A avaliação de desempenho empresarial é uma importante ferramenta de RH para aprimorar a performance de todos os colaboradores.
Ela ajuda a melhorar o engajamento da equipe, o que colabora para o aumento da produtividade e o progresso do ambiente corporativo.Ainda mais em tempos em que a insatisfação no trabalho vem crescendo bastante.
Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Talkspace’s Employee Stress Check, 40% dos colaboradores pretendem pedir demissão nos próximos anos.
Isso representa mais rotatividade e custo para a empresa. Por isso, a avaliação de desempenho para melhorar o ambiente de trabalho é fundamental.
A avaliação de desempenho empresarial é um método no qual é observado, analisado e acompanhado a performance dos colaboradores da empresa para compreender se um funcionário está atendendo ou não às expectativas da organização.
São levantadas todas as habilidades hard skills e soft skills a fim de traçar um plano estratégico de acordo com cada membro do time (ou da equipe toda) para melhorar o seu desempenho.
Dentre as estratégias adotadas podem estar o lançamento de um treinamento, uma promoção, bonificação, ou em último caso até mesmo o desligamento do colaborador da empresa.
Saiba mais sobre a transformação digital do RH:
Existem muitos tipos de avaliação de desempenho empresarial disponíveis no mercado. Neste artigo vamos nos atentar aos três principais.
Esse é um tipo de avaliação de desempenho empresarial usado por empresas que já possuem uma equipe mais madura e engajada.
Por meio dele, os colaboradores se sentem como parte importantes dos processos de melhoria que os gestores pretendem alcançar.
Nesse caso, os funcionários são incentivados a listar seus pontos fortes e fracos, depois eles discutem essa autoanálise com os seus líderes.
Em conjunto, são analisadas as melhores soluções para se eliminar os gargalos e, consequentemente, melhorar os processos.
Uma das vantagens desse tipo de avaliação é que ela incentiva os colaboradores a refletir sobre sua performance, promovendo o autoconhecimento e mostrando o seu grau de amadurecimento.
No entanto, o RH precisa estar atento em relação à imparcialidade do colaborador e do seu líder no momento de se fazer essa análise.
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A Avaliação de desempenho empresarial 360º é muito usada nas grandes organizações. Nesse caso, todos os profissionais são avaliadores e avaliados.
Isso independe da hierarquia que ocupam. Dessa forma, um funcionário é avaliador de si mesmo, e também dos seus pares e dos seus líderes e liderados.
Ela é considerada um tipo de análise bem completa, uma vez que os gestores de RH identificam com mais clareza as variáveis que influenciam a produção de resultados.
Entretanto, o sucesso desse tipo de avaliação depende muito da garantia do anonimato dos avaliadores e exige uma grande maturidade de todos os envolvidos.
Isso assegura mais privacidade e liberdade para mensurar o desempenho dos colegas, bem como dos líderes.
Saiba mais sobre a avaliação de desempenho 360º:
A escala gráfica é uma das maneiras mais fáceis de realizar uma avaliação de desempenho empresarial. Por essa razão ela é considerada uma das ferramentas mais tradicionais do mercado.
Nesse caso é feita uma tabela na qual em uma das colunas são colocadas as habilidades avaliadas, podendo ser elas:
Esses são apenas alguns exemplos, visto que os gestores podem colocar as habilidades que considerarem mais conveniente para julgar os colaboradores.
Uma vez colocadas as habilidades em linha na primeira coluna, são criadas ao lado outras colunas para classificar cada uma como:
Por exemplo, ao avaliar a pontualidade de um colaborador, ela pode ser ótima, ou então regular, ruim etc. E assim podem ser analisadas todas as habilidades que os gestores desejarem.
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Na prática a avaliação de desempenho empresarial pode ser feita adotando um dos tipos existentes no mercado. Para isso é fundamental seguir algumas etapas.
Primeiramente a equipe de RH precisa definir as expectativas, metas, responsabilidades e tarefas no momento de aplicar uma avaliação.
Nessa etapa são usadas as questões básicas “o que”, por que”, “quando”, “onde”, “quem”, “como” e “quanto”. Por exemplo:
Depois de planejar a avaliação de desempenho, é o momento de elaborar o formulário. Ele geralmente é feito por meio de associação entre pergunta e resposta.
Isso quer dizer que de um lado é colocado a questão, critério e competência que deverá ser avaliada, e do outro a afirmação, o grau e a estimativa do avaliador.
Essa é a hora de definir os padrões, dividir as questões em categorias, escolher se elas serão discursivas ou objetivas, e todos os demais detalhes.
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Como formulário pronto, é o momento de aplicar a avaliação de acordo com um cronograma estabelecido. Tudo o que é feito nas etapas de planejamento será aplicado aqui.
Nessa hora é preciso criar um cronograma. Vamos citar um exemplo de avaliação de desempenho para facilitar.
Considere que a empresa decidiu fazer uma avaliação 360º. Determinou os responsáveis, quando será realizada e que será feita por meio de um software.
Depois elaborou um formulário com questões objetivas com notas de 0 a 5 para facilitar a compilação dos dados. E por fim, estipulou que ela seria aplicada em dois meses.
Por fim, é necessário analisar todas as avaliações usando os critérios definidos para que posteriormente sejam emitidos os feedbacks para os colaboradores.
Algumas empresas criam um comitê composto não só por integrantes do RH como também de outras áreas para garantir mais imparcialidade na análise.
Depois de analisado, é feito o planejamento sobre como será o feedback. Afinal, a maneira como ele é dado é tão importante quanto a própria pesquisa.
Vale destacar que o uso de um bom sistema de desempenho corporativo conectado ajuda bastante a estruturar a avaliação e, até mesmo, a compilar os dados.
Uma boa alternativa é o STRATWs One que permite o acompanhamento do desempenho corporativo de forma conectada, centralizando os indicadores estratégicos, táticos e operacionais em um só lugar para facilitar a tomada de decisão.
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