Ferramentas de análise de indicadores e resultados: 9 dicas valiosas
Conteúdo
Ferramentas de análise de indicadores são indispensáveis para organizações de todos os portes e nichos. Afinal, seja qual for a estratégia ou o modelo de negócio, acompanhar os resultados é um dos passos mais importantes.
Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre as principais ferramentas de análise de indicadores e resultados:
Para isso, é fundamental utilizar indicadores-chave de desempenho (KPIs – key performance indicators), que medem a eficiência e a eficácia da empresa ou do departamento no alcance de metas específicas.
A análise de indicadores é essencial para verificar o rumo que o negócio está tomando. Além disso, se há necessidade de fazer ajustes no caminho, a fim de chegar aos melhores resultados possíveis.
Mas não basta coletar os dados fornecidos pelos KPIs. É preciso analisá-los.
Pensando nisso, separamos aqui uma lista com as principais ferramentas de análise de indicadores e resultados. Assim, você pode implementar na sua empresa e extrair o máximo de informações relevantes dos seus KPIs.
9 ferramentas de análise de indicadores e resultados
Muitas empresas investem alto em estratégias, ideias e ferramentas para alcançar diversos objetivos, mas não compreendem porque os resultados estão abaixo do esperado. Elas continuam com retorno sobre o investimento mínimo, mesmo investindo em algo tão promissor.
Uma possibilidade muito comum é a falta de um planejamento que insira indicadores e etapas de monitoramento de resultados. E não estamos falando apenas de grandes projetos, pois toda e qualquer estratégia, mesmo que rotineira, precisa ser acompanhada.
A falta de um sistema ou de ferramentas de análise de indicadores pode comprometer não apenas o retorno de maneira pontual, mas também várias outras consequências, como:
- utilização ineficiente da equipe;
- comprometimento da experiência dos clientes e da imagem da empresa;
- estabelecer, de maneira indireta, limitadores no potencial de crescimento do negócio.
Afinal, sem o monitoramento adequado, você pode estar operando sempre aquém do ideal e do possível em vários projetos. Para evitar isso, é imprescindível realizar o acompanhamento de resultados e, portanto, a maneira mais ágil de fazê-lo é utilizando ferramentas de análise de indicadores.
Mas como escolher uma delas? Bom, listamos 9 das melhores soluções para que você possa encontrar a que corresponde aos seus objetivos. Confira!
Antes, veja 5 razões para acompanhar KPIs na sua empresa:
1. STRATWs One
Existem inúmeras ferramentas de análise de indicadores e resultados, que muitas vezes são utilizadas em conjunto, mas de maneira pouco integrada. Para unificar os dados coletados e executar o seu planejamento estratégico, o STRATWs One é a solução perfeita.
Ele reúne as informações coletadas de diversas áreas específicas em painéis de controle. Assim, a empresa consegue gerenciar seus principais indicadores de um único lugar. Com isso, facilitando o monitoramento do desempenho de equipes, projetos e do negócio como um todo.
Quer saber mais sobre o STRATWs One? Veja algumas das funcionalidades do software:
- Gestão de indicadores;
- Clareza da estratégia;
- Gestão do portfólio de projetos;
- Cálculo da Remuneração Variável;
- Ciclos de Avaliação de desempenho;
- E muito mais!
Confira esse vídeo:
2. Scoro
A segunda dica das melhores ferramentas de análise de indicadores e resultados é o Scoro. Em um único dashboard, ele permite que você supervisione, em tempo real, todos os aspectos mais relevantes da empresa, como: projetos, orçamentos, vendas, equipes etc.
Veja os principais pontos que você consegue resolver com essa solução:
- personalizar seu painel com widgets ilimitados e métricas para rastrear cada KPI;
- definir permissões para os usuários (para limitar o acesso a informações específicas);
- comparar períodos para verificar tendências ao longo do tempo;
- dentre outras possibilidades.
Ao invés de usar várias ferramentas diferentes para gerenciar o trabalho, controlar finanças, planejar projetos ou compilar relatórios, você pode adotar uma única solução: o Scoro.
Para mais detalhes, confira este vídeo (em inglês) sobre o Scoro:
3. SEMrush
O terceiro item da nossa lista de ferramentas de análise de indicadores e resultados é mais focado no monitoramento da marca em ambiente online.
Com o SEMrush, é possível acompanhar as menções da sua marca e a posição que ela ocupa nos mecanismos de busca, como o Google.
E, além de saber o que as pessoas andam falando sobre a sua companhia, você consegue realizar análise da concorrência.
O SEMrush também tem um ótimo vídeo, em português! Assim fica mais fácil de entender, não? Veja:
4. Datapine
O quarto software da nossa lista de ferramentas de análise de indicadores é o Datapine. Seus dados são armazenados em muitos lugares diferentes e, dessa forma, você não consegue combinar informações e visualizá-las.
Com o Datapine, pode-se mesclar conjuntos de dados diferentes de forma dinâmica, sem a necessidade de reestruturar seu banco de dados ou configurar um data warehouse.
A ferramenta permite conectar todas as fontes de dados e enxergar além dos números. Assim, você descobre novos relacionamentos e detecta tendências, eliminando a adivinhação de suas decisões de negócios.
5. InetSoft
A inteligência de dados da InetSoft une Business Intelligence (BI) e Machine Learning (ML) para extrair o máximo valor de seus dados. Logo, essa solução é, acima de tudo, um aplicativo de BI com tecnologia de mashup de dados altamente flexível.
Com a capacidade integrada de aprendizado de máquina, o mashup de dados permite ainda que painéis e relatórios projetados para o ser humano sejam mesclados com inteligência gerada por máquina.
Ele permite, assim, uma transformação rápida e flexível de dados de diferentes fontes.
Quer dar uma olhada em como ele funciona? Confira no vídeo abaixo, que está em inglês, mas vale a pena assistir!
6. Smartsheet
Com o Smartsheet, é possível:
- compartilhar sua análise com outros membros da equipe;
- definir alertas automatizados para lembrá-lo sobre tarefas futuras e prazos que se aproximam;
- obter um status visual rápido de seus principais projetos;
- consultar relatórios resumidos sobre metas.
Com isso, é fácil dar a suas equipes uma maneira mais visual de trabalhar, se comunicar e colaborar. É uma das ferramentas de análise de indicadores mais colaborativas.
Vale conferir mais um vídeo em inglês:
7. HandyKPI
O HandyKPI é uma ferramenta que mostra o desempenho do negócio e da equipe, na palma da sua mão.
Desenvolvido para dispositivos móveis, o HandyKPI possibilita controlar os indicadores de desempenho em um aplicativo para celular e tablets.
Com ele, pode-se coletar ou entregar KPIs para sua equipe em segundos, enviar planilhas do Excel e analisar as alterações ao longo do tempo.
Este post também pode interessar: Metodologia de análise de dados: 6 etapas para colocar em prática
8. Reveal Analytics
Se você possui uma empresa que atua sob o modelo de SaaS, ou Software as a Service, o Reveal Analytics é uma boa solução para analisar seus indicadores e resultados.
Com seus recursos, você mensura e analisa KPIs em conjunto, como os de venda e marketing. Você pode combinar, por exemplo, indicadores como o Lifetime Value e o Custo de Aquisição de Cliente.
9. Amplitude
Para finalizar nossa lista de ferramentas de análise de indicadores e resultados, temos o Amplitude.
Trata-se de uma ferramenta destinada à análise de indicadores de desempenho relacionados à maneira com que o cliente se comporta ao utilizar seu produto. A intenção é obter insights para suprir cada vez mais as demandas dos usuários.
O Amplitude contribui para:
- democratizar o acesso a dados e métricas de produtos com análises colaborativas e fáceis de usar;
- utilizar relatórios comportamentais para ver como os usuários interagem com seu produto e o que os traz de volta;
- obter insights instantâneos e significativos sobre o que está e o que não está funcionando em cada lançamento, em tempo real;
- melhorar métricas essenciais, como conversão e retenção, para gerar receita e impacto positivo para a companhia.
Próximos passos: como aprimorar as análises de performance?
Como vimos, a análise de indicadores e resultados é fundamental para que você conquiste o sucesso máximo nos negócios.
E o melhor caminho para isso é contar com um software de indicadores que centralize toda a gestão de desempenho do seu negócio, desdobrando a estratégia, conectando projetos e executando planos de ação.
Com um bom sistema de gestão empresarial, você acompanha o desempenho corporativo de forma conectada, monitora e centraliza os indicadores estratégicos, táticos e operacionais, facilitando assim a tomada de decisões.
E um dos melhores sistemas do mercado é o STRATWs One, um software de gestão que ajuda a organizar melhor sua rotina, além de gerenciar e engajar a equipe para ter foco em resultados.
Clique abaixo e saiba mais: