Atualmente, há um crescente reconhecimento do capital humano como recurso de suma importância às organizações, pois estas precisam de pessoas motivadas para alcançarem níveis elevados de qualidade e produtividade.
Isso significa que o grau de satisfação e de motivação pode afetar a estabilidade interna de todo um sistema organizacional, tendo em vista que colaboradores comprometidos são peça-chave das soluções das empresas.
Segundo uma pesquisa realizada pela Right Management, consultora de recursos humanos que conta com 40 anos de expertise em ciclo de vida de talentos, investir na saúde e no bem-estar do colaborador pode aumentar a produtividade em até 50%.
Dentre os fatores que motivam os colaboradores, destacam-se a realização profissional, o salário, ótimas condições de trabalho, bem como o reconhecimento e a estabilidade.
O líder também exerce grande influência na implementação de ações para tornar a motivação uma estratégia contínua de negócio, dado que cabe à este profissional estimular seus liderados a um comportamento positivo e engajado.
Assim, ter um ambiente favorável à aumentar a motivação dos colaboradores passou a ser fator determinante de desenvolvimento nas organizações, e o conhecimento teórico e prático cumpre um papel fundamental nessa missão.
Em vista disso, selecionamos neste artigo as 5 melhores referências bibliográficas acerca do tema em questão, para que você possa compreender a importância do investimento no colaborador e, em sequência, aprenda a motivá-los cada vez mais.
Boa leitura!
O endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para o público interno das empresas, isto é, seus colaboradores, que visa aumentar o engajamento, a lealdade e satisfação entre eles, culminando em equipes motivadas, redução do turnover, melhora da produtividade e clima organizacional.
E para tratar desse assunto tão relevante ao tema abordado neste artigo, falaremos mais a fundo sobre o livro brasileiro “Sorria, você trabalha aqui!”, de autoria de Analisa de Medeiros Brum, pioneira nos estudos sobre endomarketing e fundadora da Happy House Brasil, primeira agência especializada em endomarketing do país.
A autora reúne em sua obra 500 insights isolados e de aplicação imediata sobre o universo do endomarketing, os quais revelam técnicas e estratégias eficazes a serem adotadas pelas organizações que almejam, de fato, alinhar a motivação do público interno à sua missão, visão e princípios.
De forma simples e objetiva, essa leitura inspiradora desperta reflexões sobre o modo como uma empresa e seus gestores lidam com o diagnóstico, planejamento e construção de suas estratégias de endomarketing, a fim de melhorarem a performance produtiva de seus colaboradores.
No contexto organizacional, o feedback é uma excelente estratégia para guiar o desenvolvimento profissional dos colaboradores e mantê-los motivados, visto que os gestores informam aos seus liderados sobre suas ações e comportamentos no trabalho, com o intuito de oferecê-los condições para melhorarem o desempenho.
Pensando nisso, a nossa segunda indicação de leitura é o livro “Preciso Saber se Estou Indo Bem”, que ilustra, através de uma fábula, o que pode acontecer quando o feedback é negado e, em seguida, ensina como tornar essa ferramenta de comunicação uma parte integrante de todos os relacionamentos profissionais e pessoais.
O autor Richard Williams, especialista em liderança e orientação de desempenho que já preparou mais de 250 mil gerentes e executivos ao redor do mundo, explica os quatro tipos distintos de feedbacks – positivo, corretivo, insignificante e ofensivo – e como e quando usar os dois primeiros, evitando os outros.
Por meio de uma trama simples, porém repleta de conceitos proveitosos e inteligentes, os leitores aprenderão a arte e a importância do feedback, seja no ambiente de trabalho para motivar seus colaboradores e obter bons resultados, como também no âmbito pessoal.
A felicidade no ambiente de trabalho é o caminho para o sucesso de uma organização, que tem o capital humano como seu diferencial competitivo e as pessoas no centro do processo de geração de lucro. Esta é a premissa do best-seller “Felicidade dá Lucro”.
O livro foi escrito por Márcio Fernandes, eleito duas vezes o líder mais admirado do país pela revista Você S/A e ex-CEO da Elektro, distribuidora brasileira de energia elétrica que, sob seu comando, alcançou um índice de satisfação dos colaboradores de 99% em 2015.
Nesta obra, o autor relata sua trajetória pessoal em paralelo à profissional, descrevendo os 4 pilares para a construção da sua Filosofia de Gestão, que promove a rentabilidade dos negócios e a melhoria contínua através da felicidade e do engajamento de equipes.
Ao compartilhar seus ensinamentos e técnicas de gestão, Fernandes transforma suas ideias em uma leitura obrigatória a todos os líderes que buscam ter um propósito verdadeiro para motivar seus colaboradores, ouvindo-os, envolvendo e desenvolvendo.
Tudo o que se considera valioso nos negócios começa e termina com as pessoas, e foi a partir dessa filosofia que Bob Chapman, recentemente nomeado o terceiro CEO do mundo pela revista Inc., levou a empresa global de tecnologia Barry-Wehmiller ao patamar de US$ 3 bilhões em receitas.
Chapman fez a interseção dos negócios com a verdadeira essência do espírito humano, e suas experiências e a transformação cultural que ele implementou foram a inspiração por trás de seu best-seller do Wall Street Journal, “Todos São Importantes”, escrito em coautoria com Raj Sisodia.
Os célebres autores demonstram como é possível administrar uma organização bem-sucedida sem tratar as pessoas como números, fazendo uma combinação única de estratégia e cultura da satisfação para melhorar o local de trabalho e conduzir uma empresa humanizada.
Isto posto, você compreenderá que é possível equilibrar as demandas corporativas e das pessoas, fato que torna-se compatível com o sucesso em ambientes de negócios competitivos, onde cada colaborador é importante, assim como em uma família.
O Google é uma gigante de serviços online e software que obteve um rápido crescimento ao incorporar em sua cadeia outros produtos além do motor de buscas, e um dos principais aspectos da sua cultura é garantir que seus colaboradores se desenvolvam, sejam felizes e se sintam constantemente motivados.
Este é o ponto central da nossa última sugestão de leitura, o best-seller do The New York Times e do Wall Street Journal, “Um Novo Jeito de Trabalhar”, em que Laszlo Bock revela as estratégias de gestão de pessoas do Google que fazem do seu capital humano um dos mais eficientes e satisfeitos do século XXI.
Durante o mandato do autor como vice-presidente sênior das operações ligadas a pessoas no Google, a multinacional foi eleita a melhor empresa para se trabalhar por mais de 30 vezes em todo o mundo, e são os princípios dessa conquista que Bock ensina como colocar em ação.
O livro explora, de forma prática e ousada, os conceitos de liderança que fogem ao convencional, oferecendo lições poderosas sobre valorização dos recursos humanos de uma organização, relação entre aumentar a motivação dos colaboradores e desempenho, potencialização das competências de cada colaborador e autonomia dos mesmos.
Motivar quer dizer “mover para ação”, nesse caso, ter colaboradores que trabalham motivados faz com que os resultados aconteçam e tornem-se os melhores possíveis.
Stephen R. Covey, apontado pela revista Time como um dos 25 norte-americanos mais influentes do mundo, que dedicou sua vida à estudar sobre liderança, citou a seguinte afirmação:
“Sempre trate os seus empregados exatamente como você gostaria que eles tratassem os seus melhores clientes.”
A frase ilustra, brilhantemente, toda a proposta deste artigo sobre aumentar a motivação dos colaboradores como ferramenta estratégica para as empresas.
Nessa perspectiva, esperamos que, por meio das leituras recomendadas, você possa proporcionar meios para que seus funcionários se sintam satisfeitos e, dessa forma, motivados em seu trabalho.
Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!
Levando pessoas e empresas mais longe.
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