O que são indicadores de desempenho logístico: 5 exemplos para usar em sua empresa
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Como é que você faz para saber se a sua cadeia de suprimentos está operando de maneira satisfatória, melhorando ou piorando?
Muitos gestores ainda têm dúvidas sobre a utilização de indicadores de desempenho em operações logísticas.
Quais usar? Quantos usar? Como usar? Afinal, como medir o desempenho logístico?
Se esse é o seu caso, este post foi feito para você.
Continue a leitura e descubra o que são indicadores de desempenho logístico, sua importância para os negócios e quais são os principais que você pode utilizar na sua empresa.
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O que são indicadores de desempenho logístico?
Os indicadores de desempenho (KPIs) logísticos são utilizados para rastrear, visualizar e otimizar todos os processos relevantes do departamento de logística. Assim, a utilização de KPIs garante que você esteja sempre avaliando sua performance em relação a um benchmark estático. Dessa forma, as flutuações se tornam imediatamente visíveis e, se o desempenho se mover na direção errada, você poderá responder rapidamente, fazendo os ajustes necessários.
Esses índices servem para mensurar o nível de serviço em diferentes processos logísticos. Com isso, mostram quais situações cruciais merecem uma maior atenção por parte dos gestores.
A definição dos indicadores de desempenho logístico vai depender das características gerais do seu negócio e da sua composição logística.
Nesse sentido, é preciso levar em consideração fatores como:
- O estoque;
- Os meios de transporte;
- A segurança das mercadorias.
Se, por exemplo, o transporte da carga é feito pelas rodovias, é interessante adotar não somente a taxa de atrasos de entrega como indicador, mas também a taxa de incidentes.
Confira a seguir algumas das principais vantagens que o uso de indicadores de desempenho logístico pode trazer para o seu negócio.
Você sabe como definir KPIs? Então, confira estas dicas:
As vantagens dos indicadores de desempenho logístico
Confira algumas vantagens de usar indicadores de logística:
- Identificação de gargalos na qualidade;
- Redução de custos;
- Maior produtividade;
- Tomadas de decisão bem fundamentadas e mais assertivas;
- Aumento da segurança;
- Maior satisfação do consumidor final;
- Aumento da capacidade de atendimento.
5 exemplos de indicadores de desempenho logístico
Agora que você já sabe o que são indicadores de desempenho logístico e suas principais vantagens para os negócios, confira alguns exemplos de KPIs, diversos tipos que você pode implementar na sua empresa.
1 – Entregas dentro do prazo
O objetivo deste indicador é identificar possíveis problemas no seu processo de atendimento de pedidos.
Ele se refere a relação entre os pedidos entregues dentro do prazo estipulado e o total de pedidos.
Assim, quando este KPI está muito baixo, significa que há problemas processuais que precisam ser corrigidos.
Por exemplo: planejamento desatualizado, sistemas de recebimento de pedidos insuficientes para o tamanho da demanda etc.
O cálculo é o seguinte:
entregas dentro do prazo / total de entregas * 100
O ideal é manter essa porcentagem acima de 90%.
2 – Perfect Order Rate
Aqui é feito o monitoramento do grau de incidentes desde o transporte até a entrega de um pedido.
A Perfect Order Rate é outra métrica logística altamente importante quando se trata da eficiência da sua cadeia de suprimentos. Este indicador mede a quantidade de pedidos que são processados, enviados e entregues sem nenhum incidente em seu caminho.
Por exemplo: atrasos, pedidos errados, mercadorias danificadas etc.
O POR é um KPI importante, pois mostra a eficiência de sua cadeia de suprimentos e serviços de entrega. E isso leva, é claro, a clientes mais satisfeitos que, por isso, estão dispostos a voltar ou recomendar seus serviços.
Quanto maior for essa taxa, melhor será para o seu negócio. Dessa forma, você perderá menos dinheiro com devoluções de mercadorias imprecisas ou danificadas e aumentará o nível de satisfação de sua base de clientes.
3 – Tempo Médio de Entrega
Com este indicador, você consegue rastrear o tempo necessário para que um pedido seja preparado corretamente para chegar ao destino.
O Tempo Médio de Entrega é medido a partir do momento em que o pedido é feito até o momento em que é entregue ao cliente.
Ao adotar este indicador, você consegue ser mais preciso na hora de oferecer prazos para os seus clientes. Dizer, por exemplo, que um pedido chegará entre 4 e 5 dias úteis é melhor do que dizer que ele chegará entre 1 e 5 dias úteis.
Da mesma forma, precisar o horário de entrega entre 13h e 15h em vez de entre 8h e 18h é também bastante eficaz.
Este é um exemplo típico de KPI de logística para diminuir o tempo de entrega.
4 – Custos de Transporte
Acompanhe todos os custos, desde o momento do pedido até sua entrega.
O indicador de custos de transporte calcula o total das despesas envolvidas no processamento de um pedido desde o início até o final.
Para isso, recomenda-se que os custos sejam divididos em categorias distintas: o processamento de pedidos, o administrativo, o estoque, o armazenamento e, finalmente, os custos reais de transporte.
Depois de calcular tudo isso, você pode avaliar a porcentagem que cada etapa do processo representa e ver se isso é excessivo ou se está dentro da normalidade.
Você também pode calcular os custos de transporte relativo a um produto e ver quanto custa um item em comparação com a receita que ele gera.
O objetivo é diminuir os custos de transporte, mantendo uma alta qualidade de entrega.
5 – Custos de Armazenagem
Os Custos de Armazenagem referem-se ao dinheiro alocado às mercadorias transferidas para o depósito ou fora dele.
Essas despesas cobrem os custos de equipamentos e energia, como pedidos, armazenamento e carregamento de mercadorias, e também custos mais humanos, como mão de obra, remessa ou entrega.
Sendo o armazém uma área vital do seu negócio, é importante medir e revisar os custos regularmente, de modo a melhorar suas operações e avaliar essa melhoria.
Medir este indicador não é uma tarefa fácil. Mas, uma vez feito, facilitará sua gestão geral e agregará muito valor, algo que a alta administração ou os investidores irão apreciar.
De nada adianta usar indicadores se você não sabe como gerenciá-los. Por isso, confira este vídeo:
Dicas para implementar os indicadores
Mas, afinal de contas, como medir o desempenho logístico, na prática, com esses diversos tipos de indicadores na cadeia de suprimentos?
Para isso, além de saber o que são indicadores de desempenho logístico, você precisa seguir algumas boas práticas de medição de desempenho logístico.
Por isso, confira algumas dicas a serem seguidas na hora de implementá-los.
- Certifique-se de alinhar todos os KPIs com os objetivos gerais de negócios da sua empresa.
- Assegure-se de que cada KPI tenha um “proprietário”, seja um indivíduo ou um grupo de pessoas.
- Projete cada KPI como uma métrica principal, capaz de auxiliar na previsão de problemas de desempenho.
- Os KPIs devem ser acionáveis, fornecendo dados precisos e oportunos que os proprietários possam interpretar e utilizar.
- Cada KPI deve ser fácil para seus proprietários entenderem.
- Cada KPI deve reforçar e equilibrar os outros.
- Nenhum KPI deve contradizer os outros.
- Cada KPI deve ter uma meta indicando um nível de desempenho mínimo aceitável.
- Cada KPI deve ser reforçado por incentivos ou compensações.
- Todos os KPIs deverão ser atualizados, pois eles perderão relevância ao longo do tempo.
Gostou de saber mais sobre o que são indicadores de desempenho logísticos? Coloque-os em prática e favorece os resultados da sua empresa.
Veja também em nosso blog: Para que serve, como calcular e o que é KPI de logística
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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!
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