A análise de processos organizacionais resulta em uma melhor eficiência para a empresa, uma vez que fica mais fácil identificar e resolver os principais problemas.
Esse é um método usado tanto em grandes quanto em pequenas organizações, e que traz inúmeros benefícios para o seu negócio.
Quer saber quais são eles?
Então continue lendo este artigo e descubra o que é a análise de processos organizacionais, sua importância para a empresa, e como aplicar.
Boa leitura!
Para melhorar os seus processos organizacionais, você pode usar uma ferramenta como o Ciclo DMAIC. A Siteware preparou um template 100% gratuito para você. Baixe agora:
A análise de processos organizacionais é um método usado por gestores com o intuito de compreender os processos internos para encontrar gargalos e deficiências a fim de otimizá-los para ampliar a competitividade da organização.
Ela pode ser desenvolvida tanto internamente como por empresas de consultoria especializadas na gestão de processos.
É feito então um diagnóstico completo a partir dessas informações, geralmente respondendo a três questões: como, por quem e por que o trabalho é realizado.
Fazer uma análise de processos é importante para compreender o que está prejudicando uma operação interna, encontrando a causa raiz do problema, com o objetivo de acabar com ele e não apenas controlar os seus danos e consequências.
Dessa forma, pode-se dizer que esse é o primeiro passo para quem quer melhorar os processos internamente. Além disso, essa é a base para desenhar os processos promovendo as mudanças necessárias.
Antes, veja a diferença entre processos e projetos:
Para facilitar o entendimento vamos a um exemplo. Imagine uma empresa de varejo que vende produtos eletrônicos pela internet.
Basicamente, os processos dessa companhia podem ser resumidos da seguinte forma:
Cada um desses processos possui outros microprocessos. Vamos imaginar o recebimento e conferência dos produtos.
Considere que após o produto chegar à empresa, um colaborador seja encarregado de conferir o recebimento com o pedido. Ao ver que tudo está de acordo, ele solicita a aprovação do pedido.
O seu supervisor então aprova, o processo volta para ele, que encaminha os produtos para o estoque, que novamente confere os produtos na entrada para posteriormente colocá-los à venda.
Neste exemplo hipotético, verificamos que, por duas vezes, os pedidos foram conferidos tanto na entrada da empresa como no encaminhamento ao estoque.
Como o pedido já foi aprovado pelo supervisor, não teria a necessidade de ser feita uma nova conferência no estoque, logo esse processo está atrasando o tempo entre a chegada do produto e a venda dele.
Ao ser identificado, ele pode ser corrigido, e a empresa diminui o tempo de estocagem, melhorando o giro e automaticamente aumentando o lucro. Por isso a análise dos processos organizacionais é tão importante.
Fazer uma análise de processos organizacionais não tem segredo. Basta seguir basicamente quatro etapas que listamos abaixo.
Primeiramente é preciso desenhar todos os processos da empresa de forma minuciosa. Isso possibilita uma visualização muito mais fácil para encontrar o problema.
Nesse momento algumas perguntas precisam ser feitas como: qual o objetivo do processo? Onde ele fica na cadeia de valor? O que esse processo realiza?
Qual o nível de criticidade do processo? Quais riscos estão associados a ele? Quanto tempo demora para ser executado?
Com base nessas questões fica mais fácil priorizar quais são os processos que você vai otimizar dentro do negócio.
Leia também:
Uma vez identificado o processo que será analisado, é preciso investigá-lo a fundo para compreender os problemas que ele apresenta.
Aqui também é importante levantar outras perguntas para entender o funcionamento do processo, como:
Agora é o momento de montar um fluxograma do processo analisando cada etapa dele. É nessa hora que são levantadas as pessoas envolvidas no processo.
Também é desenhado todos os papéis existentes, as interações que ocorrem, os momentos de transferência de controle, os gargalos que formam as filas de demandas, e os erros que podem ser eliminados.
No exemplo que demos, nesta etapa seria o momento de desenhar todo o processo de conferência de estocagem, colocando como é a chegada do produto, onde ele é conferido, quem faz a conferência, quem faz a aprovação, em que momento ele muda para outro setor etc.
O Ciclo PDCA é outra metodologia que pode ajudar a melhorar os seus processos. Veja como rodar:
Por fim, após compreender todas as etapas do processo, é o momento de criar um plano de ação. Ou seja, é nessa etapa que são definidas as soluções para o problema.
Será necessário mostrar como está o processo atual, quais são as falhas que ele possui, como essas falhas impactam o resultado da empresa, como serão corrigidas, em quanto tempo será feita essa correção e quais melhorias essa mudança trará.
Quer saber o que é um plano de ação? Então não deixe de assistir esse vídeo que fizemos para você 👇
Para fazer uma boa análise de processos organizacionais, você pode usar algumas técnicas disponíveis no mercado.
Uma delas é a análise SWOT. Ela cria um quadrante do processo no qual são listadas suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.
Por exemplo: qual é o ponto forte e fraco do processo? Se ele continuar assim, quais ameaças pode trazer para a empresa? E quais oportunidades terá ao mudar essa etapa do processo?
Ao aplicar essa técnica você saberá se realmente o dinheiro e o tempo empreendido para mudar um processo vale ou não a pena.
O uso da tecnologia também é essencial para criar uma melhor análise, sendo que um software de gestão de projetos permite a você visualizar o status de toda sua carteira, gerenciando seu portfólio e detalhando exatamente cada um deles.
E um software de desempenho corporativo que se destaca é o STRATWs One. Com ele você descomplica o acompanhamento e o gerenciamento dos processos da sua empresa. Solicite uma demonstração grátis:
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |