Accountability nas empresas: como aumentar o senso de responsabilidade na sua organização e impulsionar resultados

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Você já ouviu falar em accountability dentro das empresas? Bem, cada vez mais, adeptos no mundo inteiro e muitas organizações recorrem ao termo accountability para se referirem a um método de controle interno e à prestação de contas.

Apesar de não estar errada, essa visão sobre accountability é um pouco limitada. Isso porque o termo está relacionado também ao comprometimento organizacional de líderes e liderados com os bons resultados da empresa, à transparência dos atos, à responsabilização e ao protagonismo na execução de suas próprias tarefas.

A fim de esclarecer essa importante temática, explicaremos nas próximas linhas o que é accountability empresarial e sua importância para os negócios.

Continue a leitura e confira!

O que é accountability nas empresas?

O significado de accountability, em tradução quase que literal do termo, seria algo como “prestação de contas”, “responsabilização”. Trazendo esse conceito para a esfera corporativa, podemos definir o que é accountability empresarial como uma expressão que remete à ideia de transparência: nos atos, nas metas, políticas públicas, nos objetivos, nas entregas de resultados, na definição de responsabilidades e, claro, na prestação de contas.

Dessa forma, o termo accountability é bastante amplo. No campo organizacional, ele se refere às práticas de controle de fiscalização e responsabilidades internas e não apenas no âmbito quantitativo. A intenção é garantir que as tarefas sejam executadas de maneira mais transparente possível, deixando claro o que, como, quando, porquê e por quem foi feito.

Além disso, accountability tem a ver também com tratar todos os colaboradores como os reais responsáveis pelos resultados alcançados, gerando um maior comprometimento e engajamento das equipes.

A função da accountability nas empresas é incentivar a cultura da proatividade e do comprometimento com resultados mais satisfatórios e processos mais eficientes.

O conceito de accountability vertical e horizontal

Existem basicamente dois tipos de accountability empresarial: o horizontal e o vertical.

  • Na accountability horizontal, o controle é feito entre agentes de mesmo nível hierárquico.
  • Já na accountability vertical, a responsabilização se dá de cima para baixo, entre níveis hierárquicos distintos.

Além disso, é importante destacar que o trabalho de uma equipe ou departamento interfere, direta ou indiretamente, nos resultados de outro setor. Nesse caso, a “prestação de contas” é feita horizontalmente, o que também pode ser observado em relação a membros de uma mesma equipe.

Mas quando a cobrança por responsabilização vem da diretoria ou do líder de um departamento para com seus liderados, estamos falando de accountability vertical.

desdobramento de metas

Passo a passo: como desenvolver accountability nas empresas

Agora que você já sabe mais sobre o conceito de accountability empresarial, veja a seguir um passo a passo com as etapas básicas de como desenvolver accountability na sua empresa.

Passo 1 – Deixe claro o que você espera de seus colaboradores

O primeiro passo para o desenvolvimento de accountability empresarial consiste em esclarecer as expectativas. Ou seja, deixar claro para os colaboradores o que se espera deles.

É de extrema importância que as equipes e departamentos saibam exatamente quais são suas atribuições e quais tópicos lhes competem. Dessa forma, evita-se adentrar em território alheio, desempenhando funções que são de responsabilidade de outro setor.

No caso de equipes dentro de um mesmo departamento, promover esse alinhamento é importante para que cada colaborador possa fazer a sua parte, evitando que haja aquele “empurra-empurra” de responsabilidades e até mesmo conflitos.

Dessa forma, se porventura acontecer alguma falha ou os resultados não estiverem de acordo com o esperado, ficará mais fácil saber a quem responsabilizar.

Passo 2 – Tenha metas e objetivos muito bem definidos

Faz parte também da accountability nas empresas contar com metas e objetivos muito bem definidos. Assim como no passo anterior, aqui também é fundamental que haja clareza sobre os resultados que se pretende alcançar.

As tarefas, metas e os objetivos precisam ser específicos, alcançáveis e relevantes para a empresa ou setor. Além disso, é imprescindível que eles sejam possíveis de mensurar e tenham um prazo pré-determinado para serem atingidos.

Nesse cenário, ferramentas como a Matriz RACI pode ajudar na delegação das tarefas, planos de ação e objetivos que foram mapeados no planejamento.

Vale ressaltar também que é extremamente importante que as metas e objetivos sejam amplamente compartilhados com todos os envolvidos. Certifique-se de que todos estejam devidamente cientes dos resultados que se espera alcançar.

Para isso, é importante que a empresa conte com uma ferramenta de gestão que permita esse acompanhamento de indicadores.

indicadores em um só lugar

Passo 3 – Defina os caminhos para alcançar os resultados propostos

Para a correta implementação de accountability na sua empresa, é necessário também definir as diretrizes para o alcance das metas e objetivos estabelecidos.

Mostre para os colaboradores os caminhos que eles deverão seguir e os métodos necessários para atingir os resultados propostos.

Para esta etapa de desenvolvimento de accountability nas empresas, você pode utilizar a ferramenta Objective and Key-Results (OKR), ou objetivos e resultados-chave, em livre tradução.

O OKR consiste, basicamente, em definir um objetivo e os resultados necessários para que tal objetivo seja alcançado.

Se quiser saber como desenvolver os seus OKR de maneira estratégica e fugir dos erros, baixe o nosso kit com um e-book e planilha e confira agora mesmo!

Exemplos de OKR de accountability

Objetivo:

  • Aumentar o volume de receita da empresa em 17% nos próximos 12 meses

Resultados-chave:

  • Converter 100 novos clientes até o final do próximo trimestre;
  • Lançar um produto novo até o final de 2020;
  • Dobrar a geração de leads mensais.

Perceba que cada resultado-chave pode ser desdobrado em outros resultados-chave, gerando um efeito cascada. Os Key-results são como degraus para alcançar algo maior.

Os OKRs contribuem para a geração de um senso de responsabilidade e de pertencimento entre os colaboradores, os quais passam a se engajar mais na busca pelos resultados.

Passo 4 – Avalie as habilidades necessárias

Nesta etapa do desenvolvimento de accountability dentro das empresas, é necessário avaliar quais habilidades são necessárias para executar as atividades e atingir os objetivos propostos.

Atentar-se a esse importante aspecto fará toda a diferença nos resultados da organização. Isso porque com colaboradores devidamente capacitados para exercer suas funções, evitam-se falhas e retrabalhos que podem custar caro para o caixa da empresa e para a produtividade geral.

Tendo isso em vista, aloque os seus recursos humanos de acordo com as habilidades de cada colaborador. Se necessário, invista em educação corporativa para o desenvolvimento de tais habilidades.

Reskilling e accountability

O que é Reskilling?

Reskilling é um termo utilizado para se referir a atualização de competências. Para implementação da cultura de accountability na sua empresa, talvez seja preciso que os colaboradores atualizem certas práticas, conhecimentos e habilidades que já possuem.

Passo 5 – Estabeleça os métodos de avaliação de desempenho

Também faz parte da cultura de accountability estabelecer quais serão os métodos de avaliação do desempenho dos colaboradores. Afinal, como saber se as metas e objetivos estão próximos (ou não) de serem alcançados?

As ferramentas muito utilizadas para isso são os indicadores-chave de desempenho (KPIs). Por meio deles, é possível mensurar o progresso individual e coletivo para, a partir disso, propor os ajustes necessários e saber exatamente de quem cobrar resultados mais satisfatórios ou reconhecer esforços.

avaliação de desempenho

Exemplos de KPIs de accountability

  • Leads qualificados;
  • Taxa de conversão;
  • Satisfação do cliente (NPS);
  • Taxa de churn;
  • Ticket médio;
  • Lifetime value;
  • Perdas no estoque;
  • Tempo de reposição;
  • Taxa de devolução de mercadoria.

A definição dos indicadores de desempenho nos leva ao próximo passo para accountability nas empresas.

Passo 6 – Dissemine a cultura do feedback nos departamentos da empresa

O feedback é uma das ferramentas mais valiosas no ambiente corporativo. É por meio dele que líderes e liderados conseguem entender melhor seus erros e acertos para, então, procurar maneiras de melhorar cada vez mais.

Tendo isso em vista, é de extrema importância que o gestor busque se reunir periodicamente com seus colaboradores para atualizá-los sobre os resultados apontados recentemente pelos indicadores-chave de desempenho.

Esses momentos são essenciais não só para mostrar em que pontos é possível melhorar, mas também para dar os devidos reconhecimentos quando um trabalho for bem executado ou quando uma meta for alcançada.

Dessa forma, o feedback é uma arma poderosa para manter os colaboradores motivados, engajados e comprometidos com os resultados da equipe e da organização como um todo.

Vale a pena lembrar também que o feedback é uma via de mão dupla. Logo, o líder deve estar disposto a ouvir críticas construtivas de seus liderados e aberto para mudar o que for necessário.

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Próximos passos: transparência e engajamento são fundamentais

Aumentar o senso de responsabilidade das equipes e dos departamentos de uma empresa é determinante para o sucesso dela.

Ao implementar o accountability, todos os níveis hierárquicos se tornam mais comprometidos em obter melhores resultados. Mas, para isso, é fundamental que diretores, gestores e colaboradores tenham plena clareza sobre suas metas e objetivos, bem como sobre as tarefas que cabem a eles executar.

Outro aspecto importante para o accountability é a comunicação. É necessário que indivíduos e setores possam se comunicar de maneira transparente eficaz, evitando desencontro de informações e interpretações equivocadas.

Uma comunicação eficiente ajuda a dar mais agilidade às operações e a corroborar para o senso de unidade da organização.

O STRATWs One é um software de gestão de indicadores corporativos que vai ajudar sua empresa a implementar um política de accountability, pois permite criar, acompanhar e compartilhar os indicadores de desempenho de seu negócio.

  • Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa.
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