Comportamento humano nas organizações: conheça 3 dicas para melhorar o desempenho da sua equipe

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comportamento humano nas organizações
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Cada pessoa tem sua maneira de agir e pensar. E isso não é diferente no mundo corporativo. Portanto, saber como lidar com o comportamento humano em sua empresa é muito importante.

Afinal, são as pessoas que trazem os resultados. Por mais que o planejamento estratégico, a tecnologia, o ambiente organizacional e a liderança sejam usados para levar os colaboradores adiante, existem muitos fatores a serem levados em consideração.

Neste post, você vai entender o que motiva o comportamento humano, além de algumas dicas de como manter sua equipe engajada e produtiva.

Veja também: Valores organizacionais – os comportamentos que definem sua cultura

Pessoas x Organizações

Por mais que existam regras, normas e uma estrutura dentro das empresas, nenhuma organização vai moldar o modo de agir de seus colaboradores com isso.

É importante saber que há outros pontos – muito mais determinantes – que podem interferir no comportamento humano nas organizações.

Acontecimentos tanto nos ambientes internos como externos trazem suas influências. Assim, eles acabam gerando comportamentos que podem desviar as pessoas dos objetivos traçados.

É por isso que os gestores e líderes precisam trabalhar com uma meta em mente: fazer as relações entre pessoas dentro da empresa serem as mais harmoniosas possíveis.

Só assim será viável melhorar o desempenho dos profissionais de acordo com os objetivos da organização.

Vamos apresentar, agora, o que determina o comportamento humano nas organizações. Além disso, confira 3 dicas práticas para melhorar o desempenho dos seus times.

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Por que os gestores precisam conhecer mais sobre o comportamento humano nas organizações?

O estudo do comportamento humano nas organizações ajuda a aumentar nossa capacidade de entender a forma de agir de cada uma das pessoas.

Seja em particular ou em um grupo na empresa, cada comportamento pode afetar o resultado de todo um conjunto.

Entendendo esses modelos de comportamento organizacional, você conseguirá criar estratégias para fazer com que os colaboradores atuem da maneira certa em determinadas situações.

Para o líder da empresa, é fundamental fornecer a todos um ambiente para o sucesso de cada um, o que reflete diretamente no sucesso do negócio.

Por isso, um gestor precisa se dedicar a melhoria do ambiente de trabalho. Para isso, conhecer melhor o comportamento de cada pessoa pode ser uma ajuda fantástica.

O que determina o comportamento humano nas organizações?

Talvez você já tenha ouvido falar na pirâmide de Maslow. Como essa é uma teoria sobre o comportamento humano nas organizações já muito conhecida, preferimos trazer algo diferente.

Mas se você não conhece a teoria de Maslow, pode ver mais sobre ela aqui. Confira também esta ilustração com um resumo da teoria:

comportamento humano nas organizações
Fonte: Blog do Luz

Mesmo com essas necessidades apontadas por Maslow em nossa mente, fica a pergunta: o que determina a forma como cada indivíduo age?

Na prática, existem 3 fatores que são os principais responsáveis por determinar os comportamentos.

Os 3 fatores que influenciam o comportamento humano nas organizações:
  1. Valores: são a crenças e os aprendizados adquiridos ao longo do tempo. Esses fatores são determinantes para as atitudes dos indivíduos na sociedade;
  2. Motivos: o que motiva cada indivíduo? Quais as necessidades que consideram mais importantes? São as respostas a essas perguntas que movem as pessoas e justificam seus comportamentos;
  3. Modelos mentais: cada pessoa constrói um significado diferente para cada experiência. Apesar de duas pessoas passarem por uma mesma situação, elas têm reflexos diferentes sobre elas. Essa é a ideia passada pelos modelos mentais, que podem ser definidos como a base da experiência ou da cultura pessoal de cada um.

3 dicas para melhorar o desempenho da sua equipe

Você viu os fatores que influenciam o comportamento humano nas organizações. Veja agora algumas dicas práticas.

1- Mostrar a importância de ouvir os outros

Ninguém é igual ao outro. Tem ideias iguais. Mas, para evoluir e aprender, é fundamental saber ouvir os outros e conhecer diferentes pontos de vista.

Dizer o que pensa sobre determinado assunto deve permitir a troca de ideias. Mas para que isso funcione, é preciso também ouvir o que o outro tem a dizer.

Por isso, é fundamental que os gestores implementem práticas que mostrem a real importância de ouvir os outros.

Uma maneira de fazer isso é usando softwares que promovem a comunicação interna, como o badalado Slack.

Outra, é a utilização de dinâmicas de grupo. Essa pode ser uma saída interessante que vai aproximar as pessoas.

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Conheça esta dinâmica de grupo e aplique em sua empresa:

2- Manter o foco nos resultados

Em meio a tanta informação circulando nas empresas, fica difícil focar no que realmente é importante.

As metas e objetivos podem ficar fora do radar das pessoas se os resultados das atividades realizadas não forem devidamente divulgados.

Por isso, um líder deve sempre ajudar a melhorar a integração da sua equipe desenvolvendo reuniões onde compartilha o andamento dos projetos, seus resultados e o desempenho de cada um.

Uma forma de compartilhar informações com eficiência na empresa é a gestão à vista. Você conhece? Saiba o que colocar no quadro de gestão à vista em função de seus objetivos estratégicos

Confira este vídeo de nosso canal no YouTube onde mostramos como a tecnologia pode auxiliar na gestão de seu pessoal:

3- Alternar as funções dos colaboradores

Depois de um tempo, a falta de novos desafios parece ser algo inevitável para os colaboradores dentro das empresas. O comportamento humano nas organizações mostra, ao longo dos anos, que passar muito tempo na mesma função pode gerar vários problemas. E a falta de motivação é um deles.

É difícil encontrar pessoas na casa dos 30 anos que estão desde o começo da carreira profissional na mesma posição. A necessidade de mudança é algo real. Por isso, as empresas precisam começar a mudar a forma como distribuem as atribuições.

Assim, fazendo a rotação de tarefas em um time, é possível despertar novas ideias e a criatividade, pontos determinantes para aumentar o desempenho de qualquer equipe.

A criatividade é sempre a mais afetada quando se passa muito tempo com as mesmas atribuições. Ao passar por uma mudança, ela volta a aparecer, sendo um ponto positivo não só para a empresa ou para o negócio, mas para o próprio profissional.

Saiba mais: O que é job rotation nas empresas e por que aderir a essa prática

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