Conhecer quais fatores podem influenciar nos resultados da sua empresa é um passo crucial para obter sucesso em qualquer tipo de negócio. Neste artigo, nós vamos revelar como o atendimento ao cliente pode impactar positiva e diretamente nos seus resultados do seu negócio.
Os resultados de uma empresa dependem de muitas variáveis. O mercado, a economia, os concorrentes , os produtos e diversos outros fatores. Dentro dessa diversidade de fatores, existem aqueles que são controláveis e os que não são.
Devemos analisar e buscar formas de ação diante de todos os cenários, porém, é importante buscar excelência naqueles que estão dentro do nosso controle. E é nesse ponto que nos deparamos com o atendimento ao cliente.
Podemos dizer que a área de atendimento é 100% controlável pela própria empresa. Seja por uma equipe de atendimento própria ou um serviço terceirizado, essa é uma responsabilidade única da empresa.
Com a evolução do consumidor, um bom atendimento passou a ser uma exigência, além da necessidade de ser rápido e eficaz. Por isso, é importante conhecer cada perfil de consumidor para se adaptar às suas exigências e necessidades.
O termo atendimento ao cliente já é antigo, porém, seu significado pode causar dúvidas em muitas pessoas. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre esse termo.
É comum imaginar que o atendimento ao cliente signifique só resolver as dúvidas, algo muito parecido com o SAC. Entretanto, o termo atendimento ao cliente faz referência a todo suporte que uma empresa oferece a um cliente. Esse suporte pode acontecer antes, durante ou depois da concretização de uma compra.
Um dos pontos principais do atendimento é a busca pela satisfação do cliente. Uma estratégia de sucesso foca em entender as necessidades e preferências dos consumidores para estruturar um plano estratégico de ação.
A experiência do cliente vem sendo discutida durante os últimos anos. Isso porque os consumidores já não aceitam mais terem episódios negativos com as empresas. Eles buscam, antes de tudo, uma experiência agradável.
Um produto de qualidade é de extrema importância, porém, o serviço de apoio por trás dele conta muito. A grande variedade de canais existentes fez com que essa relação se tornasse mais próxima e a urgência é exigida a todo instante.
Uma pesquisa realizada pela Sercom em parceria com o Instituto Qualibest apontou que 94% das pessoas entrevistadas desejam mudanças no atendimento ao consumidor. Ou seja, um atendimento encantador já é um quesito no momento de fazer uma compra.
Os benefícios de investir no atendimento são imensos. Provar que sua empresa busca a satisfação do cliente é se destacar no mercado. Quando a empresa prevê e antecipa as necessidades do cliente ele é surpreendido, gerando um sentimento de carinho pelo negócio.
Quando o cliente recebe um bom atendimento ele sente prazer em voltar a fazer negócio com aquela empresa. Além de recomendar o seu produto ou serviço para outros clientes, promovendo o marketing boca a boca.
Conheça algumas dicas para aplicar e ter um atendimento encantador na sua empresa.
A dificuldade dos processos influenciam muito na experiência do cliente, por isso conte com a ajuda da tecnologia para deixar o seu processo mais objetivo.
Outras opções que envolvem tecnologia e atendimento são os canais de autoatendimento, como os chatbots ou FAQ’s. O atendimento omnichannel, que unifica e otimiza todos os canais, também pode ser uma ótima opção.
Colaboradores engajados oferecem uma qualidade mais elevada durante o contato com o cliente. Quando o seu time de atendimento está motivado e feliz, é natural que ele se dedique mais a encontrar soluções para satisfazer o cliente.
Além disso, cursos e treinamentos devem ser feitos e refeitos muitas vezes. A pessoa colaboradora precisa estar alinhada com o propósito da empresa. Por isso, deixe isso claro sempre que possível.
Você já ouviu falar no termo “Jornada do consumidor”? Este termo nada mais é do que criar uma experiência, do começo ao fim, de relacionamento com seus clientes a partir de suas perspectivas.
Ou seja, quando um cliente novo entra, é de extrema importância, que seja criada uma jornada de comunicação que seja humana, ou seja que você entenda de fato todas as etapas que seu cliente passou desde a contratação até a fidelização.
Com esta estratégia, você poderá entender em quais etapas do atendimento precisam de mais esforços e assim melhorar a experiência do cliente como um todo, bem como seus resultados.
Quando você investe no atendimento ao cliente você aposta no crescimento da sua empresa. Estamos vivendo na Era da Experiência, e por isso, deixar a sua empresa fora desse momento pode causar prejuízos.
Atender impacta diretamente na experiência do cliente. Consumidores bem atendidos retornam e indicam, já quando mal atendidos eles rejeitam a empresa. Por isso, investir no atendimento é apostar no sucesso e em grandes resultados em uma empresa.
Este artigo foi escrito pela NeoAssist, uma solução omnichannel para otimizar o atendimento da sua empresa e melhorar o relacionamento com seus clientes.
Levando pessoas e empresas mais longe.
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