Como vender mais pelo Facebook: 3 estratégias para começar hoje!

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O Facebook tem um volume de 2 bilhões de usuários por mês e por isso se tornou uma das mídias mais utilizadas por empresas de todos os portes e segmentos. O objetivo de todas é aprender a como vender mais pelo Facebook, alcançando novos clientes e se relacionando com seus consumidores.

Criar uma boa estratégia pode ser uma grande alavanca de sucesso para sua empresa. Por isso, separamos 3 dicas simples, fáceis e diretas para você começar a aplicar hoje em seu negócio e ter retorno financeiro por meio do investimento no Faceboook.

Guia básico sobre como vender mais pelo Facebook

1. Comece com uma Página no Facebook Empresarial e invista em conteúdo

O primeiro passo para vender mais pelo Facebook é aprender como criar uma conta no Facebook para empresas. Sem uma página profissional você perde oportunidades de venda e monitoramento, além de afastar clientes e passar uma imagem não profissional do seu negócio.

Após criar uma conta no Facebook Empresarial, comece a trabalhar na atualização diária, com conteúdos relevantes para seu público. Seguem algumas dicas para você produzir conteúdos que atraiam novos consumidores:

  • Crie uma persona com a qual você vai se comunicar: criar persona é mais do que a descrever faixa etária, gênero, idade e grau de escolaridade. A persona é o cliente ideal da sua marca, então dedique-se a pensar no que ele gosta de fazer, os lugares que frequenta (bar, cinema, viaja com frequência, entre outros), quais são suas ambições. Essa descrição auxilia sua marca a entender quais as necessidades que seu cliente tem e quais você pode ajudar a solucionar. Além de direcionar a comunicação que você vai utilizar, qual a linguagem e quais conteúdos interessam mais a eles.
  • Apresente seus produtos ou serviços: Imagem é quase tudo dentro das redes sociais. Mostrar o que você vende é fundamental para seu cliente entender qual é o seu negócio e se identificar com a solução que você propõe. Então, se você tem um salão de beleza, tire fotos do seu espaço e de seus trabalhos; se tem uma loja de roupa poste fotos de qualidade mostrando suas peças; se tem um escritório de contabilidade pode fazer algumas imagens mostrando os pacotes que oferece a seus clientes.

Dica extra: pode ser necessário procurar profissionais como agências de publicidade, fotógrafos ou designers para produzir um material profissional e de qualidade. Peça indicações ou pesquise online por empresas e profissionais que prestam esses serviços.

  • Humanize sua marca: faça conteúdos que apresentem quem trabalha na sua empresa ou como o seu serviço ou produto é desenvolvido. Isso aproxima o público da marca e mostra transparência.
  • Crie conteúdos que ajudem seu cliente: auxiliar seu cliente a resolver algum problema ou passar uma informação relevante que não seja necessariamente publicitária, cria relevância para a sua marca. Além de fazer com que o cliente lembre da sua empresa, quando precisar de algum serviço que você presta. Por exemplo, se sua empresa é uma loja de produtos naturais, porque não colocar vídeos de receitas com os produtos que vende em sua loja, ao invés de simplesmente postar uma foto do produto, preço e descrição?

Tem interesse em saber mais sobre o que é jornada do consumidor e como aplicar estratégias para conquistar novos clientes? Leia esse material exclusivo.

2. Facebook Store: inicie uma loja dentro do Facebook e comece a vender diretamente por meio da plataforma

O Facebook agora oferece um aplicativo para sua empresa vender pela própria rede social. Por meio do passo a passo de como inserir o Facebook Store dentro da página da sua empresa, você pode criar uma loja online para vender seus produtos ou serviços diretamente pela rede social.

Em poucos cliques um usuário da ferramenta pode se tornar um consumidor de sua empresa. O Facebook Store pode ser usado por quem já tem um e-commerce ou por quem ainda não começou a vender pela internet.

3. Facebook Ads: Promova sua página e alcance mais clientes

Você já deve ter ouvido falar em Facebook Ads, mas se ainda não sabe o que é, trata-se da ferramenta de anúncio do Facebook.

Como o alcance orgânico de rede social é reduzido, muitas são as vantagens de anunciar no Facebook. Entre elas: aumentar a visibilidade de sua página e de suas publicações, aumentar o tráfego em seu site, gerar leads e auxiliar no aumento das vendas.   

Existem vários tipos de anúncio no Facebook, assim como diversos objetivos que podem ser alcançados por meio da utilização da ferramenta.

Além do grande número de usuários cadastrados e ativos no Facebook, uma das características que mais atraem as empresas para a plataforma é a possibilidade de anunciar para um público específico.

Utilizando a ferramenta de segmentação você escolhe a faixa etária, gênero, renda, localização, interesses, entre outras características que o seu público preferencial ou sua persona deve apresentar. Dessa forma, seu anúncio fala diretamente com um usuário que tem mais potencial em se interessar por seu produto ou serviço.

Outra forma de vender mais pelo Facebook é usar o investimento em anúncios na ferramenta para alcançar mais leads, ou seja, contatos como e-mails, que você armazenará em seu banco de dados e depois utilizará para contatar seus clientes.

Existem algumas dicas para aprender a como gerar leads pelo Facebook e aumentar seu relacionamento com seu cliente potencial.

Uma pergunta muito comum para quem está iniciando seu trabalho dentro da rede social é quanto custa anunciar no Facebook? A resposta mais correta é depende. Você pode começar investindo R$1 por dia, mas é preciso entender como funciona a ferramenta e aprender a como anunciar no Facebook Ads, para traçar uma estratégia que se encaixe em seu orçamento.

Gostou das dicas? Você também pode utilizar outras ferramentas para alavancar seus negócios e aprender a como vender mais pela internet.
Esse conteúdo foi escrito pela Links Experts, uma agência com 5 anos de mercado e mais de 50 clientes em todo Brasil, formada por profissionais certificados, especializada na criação de campanhas para Google AdWords, Facebook Ads, Instagram, Linkedin e outras mídias.