(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre implantação de um sistema de qualidade! Deixe nos comentários o que achou.)
Independentemente do porte ou do setor em que atua, um fator é fundamental em todo negócio: a qualidade.
Esse quesito é essencial para atender às necessidades e expectativas de seus clientes. Muitas vezes, esse é o grande fator que determina todo processo de tomada de decisão do consumidor na hora da compra de um produto ou serviço.
A implantação de um sistema de qualidade é um verdadeiro ponto de virada nos negócios. Mas, como colocar esse plano em prática? Descubra agora mesmo:
Qualidade pode até soar como algo muito relativo. Afinal, muitos são os fatores capazes de influenciar na hora de definir se algum produto ou serviço é de qualidade: a cultura, os tipos de produtos, as expectativas dos consumidores, o que a concorrência oferece, etc.
Mas, mesmo com vários fatores envolvidos e muitas definições utilizadas, podemos entender o conceito de qualidade da seguinte forma:
Qualidade é o nível de satisfação percebida pelo cliente (interno ou externo) sobre determinados requisitos, a partir de um conjunto de características intrínsecas de um produto (ou serviço).
Ou seja, se os produtos oferecidos estão atendendo a determinadas expectativas criadas. Por ser tão determinante na decisão de compra dos clientes, esse fator precisa ser alvo de atenção em todas as empresas.
É para isso que existe o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).
Sistema de Gestão de Qualidade é o conjunto de elementos conectados na organização de uma empresa, que têm como função atender às políticas e objetivos de qualidade estipulados. Basicamente, é a maneira com se deve gerenciar o andamento de sua empresa em conformidade com o nível de qualidade desejado.
Alguns benefícios da implantação de um sistema de qualidade em uma organização podem ser:
Para colocar em prática a implantação de um sistema de qualidade, algumas mudanças importantes deverão ser feitas em sua empresa.
Para isso, algumas etapas devem ser seguidas:
Não há como implantar um sistema de qualidade nas organizações empresariais de maneira eficiente sem que toda a sua equipe esteja engajada.
Afinal, todos os profissionais de uma organização – independente do setor em que atuam – são responsáveis (de maneira direta ou indireta) pela qualidade, tanto dos produtos confeccionados, quanto dos vários processos da empresa.
Por isso, exercitar esse sentimento de responsabilidade de todos os colaboradores é essencial. Todos precisam ter como objetivo conjunto a busca pela melhoria contínua em sua empresa.
Estabeleça uma cultura da qualidade sólida e certifique-se que todas as equipes a conheçam e compreendam.
Além disso, opte por fornecer treinamentos frequentes e manter uma boa comunicação interna.
Aplicar um SGQ em uma empresa que possui um mix de produtos muito extenso pode não ser muito viável.
Afinal, decidir pela implantação de um sistema de qualidade a todo seu portfólio poderá se tornar uma tarefa complexa.
Por isso, uma etapa essencial que você precisa levar em consideração é a de estudar profundamente seus negócios e avaliar quais produtos são mais relevantes para sua empresa.
Defina, por exemplo, aqueles que são os mais vendidos ou geram faturamento mais elevado. Use a regra de Pareto para isso. Assim, você pode implantar um SGQ apenas nesses produtos e serviços que possuem maior impacto em seus negócios.
E, somente depois, se viável, expandir aos demais itens do seu portfólio.
Para saber gerenciar a qualidade de produtos e processos em uma empresa é imprescindível saber como monitorá-los.
Como você saberá se tudo está acontecendo em conformidade com os padrões e expectativas estabelecidos?
Por isso, defina quais indicadores de desempenho serão utilizados para tornar possível esse acompanhamento.
Por exemplo: para produtos, você pode considerar os defeitos, acabamento, embalagem, análise de matéria-prima, etc.
Já, para processos, pode utilizar a produção, a rapidez, a segurança, o transporte, o envio de mercadorias, dentre outros.
Mas, cuidado: não exagere no número ou na complexidade dos indicadores. Eles devem conversar com as demandas de seus clientes e com os critérios de qualidade estabelecidos na etapa anterior.
Definidos os indicadores na etapa anterior, agora você precisa estabelecer como irá coletar as informações geradas por eles.
A coleta será feita com que frequência? Será automatizada ou manual? Para essa decisão, tente considerar:
Com os indicadores e métodos de coleta de informações decididos, estabeleça a frequência do acompanhamento, além dos colaboradores responsáveis por essa atividade.
Defina também como irão agir caso os dados registrados apontem algum desvio do padrão de qualidade desejado.
Agora, chegou a etapa de colocar em prática as informações coletadas através da implantação de um sistema de qualidade.
Leve em conta as sugestões de seu gestor de qualidade, bem como de clientes e outros funcionários. O objetivo deve ser expandir o SGQ a cada vez mais produtos ou processos, tudo visando ao aumento da qualidade em sua empresa.
Uma técnica que pode auxiliar muito seus negócios a incrementar a sua qualidade é o Ciclo PDCA. Muito utilizada, essa metodologia torna a busca pela melhoria contínua um verdadeiro ciclo virtuoso dentro de uma empresa.
Falar sobre como implantar um sistema de qualidade nas organizações empresariais sem citar as certificações da ISO (International Standardization Organization) é praticamente impossível.
Afinal, é essa a organização referência mundial quando o quesito é certificação de qualidade.
A certificação ISO 9001 é considerada a principal, já que consegue englobar os processos mais variados de diferentes tipos de empresas.
Mas, claro, existem outras, como a ISO 16001, associada à responsabilidade social, ou a ISO 14001, ligada ao meio ambiente.
Todas as empresas que atenderam às exigências da ISO e conseguiram uma certificação têm em mãos uma importante vantagem.
Tanto parceiros quanto seu público terão conhecimento de que seus negócios têm um diferencial, um compromisso com a qualidade de seus produtos e processos.
Além disso, por ser referência mundial, ao possuir uma certificação da ISO, sua empresa poderá atuar em outros países com sua qualidade sendo reconhecida internacionalmente.
Mas, é claro, que essas vantagens demandam que as empresas se adequem a certos critérios e, posteriormente, a auditorias frequentes – tudo para garantir o compromisso da atuação da empresa com a qualidade.
E, um dos principais critérios desse tipo de certificação é o de que a organização possua foco no cliente, ou seja, a empresa precisa oferecer produtos ou serviços que atendam aos desejos de seu público.
Outras das exigências envolvidas estão ligadas a campos como:
Uma certificação ISO de qualidade, porém, não tem duração infinita. Por ter validade, será necessário que a empresa continue apostando em sua melhoria contínua para garantir a manutenção desse selo.
Não se esqueça que ter como objetivo a busca constante por qualidade também é uma decisão essencial para conseguir agradar a seus clientes e para se impor de maneira mais competitiva no mercado.
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