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Foco nos objetivos e ações, sem deixar de entender todo ecossistema que é seu negócio. E não apenas quem lidera, mas cada colaborador precisa entender essas duas dimensões de seu trabalho.
Digamos que você já tenha uma visão geral da sua empresa. Entende todos os processos de negócios e as particularidades.
Mais do que isso, sabe que cada setor e profissional desempenha papel fundamental para o alcance de bons resultados. Mas, será que eles também sabem disso?
Conhecem as exatas causas e consequências de suas ações dentro do ambiente organizacional?
Enxergar a empresa como um todo, incluindo culturas, processos e pessoas, é parte de uma visão holística empresarial.
Quer saber o que isso significa e como auxilia no crescimento da empresa? Acompanhe abaixo todas as informações!
A visão holística empresarial é uma forma de enxergar a empresa como um todo, e não de maneira separada por setores que realizam suas próprias tarefas e trabalhos individuais. A palavra holismo significa inteiro, o que faz com que o conceito de holística defenda a totalidade.
Dessa forma, com uma visão holística, você enxerga um conjunto como a soma de todas as partes. Em uma empresa, significa dizer que cada um tem sua importância e somente juntos podem formar um todo.
Ainda que seja necessário delegar diferentes tarefas para diferentes equipes, todos devem estar conectados. Caso isso não aconteça, a comunicação entre as áreas pode se tornar falha e a motivação das equipes e dos profissionais pode ir por água abaixo, uma vez que os colaboradores não entendem seu verdadeiro papel na empresa.
A visão holística também permite uma compreensão mais completa e profunda dos desafios e oportunidades que a organização enfrenta. Ao considerar o quadro geral, incluindo interconexões e influências mútuas entre diferentes partes da organização, as lideranças podem tomar decisões mais informadas e estratégicas.
Além disso, essa abordagem possibilita um melhor gerenciamento dos recursos humanos e materiais. Ao enxergar os colaboradores como indivíduos completos, levando em consideração suas necessidades, habilidades, aspirações e contexto pessoal, as lideranças podem alocar tarefas de maneira mais eficaz, promover o desenvolvimento adequado das equipes e otimizar a utilização dos talentos disponíveis.
A visão holística também está alinhada com a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e motivador. Líderes que entendem a importância de equilibrar a vida pessoal e profissional, bem como a relevância do bem-estar físico e mental, são mais propensos a implementar políticas e práticas que criem um ambiente positivo, resultando em colaboradores mais engajados, produtivos e satisfeitos.
Confira este infográfico que fala um pouco de sua cultura organizacional:
A visão holística nas empresas incentiva a cultura de gestão e possibilita a formação de uma imagem única para estratégias, atividades, setores e profissionais.
Ao entender como os elementos interagem entre si, é possível entender também o que precisa ser melhorado. Ideal para CEOs, mas também gestores e outros profissionais, independentemente da área de atuação.
Afinal, uma visão holística forma pessoas mais focada no trabalho em equipe e nos resultados, que enxergam mais do que uma função. Que sabem exatamente como uma ação influencia diretamente em outros setores.
Ao ser tirado de seu “círculo” e colocado em um todo, além de ter definições mais claras sobre suas decisões na empresa, o profissional se torna mais consciente, produtivo, observador, responsável e com foco em soluções e resultados.
Mais uma grande característica é a chance de aumentar a motivação e produtividade por meio de ações que robotizem menos o trabalho. Um gestor com visão holística, por exemplo, pode estabelecer treinamentos e até mesmo a rotação de tarefas entre equipes.
Sair da rotina e conhecer outras áreas é exatamente o que fará com que o profissional possa enxergar o todo.
Ao diversificar as tarefas, o ganho é em flexibilidade e conhecimento sobre a empresa. E o trabalho? Cada vez menos operacional e mais estratégico.
A diferença entre visão holística e visão sistêmica reside na abordagem e na forma de compreender a complexidade dos fenômenos. Dessa forma, a visão holística enfatiza a totalidade, percebendo os elementos como interligados e inseparáveis, sendo mais focada na compreensão do todo integrado.
Ela busca entender as conexões intrínsecas e as influências mútuas entre os elementos, reconhecendo que a análise isolada de partes pode não capturar a verdadeira essência do sistema.
Por outro lado, a visão sistêmica também considera a interconexão entre os elementos de um sistema, mas coloca uma ênfase adicional nas estruturas, nos padrões e nas relações entre as partes. Ela busca entender como as partes se organizam e interagem para formar um sistema funcional, analisando não apenas as relações, mas também os processos e as retroalimentações que moldam o comportamento global do sistema.
Uma vez que se trabalha para compor um todo, todos devem estar alinhados quanto às estratégias, atividades e culturas empresariais.
Desenvolver uma visão holística desde a gestão significa, primeiramente, enxergar a empresa como ela é.
Alguns passos podem te ajudar, veja abaixo:
Conheça bem a sua empresa! Analise as diferentes áreas, como a de gestão de pessoas, produtos, tecnologia ou mesmo seus fornecedores e sua marca.
Como é a imagem, o clima e a cultura organizacional? Como todos se relacionam?
Essas “descobertas” são a chave principal para desenvolver uma visão holística.
Seja a concorrência ou outros ambientes externos, como políticos e econômicos, também podem gerar impactos na sua empresa. Estudar todos esses aspectos, portanto, é igualmente imprescindível.
Parte de uma administração holística é identificar e determinar a essência de uma empresa, assim como sua missão e valores.
Sem esses pontos muito bem definidos, será impossível desenvolver perfis com visão holística.
O último passo é aquele que dará continuidade a todo o restante. Ao estabelecer as políticas da empresa, será possível determinar todas as regras, atividades e como elas estão integradas.
E em caso de mudanças? Políticas, processos e pessoas devem continuar se comunicando e alinhados entre si, o que torna a gestão de processos fundamental.
A visão holística na gestão de pessoas envolve compreender os colaboradores como partes interligadas de um todo maior, considerando não apenas suas hard skills e funções, mas também suas necessidades, aspirações, emoções e interações no ambiente de trabalho.
Aqui estão alguns pontos-chave para mapear a visão holística na gestão de pessoas:
Desenvolver uma visão holística requer muita observação, mas o resultado é extremamente satisfatório.
Para o gestor, significa ser mais competitivo, enxergando com facilidade a empresa em sua totalidade e onde é possível melhorar. Para o colaborador, que participa ativamente do progresso da empresa, se traduz também em motivação e desenvolvimento profissional.
Confira também: Aprenda como engajar funcionários analisando os 9 arquétipos de engajamento
A Siteware desenvolve o STRATWs ONE um software que pode ajudar sua equipe a desenvolver uma visão holística empresarial, porque integra as informações do negócio como um todo de forma simples e transparente.
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Levando pessoas e empresas mais longe.
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