Como aplicar a gestão da qualidade na sua empresa?

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gestão da qualidade
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A gestão da qualidade é um dos conceitos mais importantes de um negócio. Ainda mais em um cenário tão competitivo no qual estamos vivendo.

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Afinal, atualmente muito se fala em colocar o cliente no centro do negócio garantindo assim a sua máxima satisfação – modelo conhecido como “foco no cliente”. E não há como falar em uma máxima satisfação do consumidor sem dar o valor necessário para a gestão de qualidade.

Assim sendo, é preciso mergulhar a fundo nos processos organizacionais, entendendo como etapas desnecessárias devem ser excluídas para que o produto carregue apenas o necessário para oferecer a melhor experiência do usuário.

Nesse artigo vamos falar mais profundamente sobre a gestão da qualidade, como ela funciona e quais são os principais pilares que a sustentam. Boa leitura!

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O que é a gestão da qualidade?

Gestão da qualidade é o ato de supervisionar as tarefas e processos de uma organização diretamente ligados a criação de um produto ou serviço de modo que ele atenda aos mais exigentes anseios dos usuários.

Vale dizer que fazer a gestão de qualidade é crucial para qualquer empresa que tenha o foco na melhor experiência do cliente. Ademais, ele atua como pilar para garantir um planejamento estratégico mais assertivo.

É importante esclarecer que não há um roteiro engessado para  fazer uma gestão de qualidade. Por isso, qualquer ação voltada para melhorar a organização pode ser encarada como tal.

Leia também: Softwares para gestão de projetos: 6 dicas para alcançar melhores resultados

Veja alguns pontos essenciais para a gestão da qualidade total:

gestão da qualidade

O que compõe a gestão da qualidade?

Ainda que não exista uma fórmula mágica sobre como fazer o gerenciamento de qualidade, ele é composta por quatro elementos fundamentais:

Quando uma empresa implementa esses quatro componentes ela está realizando um processo conhecido como Gerenciamento Total da Qualidade (SGQ).

Vale dizer que o gestor precisa estar atento pois a gestão de qualidade não deve se concentrar apenas nas saídas dos produtos e serviços, mas também nas entradas e nos processos pelos quais as saídas foram criadas.

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Quais são os objetivos da gestão da qualidade?

O principal objetivo da gestão de qualidade é criar um plano de melhoria contínua dentro da empresa para que os produtos e serviços  oferecidos não só atendam, mas superem as expectativas dos clientes. 

Portanto, pode-se dizer que a qualidade em si não é uma disciplina, mas sim algo que tem que ser buscado constantemente dentro de um empreendimento que queira se manter vivo e competitivo dentro do mercado.

Nesse contexto, a qualidade garante não só mais satisfação ao consumidor, como também proporciona mais bem-estar entre os seus colaboradores, uma vez que diminui o  retrabalho dentro da empresa.

É importante esclarecer que para se ter uma gestão de qualidade eficiente é preciso olhar  além dos processos.

A cultura organizacional precisa conter o anseio pela qualidade e impactar todo o cenário corporativo de ponta a ponta, para somente assim influenciar todo o processo produtivo.

Assim sendo, não apenas a qualidade do produto ou serviço aumenta, mas todo o processo pelo qual ele passa se torna melhor, o que torna o produto mais consistente, com mais otimização de custos e consequentemente mais competitivo.

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Qual a função da gestão da qualidade?

A função da gestão da qualidade é utilizar todos os recursos disponíveis como tecnologias, capital humano e estratégias para entregar a melhor experiência ao cliente da organização.

Para que ela realmente aconteça é essencial que o gestor entenda sua importância para assegurar que todo o time se engaje nos processos para torná-los ainda melhor.

Nesse sentido, quando o gerenciamento de qualidade é incorporado, os gestores examinam minuciosamente os processos para escolher ferramentas e workframes que padronizem a maior parte das execuções.

Aos poucos uma régua de qualidade para cada micro e macro processo é criada, garantindo que gargalos desapareçam.

Para funcionar corretamente, é crucial escolher um bom sistema tecnológico que viabilize o controle das operações.

Um bom software possibilita a visualização das execuções de modo transparente, garantindo uma tomada de decisão mais assertiva e até mesmo em tempo real.

Veja como deve funcionar a mente de um bom gestor da qualidade:

gestão da qualidade - gestor

Quais os benefícios proporcionados pela gestão da qualidade?

Hoje em dia a gestão da qualidade deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade dentro da empresa. No entanto, ainda assim, ela traz inúmeros benefícios para o seu negócio.

O principal deles é que ela melhora todos os aspectos do seu empreendimento, desde a contratação de um colaborador até a entrega do produto para o cliente. Dentre outras vantagens, podemos citar:

  • melhora na eficiência;
  • redução dos custos e erros humanos;
  • resultados mais consistentes;
  • evolução das habilidades de todo time;
  • diminuição no tempo de treinamento de novos colaboradores.

Ferramentas indispensáveis na gestão da qualidade

A gestão da qualidade é um aspecto crucial para o sucesso de qualquer organização, e diversas ferramentas foram desenvolvidas ao longo do tempo para auxiliar nesse processo. Aqui estão algumas das ferramentas mais comuns e eficazes da gestão da qualidade:

1- Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe)

O Diagrama de Ishikawa ajuda a identificar, explorar e visualizar todas as possíveis causas de um problema, em vez de apenas as mais óbvias. É útil para a análise de defeitos e para entender a raiz dos problemas de qualidade.

ishikawa

2- Folha de Verificação (Check Sheet)

Utilizada para coletar dados em tempo real no local onde os dados são gerados. A folha de verificação pode ser usada para rastrear a frequência de certos eventos, problemas ou defeitos.

3Diagrama de Pareto (Análise de Pareto)

Baseado no princípio de que a maioria dos problemas (80%) é causada por algumas causas principais (20%). O Diagrama de Pareto é uma ferramenta gráfica que ajuda a identificar e priorizar as causas dos problemas para focar nos esforços de melhoria.

4- Fluxograma (Diagrama de Fluxo de Processo)

Representa graficamente o fluxo dos processos, mostrando como os passos individuais se relacionam entre si. É uma ferramenta fundamental para a análise e melhoria de processos.

5Gráficos de Controle (Cartas de Controle)

Usados para monitorar a variabilidade de um processo e para determinar se o processo está sob controle estatístico. Eles são essenciais para o controle de qualidade e para a melhoria contínua dos processos.

6- Histograma

Um tipo de gráfico de barras que mostra a distribuição de frequência de dados variáveis. É útil para entender a variação e a distribuição dos dados de um processo.

Quais os pilares da gestão da qualidade?

De acordo com a Norma Internacional para Gestão da Qualidade (ISO 9001) existem alguns pilares que orientam as organizações e sustentam o gerenciamento, sendo:

  1. foco no consumidor;
  2. liderança;
  3. gerenciamento de relacionamentos;
  4. melhoria contínua;
  5. envolvimento da equipe;
  6. gerenciamento de processos;
  7. abordagem sistêmica;
  8. relacionamento positivo.

1. Foco no consumidor

Para garantir a máxima qualidade é crucial que a empresa mantenha o consumidor no centro do negócio. Por isso, todas as atividades precisam convergir para o encantamento do cliente.

Nesse sentido, a empresa tem que entregar além do que o cliente busca, se atentando às suas dores e necessidades, fazendo-o superar as expectativas que possui acerca da entrega do produto ou serviço.

2. Liderança

Para que a qualidade aconteça, é preciso desenvolver a liderança acima de tudo. Isso em qualquer setor dentro da organização. Afinal, são os líderes os responsáveis por motivar todo o time.

Além disso, cabe a eles garantir que os processos sejam executados da melhor maneira possível e que nenhum gargalo impeça a produção de ocorrer na velocidade previamente planejada.

3. Gerenciamento de relacionamentos

Um outro pilar que sustenta a gestão da qualidade é o gerenciamento de relacionamentos. Isso quer dizer que os gestores precisam envolver todos, desde colaboradores a fornecedores,com foco na qualidade total.

Deve-se investir constantemente em capacitação para que a organização tenha êxito em toda sua missão. Quando ocorre essa sintonia, o sucesso do cliente em sua jornada de compras é inevitável.

4. Melhoria contínua

Nenhuma empresa chega à perfeição de uma hora para outra. Por isso, os processos precisam sofrer constantes melhorias. E isso consiste em trabalhar para que as dores dos clientes sejam sanadas com cada vez mais eficiência.

A cultura do aperfeiçoamento precisa atingir todos os membros da equipe. Ou seja, todos os colaboradores devem compreender que não sabem tudo e precisam aperfeiçoar suas habilidades constantemente.

Quando todos os envolvidos compreendem a necessidade do aperfeiçoamento constante, a empresa se torna ainda mais competitiva e fica  sempre um passo à frente da concorrência.

5. Envolvimento da equipe

O envolvimento de todo o time é um outro pilar fundamental que sustenta uma boa gestão da qualidade. Por isso, todos os funcionários devem se engajar nesse processo.

E isso não compreende somente quem está ligado diretamente à produção, mas também colaboradores dos mais variados departamentos.

Somente com um engajamento total é que os gestores serão capazes de aprimorar constantemente os produtos e serviços oferecidos.

Nesse sentido, o setor de Recursos Humanos é essencial. Ele será o responsável por manter o engajamentos de todos os colaboradores.

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6. Gerenciamento de processos

Ainda que o time esteja altamente motivado e engajado, não é possível ter uma melhoria da qualidade sem um bom gerenciamento de processos.

Nesse sentido, é essencial mapear os métodos e recursos usados para extrair métricas e indicadores de todas as etapas que compõem a produção.

É somente através de métricas e indicadores que você será capaz de saber se as ações estão surtindo resultado, e até que ponto você está no caminho certo.

7. Abordagem sistêmica

Os gestores de qualidade precisam ter uma visão sistêmica sobre os processos da empresa para aplicar a qualidade em todos os processos.

Só assim é que você terá a capacidade de compreender a relação que eles possuem entre si, e melhorar o que for necessário.

Portanto, a própria empresa precisa investir na formação de gestores para que eles tenham essa visão sistêmica sobre os processos em questão.

8. Relacionamento positivo

Por fim, é fundamental dizer que o relacionamento com o ecossistema é crucial para garantir mais qualidade no produto e serviço.

Há quem diga que a relação é a alma do negócio, por isso, os CEOs bem como os gestores precisam ter boas conexões, encontrando parcerias estratégicas para o negócio.

Isso proporcionará uma entrega de valor maior para os clientes, garantindo uma maior competitividade.

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Por que é importante aplicar a gestão da qualidade?

Quando uma empresa implanta as diretrizes da gestão da qualidade qualidade, ela evita retrabalho na rotina operacional do negócio tornando tudo mais eficiente.

Com um controle de qualidade rígido dá para gerenciar os projetos de maneira mais eficaz fazendo com que cada etapa da produção siga as diretrizes que falamos. Além disso, ela ainda colabora com outras questões como:

1- Aumento da produtividade

O aumento da produtividade acontece porque a empresa deixa de perder tempo com retrabalho, o que torna o dia a dia mais ágil.

Além disso, por meio de um gerenciamento sistêmico, o gestor colhe métricas em cada uma das etapas, corrigindo rapidamente eventuais erros.

O resultado é que isso terá um enorme impacto em todo o time, seja no back ou no front-office, assim como no próprio chão de fábrica.

2- Controle dos processos

Um outro aspecto positivo oriundo da gestão de qualidade é que a equipe passa a ter uma visão mais profunda sobre cada uma das etapas do processo.

Nesse sentido, fica mais fácil e acessível ver problemas em tempo real, o que garante que cada entrega fique  dentro dos padrões de qualidade impostos pela empresa.

3- Otimização dos recursos

Além dos processos, a gestão da qualidade impacta todas outras áreas da empresa, como a própria gestão de estoque, garantindo assim uma melhor otimização dos recursos.

Até porque com processos preestabelecidos e diretrizes bem definidas, o time aproveita eficientemente os recursos que estão a sua disposição, evitando desperdícios.

Obviamente que quando evita-se o desperdício dentro de uma linha de produção usa-se menos matérias-primas para a produção de um produto ou serviço, reduzindo custos.

4- Satisfação do cliente

Com recursos otimizados e sem retrabalho, o produto chega mais rapidamente ao cliente, garantindo uma melhor experiência de consumo com sua marca.

Além disso, evita-se um grande problema que é o produto chegar em desconformidade para o consumidor final. Quando isso acontece, a empresa perde tempo e dinheiro para corrigir o problema.

Fora que o tempo que o cliente perde para entrar em contato com a organização para devolver o produto ou refazer o serviço gera insatisfação.

Quando a gestão de qualidade é aplicada isso já não acontece, e o resultado é que o cliente se torna um verdadeiro advogado do seu negócio.

Como a tecnologia faz a diferença na gestão de qualidade?

Para que a gestão da qualidade seja implementada de maneira correta dentro do seu negócio, é essencial contar com um bom software para ter uma melhor visualização de todo o status dos processos.

E um bom software de gestão de projetos para sua empresa é o STRATWs One. Com ele você acompanha os processos, padroniza o método de gestão e acompanha o desenvolvimento da sua equipe em cada uma das etapas.

O resultado é que os gargalos são corrigidos e há uma melhoria contínua em todas as fases, desde a chegada da matéria prima na empresa, até a entrega do produto acabado ao consumidor. Gostou? Então solicite uma demonstração grátis:

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