Empresas contam com pessoas para fazerem as coisas acontecerem.
Para isso, há todo um cuidado na execução de processos de recrutamento e seleção de pessoas. Assim, espera-se contar com os colaboradores de mais alto potencial.
Mas, na prática, esse potencial só pode ser alcançado se houver a chamada colaboração corporativa.
Porque, quando funcionários não se ajudam, não trocam informação e não trabalham em equipe (e com outras equipes!) seu potencial é desperdiçado. Com isso, não conseguem dar o máximo pela empresa.
Neste post, você vai entender o que é colaboração corporativa, seus três níveis e como a tecnologia pode ajudar a implementá-la em seu negócio.
Leia também: Investimento em tecnologia nas empresas: por que fazer?
Você já ouviu falar em sinergia? A sinergia acontece quando a soma dos esforços supera a mera soma individual de cada parcela de colaboração.
Isto é: 1 + 1, às vezes, é mais que 2!
Como? Isso mesmo!
Quando integrantes de uma equipe trabalham de forma colaborativa, seu potencial é ampliado e não apenas somado.
Assim, se o potencial de cada integrante de uma equipe de três pessoas é, digamos, nota 8, ao praticarem a colaboração corporativa, os resultados não serão apenas 24 (8+8+8), mas podem chegar a 30, por exemplo. Ou até muito mais do que isso!
A colaboração corporativa acontece quando os integrantes de um time se ajudam, se comunicam e cooperam, trazendo resultados além das expectativas.
E a colaboração corporativa não acontece somente dentro das equipes. Mas também entre equipes e até entre empresas. Só que, para que isso aconteça, é preciso melhorar a comunicação no ambiente de trabalho. Nesse sentido, a tecnologia de computação em nuvem tem vantagens que podem ajudar bastante.
Já falamos um pouco da colaboração corporativa intra-equipes. Vamos falar mais um pouco sobre ela e também sobre a colaboração corporativa entre equipes e entre empresas.
Uma equipe de vendas, por exemplo, pode ter integrantes muito competitivos entre si.
Uma dose saudável de competição sempre é boa, mas o ideal é que se pratique, também, a colaboração corporativa. Isto é: deve-se gerar uma dinâmica de colaboração no ambiente de trabalho.
Seja o tipo de equipe que for – não apenas de vendas – sem um trabalho coordenado e de troca de informações e conhecimento, esse time nunca conseguirá um efeito sinergético.
Nesse sentido, o uso de softwares baseados na nuvem, específicos para cada tipo de equipe, é a forma ideal de fazer isso.
No exemplo de nossa equipe de vendas competitiva, um software de CRM vai ajudar na troca de informações, acompanhamento de indicadores e gerenciamento da equipe.
O segredo está em mostrar como os resultados de todos melhoram com o uso dessa ferramenta. Assim, cria-se uma cultura de colaboração na empresa, em que todos acreditam que alcançarão suas metas se trabalharem juntos.
Da mesma forma que o CRM pode ajudar as equipes de vendas, programas para controle financeiro, de RH, de automação de marketing e muitos outros podem ajudar equipes a trabalharem de forma colaborativa.
Não vamos esquecer também dos drives compartilhados para troca de arquivos, assim como das suítes de aplicativos, como o G Suite, por exemplo.
É famosa a rixa entre marketing e vendas. E não é difícil perceber: se estes dois times trabalharem em conjunto, os resultados só podem ser melhores!
Na verdade, grandes empresas têm praticado o chamado smarketing, em que vendas e marketing trabalham a colaboração corporativa. Assim, trocam informações e insights, enriquecendo os debates, a busca de soluções e melhorando a tomada de decisão.
O ideal é que todos os departamentos da empresa trabalhem assim. Por isso, além dos já citados drives compartilhados na nuvem, uma das soluções mais usadas pelas empresas é o ERP.
ERP (Entreprise Resource Planning, em inglês) é um sistema de gestão integrada em que todas as informações da empresa ficam em uma única base. Dessa forma, os dados podem ser compartilhados e acessados por todas as equipes.
Com mais dados, mais completos e confiáveis, todos saem lucrando na hora de acompanhar resultados, ajustar processos e tomar decisões.
Hoje, cada vez mais, as empresas entendem que o mundo é conectado. Por isso, contar com uma comunidade de parceiros é fundamental.
Assim, empresas de ramos diferentes, mas com o mesmo público-alvo, podem praticar o chamado co-marketing. Isto é: prospectam clientes juntas e se indicam uma à outra como fornecedoras de soluções diferentes.
Por exemplo: uma empresa aérea pode fazer isso ao lado de uma rede de hotéis, ou um fornecedor de softwares de CRM com uma empresa de manutenção de hardware.
Mas mesmo concorrentes podem trabalhar juntos. É o caso de cooperativas de compra, que praticam a colaboração corporativa. Compram grandes lotes de fornecedores e, assim, conseguem preços melhores.
Para integrar os responsáveis por essas ações e trocar informações, mais uma vez os drives compartilhados são um destaque. Eles são ágeis, fáceis de configurar e operar. O acesso aos documentos é totalmente auditável, além de muito seguro, mediante o uso de senhas.
Ficou claro para você o que é colaboração corporativa e como a tecnologia pode ajudar essas prática? Então, tente usá-la em sua empresa. Você verá que os resultados podem ser surpreendentes.
Você usa algumas dessas tecnologias colaborativas em sua empresa? Se não, já está mais do que na hora de usar. Este post foi escrito pela equipe da Safetec, uma empresa estabelecida no conceito de inovar a forma de trabalhar das organizações, através de soluções de computação em nuvem focadas em comunicação, colaboração e produtividade.
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