Aprenda como engajar funcionários analisando os 9 arquétipos de engajamento

CONTEÚDO

Como engajar funcionários
Como engajar funcionários

CONTEÚDO

O engajamento dos colaboradores tem se tornado uma questão cada vez mais frequente nas empresas, principalmente com os Millennials ingressando na força de trabalho e trazendo sua filosofia de vida baseada em satisfação pessoal e autorrealização.

Mas como engajar funcionários? E qual a relevância do engajamento, afinal, no desempenho das organizações?

Uma pesquisa do instituto Gallup sugere um aumento de 20% ou mais em produtividade e lucratividade nas empresas com altos índices de engajamento de funcionários.

Com o objetivo de descobrir como engajar funcionários, as empresas vão atrás das motivações que impulsionam esse comportamento. Mas a maioria das organizações simplifica demais as coisas, acreditando que a satisfação pessoal possa ser um indicador representativo do engajamento de funcionários.

Outras fazem pesquisas de clima organizacional aliadas a questionários sobre engajamento, perguntando aos funcionários o quanto se sentem engajados ou o quanto se esforçam para realizar suas tarefas.

Mas, evidentemente, essas respostas sobre engajamento acabam sendo um tanto tendenciosas, com os colaboradores afirmando o que acham que a empresa quer ouvir.

Para solucionar essa questão e descobrir como engajar funcionários da forma correta, um artigo publicado pela Harvard Business Review sustenta que é preciso ter uma abordagem mais holística, baseada em 9 arquétipos de engajamento, que vamos analisar a seguir.

Você também pode gostar:

Como engajar funcionários conhecendo seus arquétipos de engajamento

Entender os comportamentos e as percepções dos colaboradores pode ser mais difícil do que imaginamos, mas ao usar figuras arquetípicas, essa compreensão se torna bem mais intuitiva, não só para os gestores, como também para os próprios funcionários, que podem se conscientizar de seu comportamento – às vezes inconsciente – e melhorá-lo.

Essa é uma maneira bastante eficaz de como engajar funcionários, encontrando as reais alavancas de engajamento que cada perfil necessita.

Baixe nosso material e saiba como engajar seus colaboradores mesmo em distanciamento social!

Aqui está um quadro resumo (em inglês) dos 9 arquétipos, apresentados no artigo. Mas não se preocupe, logo a seguir, vamos explicar cada um deles em detalhes, interpretando essas expressões da melhor forma para o nosso idioma:

  1. Sabotador: com comportamento destrutivo e percepção negativa, não há muito o que se falar do sabotador. Com certeza sua existência na empresa mostra que há algo de muito errado acontecendo com ele ou com a maneira que a organização lida com seus colaboradores.
  2. Cínico: com comportamento neutro e percepção negativa, o cínico, assim como os delinquentes e andarilhos, que veremos a seguir, dificilmente se engajam com o trabalho, pois lhes falta maturidade e autocrítica.
  3. Delinquente: com comportamento destrutivo e percepção indiferente, o delinquente não dá o devido valor ao trabalho, é um “rebelde sem causa”.
  4. Andarilho: com comportamento neutro e percepção indiferente, o andarilho não se fixa nos empregos, prefere pular de um para outro e dificilmente consegue ser motivado.
  5. Mártir: com comportamento construtivo e percepção negativa, o mártir tem potencial de crescimento e é em arquétipos como este – que ficam na coluna da direita da tabela e na linha de cima – que a empresa deve focar seus recursos. É muito esforçado, mas reclama demais e precisa melhorar sua autoestima.
  6. Trator: com comportamento construtivo e percepção indiferente, o trator também faz de tudo pela empresa, mas precisa desenvolver habilidades de liderança se quiser se tornar uma estrela, deixando de lado o trabalho operacional. Mas será que ele quer isso ou prefere ficar onde está?
  7. Criança mimada: com comportamento destrutivo e percepção positiva, a criança mimada acha que já sabe tudo e que não precisa aprender mais nada, nem ajudar seus colegas (ou ser ajudado por eles). Precisa aprender a trabalhar em equipe e valorizar os outros.
  8. Abaixo de seu potencial: com comportamento neutro e percepção positiva, colaboradores que atuam baixo de seu potencial precisam entender uma razão maior por trás do que fazem, sentir que estão construindo algo de valor para que tenham uma postura mais construtiva e passem a dar o máximo de si mesmos.
  9. Estrela: com comportamento construtivo e percepção positiva, o estrela não nasce pronto, ele é um dos arquétipos anteriores que foi devidamente capacitado e motivado. Ele tem senso de liderança, autoestima elevada, sabe trabalhar em equipe e está sempre evoluindo e estudando.

Conheça as 4 estratégias de comunicação para engajar colaboradores

Esta classificação em arquétipos ajuda a entender o que motiva as pessoas a estarem sempre atentas e dispostas a darem o máximo de si para fazer o melhor trabalho possível.

Em vez de medir o engajamento em alto, médio ou baixo por meio de questionários de resultados duvidosos, esta abordagem faz com que os colaboradores se identifiquem com um personagem e permite que os gestores também tenham essa percepção.

Assim, ficará claro para todos o real comportamento dos colaboradores, o que os motiva e que medidas tomar para aumentar seu engajamento.

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa capaz de unir seu pessoal, a operação e a estratégia em busca de melhores resultados.

BANNERS CTA 01 Aprenda como engajar funcionários analisando os 9 arquétipos de engajamento

assinatura mar 18 daniella 2 Aprenda como engajar funcionários analisando os 9 arquétipos de engajamento

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

E se você quiser saber mais sobre como engajar funcionários, não deixe de baixar nosso infográfico gratuito: O alto custo do baixo engajamento dos colaboradores