Resiliência profissional: o que é e 5 dicas para desenvolver

Conteúdo
Considerada a principal competência do início do século 21, a resiliência profissional refere-se à capacidade de suportar situações adversas no ambiente de trabalho e ainda assim manter a dedicação na busca por resultados.
Então você já deve ter ouvido falar que resiliência profissional é uma das habilidades mais importantes para quem deseja crescer e se manter no mercado de trabalho atual. E não é exagero.
Em um cenário cada vez mais desafiador, com mudanças rápidas, pressão por resultados e por liderar em tempos de incertezas constantes, desenvolver a resiliência profissional deixou de ser um diferencial e se tornou praticamente uma necessidade.
Mas afinal, o que isso significa na prática? Certamente você conhece ou já conviveu com pessoas que mantinham a serenidade mesmo diante de um turbilhão de problemas. Elas têm mais facilidade em vencer as dificuldades e os obstáculos, por mais complicados que eles sejam e, ainda, antecipar crises, prevendo-as e se preparando para elas.
Nesse artigo vamos abordar não apenas o conceito de resiliência profissional, mas também atitudes para desenvolvê-la no ambiente profissional. Acompanhe!
Entendendo a resiliência profissional
O conceito original de resiliência vem da física, correspondendo à capacidade dos materiais de resistir a grandes impactos e deformações e depois voltar à forma original. Mas é no mundo corporativo que esse termo vem sendo largamente utilizado.
Nesse cenário, desenvolver a resiliência profissional significa conseguir lidar com prazos apertados, mudanças repentinas, feedbacks desafiadores e até crises inesperadas sem se deixar abater.
Isso não quer dizer que você deva ignorar seus sentimentos ou agir como se estivesse tudo bem o tempo todo, mas sim construir uma postura madura e confiante para conseguir atravessar os altos e baixos da vida profissional.
E a boa notícia é que essa competência socioemocional pode (e deve!) ser aprendida e treinada ao longo da carreira. Veja algumas características de uma pessoa com resiliência profissional:
- Capacidade de promover mudanças quando necessário para atingir seus objetivos e os da empresa.
- Firmeza de propósito, ou seja, vai até o fim na execução de tarefas.
- Facilidade de antecipar crises e se preparar para elas.
- Superação de obstáculos, por mais traumáticos que eles sejam.
- Tranquilidade para ouvir “não”.
- Controle das emoções.
- Uso das críticas a seu favor.
- Fácil administração de situações desconfortáveis.
- Facilidade para encontrar as causas dos conflitos.
- Aprende continuamente com as experiências de vida.
Vale lembrar que, diante do modelo a que as organizações modernas estão submetidas, as empresas vêm buscando profissionais capazes de administrar situações de conflitos no trabalho e estresse. Em um mercado altamente competitivo, não é difícil imaginar porque essas são atitudes fundamentais para o sucesso.
Um outro tipo de resiliência que tem sido bastante discutido é o que ocorre na administração. Veja mais sobre no vídeo abaixo:
A resiliência profissional é importante não apenas para os colaboradores, mas também para outros agentes da empresa como chefes, coordenadores, supervisores e principalmente para pessoas em posição de liderança. Portanto, o quanto antes você desenvolver esse comportamento, melhor.
Superando desafios e alcançando resultados
Por mais que a mídia, as corporações e autores renomados recomendem essa competência, conquistar a resiliência profissional ainda é um desafio. Isso porque não se trata apenas de ações objetivas, mas também, e principalmente, de mudanças de comportamento, quebras de paradigmas e crenças limitantes.
É natural encontrar barreiras durante esse processo, mas elas devem servir de aprendizado, uma vez que a própria resiliência no trabalho impulsiona o indivíduo a ir até o fim na execução de seus objetivos.
Nem sempre uma estratégia se mantém a mesma durante sua execução, tendo em vista que tudo ao nosso redor está mudando o tempo todo. Sendo assim, como superar os altos e baixos e garantir que os resultados sejam alcançados?
É ai que entra a resiliência profissional como forte aliada para vencer as dificuldades e atingir os objetivos esperados. Assim, é possível enxergar as mudanças por uma perspectiva positiva e será mais fácil se adaptar mesmo quando as circunstâncias forem adversas.
Desenvolvendo a resiliência profissional
Algumas pessoas nascem resilientes, outras precisam se tornar. E é isso mesmo! É possível adquirir essa competência, seja na vida pessoal ou profissional.
Quanto mais você exercita sua resiliência profissional, mais se prepara para enfrentar os desafios que surgir e e seguir crescendo, mesmo em cenários difíceis de lidar.
A seguir, você pode conferir atitudes essenciais para se tornar uma pessoa resiliente no trabalho.
1- Administre suas emoções
O foco deve estar na solução dos problemas, e não nas emoções. Manter a serenidade diante de situações difíceis não é fácil, mas indivíduos que não se deixam levar pelas motivações pessoais são mais propensos a ter sucesso no mundo corporativo e na vida pessoal.
E, novamente, não se trata de deixar de lado as emoções, mas de experimentá-las de forma moderada, equilibrada. Até porque é impossível se desprender totalmente delas, né? Além disso, administrando suas emoções, você também pode estar dando um grande passo rumo à sua saúde mental.
Quando os seus ânimos estiverem exaltados, busque se afastar um pouco, ouvir uma música, meditar ou fazer coisas que você gosta. Essas são ações recomendadas para deixar a poeira baixar, porque sabemos que, em momentos de estresse, podemos tomar atitudes impensadas e que serão, provavelmente, motivo de arrependimento mais tarde.
E isso é inteligência emocional, habilidade cada vez mais requisitada nas relações de trabalho. Hoje em dia, não basta apenas ter quociente de inteligência (QI), pois é um bom quociente emocional (QE) que faz toda a diferença.
2- Tenha autoconfiança
O indivíduo dotado de autoconfiança assume riscos com mais frequência, justamente por acreditar em sua capacidade de solucionar problemas.
Já uma pessoa com baixa autoestima tem dificuldade para tomar decisões. Ela não confia na própria capacidade e isso afeta de forma negativa suas relações, tanto no trabalho quanto nas relações pessoais.
Mas é essencial não confundir: autoconfiança não é arrogância. Ela caminha lado a lado com humildade e aprendizado. Um profissional confiante busca feedbacks para evoluir, sem se sentir ameaçado, e entende que errar faz parte do crescimento.
Por isso, a pessoa resiliente, além da coragem de ir adiante, tem serenidade para assumir as consequências dos seus atos, sejam positivas ou negativas. É nesse aspecto que a autoconfiança deve ser trabalhada, já que ela irá andar lado a lado com a resiliência na construção do seu sucesso.
3- Veja as mudanças pelo lado positivo
Tem gente que tem pavor de mudança. Só que você deve ter percebido que isso fica cada vez mais insustentável no mundo de transformações constantes que vivemos.
Por isso, ao invés de focar apenas no lado negativo, busque ver os aspectos positivos que as mudanças trazem e as novas oportunidades que podem ser traçadas. A partir do momento em que você admite a dualidade das situações e das pessoas, consegue lidar melhor com elas.
Por isso, saia da sua zona de conforto, mesmo que com mudanças pontuais. Assim, você movimenta a vida, tornando-a mais fluida e repleta de conquistas. E mesmo que a situação não seja das mais favoráveis, olhe para frente e busque mudar as coisas para melhor.
4- Crie boas relações
A sociabilidade está diretamente ligada ao bom relacionamento interpessoal. Quem tem essa habilidade, cria boas relações com outras pessoas e, consequentemente, consegue trabalhar melhor em equipe.
A empatia também é uma característica importante nas relações de trabalho que podem ficar desgastadas, já que são intensas. Por isso, manter um comportamento profissional resiliente exige empatia, já que se colocar no lugar do outro é fundamental para minimizar e solucionar conflitos.
5- Use a criatividade
Já parou para pensar que, diante do que está incomodando ou fugindo do controle, estabelecer ações criativas com a finalidade de transformar esses problemas pode criar novos cenários?
Como já foi dito, as estratégias não são fixas, muito pelo contrário. Então, para não comprometer os resultados, é importante ter jogo de cintura e usar bastante a criatividade.
E se os eventos não podem ser modificados, às vezes é melhor aceitar essa nova realidade do que gastar energia tentando fazer o impossível. Para pessoas resilientes, o tempo é valioso e não pode ser desperdiçado com ações desnecessárias.
Tempos difíceis exigem flexibilidade. Usando as informações que compartilhamos nesse artigo, você conseguirá administrar melhor as relações no trabalho e alcançar os objetivos independentemente das circunstâncias.
Próximos passos
Como você pode ver, desenvolver a resiliência profissional é um processo contínuo, que exige autoconhecimento, aprendizado e um ambiente de trabalho que apoie o crescimento das pessoas.
É preciso criar uma cultura que incentive o desenvolvimento de competências emocionais, comportamentais e estratégicas. E, para isso, contar com as ferramentas certas faz toda a diferença.
O STRATWs One foi pensado para apoiar líderes e equipes no desenvolvimento de competências fundamentais para a resiliência profissional no ambiente de trabalho. Dessa forma, é possível promover uma cultura de alta performance, sem abrir mão do mais importante: o bem-estar e o desenvolvimento humano.
Com o STRATWs One, você:
- Estimula o desenvolvimento contínuo dos colaboradores com Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) personalizados, ajudando cada pessoa a fortalecer sua resiliência profissional;
- Realiza reuniões 1:1 estruturadas e de qualidade, oferecendo feedbacks construtivos e orientações que impulsionam o crescimento emocional e profissional do time;
- Acompanha avaliações de desempenho de forma transparente, reconhecendo comportamentos resilientes e incentivando a superação de desafios;
- Apoia a criação de um ambiente de confiança e comunicação clara, que facilita a construção de equipes mais colaborativas e preparadas para lidar com mudanças e adversidades;
- Conecta os objetivos individuais ao propósito da empresa, fortalecendo o engajamento e a motivação, fundamentais para que a resiliência profissional seja uma realidade no dia a dia.
Para fortalecer a resiliência profissional do seu time e construir um ambiente de trabalho que potencialize talentos e resultados, conte com o apoio do STRATWs One.