Você sabe o que é custo de aquisição de clientes?
Também conhecido como CAC, este é um indicador que mostra, em média, quanto a sua empresa precisou investir para conquistar um cliente.
Essencial para compreender a saúde financeira de um negócio, o CAC vem ganhando cada vez mais relevância no mundo corporativo.
Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre o que é custo de aquisição de clientes. Além disso, entenderá sua importância e como calculá-lo.
Fique com a gente e descubra de que maneira essa ferramenta estratégica pode ajudar a sua empresa!
Leia também: Indicadores para fidelizar clientes: 4 exemplos que você precisa implementar agora
Como já adiantamos na nossa introdução, o custo de aquisição de clientes nada mais é que a média de investimentos que você precisou fazer para conquistar um único cliente.
Geralmente, o CAC está mais relacionado aos departamentos de Marketing e de Vendas. Ele considera toda a jornada do prospect pelo Funil de Vendas, desde a atração até a nutrição dos leads e conversão da venda.
Nesse sentido, o CAC tem a ver também com a quantidade de clientes que a sua empresa consegue converter e o investimento feito em cada uma das etapas do Funil.
Para que você possa compreender melhor o que é custo de aquisição de clientes, é importante saber como é feito o cálculo deste indicador.
Calcular o CAC não é nenhum bicho de sete cabeças. O primeiro passo consiste em somar todos os custos e investimento diretos feitos em Marketing e Vendas durante um período específico, geralmente mensal. Por exemplo:
Em seguida, você precisa somar o total de clientes adquiridos dentro desse mesmo período.
Feito isso, aplique a seguinte fórmula:
Suponhamos que, nos últimos 12 meses, os seus investimentos diretos em Marketing e Vendas somaram 50 mil reais. Neste mesmo período, você conseguiu adquirir 100 novos clientes. Logo, seu CAC será de 500 reais.
Indicadores de vendas e indicadores financeiros têm uma relação direta entre si. Por isso, vale a pena conferir este vídeo:
Veja também: Conheça os 4 indicadores de desempenho de vendas que você precisa acompanhar para alavancar seus resultados
O CAC é um importante indicador da saúde financeira da sua empresa. Com ele, os gestores de Marketing e de Vendas são capazes de otimizar seus investimentos e tomar decisões mais assertivas, com base em dados concretos.
Mas, para uma análise mais completa, é necessário combinar os resultados de custo de aquisição de clientes com dois outros indicadores: o ticket médio e o lifetime value.
Basicamente, o ticket médio é o valor, em média, que cada cliente gasta em compras no seu negócio.
Já o lifetime value é o valor, também em média, que o cliente vai injetar na sua empresa durante todo o “ciclo de vida” dele com a sua marca. Essa métrica é muito utilizada por empresas que operam sob o modelo de receita recorrente.
Se o seu custo para conquistar cada novo cliente é de 500 reais e o seu lifetime value é de 450 reais, então você estará saindo no prejuízo.
Nesse caso, será necessário adotar estratégias para inverter essa balança, como ações de retenção e fidelização.
Ao fazer esse cruzamento de dados, é possível saber quais investimentos feitos em aquisição de novos clientes são mais vantajosos.
Assim, se o resultado do CAC estiver inferior ao de lifetime value e ticket médio, é sinal de que as suas estratégias e investimentos estão se provando, de fato, eficientes.
O CAC é especialmente importante para startups ou empresas que estão dando os primeiros passos para se firmarem no mercado. Com esse indicador, é possível entender o quão viável e rentável o negócio é, o que serve como argumento para captar investidores.
Ficou claro o que é custo de aquisição de clientes? Implemente este indicador na sua empresa para fazer o acompanhamento da saúde financeira dos negócios e traçar estratégias mais eficazes.
Saiba mais: 4 dicas de como reduzir o custo de aquisição do cliente e melhorar a eficiência da empresa
O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa. Assim, ajuda a acompanhar diversos indicadores de sua empresa. Por isso, é indicado para quem quer monitorara seu CAC, bem como outros KPIs do negócio.
Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One
Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!
Se você deseja acompanhar KPIs por meio de um painel de controle, então, baixe nosso e-book gratuito: Como criar o seu dashboard de indicadores de desempenho em 3 dias
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |