Para ter sucesso no comércio digital, é preciso planejar todos os aspectos do seu e-commerce. Apenas dessa forma, será possível atingir o público adequado, com o produto certo, no momento perfeito. Por esse motivo, ter uma estratégia de vendas online é fundamental.
Ao longo deste artigo, vamos entender o que é essa estratégia, além de conhecer dicas que você pode aplicar quando for criar uma loja virtual ou gerir a sua. Continue a leitura!
Uma estratégia de vendas online é o planejamento e a execução de ações orientadas para as áreas de vendas e de marketing do seu negócio na internet.
Portanto, vamos conhecer alguns desses pontos para que você possa preparar sua empresa — mesmo que você seja MEI e trabalhe sozinho — para otimizar os resultados.
Agora que você já sabe o que é a estratégia de vendas, hora de conferir dicas que valem tanto para quem está começando a vender pela internet agora quanto para aqueles que queiram rever o planejamento. Vamos lá?
A escolha dos produtos a serem comercializados em seu site deve ser feita de forma estratégica. Isso porque esse fator vai definir a forma como sua marca vai se posicionar no mercado, inclusive frente à concorrência.
Por isso, a recomendação para quem está começando um negócio agora — ou está revendo o posicionamento — é escolher um nicho específico de atuação. Isso vai diminuir a concorrência com grandes marcas já estabelecidas.
Então, por exemplo, em vez de vender camisetas, você pode se especializar na venda de camisetas com proteção UV e estampas relacionadas ao verão. Dessa forma, você terá um escopo de atuação em que há menos lojas para concorrer com a sua.
Ao mesmo tempo que você precisa definir um foco para seus produtos, é necessário saber exatamente quem é seu público. Para isso, a recomendação é que você defina a persona do seu negócio. Esse conceito nada mais é do que a definição de um personagem semifictício que vai representar seu cliente ideal.
Enquanto o público-alvo engloba informações genéricas e demográficas, a persona vai trazer detalhes como hábitos, hobbies, necessidades e medos. Dessa forma, você será capaz de identificar as preferências do consumidor, redes sociais que utiliza e como navega na internet. Assim, você pode se comunicar com ele de forma assertiva.
Depois que você definiu os produtos e sua persona, precisa definir seus canais de venda. Isso significa escolher por onde vai comercializar os artigos. Essa decisão deve levar em conta os hábitos do público e as particularidades do seu nicho.
Entre as principais opções do comércio digital, destacam-se:
Além de considerar as particularidades do produto e dos consumidores, não se esqueça de observar os custos, taxas e o trabalho que cada um desses canais vai demandar. Desse modo, você tomará uma decisão consciente e em concordância com as necessidades da sua empresa.
Nada impede que você opte por atuar em mais de um deles também. Muitas plataformas de e-commerce permitem a integração de marketplaces e de redes sociais para gerir todas as vendas em um mesmo painel.
Definir o preço das suas mercadorias é um passo muito importante e, por isso, deve ser dado de forma estratégica. A precificação de produtos terá impacto sobre seu lucro, mas também sobre a percepção dos clientes sobre sua marca.
Para formar os preços, leve em conta seus custos para funcionamento, taxas de meios de pagamento e de utilização do serviço dos canais de venda. Além disso, defina valores condizentes com o perfil do seu público.
O frete é uma das maiores dores para compradores e vendedores na internet. Esse é o maior motivo para o abandono de carrinhos no e-commerce, seja pelo alto valor ou pelo prazo demorado para entrega dos produtos.
Portanto, os meios de entrega também fazem parte da estratégia de vendas online. Então, a escolha dos serviços que você vai utilizar precisa ser cuidadosa.
Quando você vai criar uma loja virtual, é normal pensar nos Correios como a opção número um para a entrega das mercadorias. A estatal deve ser considerada, devido ao enorme alcance geográfico no Brasil. Entretanto, não deve ser a única.
Existem serviços, como Melhor Envio e Frenet, que cotam preços e prazos em diferentes transportadoras. Dessa forma, é possível encontrar o melhor custo-benefício para agradar os clientes — sem precisar pesquisar manualmente em cada transportadora.
Além disso, lembre-se de oferecer mais de uma opção aos clientes: uma mais cara, porém mais rápida e outra, mais econômica. Assim, você consegue agradar diferentes perfis.
Outro passo fundamental para a estratégia de vendas online é a criação do plano de marketing. Esse documento será um guia para o planejamento das suas ações de divulgação da sua marca e dos seus produtos.
Muitas empresas realizam essas campanhas sem o registro formal do que estão fazendo, mas esse pode ser um erro. Com tudo organizado, você pode avaliar o que já foi feito, o que funcionou, quais foram os resultados e o que pode ser melhorado em ocasiões futuras.
O atendimento ao cliente é um aspecto fundamental para qualquer estratégia, mas, muitas vezes, acaba sendo deixado de lado. Essa área de uma empresa, entretanto, pode ser responsável pela conquista de novos consumidores.
Além disso, um bom atendimento no momento do pós-venda pode ser fundamental para fidelizar clientes.
Por isso, divulgue todos os seus canais de atendimento (telefone, e-mail, chat, redes sociais etc), os horários de trabalho da equipe e os prazos de resposta. Além disso, seja cordial e solícito em todos os contatos com os clientes. Busque sempre ouvi-los e ajudá-los a solucionar os problemas da melhor forma possível, assim você garante sua satisfação.
Por fim, outro ponto fundamental para o comércio digital é a experiência do cliente. Do começo ao fim, a navegação em seu site deve ser fácil e intuitiva. Os visitantes devem encontrar com facilidade o que precisam, localizando as categorias de produtos no menu inicial.
Ademais, o momento do checkout deve transmitir segurança ao cliente. Não exija mais informações de cadastro do que o necessário para a finalização da compra e ofereça o checkout transparente — o pagamento na própria página do seu e-commerce, sem redirecionamento a outro endereço.
Esperamos que essas dicas tenham ajudado a entender alguns aspectos importantes para a estratégia de vendas online. Ao aplicá-las, você será capaz de atrair e conquistar cada vez mais clientes.
Esse é o primeiro passo para aumentar as vendas. Então, está pronto para caprichar em sua estratégia?
Esse post foi escrito por Victoria Salemi; editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 30 mil lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!
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