Graças à internet, o mundo está cada vez menor e as pessoas mais conectadas. Redes sociais, aplicativos de mensagens e até softwares colaborativos nos conectam com pessoas de todas as partes do Brasil, e às vezes, até em outros países. Por isso, entender como fazer networking é muito importante para ajudar os seus negócios e alavancar sua carreira e sucesso profissional.
Isso porque seja um líder, gestor ou um liderado, é essencial estar em contato constante com profissionais relacionados à sua área de atuação ou mesmo outras pessoas que, de alguma forma, possam contribuir para seu crescimento pessoal ou profissional.
Mas o que torna o networking tão poderoso? Como usar isso a seu favor? Continue a leitura e descubra mais sobre a rede de relacionamentos profissionais neste post.
Confira!
Networking é a habilidade de desenvolver sua rede de contatos profissionais.
Ou seja, é uma ferramenta fundamental para qualquer carreira, independentemente do nível hierárquico em que você se encontra. Além disso, não está ligada, necessariamente, a sua área específica, podendo acontecer entre profissionais dos mais diversos segmentos.
A lógica de possuir um networking é conseguir trocar experiências e construir uma rede de informações e insights que sejam úteis para a sua carreira. Ou seja, você não precisa fazer networking apenas com quem é da sua área específica de atuação. Se existe um profissional que você admira, é possível construir um networking com ele, principalmente em uma época em que o LinkedIn está aí para ajudar exatamente nisso.
No mundo do empreendedorismo, o networking também pode ser a capacidade de fazer conexões relevantes para o seu negócio. Mas isso não quer dizer que tudo é planejado visando ações exclusivamente voltadas ao crescimento de sua empresa.
Ou seja, fazer networking é também oferecer insights para quem está em busca de se conectar com você profissionalmente.
Dessa forma, conhecer pessoas significativas, com interesses em comum, também é importante para desenvolver seu lado pessoal. Por isso, esteja aberto a convites de todas as áreas.
À medida que um negócio ou profissional se desenvolve, fica mais nítida a necessidade de investir em networking. Isso porque para os que atuam no mercado de trabalho, o networking permite que haja um contato constante com outros profissionais e empresas da área, gerando oportunidades de atuação com maiores frequências e até raras oportunidades.
Para os empreendedores, possibilita que oportunidades sejam criadas. Isso pode vir em forma de parcerias ou investimentos diretos no seu negócio. Outro ponto é que fica mais estratégico encontrar colaboradores de alta performance ou ainda trocar informações sobre o mercado.
Por isso, saber como fazer networking é uma habilidade que todo profissional deve desenvolver.
Para desenvolver suas habilidades e descobrir como fazer networking, é necessário compreender que o resultado não se dará de um dia para o outro.
Os frutos virão por meio da constância das suas ações direcionadas a reforçar sua rede de contatos e também a sua própria imagem, construindo uma rede de contatos que permita que a sua imagem apareça com frequência.
Mas isso não deve se tornar algo maçante. É importante desenvolver uma comunicação equilibrada com a sua rede.
Para ajudar você nessa missão, selecionamos 5 dicas de como fazer networking:
A primeira dica é: quando falamos em networking, muitas pessoas acreditam que é necessário conhecer muitas pessoas e estabelecer contato com elas. Mas não é exatamente isso.
Na verdade, a qualidade é melhor que quantidade.
É mais relevante contar com um grupo ativo de profissionais que interagem no seu networking do que com uma imensidão de pessoas com as quais você não conversa quase nunca.
Ou seja, se você tiver milhares de amigos no LinkedIn, mas nenhum deles consegue trocar alguns insights com você, de nada aquele número irá te ajudar.
O poder da rede de networking está na capacidade de interação. Quanto mais ativa na vida profissional for a sua rede de contatos, maior é a chance de você atingir um objetivo.
E isso pode ocorrer com mais facilidade quando há um contato constante com pessoas relevantes profissionalmente.
Mas como fazer a aproximação correta?
Para começar, você deve entender o perfil de cada indivíduo que quer captar para sua rede.
Pessoas extrovertidas têm maior probabilidade de permitirem esse primeiro contato. Por outro lado, com pessoas tímidas é preciso utilizar recursos mais criativos.
Caso esteja em um evento, fazer perguntas ao final de uma palestra, quando essa oportunidade é aberta, é uma maneira de se fazer notar. Lembre-se: não tem como fazer networking se você ficar escondido e quem não é visto, não é lembrado.
E existem ainda outras formas de facilitar o contato com as pessoas. As redes sociais, por exemplo, são uma grande oportunidade.
Com o Facebook e o LinkedIn, passando até mesmo pelo WhatsApp, é possível ter um bom desempenho no networking e buscar fazer as conexões com pessoas que você admira pode começar por lá.
Além disso, é importante estudar esses meios e levar em consideração as suas características. O LinkedIn tem um perfil de público e conteúdo mais corporativo, diferente do Facebook. Então, a partir desse conhecimento, pratique uma comunicação adequada à cultura de cada plataforma social.
Saiba mais: Como utilizar o Facebook, Instagram e LinkedIn como redes sociais para negócios
Sempre atualize seus conhecimentos sobre sua área de atuação. Isso permite que se domine assuntos relevantes para as conversas e também cria uma percepção mais apurada de quais pessoas devem fazer parte do seu networking.
Lembra quando falamos da importância da qualidade ao invés da quantidade? É neste momento que este conceito se aplica.
Além disso, se você acompanha as novidades do seu mercado, vai perceber que sempre tem assunto. Sempre há algo a ser discutido e que pode agregar valor durante o seu networking.
Isso não só demonstra sua capacidade de manter sua rede de contato ativa como também a sua autoridade no assunto. Isso pode dar mais credibilidade ao seu trabalho e, como consequência, será mais reconhecido por isso.
Dica para se manter atualizado: 7 canais de podcasts sobre empreendedorismo que você precisa ouvir agora!
A comunicação deve ser mantida com constância e equilíbrio. Afinal, como fazer networking se você não se mostrar?
Encontros presenciais são importantes, pois são momentos de interação pessoal. Por isso, participe de eventos, feiras, palestras e até mesmo de se matricular em cursos.
Quanto às redes sociais, não adianta fazer postagens esporádicas. Determine um calendário de publicações. Uma ou duas vezes por semana em cada uma das plataformas sociais pode ser suficiente.
E se você quer realmente se destacar, faça postagens relevantes no LinkedIn para gerar discussões daqueles que estão na sua rede e falar sobre informações referentes à sua área.
Melhor ainda é criar um blog pessoal. Existem diversas ferramentas para blogs até gratuitas em que você pode expor suas opiniões e formar uma rede de seguidores.
Investir em networking é uma necessidade que deve ser praticada por todo profissional. Isso não só é importante para se manter ativo no mercado, como também para gerar oportunidades relevantes para o seu negócio.
Seja um profissional com visão de carreira ou um empreendedor, comece hoje a investir no seu networking. É a melhor maneira de conhecer as pessoas certas, na hora certa!
Leia também: A importância das redes sociais para as empresas
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