Como é que você faz para saber se a sua cadeia de suprimentos está operando de maneira satisfatória, melhorando ou piorando?
Muitos gestores ainda têm dúvidas sobre a utilização de indicadores de desempenho em operações logísticas.
Quais usar? Quantos usar? Como usar? Afinal, como medir o desempenho logístico?
Se esse é o seu caso, este post foi feito para você.
Continue a leitura e descubra o que são indicadores de desempenho logístico, sua importância para os negócios e quais são os principais que você pode utilizar na sua empresa.
Este post também pode interessar a você: 6 indicadores de avaliação de desempenho de fornecedores: fique de olho neles!
E se você quer saber tudo sobre KPIs, baixe nossos materiais gratuitos:
Os indicadores de desempenho (KPIs) logísticos são utilizados para rastrear, visualizar e otimizar todos os processos relevantes do departamento de logística. Assim, a utilização de KPIs garante que você esteja sempre avaliando sua performance em relação a um benchmark estático. Dessa forma, as flutuações se tornam imediatamente visíveis e, se o desempenho se mover na direção errada, você poderá responder rapidamente, fazendo os ajustes necessários.
Esses índices servem para mensurar o nível de serviço em diferentes processos logísticos. Com isso, mostram quais situações cruciais merecem uma maior atenção por parte dos gestores.
A definição dos indicadores de desempenho logístico vai depender das características gerais do seu negócio e da sua composição logística.
Nesse sentido, é preciso levar em consideração fatores como:
Se, por exemplo, o transporte da carga é feito pelas rodovias, é interessante adotar não somente a taxa de atrasos de entrega como indicador, mas também a taxa de incidentes.
Confira a seguir algumas das principais vantagens que o uso de indicadores de desempenho logístico pode trazer para o seu negócio.
Você sabe como definir KPIs? Então, confira estas dicas:
Confira algumas vantagens de usar indicadores de logística:
Agora que você já sabe o que são indicadores de desempenho logístico e suas principais vantagens para os negócios, confira alguns exemplos de KPIs, diversos tipos que você pode implementar na sua empresa.
O objetivo deste indicador é identificar possíveis problemas no seu processo de atendimento de pedidos.
Ele se refere a relação entre os pedidos entregues dentro do prazo estipulado e o total de pedidos.
Assim, quando este KPI está muito baixo, significa que há problemas processuais que precisam ser corrigidos.
Por exemplo: planejamento desatualizado, sistemas de recebimento de pedidos insuficientes para o tamanho da demanda etc.
O cálculo é o seguinte:
entregas dentro do prazo / total de entregas * 100
O ideal é manter essa porcentagem acima de 90%.
Aqui é feito o monitoramento do grau de incidentes desde o transporte até a entrega de um pedido.
A Perfect Order Rate é outra métrica logística altamente importante quando se trata da eficiência da sua cadeia de suprimentos. Este indicador mede a quantidade de pedidos que são processados, enviados e entregues sem nenhum incidente em seu caminho.
Por exemplo: atrasos, pedidos errados, mercadorias danificadas etc.
O POR é um KPI importante, pois mostra a eficiência de sua cadeia de suprimentos e serviços de entrega. E isso leva, é claro, a clientes mais satisfeitos que, por isso, estão dispostos a voltar ou recomendar seus serviços.
Quanto maior for essa taxa, melhor será para o seu negócio. Dessa forma, você perderá menos dinheiro com devoluções de mercadorias imprecisas ou danificadas e aumentará o nível de satisfação de sua base de clientes.
Com este indicador, você consegue rastrear o tempo necessário para que um pedido seja preparado corretamente para chegar ao destino.
O Tempo Médio de Entrega é medido a partir do momento em que o pedido é feito até o momento em que é entregue ao cliente.
Ao adotar este indicador, você consegue ser mais preciso na hora de oferecer prazos para os seus clientes. Dizer, por exemplo, que um pedido chegará entre 4 e 5 dias úteis é melhor do que dizer que ele chegará entre 1 e 5 dias úteis.
Da mesma forma, precisar o horário de entrega entre 13h e 15h em vez de entre 8h e 18h é também bastante eficaz.
Este é um exemplo típico de KPI de logística para diminuir o tempo de entrega.
Acompanhe todos os custos, desde o momento do pedido até sua entrega.
O indicador de custos de transporte calcula o total das despesas envolvidas no processamento de um pedido desde o início até o final.
Para isso, recomenda-se que os custos sejam divididos em categorias distintas: o processamento de pedidos, o administrativo, o estoque, o armazenamento e, finalmente, os custos reais de transporte.
Depois de calcular tudo isso, você pode avaliar a porcentagem que cada etapa do processo representa e ver se isso é excessivo ou se está dentro da normalidade.
Você também pode calcular os custos de transporte relativo a um produto e ver quanto custa um item em comparação com a receita que ele gera.
O objetivo é diminuir os custos de transporte, mantendo uma alta qualidade de entrega.
Os Custos de Armazenagem referem-se ao dinheiro alocado às mercadorias transferidas para o depósito ou fora dele.
Essas despesas cobrem os custos de equipamentos e energia, como pedidos, armazenamento e carregamento de mercadorias, e também custos mais humanos, como mão de obra, remessa ou entrega.
Sendo o armazém uma área vital do seu negócio, é importante medir e revisar os custos regularmente, de modo a melhorar suas operações e avaliar essa melhoria.
Medir este indicador não é uma tarefa fácil. Mas, uma vez feito, facilitará sua gestão geral e agregará muito valor, algo que a alta administração ou os investidores irão apreciar.
De nada adianta usar indicadores se você não sabe como gerenciá-los. Por isso, confira este vídeo:
Mas, afinal de contas, como medir o desempenho logístico, na prática, com esses diversos tipos de indicadores na cadeia de suprimentos?
Para isso, além de saber o que são indicadores de desempenho logístico, você precisa seguir algumas boas práticas de medição de desempenho logístico.
Por isso, confira algumas dicas a serem seguidas na hora de implementá-los.
Gostou de saber mais sobre o que são indicadores de desempenho logísticos? Coloque-os em prática e favorece os resultados da sua empresa.
Veja também em nosso blog: Para que serve, como calcular e o que é KPI de logística
O STRATWs One é um software de gestão de performance empresarial que monitora indicadores em tempo real, de forma transparente. Assim, é possível acompanhar seus indicadores de produtividade logística – e de quaisquer outros em sua empresa – e determinar providências, caso não estejam atingindo as metas desejadas.
Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!
Quer começar a acompanhar indicadores o quanto antes? Então, baixe nosso e-book gratuito: Crie seu dashboard de indicadores de desempenho em 3 dias
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |