O engajamento dos colaboradores tem se tornado uma questão cada vez mais frequente nas empresas, principalmente com os Millennials ingressando na força de trabalho e trazendo sua filosofia de vida baseada em satisfação pessoal e autorrealização.
Mas como engajar funcionários? E qual a relevância do engajamento, afinal, no desempenho das organizações?
Uma pesquisa do instituto Gallup sugere um aumento de 20% ou mais em produtividade e lucratividade nas empresas com altos índices de engajamento de funcionários.
Com o objetivo de descobrir como engajar funcionários, as empresas vão atrás das motivações que impulsionam esse comportamento. Mas a maioria das organizações simplifica demais as coisas, acreditando que a satisfação pessoal possa ser um indicador representativo do engajamento de funcionários.
Outras fazem pesquisas de clima organizacional aliadas a questionários sobre engajamento, perguntando aos funcionários o quanto se sentem engajados ou o quanto se esforçam para realizar suas tarefas.
Mas, evidentemente, essas respostas sobre engajamento acabam sendo um tanto tendenciosas, com os colaboradores afirmando o que acham que a empresa quer ouvir.
Para solucionar essa questão e descobrir como engajar funcionários da forma correta, um artigo publicado pela Harvard Business Review sustenta que é preciso ter uma abordagem mais holística, baseada em 9 arquétipos de engajamento, que vamos analisar a seguir.
Você também pode gostar:
Entender os comportamentos e as percepções dos colaboradores pode ser mais difícil do que imaginamos, mas ao usar figuras arquetípicas, essa compreensão se torna bem mais intuitiva, não só para os gestores, como também para os próprios funcionários, que podem se conscientizar de seu comportamento – às vezes inconsciente – e melhorá-lo.
Essa é uma maneira bastante eficaz de como engajar funcionários, encontrando as reais alavancas de engajamento que cada perfil necessita.
Esta classificação em arquétipos ajuda a entender o que motiva as pessoas a estarem sempre atentas e dispostas a darem o máximo de si para fazer o melhor trabalho possível.
Em vez de medir o engajamento em alto, médio ou baixo por meio de questionários de resultados duvidosos, esta abordagem faz com que os colaboradores se identifiquem com um personagem e permite que os gestores também tenham essa percepção.
Assim, ficará claro para todos o real comportamento dos colaboradores, o que os motiva e que medidas tomar para aumentar seu engajamento.
O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa capaz de unir seu pessoal, a operação e a estratégia em busca de melhores resultados.
Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!
E se você quiser saber mais sobre como engajar funcionários, não deixe de baixar nosso infográfico gratuito: O alto custo do baixo engajamento dos colaboradores
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |