A gestão de mudanças organizacionais é um processo que reúne diversas práticas, atividades, diagnósticos, planejamentos, ajustes, entre outras abordagens que têm, por objetivo, preparar uma empresa para se adequar da melhor forma possível a momentos de transformação, sejam eles planejados ou não.
Quanto a este cenário, sejamos sinceros: nem todas as pessoas recebem bem mudanças, não é verdade? Afinal, quem gosta de ter tudo planejado e, de repente, precisar modificar o que estava certo e decidido? Quase ninguém, não é mesmo?
Agora, pense nisso em larga escala. Imagine transformações que alteram parte ou mesmo todo o funcionamento de uma empresa.
Impactante, concorda?
Por mais que seja um cenário um tanto assustador, dependendo da situação, saiba que as alterações corporativas são importantes e, em muitos casos, vantajosas para o negócio.
Quer um exemplo? Com o avanço da tecnologia e com a transformação digital criando novas maneiras de trabalhar, diversas companhias e seus processos se tornaram obsoletos rapidamente.
Além disso, as mudanças organizacionais costumam ser feitas, principalmente, para responder às exigências impostas pelo mercado e às novas necessidades de comportamentos dos clientes.
Por motivos como esses, é importante que os gestores fiquem atentos e busquem meios de adequar o negócio às tendências e novidades, principalmente para não ficar para trás em comparação aos concorrentes.
A pergunta que deve estar na sua mente agora é: como fazer isso? Siga a leitura deste artigo e confira tudo sobre esse tipo de gestão, incluindo as seis principais etapas do processo de mudança organizacional em detalhes!
A gestão de mudanças é um modelo de gerenciamento voltado especialmente para preparar uma empresa para enfrentar transformações, planejadas ou não. A ideia é amenizar ao máximo os possíveis impactos negativos e, ao mesmo tempo, conquistar vantagens e bons resultados com as modificações.
Essa descrição nos leva a um importante ponto de vista: negócios precisam ser mutáveis e flexíveis. Não há como chegar ao sucesso — ou se manter nele — com as mesmas ideias e ofertas engessadas e inflexíveis por anos e anos.
Os ajustes são fundamentais porque os problemas dos clientes mudam, assim como suas necessidades e expectativas. Se não acompanhar seu público-alvo, não conseguirá tornar sua marca atrativa e, consequentemente, não venderá o esperado e não terá lucros.
Além disso, a gestão de mudanças te ajuda a adequar a companhia ao que acontece externamente, como modificações no mercado de atuação e na economia. Isso sem falar sobre as questões climáticas, políticas, leis, normas, e diversas outras diretrizes que afetam as empresas direta ou indiretamente.
Para que o conceito e sua importância fiquem mais claros, separamos cinco exemplos de gestão de mudanças que, inclusive, podem servir de inspiração para você aplicar no seu negócio. São eles:
Saiba mais: “Conheça 4 tipos de mudança organizacional para manter a empresa competitiva“
Você já parou para pensar por que as empresas precisam se submeter a essas caras e complexas etapas do processo de mudança organizacional?
Na verdade, tais transformações devem fazer parte da rotina de todos os negócios. Os ajustes costumam ter, como objetivo, garantir o crescimento da empresa e sua sustentabilidade em longo prazo.
Em outras palavras, significa que buscam salvaguardar — ou até mesmo ampliar — sua capacidade competitiva.
Veja alguns objetivos derivados desse macro-objetivo:
Sua empresa almeja esses propósitos? Então, confira no tópico a seguir quais são as seis principais etapas de um processo de mudança organizacional de sucesso!
Antes: conhecimento nunca é demais! Confira também: “10 livros sobre mudança organizacional que você deve ler para conhecer profundamente este tema”
Como você pôde ver, mudar é preciso. Entretanto, por mais que seja necessário e benéfico para sua empresa, é comum ter que enfrentar alguns desafios para realizar uma gestão de mudanças realmente eficiente.
Entre os mais comuns e recorrentes, estão:
Para lidar com todos os desafios da gestão de mudanças, é preciso preparo. Ainda que, nem sempre, as transformações sejam previstas, o ideal é que os profissionais estejam prontos para elas.
Indo mais além, toda empresa precisa ter uma espécie de “comitê” apto a saber o que fazer perante as mais variadas situações.
A pergunta que fica é: como ser uma boa liderança durante processos de mudanças organizacionais? Algumas boas dicas são mesclar:
Uma gestão de mudança eficiente requer planejamento. Neste processo, é fundamental que estejam inseridos os seguintes passos:
Na primeira fase do processo de mudança organizacional, os gestores podem notar, por exemplo, que a empresa está perdendo market share, que a satisfação dos clientes está diminuindo ou que a lucratividade não é a mesma, entre outros motivos de alerta.
O ideal, neste caso, é não deixar os problemas crescerem, inserindo a gestão de mudanças antes que a companhia sofra ainda mais queda no desempenho.
Uma forma de aprimorar a abordagem é se atentar ao que os concorrentes estão fazendo, como está o mercado de atuação e quais são as novidades tecnológicas do setor.
Percebida a necessidade de transformação, a próxima etapa do processo de mudança organizacional é o diagnóstico da situação atual e a análise de riscos.
Você identificou um problema, certo? Porém, o que exatamente precisa ser mudado para adequar a empresa à nova situação?
Usar as tradicionais ferramentas estratégicas, como SWOT, Matriz de Porter e Matriz de Ansoff é importante nessa etapa da gestão de mudança organizacional.
Somente após identificar as forças e fraquezas no negócio, as oportunidades e ameaças, e como o mercado está se posicionando, é possível passar para a etapa seguinte, que é o planejamento com segurança e objetividade.
Fique por dentro! “Entenda o que é a Matriz Ansoff e como aplicar na prática para fazer escolhas de crescimento de sua empresa“
Precisando relembrar o conceito? Então, confira o vídeo de nosso canal no YouTube:
Após entender o que precisa ser modificado, é preciso centralizar as ideias e saber aonde quer chegar com as novas estratégias.
Para tanto, responda perguntas como:
Toda mudança tem um propósito e, com ele, um objetivo. Descubra qual é o da sua empresa e o que você realmente pretende para o futuro do negócio.
Dessa forma, é fundamental definir objetivos e metas claros e possíveis de serem alcançados. Adicionalmente, não deixe de usar KPIs para monitorar o desempenho da sua gestão de mudança organizacional.
Confira também: “7 exemplos de mudança organizacional para se inspirar e aplicar nos negócios“
Muitas vezes, é necessário reorganizar as equipes, uma prática que costuma acontecer quando há remanejamentos, contratação e até mesmo demissão de profissionais.
Por mais que seja impactante para algumas pessoas, é bem importante que todos entendam que é algo natural nas organizações e que faz parte de um processo de mudança organizacional.
Para que o ajuste seja satisfatório para todos, é indicado descobrir quais são os profissionais que estão realmente engajados em ajudar na mudança que foi proposta, e quais estão dispostos a buscar melhorias para si mesmos e para a empresa.
Entretanto, para que a abordagem funcione, é fundamental criar uma campanha de comunicação interna clara e objetiva, a fim de sensibilizar os colaboradores sobre a importância de fazer a mudança.
Lembre-se também: mudar pode ser difícil e trazer inseguranças. Então, seja transparente sobre os motivos e mostre para a equipe que os resultados serão vantajosos para todos.
Durante a gestão de mudanças, é possível — e até mesmo esperado — que alguns processos sejam alterados, novos produtos ou serviços desenvolvidos, ou que novas maneiras de administrar o negócio sejam implementadas.
Portanto, antes de as transformações serem efetivamente colocadas em prática, é preciso que todos estejam aptos para esse momento, e que possam dar o máximo em busca dos melhores resultados para o projeto de mudança organizacional gerar os resultados esperados.
A melhor forma de alcançar o objetivo é capacitando os profissionais envolvidos por meio de treinamentos, cursos, palestras, entre outras ferramentas que tragam a eles conhecimento e segurança.
Agora que você sabe exatamente o que precisa ser feito e como assegurar que todos estejam devidamente informados e capacitados para as alterações, já pode colocar tudo em prática conforme o planejamento feito.
Passado um tempo da implementação da mudança, é primordial analisar os indicadores de desempenho para verificar se as alterações estão levando aos objetivos desejados ou não.
Caso não estejam, é preciso realizar ajustes. Isso deve ser feito com transparência, comunicando a todos o que será modificado, como e por que.
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Essas são as seis principais etapas de um processo de mudança organizacional. Se forem implementadas com cuidado, a possibilidade de sucesso de seu projeto é enorme.
Assim, planeje-se com cuidado e não deixe de acompanhar atentamente os resultados e fazer as melhorias necessárias.
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Por meio de um bom sistema de gestão empresarial, você pode monitorar e centralizar os indicadores estratégicos, táticos e operacionais, tendo, assim, mais base para a tomada de decisões.
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