Certificação PMP® vale a pena? Damos as informações para você avaliar por si mesmo

CONTEÚDO

gestor obtendo certificação PMP: vale a pena
gestor obtendo certificação PMP: vale a pena

CONTEÚDO

A gestão de projetos é uma das atividades-chave das empresas. Mais do que isso, ela tornou-se uma carreira em que os gestores precisam ter habilidades específicas que são buscadas por empresas do mundo inteiro. Nesse contexto, muitos ainda se perguntam se a certificação PMP vale a pena.

O caminho até obter a certificação pode ser longo e demanda dedicação. Por isso, é preciso avaliar bem quais são as suas prioridades e qual direcionamento você deseja dar para a sua vida profissional.

Se você tem dúvidas sobre a certificação ou se ainda nem a conhece muito bem, este é o lugar certo para você. Preparamos um artigo que vai explicar o que é PMP e avaliar os benefícios que ela pode trazer para o seu currículo e para a sua carreira. Leia até o fim e fique atualizado!

O que é certificação PMP? 

Em qualquer área de atuação, uma certificação é um documento que comprova que um profissional tem uma série de habilidades para executar uma determinada função. Esses títulos normalmente são emitidos por alguma autoridade do setor e concedidos depois de uma prova, em que o candidato mostra os seus conhecimentos.

No caso da gestão de projetos, a PMP® (Project Management Professional) é a certificação mais reconhecida do setor, válida em mais de 150 países. O documento é dado aos profissionais que têm formação, experiência e domínio das práticas PMBOK de gerenciamento de projetos.

O responsável pela emissão da certificação é o Instituto Nacional de Padrões dos Estados Unidos (também conhecido pela sigla ANSI), junto com a Organização Nacional de Padronização (ISO).

No vídeo a seguir (em inglês), você pode ver mais detalhes sobre a certificação:

A certificação PMP vale a pena? 

A resposta a essa pergunta depende dos seus objetivos profissionais e das suas prioridades. Mas podemos falar um pouco sobre as características dessa certificação e os benefícios de tê-la no currículo para você avaliar se a certificação PMP vale a pena no seu caso.

A PMP é um dos maiores títulos que o profissional de gestão de projetos pode ter nos dias de hoje. Em algumas empresas, ela é mais valorizada do que um MBA na área, devido aos critérios rigorosos que os profissionais têm que seguir para conseguir o reconhecimento.

Para melhorar ainda mais profissionalmente, veja nossas dicas sobre liderança:

Além disso, como é válida em uma e meia centena de países, é uma ferramenta quase indispensável para quem deseja internacionalizar a carreira e fazer gestão de projetos fora do Brasil.

Porém, conquistar a certificação não é fácil. Justamente por ser tão criteriosa, o exame para a obtenção da PMP exige conhecimentos atualizados sobre as boas práticas do setor. Por isso, muitos profissionais recorrem a cursos preparatórios especializados que ajudam a estudar para o exame. É preciso dedicação e bastante disciplina nos estudos para ter sucesso.

Mas, ultrapassada a prova, o retorno sobre esse investimento de tempo, energia e até dinheiro é praticamente certo. Profissionais que têm a certificação PMP têm uma maior empregabilidade, maior possibilidade de progressão de carreira e encontra melhores salários no mercado.

A empresa que contrata um gestor de projetos certificado também se beneficia. Afinal, essa é uma atividade-chave, que será responsável pelo estabelecimento das metas e pela coordenação das equipes para alcançá-las. Portanto, ter um profissional qualificado para conduzir a empresa nesse processo faz toda a diferença.

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre esse título, pode responder de forma autônoma à pergunta: a certificação PMP vale a pena para a sua trajetória profissional?

E certificação CAPM, vale a pena? 

Um dos requisitos para tirar a PMP é ser um gestor de projetos com pelo menos 3 anos de experiência na função. Se você ainda está começando e já quer dar um peso para o seu currículo, há uma outra possibilidade: a certificação CAPM®, vale a pena se informar sobre ela.

Criada também pelo Project Management Institute essa certificação é uma sigla para “Certified Associate in Project Management”. Apesar de ser bem menos conhecida do que a PMP, ela pode ser uma ferramenta bastante interessante para sua carreira, pois mostra o seu interesse e comprometimento pela área, além de um título do prestigioso PMI.

Você pode tirar a certificação CAPM mesmo se ainda não tiver o ensino superior. Para isso, precisa comprovar uma experiência mínima de 1.500 horas como gestor de projetos. Já aqueles que terminaram a faculdade devem fazer um treinamento com 23 horas de duração como requisito para tirarem a certificação.

Baixe nosso infográfico para melhorar a sua gestão de projetos:

O que é gestão de projetos? 

Ainda é bastante comum a confusão dos conceitos de gestão de projetos e processos. Por isso, vamos aproveitar para esclarecer o que é o gerenciamento de projetos. Primeiro, é importante entender quais são as características de um projeto:

  • É temporário e único;
  • Tem um início, um meio e um fim e uma evolução progressiva;
  • É voltado para um objetivo bem específico e recursos bem definidos;
  • Rompe com a forma regular de fazer as coisas na empresa;
  • Está conectado a um ou mais processos da empresa.

Sabendo dessas características, fica um pouco mais fácil entender o que é gestão de projetos. Trata-se de uma atividade estratégica da empresa, que tem como objetivo gerar alguma melhoria, seja em resultados ou em algum dos processos da empresa (por exemplo, a contratação).

A equipe responsável pela gestão de projetos trabalha de forma localizada e se dedica a um projeto de cada vez. Mesmo que a equipe seja multidisciplinar e que o projeto envolva diferentes áreas da empresa, eles têm um objetivo bem claro, que é cuidar para que aquele objetivo específico seja alcançado.

Cada projeto está relacionado a um ou a diversos processos que devem ser executados em cada tarefa. Para fazer uma gestão mais simples de todos eles e aumentar a eficiência do seu time, você pode sempre contar com um software de gestão de processos, como o STRATWs One.

Desenvolvido pela Siteware, o software transforma em processos toda a metodologia de gestão da sua empresa. Como é compatível com diferentes metodologias, como SWOT, Lean e outras, atualmente, o STRATWs One já atende cerca de 180 mil usuários em cerca de 1.000 empresas diferentes ao redor do mundo.

Atendemos grupos como Centauro, Vivara e Magazine Luiza, levando mais simplicidade para a gestão operacional, eficiência e produtividade. Faça como essas grandes empresas: solicite uma demonstração gratuita e revolucione a gestão da sua empresa!