqui 7 exemplos de gamificação nas empresas para você se inspirar e implementar no negócio e ainda seus principais tipos e formas de implementação. Leia o texto e descubra que a gamificação nas empresas não é brincadeira, é coisa séria!
De modo geral, existem dois tipos de gamificação: analógica e digital. A primeira é relacionada a jogos manuais, como de tabuleiro e dinâmicas, utilizados de forma física. Já a digital é feita, claro, com uso de ferramentas tecnológicas, oferecendo uma experiência inovadora com acesso por variadas plataformas.
Como você já deve saber, a gamificação é um método de reunir elementos usados em jogos para outros contextos. Dessa forma, surgem outros tipos de gamificação dentro da analógica e digital, como sistema de recompensas, storytelling e pontuação.
Entenda mais detalhes sobre quais são os tipos de gamificação.
Ela é relacionada a jogos manuais e físicos, como os de tabuleiro e dinâmicas de grupo. Nas empresas, pode ser aplicada por atividades dinâmicas com clientes ou funcionários, utilizando ferramentas como cartas, tabuleiros, peças, murais, entre outras.
Esse tipo é bastante usado para aumentar o engajamento e a interação entre colaboradores.
Esse tipo utiliza a tecnologia para criar experiências imersivas e envolver os participantes de forma inovadora.
Pode ser aplicado em diversas plataformas, como computadores, celulares e tablets, inserindo vários recursos multimídia para oferecer mais dinamismo e explorar formas diversas de aprendizagem com quiz, gincanas etc.
Jogo desenvolvido com foco em motivar os participantes por meio de recompensas na vida profissional ou pessoal. Ou seja, em cada atividade positiva ou finalização de um ciclo, o colaborador pode ganhar bônus, benefícios, viagens ou outros itens em troca.
O programa pode ainda acumular pontos e ofertar essas recompensas por determinada quantidade acumulada no jogo.
Ou então mostrar uma barra de progresso ou tabela de classificação para mostrar a porcentagem concluída das atividades, por exemplo.
Dá para usar e abusar da criatividade, estimulando a participação de todos!
Alguns exemplos de gamificação nas empresas são do Google, que aplicou um jogo despesas de viagem, retornando como bônus no salário o valor economizado; da Nike, que criou uma competição de maior quantidade diária de atividade física; e da Starbucks, que investiu em um programa de fidelidade gamificado para clientes.
A gamificação pode ser usada pelas pessoas até para organizar as tarefas diárias. Mas as empresas é que têm sido mais criativas em seu uso, veja:
É claro que a Google não poderia ficar de fora da nossa lista de exemplos de gamificação nas empresas. Considerada uma das organizações mais valiosas do mundo, ela incorporou um jogo de despesas de viagem para os seus funcionários.
Na dinâmica do game, os colaboradores são incentivados a acompanhar as despesas relacionadas à viagem de negócios. O fator motivador real é que cada centavo que eles economizam é então pago de volta para eles como uma adição aos seus salários. Além disso, eles também podem optar por dar esse valor a uma instituição de caridade.
Leia também: Qual o segredo da gestão de pessoas no Google?
A Nike lançou uma campanha chamada NikeFuel, na qual os usuários competem entre si pela quantidade diária de atividade física. Um aplicativo em seu smartphone registra todas as atividades realizadas pelos usuários e as transforma em pontos.
Depois de atingir um certo nível, o NikeFuel disponibiliza troféus e recompensas especiais. Tudo isso gera muita motivação para os clientes da Nike – não apenas para continuar praticando esportes, mas também para compartilhar seus resultados nas mídias sociais e aumentar a visibilidade da marca.
A Nike garantiu que seus clientes estivessem envolvidos e motivados o suficiente para repetir tarefas com crescente empolgação.
A Starbucks é conhecida por seu cuidado quando se trata de lealdade e engajamento de clientes e funcionários. O My Starbucks Rewards é um exemplo disso.
Por meio da gamificação, um programa tradicional de fidelidade transforma-se em algo muito mais complexo.
Após se registrarem no My Starbucks Rewards, os clientes ganham estrelas em todas as compras. Assim, depois de acumuladas, podem ser trocadas por bebidas e alimentos gratuitos.
O jogo tem três níveis que os usuários podem atingir pelo seu grau de fidelidade – os próximos níveis são abertos para aqueles que visitam uma loja Starbucks.
A Domino’s precisava deixar seus novos funcionários atualizados sobre o seu menu. A empresa, então, desenvolveu um minicurso gamificado para ajudar seus colaboradores novatos a aprender, de forma rápida e precisa, como funciona o processo de elaboração das pizzas Domino’s.
Ao utilizar elementos de jogo (pontos, conquistas, níveis) no treinamento, a empresa conseguiu transformar o processo de aprendizagem em algo divertido e duradouro.
A Microsoft possui uma série de requisitos de identificação de idiomas para seus diversos produtos. Para ter certeza de que as traduções faziam sentido e eram precisas, a empresa recorreu à gamificação e criou o jogo “Qualidade da Linguagem”.
No game, os usuários visualizavam telas para verificar a precisão do idioma. A Microsoft incluiu traduções intencionalmente ruins para garantir que seus funcionários estivessem prestando atenção.
Como resultado, 4.500 usuários revisaram 500.000 telas para corrigir ou melhorar as traduções com base em seus idiomas nativos.
Quer conhecer mais detalhes deste exemplo de gamificação? Então, dê uma olhada nesta apresentação de slides (em inglês):
As empresas de viagens têm usado gamificação na forma de programas de pontos de fidelidade há décadas – mas apenas recentemente empresas como a TripAdvisor tiraram proveito de elementos de jogo mais complexos para incentivar e engajar clientes com pontos de reputação, níveis e recompensas.
Há até crachás (tags) específicos para quem viaja bastante, donos de restaurantes e especialistas em determinada área geográfica.
Quer monitorar KPIs o quanto antes? Então, baixe nosso e-book gratuito: Como criar seu dashboard de indicadores de desempenho em 3 dias
Para encerrar a nossa lista de exemplos de gamificação nas empresas, temos o caso da Deloitte.
A Deloitte apostou na gamificação quando teve que criar uma maneira inovadora de manter seus executivos de alto nível envolvidos em seu sistema de gerenciamento de aprendizado.
A Deloitte adotou três mecanismos de jogo para ajudar a medir, destacar e recompensar o envolvimento dos executivos.
O terceiro elemento foram leaderboards. Com base em seu nível de envolvimento nas doze áreas de desenvolvimento da plataforma de ensino, os executivos poderiam competir para se tornar especialistas em diferentes tópicos.
Para aplicar a gamificação em uma empresa é fundamental definir o objetivo do jogo e seus fundamentos; pensar detalhadamente no conteúdo e nas estratégias; escolher quais níveis, conquistas e recompensas serão utilizados; e estimular a participação por meio de uso de gatilhos mentais de urgência e escassez.
Aprenda como aplicar a gamificação em uma empresa com mais detalhes.
O primeiro passo é saber a finalidade do desenvolvimento do jogo. A partir disso, é possível desenvolver toda a estrutura, o conteúdo e as estratégias que serão utilizados.
Pense, por exemplo, qual será o sistema de metas e os métodos de bonificação relacionados às atividades que devem ser desempenhadas.
Explore toda a criatividade dos games mais modernos e identifique formas de manter o colaborador ou o cliente engajado com o jogo.
Isso pode acontecer de várias formas:
A competição precisa ser estimulada constantemente. E isso pode ser feito com o uso bem-aplicado dos gatilhos de urgência e escassez, por exemplo:
Continue aprendendo sobre aplicação de mecânicas de jogos em negócios: Como engajar os colaboradores com a Gamificação?
O uso de ferramentas tecnológicas dão um suporte 360 graus para a gestão de qualquer setor. Por exemplo, por meio do software de gestão de performance corporativa, o STRATWs One, é possível acompanhar indicadores de desempenho de forma precisa e ágil.
Isso ajuda a definir o que precisa ser desenvolvido e quais tarefas podem ser estimuladas nos colaboradores.
O software de gestão de projetos pode ser usado em qualquer um dos exemplos de gamificação nas empresas dados neste texto. Afinal, ele possibilita a visualização completa do status do seu portfólio e carteira de clientes e o monitoramento integral do progresso da equipe.
Aproveite esse sistema de gestão empresarial para potencializar sua gestão, tornando a tomada de decisão 100% orientada por dados e resultados. Conheça o software Stratws One e todos os seus benefícios que permitem um planejamento, gerenciamento e engajamento da equipe.
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |