Conheça exemplo de DMAIC na prática e veja como as 5 etapas do método otimizam processos organizacionais

CONTEÚDO

exemplo de dmaic

CONTEÚDO

O que significa DMAIC? É simples:

  • Define (definir)
  • Measure (medir)
  • Analyze (analisar)
  • Improve (melhorar)
  • Control (controlar)

Apenas de traduzir do inglês o significado do método DMAIC é possível ter ideias de como ele pode melhorar processos em sua empresa.

Afinal, definir, medir, analisar, melhorar e controlar, sejam dados, situações ou metas é algo imprescindível para auxiliar a gestão empresarial e tornar o negócio mais competitivo.

Mas, como cada uma dessas letras iniciais consegue transformar processos em diferentes empresas?

Para te explicar, hoje trazemos o exemplo de DMAIC na prática! Acompanhe nosso conteúdo e tenha insights valiosos para aplicar o DMAIC em sua empresa!

Saiba mais: O que é Ciclo DMAIC e como utilizar?

A Siteware preparou, para você, um material 100% gratuito e completo do Ciclo DMAIC. Baixe agora:

banner ciclo dmaic

As 5 etapas do DMAIC

Antes de trazer um exemplo de DMAIC, queremos esclarecer, rapidamente, o que cada uma das 5 etapas significa.

Importante destacar que a ferramenta tanto pode ser utilizada para solucionar problemas como para melhorar e otimizar processos, atuando como metodologia importante para a melhoria contínua. Mas é importante que cada passo seja seguido corretamente.

Com base em uma “causa-raiz” de um processo, a ideia é que um plano seja acompanhado não somente por uma gestão de empresa, mas por diferentes profissionais e equipes.

O Ciclo DMAIC é uma ferramenta da metodologia Six Sigma. Saiba mais!

Veja as 5 etapas do método DMAIC e exemplos de ferramentas e ideias que podem ajudar a colocá-las em prática.

1- Definir

Qual é o problema? Nesta etapa é importante reconhecer e definir informações sobre o cliente, problemas, oportunidades, objetivos e cronogramas.

Além disso, é importante definir todos os envolvidos, ou seja, a equipe que irá atuar nesse projeto.

2- Medir

Aqui é necessário estabelecer os aspectos mais importantes do processo em questão e coletar dados e métricas relevantes.

Você pode usar ferramentas de causa e efeito, saída e entrada e diagramas de Ishikawa, por exemplo. O importante é definir como medir o desempenho da empresa de forma clara e assertiva.

Confira em nosso canal no YouTube:

3- Analisar

Com os dados coletados anteriormente, analise: erros, defeitos, problemas. Use ferramentas que identifiquem as lacunas entre o desempenho atual da empresa e o que você precisa alcançar.

A prioridade são as oportunidades de melhoria. Diagramas de dispersão e análise de modos de falhas e efeitos podem ser úteis.

4- Melhorar

Hora de aprimorar os processos usando técnicas e soluções criativas para desenvolver ações. Criar um plano de ação detalhado é necessário para implementar as melhorias.

Aqui, o plano de ação 5w2h pode ser uma boa alternativa!

5- Controlar

O controle envolve a institucionalização e padronização de melhorias. Nesta última etapa, o monitoramento se torna fundamental, pois garante que desvios futuros possam ser corrigidos – ou até evitados.

É feita uma análise se os resultados esperados foram atingidos e, caso contrário, o processo é refeito.

Exemplo de DMAIC em diferentes cenários

Para te ajudar a entender melhor essa metodologia, separamos abaixo exemplo de DMAIC em diferentes cenários, com etapas passo a passo. Veja:

Exemplo de DMAIC em revendas de fabricante

Empresa: Fabricante de pneus com 30 distribuidoras

Cenário inicial: Cada uma das 30 filiais tem muito estoque com todos os tipos de pneus da fabricante, o que faz com que o atendimento ao cliente seja sempre rápido e satisfatório.

Problema identificado: Os custos da empresa aumentaram consideravelmente no último ano.

E agora? Como implementar o DMAIC? Veja abaixo.

  • Definir: você percebe que os custos aumentaram naturalmente com novos funcionários e espaços alugados para as 30 revendas e estoque para todas elas.
  • Medir: os custos comparados com o último ano aumentaram em 20%, apesar de não gerar mais receita.
  • Analisar: junto com as 30 revendas, você analisa qual item tem maior custo para a empresa. Em média, os custos com estoque se mostraram 15% maiores no ano, e alguns modelos são deixados por mais tempo no depósito.
  • I(melhorar): para melhorar, você se reúne com representantes de todas as 30 filiais e analisa os métodos possíveis. Uma proposta seria oferecer um depósito central, que forneceria pneus três vezes por semana, por exemplo. Outra alternativa seria ter somente pneus convencionais em estoque, mantendo os tipos específicos nesse depósito central. Agora, vamos supor que a primeira proposta foi a escolhida.
  • Controlar: depois de um período de teste, é lançada uma avaliação com todas as filiais e a gerência. Só que os representantes demonstram que muitas vendas são canceladas em função da falta de pneus convencionais, que vendem mais. A avaliação mostra que talvez a segunda proposta de melhoria fosse a ideal. Assim, decidem estocar pneus convencionais e o restante fica para ser entregue pelo depósito central.

Exemplo de DMAIC em empresa de software

Agora supondo que você tenha uma empresa desenvolvedora de softwares. O método DMAIC pode ser útil para aplicar em processos mais vulneráveis e de risco.

Você consegue entender melhor as demandas, saber as certificações que precisa, como lidar com projetos e reduzir erros de equipes.

Veja o exemplo de DMAIC abaixo, retirado do estudo “O Seis Sigma na melhoria dos processos de software”:

  • Definir: a empresa percebe um aumento na quantidade de retrabalho na programação de software.
  • Medir: várias horas eram gastas com o retrabalho e uma medição mostra, também, mudanças entre as médias de equipes e diferenças técnicas.
  • Analisar: uma análise de causa e efeito mostra que as causas envolvem a falta de infraestrutura e seguimento de exigências nos processos, padronização de produtos e ferramentas de automação e treinamento.
  • I(melhorar): para melhorar, a empresa utiliza o modelo FMEA (Failure Model and Effect Analysis). Assim, pode priorizar as ações de melhoria de propostas com base nas etapas anteriores do DMAIC.
  • Controlar: um gráfico de controle estatístico mostrou a essa empresa, por exemplo, que após a implementação do processo de melhoria, a redução no tempo de construção do software foi de quatro horas totais.

Outro exemplo de DMAIC

Há casos relacionados à construção civil, onde construtoras reduzem significantemente desperdícios de materiais e mão de obra. Com o controle final, as empresas podem chegar ao percentual de diminuição de não conformidades, assim como outras análises possíveis com o monitoramento.

Em um hospital, o DMAIC pode até observar incidências de infecções e diminui-las de acordo com as métricas analisadas. E assim por diante.

Abaixo separamos mais um exemplo de DMAIC que pode beneficiar inúmeras empresas. O objetivo, aqui, seria melhorar e estabelecer a cultura empresarial.

  • Definir: criação de missão, visão e valores da empresa.
  • Medir: identificar os comportamentos de liderança que podem apoiar essa mudança na cultura da empresa. Comunicar metas, conduzir reuniões de equipe ou contratar consultores externos podem ajudar na medição.
  • Analisar: você pode analisar as lacunas dessa cultura que deseja estabelecer e definir ações para evitar problemas.
  • I(melhorar): ações de comunicação interna, oferecer treinamento tanto para a gestão como para a equipe, orientar líderes que precisam de melhorias, etc.
  • Controlar: pesquisas com funcionários podem ser uma boa forma de controlar se a cultura está sendo seguida e se todos compreenderam o processo.

Confira este infográfico e veja um resumo da metodologia DMAIC:

exemplo de dmaic - ciclo dmaic

Aplique o método DMAIC você também!

Conhecer o que é DMAIC, alguns exemplos e como eles vêm beneficiando empresas é uma forma de entender a diferença que o método pode fazer.

E em sua empresa? Algum problema ou processo em vista que gostaria de melhorar? Que tal aplicar o método DMAIC?

Se tiver alguma dúvida, escreva para nós!

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa que ajuda a acompanhar o desempenho de projetos, equipes e colaboradores.

Com ele, estratégia e operação se integram, por meio da ação dos colaboradores.

stratws one