Estação de trabalho virtual: a mesma experiência em qualquer equipamento

CONTEÚDO

Estação de trabalho virtual
Estação de trabalho virtual

CONTEÚDO

Todo mundo tem um jeito todo seu de organizar seu desktop em sua própria estação de trabalho.

Assim que liga o computador e a tela se abre, a pessoa vê claramente as pastas, arquivos e programas que definiu para ficarem bem visíveis e acessíveis em sua área de trabalho.

A barra de tarefas tem os atalhos aos programas que mais usa. Alguns deles até já se abrem automaticamente.

Quando quer usar seu navegador, a mesma coisa: já tem um mecanismo de busca preferencial selecionado e diversos atalhos na barra de favoritos. O tamanho das letras, as permissões de segurança e tantos outros detalhes, já está tudo definido.

E mais: as suas pastas estão todas organizadas segundo seu critério pessoal, facilitando a busca dos arquivos conforme ele mesmo definiu.

Isso sem falar em seu fundo de tela preferido (às vezes aquela foto linda da sua família, ou uma paisagem que clicou na viagem de seus sonhos) que ele faz questão de visualizar todo dia.

Já pensou poder contar com este ambiente de trabalho tão familiar e prático de usar, customizado para o seu jeito de ser, sempre que abrir um computador, onde quer que esteja?

É isso que uma estação de trabalho remoto proporciona a seus usuários.

Vale a pena usar uma estação de trabalho virtual?

A transformação do trabalho já é uma realidade nas empresas.

Trabalhar em casa, com o chamado home office, alguns dias por semana ou em caráter definitivo, já não é mais uma prática relacionada ao futuro do trabalho, mas uma rotina no dia a dia das empresas, cada vez mais comum.

Mas essa é apenas uma das aplicações das estações de trabalho virtual.

Ao fazer uma visita a outra unidade, mesmo em outros pais, nada de levar arquivos em pen drives ou mesmo acessar drives compartilhados: com estações virtuais de trabalho o colaborador acessa um desktop virtual que reproduz sua máquina com exatidão.

Na verdade, é mais que isso. O sistema operacional da máquina “roda” em datacenters, não necessariamente no computador em si. Dessa forma, tudo está guardado e pode ser acessado nesses locais.

O acesso pode ser feito pela máquina que o usuário mais usa ou por outros dispositivos que ele prefere ou tem disponíveis naquele momento, com toda segurança, por meio de senhas.

Vantagens de usar uma estação de trabalho virtual:

  • Seu desktop personalizado acessível de onde estiver
  • Mais flexibilidade e agilidade no trabalho
  • Gestão centralizada dos serviços de TI
  • As informações do desktop estão guardadas para uso da empresa, garantindo a continuidade do trabalho em caso de mudança de colaborador
  • A performance dos servidores costuma ser superior a das máquinas individuais
  • A estações de trabalho podem ser padronizadas, facilitando seu suporte
  • Um mesmo desktop pode ser usado por mais de um colaborador com privacidade, ideal quando há turnos de trabalho ou para uso por alunos em escolas e faculdades
  • Ligar os desktops remotamente, sempre que necessário
  • Maior segurança dos dados em um datacenter sob responsabilidade de grandes empresas, como Google, por exemplo

Evidentemente, nada é perfeito. Leve em conta os fatores abaixo na hora de optar pelo uso de estação de trabalho virtual em sua empresa:

  • A velocidade de conexão com a internet deve ser muito boa
  • Verifique a compatibilidade dos dispositivos e hardwares que a empresa tem atualmente
  • Analise os softwares que já estão instalados, seu uso e se é necessário substituir alguns deles

Por isso, fique atento as providências que precisa tomar, principalmente em relação ao uso dos hardwares já existentes na empresa.

Estação de trabalho virtual + DaaS

E se além de contar com todas as vantagens de uma estação de trabalho virtual e resolver vários problemas de comunicação na empresa, você ainda dispusesse de uma estrutura de TI terceiriza, com desktops fornecidos com um serviço pago mensalmente?

DaaS, ou Desktop as a Service, é uma tendência de redução de custos nas empresas e de tempo de trabalho da e de TI que tem se mostrado bastante eficiente, principalmente se conjugada com estações virtuais de trabalho.

Os dispositivos já são fornecidos com os softwares necessários, todos compatíveis entre si e otimizados para as necessidades do negócio. Além disso, já vêm com as formatações que você solicitar.

Por fim, o investimento inicial é bem menor, porque está diluído ao longo do tempo, nas mensalidades. As atualizações dos softwares – dependendo do serviço escolhido – acontecem automaticamente e, no caso de algum problema, os dispositivos são trocados imediatamente.

E não se preocupe: tudo está salvo em backups, principalmente se você também estiver usando estações de trabalho virtuais.

Já pensou em adotar essas soluções em seu negócio? Pense nisso, faça as contas e verifique se sua empresa pode se beneficiar delas.

Este post foi escrito pela equipe da Safetec, uma empresa estabelecida no conceito de inovar a forma de trabalhar das organizações, através de soluções de computação em nuvem focadas em comunicação, colaboração e produtividade.

A Siteware desenvolveu um software bastante completo para a gestão da performance corporativa, o STRATWs One. Com ele, sua empresa pode focar em objetivos e engajar as equipes com muito mais facilidade, tornando-as ainda mais produtivas.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

BANNER V1 Estação de trabalho virtual: a mesma experiência em qualquer equipamento