Pesquisa de clima organizacional: passo a passo simples

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pesquisa de clima organizacional
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Imagine que você chega em uma empresa e sente, de cara, uma atmosfera pesada e colaboradores desmotivados. É um mau sinal, certo? Pois saiba que aplicar uma pesquisa de clima organizacional (PCO) ajuda a identificar as causas disso. 

Além do mais, essa ferramenta contribui para criar um plano de ação visando melhorar o cenário. E para chegar a esse ponto, o segredo é pesquisar, mas você sabe como fazer isso?

Caso a resposta seja negativa, basta continuar lendo. No artigo a seguir explicamos:

  • para que serve e qual a importância da pesquisa de clima organizacional; 
  • como aplicar uma pesquisa de clima organizacional; 
  • e muito mais. 

Confira!

clima organizacional

O que é uma pesquisa de clima organizacional?

Uma pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que identifica as percepções dos colaboradores e seus sentimentos em relação ao ambiente de trabalho. Com os resultados, o time de Recursos Humanos pode mapear pontos negativos e positivos e contribuir para uma melhora na satisfação do quadro funcional.

Assim, para os colaboradores poderem se sentir seguros para compartilhar seus pensamentos a respeito do ambiente organizacional, é importante que a pesquisa de clima permita a participação de maneira anônima.

Normalmente, as perguntas em uma pesquisa de clima envolvem questões como:

  • política de benefícios;
  • comunicação interna;
  • ambiente físico de trabalho;
  • qualidade de vida;
  • e afins.

Compreendeu? Então agora confira qual o objetivo da pesquisa de clima organizacional!

Para que serve uma pesquisa de clima organizacional?

O objetivo central da pesquisa de clima é entender melhor como a cultura organizacional atual apoia ou prejudica o ambiente de trabalho. Tais resultados fornecem uma avaliação dos pontos fortes e fracos do clima da empresa para o RH.

Dessa forma, à realização da pesquisa pode estar aliada a outros objetivos, como:

  • medir e identificar oportunidades de melhoria no local de trabalho;
  • entender se os colaboradores possuem voz para tornar as mudanças desejadas o mais suave possível;
  • identificar barreiras de desempenho;
  • aumentar as chances de gerar ideias inovadoras;
  • ter uma base sólida para focar em melhorias de qualidade.

A origem desses objetivos da pesquisa de clima vem de 1968, com o estudo dos psicólogos Litwin e Stringer. Isso significa que já contamos com a estrutura de como fazer uma pesquisa de clima há mais de 50 anos!

Desde então, outros estudiosos da área propuseram novos modelos, alguns mais simples e outros mais complexos. Mas os objetivos centrais são sempre os mesmos. E aí, ficou claro para que serve uma pesquisa de clima organizacional?

Diferenças entre clima e cultura organizacional

A cultura organizacional é a essência fundamental e duradoura de uma organização. Refere-se a um conjunto de valores, crenças, tradições, normas, rituais e comportamentos compartilhados pelos membros de uma organização.

Essa cultura define a identidade única da empresa e a maneira como as coisas são feitas internamente. É uma força estável e profunda que perdura ao longo do tempo, moldando atitudes, decisões e interações entre os colaboradores. Embora muitas vezes implícita e intangível, a cultura é a base que orienta o comportamento dos membros de uma organização.

Por outro lado, o clima organizacional é uma percepção momentânea e transitória dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho. Reflete como os colaboradores se sentem em relação ao seu trabalho, às condições de trabalho e à organização como um todo em um determinado momento.

O clima é uma resposta imediata a fatores que influenciam o ambiente de trabalho, como mudanças nas políticas, liderança, eventos externos ou estruturas de recompensa. Embora influencie as atitudes e comportamentos dos colaboradores, o clima é mais suscetível a mudanças rápidas e pode variar ao longo do tempo.

eNPS é uma pesquisa de clima?

O eNPS (Employee Net Promoter Score) é uma métrica usada para medir a satisfação e a lealdade dos colaboradores em relação à empresa em que trabalham. Assim como o NPS para clientes, o eNPS visa avaliar o grau de recomendação que os funcionários dariam à empresa como local de trabalho.

A metodologia do eNPS também é baseada em uma única pergunta principal: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esta empresa como um ótimo lugar para se trabalhar?” Os colaboradores são classificados em três categorias, de forma semelhante ao NPS:

  1. Promotores (Pontuação 9-10): São os colaboradores mais satisfeitos e engajados, altamente propensos a recomendar a empresa como um ótimo lugar para trabalhar.
  2. Neutros (Pontuação 7-8): Representam os colaboradores que estão satisfeitos, mas não entusiásticos. Eles podem ou não recomendar a empresa como um excelente local de trabalho.
  3. Detratores (Pontuação 0-6): São os colaboradores menos satisfeitos, menos propensos a recomendar a empresa como um ótimo lugar para trabalhar.
enps

Quais são as vantagens de um bom clima organizacional?

Um clima organizacional positivo é a base para o bom funcionamento de qualquer empresa. Ele contribui para o bem-estar e a qualidade das entregas dos colaboradores, pois aumenta o sentimento de pertencimento, trazendo motivação para o trabalho.

Além disso, outras vantagens da pesquisa de clima para as organizações incluem:

  • melhora da comunicação interna; 
  • aumento da retenção de talentos; 
  • consolidação da filosofia e dos valores das empresas; 
  • fortalecimento da reputação; 
  • prevenção de problemas relacionados à falta de comunicação e engajamento. 

Ficou claro qual a importância da pesquisa de clima organizacional? Então continue com a leitura para conferir as 10 perguntas que você precisa fazer!

10 perguntas que não podem faltar na pesquisa de clima organizacional

Não existe uma regra de quantas perguntas devem ser feitas em uma única pesquisa de clima. No entanto, na hora de aplicar as questões, é importante que elas estejam relacionadas entre si.

Além disso, é preciso ter bom-senso, já que realizar uma pesquisa com dezenas de perguntas pode reduzir o total de respostas. Assim, uma dica para isso é realizar a pesquisa de clima com frequência e poucas perguntas.

Por isso, deixamos 10 exemplos para te orientar. Confira!

  1. Você se identifica com os valores e propósitos da empresa?
  2. Na sua equipe, seus colegas te ajudam quando você precisa?
  3. Você se sente confortável em solicitar feedbacks para o seu líder direto?
  4. Você entende o valor das suas tarefas para os objetivos da empresa?
  5. Você sente que suas entregas têm sido valorizadas pela sua liderança?
  6. Você se sente sobrecarregado em suas tarefas?
  7. Você está satisfeito em relação à sua remuneração?
  8. Seu plano de carreira na empresa está claro?
  9. Você se sente orgulhoso de trabalhar nesta empresa?
  10. Você está satisfeito com a política de benefícios atual?

Um ponto importante nesse tipo de pesquisa é deixar um espaço para o colaborador poder escrever comentários, além das opções em múltipla escolha. Isso permite mapear diferentes cenários sem fugir do objetivo central do levantamento.

Quem deve aplicar a pesquisa de clima organizacional?

Ao chegar até aqui, você pode questionar: quem deve aplicar a pesquisa de clima organizacional? Pois bem, normalmente esse levantamento é realizado pelo setor de Recursos Humanos, já que ele possui as ferramentas e experiências necessárias. 

No entanto, os gestores devem participar da elaboração das perguntas. Afinal, eles são os mais interessados em ver uma melhora do clima da companhia. 

Quanto custa uma pesquisa de clima organizacional?

Não é possível afirmar quanto custa uma pesquisa de clima organizacional. Isso porque os valores dependem de uma série de variáveis, como quantidade e estilo das perguntas, como será a coleta e até pelo tamanho da companhia. 

Outro ponto que altera o valor é se o levantamento é feito pela equipe da própria empresa ou se é necessário contratar uma companhia especializada. Por isso, é crucial entender as especificidades de cada negócio antes de colocar “a mão na massa”. 

Como aplicar uma pesquisa de clima organizacional em 4 passos

A maneira mais simples de medir o clima organizacional é por meio de um questionário. Mas é importante saber que toda organização é única, logo, cada uma deve criar questões específicas para as respectivas equipes, de acordo com seus objetivos.

A propósito, tenha em mente que medir o clima é apenas o primeiro passo. É preciso se concentrar também na análise e preparar mudanças com base nos resultados.

Atualmente, existem soluções no mercado que são próprias para a criação e aplicação desse tipo de pesquisa de maneira segura e anônima, contando até mesmo com sugestões de perguntas.

No entanto, se a sua empresa está com um orçamento mais apertado, ela pode realizar a pesquisa de clima no questionário do próprio Google. 

Ele já conta com a opção anônima, e pode ser importante para o time de Gestão de Pessoas dar os próximos passos para aprimorar o clima organizacional.

Dito isso, vamos ao passo a passo para criar e aplicar uma pesquisa de clima organizacional.

1. Planeje 

O primeiro passo de como fazer uma pesquisa de clima organizacional é montar todo o planejamento. Para isso, é fundamental responder a perguntas como as elencadas abaixo. Dê uma olhada!

  • Qual a melhor época do ano para realizar a pesquisa?
  • Qual o objetivo da pesquisa organizacional?
  • Quanto tempo levará para finalizar a pesquisa?
  • Quem será o responsável por disseminar a pesquisa?
  • Quem vai avaliar os resultados?
  • Como serão compartilhados os resultados?
  • De quanto em quanto tempo as perguntas serão enviadas?

E, como não existe uma receita de bolo para essas perguntas, o ideal é você achar a resposta para elas considerando as necessidades da sua empresa.

2. Defina as perguntas  

No modelo desenvolvido por Litwin e Stringer, existem 9 fatores fundamentais para medir o clima da organização. São eles:

  • estrutura;
  • responsabilidade;
  • desafio;
  • recompensa;
  • relacionamento;
  • cooperação;
  • conflito;
  • identidade;
  • padrões.

Considere que as perguntas de seu questionário devem medir o sentimento de cada pessoa em relação a esses pontos na empresa.

Será que os colaboradores estão se sentindo recompensados pelo trabalho que desenvolvem? Eles são desafiados no dia a dia? Possuem autonomia para tomar decisões?

Pensando nisso, planeje as perguntas conforme as respostas mais importantes que precisa encontrar. O foco é descobrir como gerar mudanças significativas na estrutura da empresa.

3. Calcule o tempo ideal de duração para a pesquisa

Uma dificuldade de ter resultados com a pesquisa de clima organizacional está relacionada ao tempo que cada pessoa pode levar para respondê-la. Com todos precisando cumprir as metas mensais, fica difícil tirar um tempo para responder às questões.

Por esse motivo, é importante facilitar a resposta dos colaboradores. Algumas dicas nesse sentido são: evitar muitas opções de respostas em cada pergunta e usar a tecnologia ao seu favor, por meio de formulários.

Se o tempo estimado para concluir a pesquisa é de 20 a 30 minutos, a dica é entregá-la em um formato em que seja possível iniciar as respostas, mas, se necessário, parar e reiniciar em outro momento. 

Se as pesquisas de clima acontecem a cada 15 dias, por exemplo, pode-se optar por menos perguntas e, consequentemente, menos tempo, já que o RH monitora essa métrica quinzenalmente.

4. Incentive a participação na pesquisa

Como a pesquisa é voluntária, é fundamental incentivar todos os funcionários a participar com suas respostas. Divulgue algo do tipo: “queremos a avaliação de todos para ter uma compreensão precisa de como é nosso clima de trabalho”.

Para isso, deixe claro que as respostas são secretas e que só os dados consolidados serão usados. 

Adicionalmente, é de extrema importância mostrar que o objetivo é criar um plano de ação para os problemas serem sanados. Se os colaboradores entenderem que nada está sendo feito, a moral poderá cair e gerar outros problemas envolvendo o baixo engajamento.

Como analisar os dados da pesquisa de clima organizacional?

As pesquisas beneficiam as empresas à medida que surgem novas percepções e opiniões específicas dos colaboradores. Assim, esses pontos de vista podem ser abordados pela administração para gerar as mudanças necessárias.

Com a análise de tudo coletado, fica muito mais fácil entender o que está acontecendo no dia a dia de trabalho.

Mas para fazer uma análise precisa, é importante ter os dados com um modelo de visualização simples e bem estruturado. Sem essa característica, pode ser bem difícil e trabalhoso encontrar resultados concretos a partir do questionário.

Próximos passos

Gostou de saber o que é e quais são as vantagens da pesquisa de clima organizacional? Pois saiba que temos uma dica extra para garantir o sucesso do levantamento: investir em uma ferramenta automatizada completa.

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que integra o ciclo de avaliação em um único sistema, permitindo uma análise certeira e rápida dos resultados.

Ele atua como um sistema de avaliação de desempenho que concentra todas as informações em um único lugar. 

Dessa forma, você pode realizar uma gestão de talentos estratégica por meio do sistema de Gestão de Pessoas. Com ele, o RH tende a atuar com mais autonomia, além de estimular uma cultura de feedbacks eficientes. Solicite uma demonstração para saber mais!

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