As competências socioemocionais são um conjunto de habilidades que nos permitem lidar de maneira positiva com as nossas emoções e também com as dos outros, bem como estabelecer e manter relações interpessoais saudáveis em diferentes locais, como na escola, vida pessoal e inclusive no ambiente de trabalho.
Por conta de diversos benefícios, elas são cada vez mais valorizadas pelos gestores e profissionais do RH, principalmente na hora de contratar, bem como também desenvolver nos colaboradores, pois é cada vez mais evidente que profissionais com boas habilidades socioemocionais tendem a ter melhores desempenhos.
Neste artigo, vou trazer para você o que são as competências socioemocionais, quais são as principais vantagens de desenvolvê-las, as de destaque no mercado de trabalho e por que elas são consideradas um diferencial profissional para diferentes situações.
Gostou? Continue a leitura e confira!
As competências socioemocionais são soft skills ou características interpessoais que podem ajudar as pessoas a lidarem com os mais diversos tipos de desafios do dia-a-dia. Muitas vezes confundida com a inteligência emocional, as competências socioemocionais englobam um conjunto de habilidades e atitudes que permitem um melhor entendimento da situação para responder de maneira eficaz às próprias emoções.
Dessa forma, entender as competências socioemocionais permite ao indivíduo desenvolver sua autoconfiança, autoestima, empatia, resiliência e habilidades de gerenciamento das próprias emoções, por exemplo.
De forma mais ampla, o desenvolvimento dessas competências aumenta a possibilidade de estabelecer relações mais positivas com outras pessoas, melhorando o relacionamento no trabalho, por exemplo, por meio de uma melhor comunicação. Portanto, entender e desenvolver essas competências socioemocionais é fundamental para que as pessoas possam alcançar seus objetivos e desfrutar de uma vida plena. Tanto no âmbito pessoal como também profissional.
Atualmente, muitas instituições já têm implementado treinamentos em sala de aula para fortalecer as competências socioemocionais do ensino básico até o médio. Dessa forma, promove um ambiente escolar mais positivos, com crianças e adolescentes preparados para se comunicarem melhor e prepará-los para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Profissionais com resiliência socioemocionais são geralmente vistos como tendo habilidades mais flexíveis e facilidade em lidar com as exigências do ambiente de trabalho. Elas desempenham um papel vital na criação de um profissional de alta performance.
Atualmente, as competências socioemocionais são vistas como uma habilidade cada vez mais importante para os profissionais modernos. Isso porque essas habilidades são importantes para diversos setores, incluindo o empreendedorismo, a gestão e o desenvolvimento pessoal em seu projeto de vida.
Dessa forma, a capacidade de se adaptar rapidamente a mudanças e lidar com o ambiente de trabalho é essencial para profissionais que buscam destacar-se. As competências socioemocionais também ajudam os profissionais a serem mais produtivos, criativos e eficazes e a trabalhar em equipe.
Assim, não é à toa que as competências socioemocionais estão sendo colocadas a prova ainda no processo de admissão em uma etapa importante, garantindo que os profissionais mais qualificados façam parte da aquisição de novos talentos para a organização. Ou seja, aqueles que não estão trabalhando essas soft skills, podem ter mais dificuldades em encontrar um bom emprego.
Além disso, empresas que estão investindo nessa prática, tem conquistado diversos benefícios, como:
A avaliação das competências socioemocionais dos candidatos durante um processo de recrutamento é uma parte crucial para garantir que os futuros colaboradores se encaixem na cultura da empresa e possuam habilidades essenciais para o sucesso não apenas em suas funções, mas também na colaboração com a equipe e no ambiente de trabalho como um todo.
Algumas estratégias para avaliar as competências socioemocionais dos candidatos podem ser:
Faça perguntas específicas sobre experiências passadas que destaquem competências como resiliência, empatia, trabalho em equipe e habilidades de comunicação. Peça exemplos concretos de situações desafiadoras e como o candidato lidou com elas.
Organize atividades em grupo para observar como os candidatos interagem, colaboram e resolvem problemas em equipe. Isso pode revelar habilidades como liderança, empatia, cooperação e capacidade de se adaptar.
Utilize testes de avaliação psicométrica que são projetados para medir competências socioemocionais, como inteligência emocional, empatia, autogestão, entre outras. Esses testes podem fornecer insights objetivos sobre as habilidades dos candidatos.
Entre em contato com as referências profissionais dos candidatos para obter informações sobre seu comportamento no ambiente de trabalho, sua capacidade de se relacionar com colegas, resolução de conflitos e gestão do estresse.
Analise o perfil do candidato em redes profissionais, como o LinkedIn, para ter uma visão de suas conexões, recomendações e atividades relacionadas ao trabalho, o que pode dar insights sobre suas habilidades de networking e interação social.
Crie cenários simulados que os candidatos possam enfrentar no ambiente de trabalho e avalie suas reações, tomada de decisão e interações nessas situações.
Inclua membros da equipe que trabalharão diretamente com o novo colaborador no processo de entrevistas para avaliar a compatibilidade do candidato com a cultura da empresa e a equipe.
Mas e aí, está interessado em descobrir quais são as competências socioemocionais mais procuradas pelos recrutadores de vagas? A seguir, separamos todas as competências para você se atentar:
A empatia é considerada como a macrocompetência de amabilidade, cooperação e compreensão. Quando trabalhamos com empatia, somos capazes de nos colocar no lugar da outra pessoa e entender os aspectos a partir de seu prisma, gerando vínculos mais fortes. Por isso a empatia é um diferencial competitivo importante para profissionais de todas as áreas e não apenas para a de Recursos Humanos.
Ter responsabilidade é um diferencial competitivo profissional e fortalece o desenvolvimento de competências socioemocionais. Quando um profissional tem consciência da sua responsabilidade, ele demonstra confiança para assumir compromissos e trabalhar para alcançá-los.
Portanto, uma postura de compromisso, proatividade, engajamento, dedicação e entusiasmo com o próprio trabalho e o bem-estar dos outros mostra grande responsabilidade e noção de ownership.
A iniciativa é a capacidade de tomar a frente, assumir riscos e pensar fora da caixa. Já a autonomia é a capacidade de trabalhar de maneira independente e ter controle sobre suas ações. Estas competências são cruciais para o crescimento de uma empresa, pois permitem que os profissionais trabalhem de maneira mais eficaz e motivada.
O pensamento crítico é uma das principais competências que devem ser desenvolvidas para que você atinja o máximo de eficiência e alcance suas metas em qualquer empreendimento. Afinal, saber identificar os momentos certos para dizer sim e também o não é uma habilidade valorizada no mercado de trabalho, pois demonstra que a pessoa não está ali para apoiar sempre o chefe, mas sim buscar o melhor para a empresa.
O estresse e a pressão são cenários bastante comuns na vida de qualquer trabalhador, independente do seu cargo, por isso, saber como lidar com esses dois problemas é uma habilidade muito valorizada no mercado de trabalho, afinal há perigo do burnout e os efeitos negativos da pressão em longo prazo.
Assim, torna-se imprescindível para líderes e equipes desenvolver a capacidade de se adaptar ao estresse e à pressão, buscando formas construtivas para encontrar soluções.
Ao trabalhar em conjunto com outras pessoas, você precisa saber como se comunicar, ouvir os outros e manter um diálogo construtivo. Por isso, a colaboração é uma habilidade socioemocional fundamental para o sucesso profissional. Além disso, você pode aproveitar o conhecimento e a experiência das outras pessoas para encontrar soluções e alternativas em conjunto.
O trabalhador que possui habilidades flexíveis e com mais facilidade de abertura ao novo para encarar novas demandas tende a se destacar entre os demais. Por isso, as competências socioemocionais, como a adaptabilidade, são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e constituem um grande diferencial para os profissionais.
O mercado de trabalho moderno exige competências sociais e emocionais, como organização, para o desenvolvimento profissional. Essas habilidades ajudam na criação de um ambiente de trabalho harmonioso e seguro, que se traduz em um bem-estar coletivo.
Nesse cenário, a metodologia 5S, por exemplo, se faz presente e necessária, pois ela ajuda a promover um ambiente mais organizado e apto para todos.
É papel do RH identificar aquelas competências socioemocionais que são essenciais para que as pessoas desenvolvam suas funções com eficiência dentro da organização. Nesse caso, uma avaliação de desempenho pode ser fundamental para levantar os pontos de melhoria individualmente e a partir daí, criar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para desenvolver essas competências, com base nos objetivos da empresa.
Para mapear possíveis fraquezas no grupo de colaboradores e selecionar esses objetivos, o RH pode realizar pesquisas de clima constantemente, e assim identificar quais são os pontos fracos da empresa como um todo.
Assim, o time de recursos humanos deve oferecer programas que permitam aos colaboradores alcançar o máximo desempenho. Esse conhecimento sobre desenvolvimento de pessoas, aliado à gestão de talentos, pode ajudar a construir relações de confiança entre a empresa e seus colaboradores, além de potencializar os resultados do negócio.
É fundamental que as empresas invistam em programas de desenvolvimento de talentos para aprimorar as habilidades dos seus colaboradores e assim, alcançar melhores resultados.
Uma das maneiras de se fazer isso é por meio de workshops e seminários. Esses treinamentos são voltados para aprimoramento de competências interpessoais, ensinando os colaboradores a desenvolver relacionamentos mais profundos e produtivos.
As empresas também podem apoiar que seus colaboradores façam uso da terapia, promovendo benefícios que ajudem uma possível parceria e plano de saúde ou trazer, sempre que possível, a importância deles buscarem por profissionais capacitados para ajudá-los.
Outra forma de desenvolver essas habilidades é o uso de feedbacks. Para isso, os gestores devem fornecer feedbacks consistentes e estruturados para orientar os colaboradores a se tornarem mais eficazes e engajados.
Com um sistema de feedback é possível criar repasses regulares e mais assertivos que promovam uma cultura de desempenho, mantendo todo histórico em um lugar seguro e fácil de acompanhar. Por meio de um sistema de gestão de pessoas, você oferece mais autonomia ao RH com processos mais integrados e automatizados, o que estimula a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes.
E o STRATWs One é um software de gestão de pessoas que possui um módulo específico para você emitir feedbacks regulares, desenvolver talentos, tudo em um ambiente digital privado e seguro.
Levando pessoas e empresas mais longe.
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