Avaliação de desempenho para gestão de talentos e o papel da inovação nesse processo

CONTEÚDO

Como fazer a Avaliação de desempenho
Como fazer a Avaliação de desempenho

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(Se preferir, clique no play para ouvir a narração do nosso artigo sobre como fazer a avaliação de desempenho para a gestão de talentos da sua empresa.)

Avaliar diariamente a qualidade das tarefas dos colaboradores é uma tarefa que pode ser complexa e muitas vezes até cansativa. No entanto, embora seja uma necessidade fundamental para qualquer organização, é uma ação necessária e, por isso, entender como fazer a avaliação de desempenho é fundamental.

À medida que a empresa vai crescendo, é difícil manter esse processo rodando e gerando os frutos esperados, ainda mais se você não estiver contando com a ajuda de ferramentas. 

Sabendo dos desafios que esse projeto apresenta e dos erros que muitas pessoas cometem durante o processo, separamos aqui algumas dicas para você entender como aplicar a avaliação de desempenho para a gestão de talentos da sua empresa. Além disso, te contamos um pouco mais sobre como esse fluxo pode ser imensamente facilitado por meio da inovação

Continue a leitura e confira!

Como fazer a Avaliação de desempenho para a gestão de talentos?

kit avaliação de desempenho

Muitos líderes entendem que o bem mais valioso de uma empresa é o seu capital intelectual. Dito isso, é fácil chegar à conclusão de que o crescimento da organização deve começar pelo desenvolvimento dos seus profissionais. Afinal, quando o colaborador se sente valorizado, ele tende a se empenhar mais para trabalhar em equipe e atingir as metas da organização. 

Por isso, se você ainda não entendeu como fazer a avaliação de desempenho dos seus colaboradores, se atente aos resultados!

Para tocar esse projeto com precisão e qualidade, você deve definir quem serão os envolvidos para entender mais sobre as vantagens. Nesse sentido, são elas: 

  • A empresa: melhores resultados são proporcionados pela maior produtividade e engajamento de colaboradores. Assim, a empresa ganha vantagem competitiva no mercado, aumentando a retenção de talentos e obtendo melhores resultados. 
  • O RH: a avaliação de desempenho fornece ao RH uma visão mais precisa das habilidades de cada profissional, contribuindo para uma análise melhor dos pontos fortes e fracos da empresa. Assim, as contratações, treinamentos e solução de problemas se tornam muito mais assertivos. 
  • O colaborador: uma vez que as pessoas compreendem quais são suas habilidades e defeitos, elas têm um caminho para trilhar e se desenvolverem como profissionais. Assim, o relacionamento com a equipe fica mais saudável, melhorando a cultura organizacional e a satisfação do colaborador. 

Acredito que já deu pra entender como a avaliação de desempenho é uma ferramenta fundamental para o crescimento da empresa e também do colaborador. Dessa forma, com o STRATWs One seu time ganha o apoio de um sistema robusto na gestão de talentos. Conheça mais!

Avaliação de Desempenho

Os principais e melhores tipos de avaliação de desempenho

Já que estamos aqui para te ajudar a fazer a avaliação de desempenho, comecemos então apresentando aquelas que são mais comuns dentro das empresas.

Após conhecê-las, o ideal é escolher aquele modelo de avaliação que se encaixa ao método de trabalho da sua empresa. Ah, e lembre-se que mais de uma metodologia pode ser aplicada, com o intuito de promover um método de avaliação mais eficaz e ajudar os líderes a tomarem decisões importantes.

1- Autoavaliação

Sempre que falamos em como fazer a Avaliação de desempenho, a autoavaliação costuma ser o modelo muito popular e bastante usado nas empresas. O processo ocorre em duas etapas, sendo uma individual e outra em conversa com o gestor da área. Inicialmente, o colaborador precisa responder perguntas de modo a refletir sobre si mesmo a respeito dos seus pontos fortes e fracos.

Após esse processo, ocorre a conversa com o gestor para criar um plano de desenvolvimento individual (PDI) para a melhoria dos pontos fracos e otimização dos pontos fortes.

Esse processo é muito utilizado atualmente porque, quando a própria pessoa consegue identificar seus erros, o processo de melhoria ocorre de forma muito mais efetiva e fluída.

PDI

2- Por competências 

A avaliação por competências é uma ótima opção para aqueles que querem transcender a avaliação apenas do desempenho do colaborador. Como o próprio nome sugere, ela avalia diversas competências, sendo normalmente: conhecimento, habilidade e atitude. Assim, formando a sigla CHA. Dessa forma, o questionário deve ser feito considerando as competências técnicas e comportamentais. 

Com o questionário pronto, o colaborador responde quais competências ele já tem, quais estão em desenvolvimento e quais precisam ser desenvolvidas. Após esse processo, o colaborador conversa com seu gestor para discutir os resultados e desenvolver um PDI.

3- Metas e resultados 

Como você já deve estar imaginando, esse tipo de avaliação de desempenho leva em conta a performance quantitativa das entregas do colaborador. Assim, são avaliados os resultados, como metas e indicadores, do colaborador, bem como quais metas ele conseguiu atingir ou não em um determinado período. 

Além disso, a avaliação por metas e resultados é muito versátil, pois pode ser aplicada tanto individualmente, quanto em grupo. Assim, é possível avaliar o desempenho da equipe e quais colaboradores estão gerando mais resultados, com o intuito de bonificá-los e aqueles com menos, para ajudá-los a aumentar a performance.

A partir disso, é possível desenvolver as competências, resultando em uma performance melhor para todos os envolvidos. 

4- Avaliação do líder 

Quando muitos estão buscando entender como fazer a avaliação de desempenho dentro das empresas, a avaliação de desempenho do líder é, muitas vezes, esquecida nas empresas.

No entanto, é extremamente importante que não só o colaborador seja avaliado, mas também seus gestores. Afinal, se algum líder estiver com uma má performance, isso certamente será refletido no desempenho dos seus colaboradores. 

Nessa etapa, a avaliação vem da equipe liderada, bem como dos superiores daquela pessoa na empresa. A partir desse feedback, o gestor pode otimizar suas práticas de liderança, tirando sempre o melhor dos seus liderados e entregando resultados melhores para a alta gestão. 

Além dessas, há outras avaliações de desempenho conhecidas e praticadas, como:

Como fazer a Avaliação de desempenho ainda mais estratégicas? 

Você já ouviu aquele ditado que diz que não podemos avaliar a capacidade de um peixe de subir numa árvore? É uma frase bem famosa, já foi até transformada em ilustrações, mas poucas pessoas entendem o que ela realmente quer dizer. Trazendo para o contexto das avaliações de desempenho nas empresas, a lição é avaliar os colaboradores considerando as especificidades de cada um. 

Sim, nós sabemos que é inviável realizar uma avaliação de desempenho diferente para cada colaborador. No entanto, o que você pode aplicar é começar a fazer segmentações. Por exemplo, fazer avaliações por setor, por cargo, pela hierarquia, etc.

Tudo depende da sua necessidade naquele momento e em como se dão as relações dentro da sua organização. 

Realizando essa segmentação após entender como fazer a avaliação de desempenho, permitirá que ao avaliar o resultado, as informações sejam coletadas entre pares. Isso reduzirá as chances de avaliar de maneira equivocada as habilidades de cada colaborador.

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Principais indicadores para avaliação de desempenho 

Sempre que falamos em como fazer a avaliação de desempenho, uma dúvida bastante comum é a respeito dos indicadores. Ou seja, quais números serão coletados e avaliados.

Embora isso deva ser personalizado de cada empresa, separamos alguns deles para te ajudar:

  • Índice de assiduidade no trabalho: calculado a partir do absenteísmo ou do presenteísmo, esse índice nos ajuda a compreender melhor a satisfação do colaborador com a empresa. Se as faltas se tornaram uma realidade muito recorrente, vale a pena ter uma conversa para resolver o problema. Afinal, nem sempre é necessário recorrer à custosa demissão. 
  • Índice de retrabalho: qual a quantidade de retrabalhos que a empresa tem em um determinado período de tempo? A partir dessa análise, o gestor pode sinalizar aos colaboradores onde estão os resultados menos eficazes. Assim, também é possível identificar melhor a necessidade da mudança de processos ou de treinamentos aos colaboradores. 
  • Índice de produtividade: entender a produtividade dos colaboradores é essencial para entender os resultados da equipe. Além disso, também ajuda a identificar se o funcionário está satisfeito com seu trabalho, tendo problemas pessoais, etc. Afinal, a produtividade diz muito sobre seu colaborador, não só enquanto profissional, mas também como pessoa.
  • Índice de satisfação no trabalho: muito confundido com o índice de assiduidade, o índice de satisfação no trabalho na verdade fornece outra perspectiva sobre a relação colaborador-empresa. Aqui, é feita uma conversa para entender se o colaborador está satisfeito com a empresa. Caso contrário, são perguntados pontos de melhoria para aprimorar o ambiente de trabalho. Pode ser, por exemplo, por meio de uma pesquisa de clima.
  • Índice de satisfação dos clientes: a satisfação do seu cliente pode dizer muito sobre o desempenho dos seus colaboradores. Afinal, se o índice de reclamações dos consumidores é muito grande, há algum problema interno que pode ser resolvido. Por isso, fique de olho nesse indicador. 

Avaliação de desempenho com o STRATWs One

O STRATWs One é um software pensado especialmente para otimizar a performance corporativa. Assim, uma grande parte desse processo inclui o desenvolvimento das pessoas que compõem a organização. Sabemos que as avaliações de desempenho possuem grande influência na performance corporativa e, por isso, buscamos alinhar estes pontos por meio da centralização. 

Dessa forma, com o STRATWs, você pode ter uma visão dinâmica do desempenho dos colaboradores, mostrando qual a pontuação de cada um: número baseado nas metas e resultados que cada funcionário atingiu ou não. Você ainda pode criar ciclos de avaliação de desempenho e definir múltiplos formulários para ele, fazendo segmentação por Unidade Gerencial (setor), ou até mesmo por cargos.

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Nos formulários que foram criados, você ainda pode definir pesos para as perguntas ou para grupos de perguntas. Assim, tendo uma visão melhor de valor nas avaliações. Além dos formulários, ainda é possível incluir no ciclo a autoavaliação e a avaliação do gestor direto daquele colaborador. 

Por fim, ainda é possível criar indicadores de avaliação de desempenho no sistema, por meio do módulo de performance corporativa. Além disso, é possível criar planos de ação para melhoria do desempenho dos colaboradores, especificando os envolvidos no processo, as metas e tarefas, bem como o prazo para cumprimento do plano. 

Agora que você sabe como fazer a Avaliação de desempenho, quer otimizar agora mesmo a Avaliação de Desempenho na sua empresa e desenvolver pessoas com mais eficiência, gerando mais valor para o negócio? Faça seu pedido de demonstração gratuita! 

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