Como gerenciar uma equipe de trabalho: aprenda os principais aspectos para obter o melhor do seu time

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foco em resultados
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Como gerenciar uma equipe de trabalho é uma das maiores preocupações dos gestores ao redor do mundo. Ao assumir o controle de um grande número de pessoas, é importante monitorar o fluxo de trabalho, alinhar expectativas, lidar com conflitos e gerenciar com foco em resultados.

No âmbito da gestão de uma empresa, não existe uma fórmula secreta para o gerenciamento de equipes. Afinal, os times de trabalho, o ambiente e as metas a serem alcançadas são diferentes em cada organização.

Porém, algumas ideias para gerir equipe podem contribuir para a execução da estratégia e auxiliar na conquista de resultados relevantes. Confira!

Como gerenciar uma equipe: 5 ideias para um gerenciamento de excelência

1. Distribuição de tarefas

Um dos principais pontos de como gerenciar uma equipe é conhecer quais são os pontos fortes e fracos de cada colaborador. Entendendo as habilidades e limitações, torna-se viável designar as tarefas de maneira inteligente. Assim, você terá:

  • Bom aproveitamento da equipe;
  • Ganho de qualidade na execução das tarefas;
  • Economia de tempo
  • Maior satisfação dos colaboradores com o trabalho
  • Maior motivação do time
  • Ganho em eficiência na realização das tarefas.

2. A importância das reuniões

Quase todo mundo já viveu aquela situação da reunião que poderia ter sido um e-mail. Mas as reuniões são um momento importante e devem ser promovidas com frequência. O segredo em como gerenciar uma equipe, ter esses encontros presenciais com o time de forma eficiente é usar esse espaço com sabedoria e objetividade.

Marque reuniões somente quando for necessário que todos estejam presentes ao mesmo tempo para discutir de forma coletiva uma ideia ou um assunto. E mantenha o tempo das reuniões controlado, para ninguém perder tempo com elas.

Encontros bem organizados podem ser úteis para:

  • Reunião de alinhamento de equipe;
  • Esclarecer dúvidas;
  • Corrigir falhas;
  • Apresentar resultados
  • Fazer um brainstorming
  • Coletar feedback sobre o status de uma operação.

As reuniões podem ser preparadas com a ajuda de um software prático e eficiente, que possibilita armazenar dados de maneira segura e organizada. Com uma boa ferramenta, é possível disparar o convite da reunião, elaborar a ata, distribuir as tarefas entre os participantes e, ainda, monitorá-las periodicamente.

O Trello é uma boa ferramenta para essa otimização no dia a dia de como gerenciar uma equipe, pois permite criar calendários de tarefas, designar pessoas responsáveis por cada etapa de um projeto e ainda marcar compromissos, como as reuniões.

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3. Aprenda a superar os imprevistos

É normal que o planejamento  de uma equipe não seja seguido à risca. Nesse caso, é importante entender que imprevistos acontecem e traçar uma nova estratégia capaz de superar essa eventualidade.

Parte de entender como gerenciar uma equipe de trabalho está em ter a flexibilidade de entender que pessoas não são máquinas e, às vezes, o planejado não pode ser cumprido por razões diversas. Não perca tempo tentando encontrar culpados e jamais tire conclusões precipitadas.

Quando tudo estiver solucionado, avalie a situação com cautela. Se um responsável for encontrado, converse com essa pessoa separadamente e procure conhecer a sua versão da história. Logo, será possível ter a real dimensão do ocorrido e, caso seja necessário, tomar decisões em relação ao futuro.

4. Tenha atitudes consistentes

Suas ações e a maneira como você se comunica com os membros da equipe devem ser consistentes. Por exemplo, elogiar em excesso o trabalho de um determinado colaborador pode causar desconforto e tensão entre os demais integrantes do time. Por isso, preocupe-se em lidar de forma justa com cada um dos membros e trate todos com igualdade.

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5. Resultados alcançados – foco em resultados

O foco em resultados deve ser coletivo. Toda a equipe precisa estar alinhada quanto aos objetivos e as metas a serem alcançados e deve manter sinergia para a obtenção dos resultados esperados. Algumas ideias para o gerenciamento de equipes nesse sentido são:

  • Compartilhe pensamentos;
  • Promova discussões sobre o desenvolvimento das atividades;
  • Converse abertamente com todos os envolvidos;
  • Dê abertura para interações e comentários.

Ficou mais claro agora como gerenciar uma equipe de trabalho? As dicas que trouxemos neste artigo ajudam a estreitar laços entre os funcionários e estabelecer relações de parceria. Essa energia fará com que todos cheguem ainda mais longe.

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