(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre O que é acreditação ONA! Deixe nos comentários o que achou.)
Na área da saúde, a avaliação da qualidade dos serviços é fundamental, especialmente como referência para os pacientes, que buscam as melhores opções de tratamento e cuidados. E, quanto a isso, uma das metodologias de acreditação nacional de maior respeito é a certificação para acreditação ONA.
Então, quer saber o que é acreditação ONA e o que ela representa no mercado da gestão hospitalar? Acompanhe nosso artigo e conheça quais são os critérios estabelecidos para definir a excelência dos hospitais no Brasil!
ONA significa Organização Nacional de Acreditação. Definindo basicamente, a certificação ONA para hospitais trata-se de uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil.
O que se entende por acreditação é uma metodologia de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Esses serviços podem ser: hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios odontológicos ou mesmo laboratórios de exames.
Para entender o que é acreditação ONA, tenha em mente que ela tem um caráter, acima de tudo, educativo, direcionado para a melhoria contínua e sem objetivo de fiscalização ou controle oficial ou governamental.
Nesse sentido, como toda certificação, não deve ser confundida com as avaliações para licenciamento e funcionamento, que cabem ao Estado.
O processo de acreditação é baseado em três princípios fundamentais:
Agora que você sabe o que é acreditação ONA, é importante entender seus objetivos.
Com a acreditação, a ONA tem por objetivo geral estimular o desenvolvimento de um processo permanente de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde. Possibilitando, assim, a melhoria contínua da atenção e a garantia da qualidade na assistência à saúde dos pacientes, em todas as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS) do Brasil.
A metodologia de acreditação da ONA foi desenvolvida em 1999, a partir de métodos de certificação regionais e dos manuais da América Latina e de outros países, como Estados Unidos, Canadá, Espanha e Inglaterra.
Para abranger todo o território nacional, ela foi testada em instituições de saúde nas cinco regiões do Brasil.
Desde que surgiu, a ONA coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), que reúne organizações e serviços de saúde, entidades e instituições acreditadoras em benefício do cuidado do paciente e da qualidade no atendimento.
Dentre as principais vantagens da certificação hospitalar pela ONA, podemos citar:
De fato, a Organização Nacional de Acreditação já tem uma atuação longa no mercado da gestão hospitalar, e é reconhecida por qualificar padrões no campo da saúde, de acordo com os valores de credibilidade, legitimidade, qualidade, ética e resultado.
Além de toda essa experiência, a certificação é uma ferramenta que ajuda a instituição acreditada a melhorar o seu o serviço de saúde, desde a assistência até a gestão.
O processo de avaliação para a acreditação da ONA é de responsabilidade das Instituições Acreditadoras Credenciadas, que têm como referências as Normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação ONA específico.
Dessa maneira, é necessário que a instituição solicitante prepare a sua candidata para a acreditação dentro dos requisitos da ONA, considerando os seguintes níveis:
E vale ressaltar que, para poder garantir um nível superior na acreditação, todos os requisitos do nível anterior deverão estar previamente atendidos.
O nível ONA 1 estabelece:
Já o nível ONA 2 estabelece:
Por fim, o nível ONA 3 estabelece:
Para os níveis 1 e 2, a acreditação tem validade de dois anos, com visitas de manutenção nesse intervalo. Já no nível 3, a validade é de três anos, com uma visita anual.
Para manter esses padrões, portanto, a instituição acreditada fica subordinada à estrutura de controle da ONA para a manutenção do desempenho conquistado no processo de certificação.
Assim, a proposta dessa avaliação de acreditação hospitalar é promover a qualidade de vida dos pacientes atendidos por meio da implantação e desenvolvimento de sistemas de gestão em organizações de saúde, de forma a garantir o bom funcionamento do negócio e a satisfação dos pacientes.
E, como vimos, garantir essa qualidade demanda esforço para identificar e resolver problemas com eficiência. Logo, é necessário levar em conta o ponto de vista das várias partes interessadas e envolvidas na avaliação, como os funcionários, os prestadores de serviço, os governos e os pacientes.
Enfim, esperamos que com este conteúdo você tenha compreendido o que é acreditação ONA e quais são as suas vantagens, além da importância da acreditação hospitalar ONA para a gestão e o serviço na área da saúde.
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