Todos sabemos que a inovação é a alma do negócio, mas você como estimular a inovação nas empresas? E em quais atividades focar para alcançá-la? Muitas delas podem acabar se tornando um desperdício de tempo, dinheiro e energia se não forem feitas corretamente.
Para estar um passo à frente da concorrência e desenvolver o diferencial da sua empresa, siga essas três atitudes importantes:
Todas as inovações nascem como uma nova solução para um problema já existente, independentemente de elas surgirem em startups ou em grandes empresas. Por exemplo, a Ford lançou sua linha de montagem móvel como solução para o problema de democratização dos automóveis; o iPod e o iPhone surgiram para tornar o sistema operacional dos computadores da Apple mais populares.
Ao surgir uma possível inovação em sua empresa, se pergunte qual o problema que essa nova ideia resolve, tomando cuidado para não focar em objetivos inalcançáveis que irão apenas sugar seus recursos.
Se você está se perguntando quais são as empresas mais inovadoras que você conhece, esqueça. As empresas não inovam por si só, e sim pelas ações das pessoas que fazem parte de suas equipes. Por isso, é necessário que os líderes da sua empresa tenham uma mentalidade inovadora e que busquem recrutar pessoas que façam a diferença.
Novas ideias são a matéria-prima da verdadeira inovação, e elas são inspiradas por precedentes que estão conectados ao problema que está sendo trabalhado. Por isso, quanto mais precedentes forem encontrados pelos líderes, mais ideias inovadoras surgirão.
Independente da sua fonte utilizada para chegar a eles – análise da sua própria experiência, pesquisas, discussão com colegas ou com a equipe – ao invés de pedir ideias, apresente os problemas que enquadram suas necessidades de inovação para ajudar as pessoas a pensar.
Como gestor, cabe a você estimular e reforçar os comportamentos em tudo o que sua empresa faz para ser mais inovadora.
Não tem como estimular a inovação nas empresas sem procurar concentrar tudo que pode ajudar sua empresa a encontrar novas soluções para problemas específicos, como o uso de crowdsourcing, capital de risco e incubadoras.
Além disso, certifique-se de que todos esses problemas tenham um líder responsável pela sua melhoria e que a solução deles corresponda à sua realidade financeira.
Peça aos seus líderes que criem suas próprias ideias, sempre buscando pelos precedentes que estejam relacionados aos problemas trabalhados e que foquem em objetivos alcançáveis.
Inovar exige mudanças; baixe este infográfico e se prepare para isso: Os 7R’s da Gestão de Mudança
Texto adaptado daqui por:
Luiza AndradeEstudante de Jornalismo e estagiária de marketing na Siteware. Amante de fotografia, artes e aspirante à redatora.
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