(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre ideias de projetos de melhorias para empresas! Deixe nos comentários o que achou.)
Em um mundo cada vez mais competitivo, a busca por ideias de projetos de melhorias para empresas precisa ser constante.
Faturamento, rentabilidade, lucro, presença no mercado, redução de custos operacionais, otimização de recursos e automação de processos são alguns exemplos de aspectos que as organizações sempre procuram melhorar.
Por isso, separamos aqui 8 ideias de projetos de melhorias para empresas para você se inspirar e aplicar no seu negócio.
Veja também:
Confira abaixo o vídeo do nosso canal do YouTube com ideias de projetos para você aplicar na sua gestão!
As possibilidades de uso de softwares de gestão são variadas: CRM, gerenciamento de projetos, automação de marketing, gestão financeira, comunicação, etc.
Uma empresa de comércio eletrônico, por exemplo, pode emitir uma nota fiscal de forma automática logo após o pagamento ser aprovado e ainda lançar o recebimento em seu sistema de controle de indicadores financeiros.
Existem vários softwares de gerenciamento financeiro disponíveis no mercado, alguns deles com versões gratuitas ou por preços realmente acessíveis, como o QuickBooks ZeroPaper e o Bkper.
Os softwares de gestão permitem automatizar determinadas tarefas e, assim, realocar os recursos humanos em outras atividades, gerando mais produtividade.
Equipes que se comunicam mal ou que nem mesmo se comunicam podem afetar a qualidade do trabalho.
Por isso, é interessante que a empresa desenvolva uma comunicação interna efetiva e eficiente.
Quando, por exemplo, os setores de Marketing, Vendas e Estoque não se comunicam muito bem, o faturamento fica prejudicado.
Ações simples, como o uso de murais, quadros de aviso e uma intranet, já ajudam bastante na melhoria do fluxo de trabalho.
Procure também ser transparente com os colaboradores e demais envolvidos nos processos da empresa, principalmente no que diz respeito aos números e às tomadas de decisão.
Os colaboradores precisam entender porque as decisões foram tomadas e como isso vai afetar seu trabalho.
A sigla OKR significa Objetivos e Resultados-Chave (Objective and Key Results). Simples, flexível e ágil, essa metodologia de gestão é hoje utilizada por diversas empresas de sucesso, como a Google. Seu objetivo é promover o engajamento entre os colaboradores e elevar a produtividade da organização.
Com foco em resultados, os OKRs são um conjunto de objetivos que se relacionam entre si, podendo ser escalonados e alcançados individual ou coletivamente.
Por exemplo, se o objetivo da empresa é aumentar a produção em 15% no próximo semestre, os resultados-chave para alcançar tal objetivo podem ser contratar mais 10 funcionários e investir em novos equipamentos.
Veja alguns exemplos de Objetivos e Resultados Chave:
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O trabalho remoto é outra das grandes ideias de projetos de melhorias para empresas que a transformação digital tem proporcionado.
Uma pesquisa realizada pela Robert Half (empresa especializada em recrutamento) constatou que o Brasil está entre os três países que mais realiza serviços de home office.
Ainda segundo esse estudo, tal prática aumentou 47% no país desde março de 2015.
Uma das razões que levam as empresas a adotarem o home office é o ganho em produtividade e a redução de custos operacionais.
Além disso, o profissional fica mais motivado a alcançar resultados, pois ele passa a ter liberdade para gerenciar o seu próprio tempo.
Que tal você tentar implementar essa ideia na sua empresa? Você pode, por exemplo, combinar um dia específico na semana para que os seus funcionários realizem tarefas home office.
As pesquisas de mercado possibilitam ao gestor ter uma visão mais ampla sobre a área em que a empresa atua, orientando-o durante a definição de estratégias e nas tomadas de decisão.
Fazer uma boa pesquisa de mercado pode identificar problemas e oportunidades de negócio. Por meio dela, é possível coletar e analisar informações como:
Investir em treinamento e capacitação das equipes é uma excelente forma de favorecer o surgimento de novas ideias. Cursos, palestras, webinars e workshops impactam diretamente o desempenho dos funcionários.
Equipes bem treinadas e capacitadas tendem a cometer menos erros, o que diminui os números de retrabalhos e, consequentemente, de custos. Assim, a produtividade se eleva.
Além disso, os treinamentos são fundamentais para alinhar o comportamento e as habilidades dos funcionários com os objetivos da empresa.
Dentre as ideias de projetos de melhorias para empresas, o desenvolvimento de um clima organizacional leve e agradável é mais uma que pode surtir efeitos bastante positivos.
Confraternizações, horários flexíveis, dress code mais informal e boas condições de trabalho são exemplos de ações que contribuem para um clima organizacional mais amigável e prazeroso para se trabalhar.
Além disso, é fundamental que os líderes cultivem um bom relacionamento com os seus liderados e procurem ser mais próximos, com diálogos mais horizontais.
Isso ajudará o gestor a conquistar a confiança dos seus colaboradores, que passarão a produzir melhor.
Mas lembre-se: construir um clima organizacional depende de uma relação verdadeira e recíproca. Não se impõe um clima organizacional, ele surge a partir de valores que todos não abrem mão na empresa.
Procure monitorar, periodicamente, os resultados das ações de melhoria na sua empresa. O monitoramento possibilita identificar determinadas falhas e fazer os devidos ajustes no meio do caminho antes que tais falhas representem prejuízos maiores.
Reúna-se com os colaboradores pelo menos uma vez ao mês e dê a eles a oportunidade de dizer quais são suas dificuldades na busca por resultados. Faça feedbacks para reconhecer quando o trabalho for bem executado e para explicar em que pontos é preciso melhorar.
O STRATWs ONE é o software da Siteware desenvolvido para acompanhar indicadores de performance. Com ele, é possível alinhar toda a empresa em relação às metas e objetivos estratégicos, além de estimular a comunicação e a colaboração entre as diversas áreas da organização.
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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!
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