Você sabe qual é o significado de ISO 9000 e 9001? Para que serve? Como eles impactam na sua empresa?
Bem, para que a sua empresa consiga se sustentar a longo prazo e se manter competitiva no mercado, é imprescindível adotar normas que a ajudem a garantir a qualidade de seus processos. Afinal, com a disputa de mercado cada vez mais acirrada, a qualidade é um fator determinante para te colocar à frente de seus principais concorrentes.
Nesse sentido, a certificação ISO 9000 pode ser uma grande aliada da sua empresa. Ela atesta que o seu modelo de negócio cumpre uma série de normas e diretrizes internacionalmente reconhecidas para a garantia de uma gestão de qualidade do produto condizente com o que se espera dele.
Assim, seus processos serão padronizados, o que é ótimo para a empresa, pois todos seguem os mesmos procedimentos e entregam o mesmo nível de qualidade. E, além disso, essa padronização segue normas reconhecidas e adotadas pelo mercado.
Isso facilita a comparação com os concorrentes e, mais que isso, já é um passo em direção à diferenciação e a consolidação de uma vantagem competitiva sustentável.
Para padronizar os processos de qualidade, é essencial contar com um software de gestão. Para te ajudar, confira: Conheça os 7 melhores softwares de gestão empresarial
Mas, afinal, o que é, como surgiu e para que serve ISO 9000? Quais as vantagens de obter a certificação?
Neste artigo, vamos esclarecer essas e outras dúvidas sobre ISO 9000 no Brasil. Continue a leitura e descubra como criar um sistema de gestão da qualidade dentro dos padrões seguidos por empresas de todo o mundo para alcançar a excelência em seus processos internos e externos.
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“ISO” é a sigla para a expressão International Organization for Standardization, ou, em português, Organização Internacional de Padronização.
Trata-se de uma instituição com sede em Genebra, na Suíça, que regulamenta e atualiza um conjunto de regras e normas com o objetivo de otimizar os processos e estabelecer padrões de qualidade com reconhecimento internacional.
A essa padronização de normas técnicas com foco na melhoria contínua e na implementação de um sistema de gestão da qualidade dá-se o nome de ISO 9000.
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A série ISO 9000 é composta por outras 5 normas técnicas: ISO 9000 e 9001, 9002, 9003, 9004 e 19011.
Que indicadores de qualidade você usa em seu negócio? Confira alguns neste vídeo:
A série de normas ISO 9000, conforme mencionamos no tópico anterior, foi criada pela International Organization for Standardization (ISO), instituição não-governamental fundada em 1946 e que atualmente é formada por organizações de normalização de cerca de 120 países.
A primeira versão da norma surgiu em 1987 tendo como base a norma britânica BS 5750 (British Standard).
Ela é fruto do fenômeno da globalização da década de 1980, que tornou mais latente a necessidade de criação de padrões internacionais de qualidade para facilitar as exportações e reduzir os custos operacionais das empresas.
De lá para cá, ela passou por algumas atualizações no decorrer das décadas. Atualmente, a versão mais atualizada é a ISO 9000 de 2015. A ISO 9000 no Brasil é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), instituição privada e que não possui fins lucrativos.
A série de normas ISO 9000 foi desenvolvida com o objetivo de promover diretrizes que possam ser implementadas por empresas e instituições de todo o mundo para assegurar a qualidade na condução de seus processos internos e externos.
Qualquer organização, independentemente de seu porte ou de sua atividade, pode fazer uso da ISO 9000 e obter a certificação com reconhecimento internacional.
Além disso, o propósito da ISO 9000 no Brasil é estabelecer padrões para que se crie um sistema de gestão da qualidade, além de otimizar procedimentos para atingir a excelência e a alta performance nas empresas e em outras organizações.
A ISO 9000 serve para que todas as empresas possam ter acesso a um conjunto de normas e de diretrizes que vão orientá-las a promover a melhoria contínua de seus processos e a fazer uma gestão da qualidade seguindo os melhores padrões internacionais.
Além disso, a série ISO 9000 pode ser usada, por exemplo, para estabelecer cláusulas contratuais e qualificar fornecedores. Vários países a utilizam para definir condições que vão permitir (ou não) a entrada de produtos importados em seu mercado interno.
Para a ISO 9000 e 9001, qualidade significa adequação e conformidade a normas e requisitos previamente estabelecidos.
Nesse cenário, a qualidade de um processo, produto ou serviço não está atrelada apenas ao seu desempenho propriamente dito, mas também ao valor percebido pelo cliente e aos benefícios que este consegue obter.
Dessa forma, qualidade, segundo a ISO 9000, é alcançar a excelência organizacional e satisfazer não só os clientes, mas também funcionários, fornecedores e sociedade em geral.
Além disso, a qualidade também está atrelada à otimização dos recursos disponíveis e à redução de custos. De acordo com a ISO 9000 e 9001, a qualidade está intrínseca à cultura organizacional e orienta a geração de valor por meio de comportamentos, atitudes e processos.
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Dentro da série ISO 9000 existe um conjunto de normas e diretrizes que vão ajudar a certificar a qualidade dos processos de uma organização. E uma dessas normas é a ISO 9001.
A ISO 9000 é a norma que descreve os Fundamentos e Vocabulário dos sistemas de gestão da qualidade.
Ela é considerada uma norma-guia, que estabelece as diretrizes que orientam o entendimento das outras normas.
A ISO 9001 é a norma de certificação da série 9000 e também considerada a mais específica de todas.
Ela estabelece diretrizes que vão determinar como os projetos devem ser conduzidos. A ISO 9001 contém todos os critérios que a organização deve cumprir para conseguir sua certificação de qualidade.
Vale a pena também mencionar as diferenças entre ISO 9000 e 14000. Isso porque enquanto a primeira aponta as normas e diretrizes que vão orientar a implementação de um sistema de gestão da qualidade, a segunda tem como foco o sistema de gestão ambiental da organização.
Dessa forma, na ISO 9000, os requisitos de qualidade estão mais voltados para a satisfação dos clientes internos e externos e no desenvolvimento de produtos e serviços.
Já na ISO 14000, as diretrizes são estabelecidas com o propósito de assegurar que a empresa reduza ao máximo o impacto de suas atividades no meio ambiente e contribua para a preservação da natureza.
São 28 normas previstas na série ISO 14000 e que abrangem seis áreas bem definidas:
Aderir à série de normas ISO 9000 e obter o certificado de qualidade pode beneficiar a sua empresa de diversas maneiras. Sendo assim, o principal benefício a ser destacado é a possibilidade de identificar e corrigir falhas nos processos organizacionais e, assim, promover a melhoria contínua.
Com a certificação ISO 9000, é possível também documentar a cultura organizacional.
Confira abaixo outras vantagens de aderi-la abaixo:
Com a padronização dos processos, os colaboradores têm maior clareza sobre o que e como fazer. Assim, eles executam suas tarefas com maior eficiência e utilizando menos recursos.
Leia mais: Metas de produtividade: o que são e como defini-las a partir de 5 dicas fundamentais
A implementação das diretrizes previstas na ISO 9000 contribui para redução de custos operacionais. Isso acontece porque, ao cumprir os requisitos da ISO 9000, a empresa consegue diminuir significativamente suas falhas processuais que acabam inflando os custos.
Veja também: Gestão de custos operacionais: 10 dicas que vão impactar positivamente a saúde financeira do seu negócio
Veja mais dicas:
Empresas com certificado ISO 9000 tendem a ser mais competitivas no mercado em que atuam. Isso porque ao atender a critérios e padrões de qualidade internacionalmente reconhecidos, mais clientes passam a querer fechar negócio com a sua empresa.
Os colaboradores percebem a preocupação da empresa em atingir a excelência. Dessa forma, eles se sentem mais motivados a darem o melhor de si todos os dias para obter resultados cada vez melhores e serem reconhecidos por isso.
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Seguindo os padrões da ISO 9000, os processos ocorrem de maneira mais organizada. Isso favorece a agilidade na execução das tarefas e o uso inteligente do tempo disponível.
Ao promover um eficiente sistema de gestão da qualidade na sua empresa, não demora muito para isso se refletir nos índices de satisfação dos clientes.
Com as normas ISO 9000, você consegue melhorar aspectos como atendimento, produtos, serviços e entregas, gerando impacto positivo na satisfação dos clientes.
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Empresas que possuem a certificação ISO 9000 têm maior credibilidade no mercado em que atuam.
Isso acaba abrindo mais portas para futuros negócios e parcerias que podem te ajudar a alcançar patamares mais elevados.
E então, ficou claro para você o que é, para que serve e como funciona a certificação ISO 9000?
Se você quer melhorar a qualidade dos processos da sua empresa seguindo padrões de reconhecimento internacional, obtenha o certificado NBR ISO 9001, que é a norma brasileira.
Para atestar que o sistema de gestão da qualidade da sua empresa está em conformidade com os requisitos da ISO, você deve procurar uma instituição certificadora autorizada para auditar os seus processos.
Se tudo estiver dentro das normatizações, você terá acesso ao certificado ISO 9000. Caso não consiga logo de primeira, você pode agendar uma nova auditoria.
Leia também: O que é Green Belt Six Sigma: 5 benefícios da certificação
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