A rixa entre venda e marketing é famosa e já gerou até filmes.
Mas trata-se de um comportamento antiquado e, acima de tudo, contraproducente, que deve ser evitado em sua empresa.
Para que uma empresa consiga alcançar bons resultados, é preciso que todos os setores trabalhem de forma integrada e em sinergia.
Nesse contexto, alinhar Vendas e Marketing é fundamental. Isso porque essas duas áreas são diretamente responsáveis pelo lucro dos negócios.
Você sabe o que é Smarketing?
O Smarketing surge como uma maneira de fazer com que esses dois departamentos vitais se complementem na busca do crescimento da empresa.
Mas o que esse termo significa?
Por que ele é importante?
Como funciona na prática?
As respostas para essas perguntas você confere agora!
A fusão entre smart (esperto) e marketing deu origem ao termo Smarketing.
Na prática, quando os setores de marketing e vendas de uma empresa trabalham juntos e de forma colaborativa para alcançar determinado objetivo, pratica-se o Smarketing.
O Marketing é responsável por gerar oportunidades de negócio. É ele que divulga a marca e fortalece o bom relacionamento com os clientes.
A equipe de Vendas, por sua vez, concretiza a venda. Cabe a ela receber os clientes do Marketing e fechar negócio.
O problema é que, quando esses departamentos atuam de maneira isolada, surgem alguns conflitos que prejudicam a produtividade e os resultados da empresa.
O Marketing alega que, mesmo após gerar demanda, o setor de Vendas não consegue fazer a conversão dos clientes.
Por outro lado, quem atua nas Vendas reclama que é o Marketing que não consegue criar necessidade de compra e que, por esse motivo, a conversão se torna mais difícil.
Assim, a prática do Smarketing traz vantagens para a empresa, com o objetivo de promover a harmonia entre as duas equipes e gerar melhores resultados para o negócio.
Para que o faturamento de uma empresa aumente, os times de Marketing e de Vendas precisam caminhar juntos.
Quando os objetivos encontram-se bem alinhados, é mais fácil colocar em prática ações estratégicas que beneficiem ambos os setores.
O Smarketing permite que esses setores compreendam melhor como cada um funciona.
Isso otimiza esforços, reduz custos e garante mais assertividade aos processos.
Ou seja: o Smarketing traz resultados porque o Marketing cria campanhas eficientes com leads qualificados e Vendas consegue potencializar a conversão dos clientes.
Ao contrário do que acontece quando as equipes trabalham separadamente, a união entre Marketing e Vendas faz com que a comunicação seja mais transparente.
Quando bem executada, essa colaboração mútua é capaz de impactar positivamente a lucratividade dos negócios.
As equipes de Marketing e de Vendas precisam saber quais resultados elas precisam alcançar.
Quando as metas e os objetivos são divergentes, uma equipe pode acabar prejudicando o desempenho da outra.
Não adianta determinar que Marketing gere uma enorme quantidade de leads se o objetivo de Vendas naquele mês for fidelizar clientes atuais e reconquistar clientes inativos.
Além de metas específicas para cada departamento (mas que se complementem), metas comuns devem ser traçadas, como o aumento da taxa de conversões, por exemplo.
É preciso que as equipes de Marketing e de Vendas tenham a mesma visão sobre quem são as personas para as quais o negócio se direciona.
Assim, ambas poderão contribuir com ideias para atingir potenciais clientes de maneira mais assertiva e eficiente.
E, na verdade, a experiência de campo no trato com os clientes da equipe de Vendas é fundamental para auxiliar o Marketing a definir personas.
Trabalhando juntos, os dois departamentos podem fazer um trabalho bem melhor ao definir os clientes típicos da empresa.
SLA significa Service Level Agreement.
Trata-se de um acordo sobre o que cada equipe deve fazer.
É ele que mantém todos alinhados com os objetivos em comum e evita que um setor fique mais sobrecarregado que o outro.
Ou seja, Marketing e Vendas ficam cientes sobre suas obrigações e sabem exatamente o que um pode esperar (e cobrar) do outro.
Incentive a colaboração entre Marketing e Vendas, e não a competição.
Lembre-se que um depende do outro para conseguir um desempenho satisfatório.
Ao primeiro sinal de que os dois times estão se estranhando, é fundamental alinhar as arestas e mostra todas as vantagens do Smarketing para as duas equipes.
A comunicação constante entre Marketing e Vendas é fundamental para que o trabalho possa fluir melhor.
A equipes precisam dialogar entre si para que ambas tenham conhecimento sobre o andamento das atividades de cada uma.
Assim, será possível propor ajustes ou atualizações que contribuam para o alcance de resultados.
Ferramentas de comunicação interna e um bom sistema de CRM são providências que podem colaborar muito com esse objetivo.
Marketing e Vendas são dois importantíssimos setores de qualquer empresa.
Os resultados de um impactam diretamente nos resultados do outro. Por isso, ambos precisam estar alinhados e trabalhar de maneira colaborativa.
Unir essas duas equipes é uma estratégia bastante eficiente para empresas que querem maximizar a lucratividade.
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CMO do Agendor, a plataforma de aprimoramento em vendas para vendedores profissionais.
Levando pessoas e empresas mais longe.
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