O ser humano em geral não gosta de ouvir críticas ou feedback negativo, nem mesmo aqueles que são consideradas “construtivas”. O conceito de construtividade pode estar apenas na visão de quem está na posição de crítico. Por isso, é muito bom ouvir elogios, pois existe uma satisfação que nos é transmitida quando ouvimos palavras de reconhecimento.
O feedback positivo é importante para as relações de trabalho. Ele enaltece a importância de um trabalho que foi feito, de um resultado que foi alcançado, ou até mesmo por um comportamento em determinada situação.
Mas, quando ocorre o contrário, ou seja, quando por algum motivo é necessária uma intervenção no sentido de chamar a atenção, repreender ou falar sobre uma ação que poderia melhorar, existe uma resistência. Tanto de quem recebeu o feedback como de quem é obrigado a dar esse retorno.
Mas por que dar feedback negativo no trabalho é tão difícil?
Porque a maioria dos gestores e líderes prefere evitar o confronto e não dão feedback negativo a seus liderados?
O feedback é uma das práticas mais importantes na gestão de pessoas e equipes dentro do mercado de trabalho. Basicamente, é uma devolutiva em relação ao comportamento ou desempenho de um colaborador em um determinado período. Ele é fundamental para que o profissional saiba o que está fazendo bem e consiga evoluir a cada dia.
Existem diferentes tipos de feedback, e enquanto alguns visam destacar os pontos fortes de um profissional, outros são mais focados nos pontos de melhoria. O feedback negativo, como é conhecido, é uma devolutiva sobre algo que o colaborador não está fazendo bem e precisa melhorar.
O tema de um feedback negativo é variado, e pode ter relação com o comportamento do profissional, o desempenho em uma atividade ou até mesmo a relação com seus colegas e a adequação à cultura organizacional.
Embora não seja uma tarefa fácil, é importante que os gestores deem feedbacks negativos sempre que necessário. Esse processo pode ajudar na evolução do colaborador e na harmonia e resultados de todo o time. Além disso, ele é essencial para que o líder exerça sua função de coordenar seus liderados.
O feedback negativo, apesar de necessário no ambiente de trabalho, pode gerar um desconforto grande entre as duas partes. Contudo, é preciso que os profissionais entendam a natureza daquela crítica e consigam evoluir a partir disso. O feedback precisa, acima de tudo, ser importante para o crescimento profissional e pessoal de todas as partes envolvidas.
Veja abaixo os principais motivos pelo qual é tão difícil dar um feedback negativo:
É muito confortante para um líder se limitar apenas a coordenar as atividades que lhe são atribuídas.
Vez ou outra, pode até expor sua opinião em relação ao trabalho de sua equipe de maneira superficial. A maioria dos gestores teme a reação das pessoas ao ouvir uma crítica que aponte um defeito relevante ou uma imperfeição em algum trabalho que tenha sido realizado.
Em função disso, preferem recolher-se e não manifestar sua opinião, mesmo que haja uma insatisfação.
O fato é que a maneira de como dar feedback negativo é que precisa ser reavaliada. A sinceridade é apreciada em todos os tipos de relação, inclusive na relação de trabalho.
Devemos, portanto, ser verdadeiros com as pessoas que estão sob nossa liderança, principalmente quando for para dar um parecer negativo.
O importante é demonstrar que esse tipo de ação estará contribuindo para o crescimento individual do colaborador, sua carreira e sucesso profissional.
Culturalmente falando, as pessoas associam o feedback negativo ao fato de ser aprovado ou reprovado.
Temos que mudar esse conceito, procurando mostrar essa atitude do líder como uma oportunidade de melhoria que estamos dando a quem realizou o trabalho. Não permita que seja entendida como mera reprovação.
Dessa forma, o colaborador aceitará com mais facilidade nosso argumento, e procurará seguir nossas orientações nas próximas oportunidades.
Existem estilos de liderança que são prejudiciais ao grupo por ele liderado e à organização que a mesma representa.
Certos tipos de gestores preferem ficar bem com todos, mesmo que isso lhe custe apresentar à organização resultados medíocres e o não atingir as metas propostas.
Esse é também um dos motivos pelos quais alguns líderes não dão feedback negativo a seus liderados.
Dificilmente um líder deixará um estilo e passará a adotar uma nova postura sem que haja um treinamento adequado no qual esse comportamento seja evidenciado. Ou seja, ele mesmo terá que ouvir um feedback negativo quanto às suas ações como gestor.
Todo líder deve aprender como dar feedback negativo a seus colaboradores. Assim como temos que aprender a dizer não, mesmo que isso venha a ferir alguns.
Às vezes é necessário adotar uma postura que desagrade a alguém, mas que resultará em melhorias, tanto para o indivíduo que experimentou o feedback negativo, quanto para a organização, que será beneficiada por uma gestão que não abra mão da excelência em seus resultados.
Nos tópicos anteriores, vimos sobre a importância do feedback negativo e como ele pode impactar nos resultados da equipe. No entanto, sabe-se que essa não é uma tarefa fácil, mesmo para gestores mais experientes.
Nesse caso, veja abaixo 8 dicas que a Siteware preparou de como dar feedback negativo:
Ficou claro para você como dar feedback negativo no trabalho?
Veja mais algumas dicas assistindo este vídeo:
Com o STRATWs ONE, software de gestão de performance corporativa desenvolvido pela Siteware, é possível, dentre diversos outras recursos, acompanhar o desempenho individual dos colaboradores, o que facilita muito na hora de dar feedback.
Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One!
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |