(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre as ações de engajamento de funcionários nas empresas!)
Você já chegou para trabalhar em sua empresa e sentiu que o ambiente era pesado, que as pessoas estavam ali somente por obrigação? Quando isso acontece, é preciso estar atento para organizar – urgentemente – ações de engajamento dos colaboradores.
Engajamento de funcionários: esse é talvez o fator mais desafiador para qualquer gestor. Afinal, os colaboradores são tidos por muitos empresários e especialistas como o ativo mais importante de qualquer negócio.
Sem um ótimo desempenho de sua equipe, certamente a produtividade da organização irá despencar e os resultados estarão muito aquém do desejado.
Por isso, fazer com que seus colaboradores estejam desempenhando seu maior potencial deve ser um objetivo prioritário e constante em toda empresa.
Além de ações de engajamento, as ferramentas de gestão de pessoas são cruciais para aumentar a produtividade do colaborador. Confira quais são as 9 principais ferramentas de gestão de pessoas →
Mas, como tornar a gestão de pessoas mais eficiente?
Veja algumas das ações de engajamento de colaboradores nas empresas que você precisa conhecer para aumentar a produtividade de seus negócios:
Colaboradores engajados são pessoas que possuem um alto nível de proatividade e dedicação com o sucesso da empresa. Além disso, eles se esforçam para compreender e implementar as práticas e políticas da empresa, além de esforços para atender às expectativas dos clientes.
Assim, um ponto importante para se destacar é que os colaboradores engajados não apenas seguem ordens, mas também se esforçam para criar o melhor caminho e alcançar os resultados.
Por isso, a liderança da empresa deve estimular a proatividade e o comprometimento dos colaboradores, com o intuito de contribuírem para o aumento da produtividade da empresa. Dessa forma, acima de tudo, é preciso entender: funcionários engajados não são apenas aqueles colaboradores motivados – o conceito vai além disso.
Ter um profissional engajado é sinônimo de possuir uma pessoa com proatividade, esforçada e com um objetivo constante de ajudar para o sucesso de sua empresa.
São aqueles trabalhadores que realmente “vestem a camisa” da empresa em que trabalham, são extremamente comprometidos e que demonstram paixão por aquilo que fazem.
O especialista em pesquisas organizacionais, Stephen Harding, definiu que o engajamento é constituído por 3 dimensões:
Por isso, é imprescindível colocar em prática ações de engajamento de funcionários nas empresas capazes de impulsionar essas 3 dimensões entre os colaboradores no dia a dia.
São iniciativas que incentivam os colaboradores a tomarem medidas e estar ativos e comprometidos no trabalho, melhorando assim os objetivos da empresa. Ações como programas de treinamento, premiação por metas alcançadas, feedbacks regulares, programas de voluntariado, entre outros, podem fazer a diferença na satisfação e no desempenho dos funcionários.
Se a empresa em que você trabalha realiza pesquisas de clima com baixo nível de respostas e os líderes estão encontrando dificuldades em contar com pessoas mais ativas dentro do time, por exemplo, é bem provável que ações de engajamento estão sendo necessárias.
O engajamento de funcionários pode ser considerado como um dos principais responsáveis para que uma empresa alcance resultados cada vez mais expressivos.
Portanto, se seu objetivo é fazer com que seus negócios cresçam, é necessário que invista muito comprometimento na gestão de pessoas e em ações de engajamento.
E isso não quer dizer apenas voltar sua atenção a gestores ou cargos mais altos: lembre-se que todos os seus colaboradores precisam demonstrar um bom engajamento.
Por isso, para melhorar produtividade de uma empresa, algumas ações de engajamento de funcionários nas empresas podem ser determinantes.
Vamos conhecer algumas delas:
Pesquisas apontam que uma liderança ruim é um dos principais motivos para a falta de produtividade e a desmotivação de uma equipe.
Por isso, é muito importante que os comportamentos de cada gestor sejam avaliados.
Os líderes precisam buscar conhecer cada colaborador de sua equipe, entender suas necessidades pessoais e saber como fazer com que se sintam valiosos para o desempenho da empresa.
É preciso que os gestores saibam realmente como liderar – e não apenas dar ordens. Já os funcionários precisam ter na figura do chefe alguém inspirador, capaz de promover um sentimento de confiança.
Ao rodar um one on one ou uma avaliação de desempenho, por exemplo, certifique-se de que as sugestões propostas por seus liderados sejam executadas ou pelo menos levadas em consideração. Do contrário, o engajamento poderá cair, ao perceberem que eles não possuem voz ativa na equipe.
Os colaboradores só se mostrarão engajados se sentirem que estão, de fato, realizando algo na empresa. Afinal, como ter a vontade de “colocar a mão na massa” se há a impressão de que um trabalho é duro não faz muita diferença?
Por isso, um papel dos gestores é o de demonstrar de maneira constante que as funções desempenhadas pelos colaboradores são importantes. E que, além disso geram consequências diretas para a organização.
Para isso, você pode começar pelo desdobramento de metas na sua empresa. Ou seja, a alta gestão começa definindo um grande objetivo para a empresa naquele alo e a partir dali, cada equipe define seus objetivos próprios para ajudar a organização a alcançar aquele grande objetivo.
Ao fazer isso cria-se um sentimento de verdadeiro desafio em ações de engajamento e atingimento de metas.
Além disso, dê mais autonomia aos colaboradores, delegando algumas tarefas em que as opiniões e decisões de seu time sejam necessárias.
Sentir que possui chance clara de evolução dentro de uma empresa é um dos fatores mais valorizados pelos colaboradores.
Nesse caso, contar com um plano de carreira bem estruturado é uma das ações de engajamento capaz de estimular o autodesenvolvimento de seus colaboradores, que podem ter um objetivo profissional real a ser alcançado.
Afinal, se você sabe que, independente de seus esforços, nunca alcançará um novo cargo ou terá progresso em suas funções dentro da empresa, dificilmente se sentirá motivado o suficiente para entregar o seu melhor.
Ter a sensação de que não será possível sair do mesmo lugar é um verdadeiro entrave para que qualquer funcionário se sinta engajado. Esse é um fator decisivo não somente para reter talentos, mas também para atraí-los.
Por isso, procure conversar sobre planos de carreira com seus colaboradores. Mas, claro, sempre considerando os planos estratégicos e limitações da empresa, bem como as habilidades de cada colaborador nas ações de engajamento.
Ofereça ainda novas responsabilidades e estude tarefas desafiadoras que possam gerar um crescimento profissional e aprendizado de seus funcionários.
Invista ainda em feedbacks consistentes de maneira frequente, visando à melhoria do desempenho de cada membro de sua equipe.
Para ter um plano de carreira, é essencial rodar ciclos de avaliação de desempenho. Confira as 9 melhores ferramentas de avaliação de desempenho dos colaboradores →
Uma das principais ações de engajamento de funcionários nas empresas é, indiscutivelmente, saber oferecer recompensas.
É essencial que seus colaboradores sintam que seus respectivos trabalhos estão não somente rendendo resultados, mas estão sendo valorizados.
Recompensas como aumentos de salários, ou simplesmente quantias compatíveis com o mercado, são boas opções a serem consideradas na hora de reconhecer bons colaboradores.
Mas, atenção: recompensas não se resumem apenas a remunerações.
Procure sempre fazer elogios quando percebe um bom trabalho, opte por celebrações por conquistas que agradem seus funcionários e outras formas de incentivar sua equipe.
Veja também: Meritocracia nas empresas – como implantar a valorização de pessoal por seu desempenho
Aliado ao fator de desenvolvimento profissional, bem como uma forma de benefício, oferecer formas de aprimoramento de seus funcionários, como cursos e palestras, pode ser uma excelente opção.
Estude a possibilidade de fornecer convênios com universidades ou centros educacionais, ou outras formas de proporcionar cursos que possam aprimorar o conhecimento de sua equipe. Pós-graduação e idiomas são bons exemplos.
Organizar palestras com especialistas ou de teor motivacional pode ainda ser uma forma de atualização. Além disso, ajuda a “quebrar” um pouco a rotina do ambiente de trabalho, dando ares de renovação.
Saber compreender as necessidades de cada um de seus funcionários é essencial para qualquer tipo de ações de engajamento de funcionários nas empresas. Medir o nível de satisfação e reconhecer problemas motivacionais também é fundamental.
Para isso, não basta ser um gestor com uma boa intuição ou habilidade de reconhecer comportamentos.
Por isso, busque sempre demonstrar a disponibilidade para diálogos e incentive o fato de que a comunicação interna é uma via de mão dupla.
Mesmo assim, algumas questões podem não ser discutidas ou até mesmo percebidas pelos líderes.
Por isso, procure colocar em prática pesquisas de clima organizacional, inserindo itens que se relacionem ao bem-estar, motivação e grau de satisfação de sua equipe.
Leve os resultados obtidos a sério: planeje meios para reverter os pontos negativos e exaltar os positivos apontados pelos colaboradores.
Ter uma empresa com problemas no trabalho em equipe é praticamente uma verdadeira receita para o desastre. Um ambiente amigável, com sincronia e com um forte vínculo emocional entre os colaboradores é o ideal para qualquer organização.
Por isso, busque estabelecer um calendário de eventos que promovam a integração da equipe.
Você pode promover um happy hour, uma comemoração em datas temáticas, mutirões de trabalhos voluntários em ONGs e muito mais! É importante proporcionar encontros em que seja possível não só fortalecer o discurso e cultura da organização, mas que crie um ambiente agradável para que os funcionários interajam entre si.
Afinal, seres humanos são seres sociáveis, não é mesmo?
Ao colocar o engajamento de seus colaboradores como um objetivo de importância para seus negócios, com certeza você irá perceber mudanças positivas no comportamento de sua equipe.
Quer engajar sua equipe com algumas táticas que vão mudar a maneira dos colaboradores pensarem?
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E se você quer mesmo contar com um time engajado, baixe também:
[INFOGRÁFICO] 10 estatísticas chocantes sobre engajamento
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