Pessoas são seres complexos e, muitas vezes, imprevisíveis. Empresas, por outro lado, estão a todo o tempo tentando prever o futuro para tornar sua gestão cada vez mais estratégica. Para conciliar este cenário oposto, surge o conceito de people analytics.
Entender comportamentos e alinhar a gestão de pessoas com a gestão estratégica se tornou uma importante pauta nas empresas nas últimas décadas. Mas o que, exatamente, significa este conceito e como aplicá-lo?
“Quando utilizamos dados para entender quais comportamentos no local de trabalho tornam as pessoas mais eficientes, felizes, criativas, líderes, seguidoras, pioneiras, especialistas, estamos fazendo people analytics”.
Este é o conceito de Ben Waber, diretor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e autor de um dos livros mais consagrados sobre people analytics, que resume a base da metodologia.
Neste artigo, vamos explicar melhor a importância deste termo que vem se inserindo cada vez mais nos departamentos de Recursos Humanos das empresas. Continue lendo para entender tudo sobre people analytics!
Antes de continuar a leitura, que tal assistir a um vídeo sobre o assunto?
O people analytics é uma metodologia que possui como objetivo a coleta, a organização e a investigação de dados relevantes para a gestão de pessoas.
Vale destacar que não se trata de uma ferramenta ou software, mas sim de um conjunto de boas práticas que tem como finalidade fazer com que a empresa tenha mais conhecimento sobre seus colaboradores.
Dessa forma, o people analytics permite o desenvolvimento de uma visão estratégica mais apurada para que os funcionários se tornem cada vez mais satisfeitos e, consequentemente, produtivos.
A matéria-prima dessa metodologia são os dados. Eles podem ser coletados a partir de registros que a empresa já possui, como, por exemplo, folha de pagamento, marcação de ponto, redes sociais, etc.
Porém, como o volume de dados que circula pela empresa é enorme, é válido ressaltar o uso do Big Data, que recolhe e armazena grande quantidade de dados, sejam estruturados ou não, e vindos de variadas fontes.
A partir da coleta do Big Data, é possível que o people analytics cruze os dados relevantes e os transforme em informações organizadas, que façam sentido para a área de gestão de pessoas.
São as vantagens do people analytics que fazem com que essa metodologia tenha papel protagonista na transformação da área de gestão de pessoas de qualquer tipo de negócio. A seguir, veremos detalhadamente algumas dessas vantagens:
Por meio do People Analytics é possível compreender quais são as motivações dos colaboradores da empresa. Esse entendimento é de grande importância, já que a motivação está diretamente ligada com a produtividade.
Com essas informações, portanto, a empresa consegue rever processos que não estão ajudando a fazer com que o time — ou, até mesmo, determinado colaborador — não se sinta motivado.
Veja aqui 3 dinâmicas de grupo para aumentar a motivação!
O people analytics traz diversos benefícios quando se trata da contratação de novos talentos, já que ele colabora para que a busca por colaboradores seja feita de maneira mais estratégica, com uma menor margem de erros.
Ele atua ajudando o RH a descobrir quais são as características ideais para tal cargo e, posteriormente, na análise de quais candidatos estão mais preparados para o mesmo.
O people analytics ajuda o RH a acompanhar a produtividade dos colaboradores da empresa. Assim, ele consegue providenciar mudanças e ajustes para que o rendimento alcance o índice desejado. Afinal, tempo não é sinônimo de produtividade, não é mesmo?
Com a análise dos dados, é possível que as empresas tomem decisões mais focadas e estratégicas, o que faz com que a possibilidade de resultados positivos seja ainda maior.
Fazer uma contratação errada custa caro para as empresas. Com o people analytics, as chances disso acontecer são reduzidas a praticamente zero. Ao contratar pessoas alinhadas com o perfil corporativo, os treinamentos também se tornam mais produtivos e focados nos objetivos e metas.
Veja abaixo nosso infográfico com algumas dicas de implantação:
O primeiro passo para implementar o people analytics em qualquer empresa é a determinação do objetivo. Para tal, é preciso que o RH defina quais são os problemas que a empresa está enfrentando e que podem ser resolvidos com a análise de dados.
O segundo passo é a coleta de dados. Esse passo é de extrema importância, pois é preciso que os dados sejam relevantes e não apenas volumosos. Não se pode esquecer de focar na frequência dos dados. Lembre-se também que o auxílio de um software pode fazer toda a diferença nesse processo.
Em seguida, é necessário que as métricas e os indicadores dos dados adquiridos sejam definidos. Como o volume de dados está em material bruto, é importante definir quais serão os indicadores para analisá-los. Dessa forma, se evita tirar conclusões equivocadas.
O quarto passo é descobrir a correlação entre os dados, ou seja, qual é a relação ou dependência que existe entre eles. Isso também aumenta a possibilidade de acertos, pois faz com que a análise realizada não seja superficial.
Por último, chegou a hora de conseguir prever o futuro! Sim, com os dados analisados é possível tomar decisões mais assertivas, conseguir se anteceder na resolução de problemas futuros e também planejar melhor as suas ações.
A metodologia people analytics é essencial para o sucesso da área de gestão de pessoas de qualquer tipo de empresa. A partir do momento em que se entende quais são os comportamentos e as atitudes no local de trabalho que deixam os colaboradores mais felizes e satisfeitos, a empresa cresce com um todo.
Vale destacar, também, que as vantagens do people analytics fazem com que as ações tomadas pelas empresas sejam mais assertivas, já que são baseadas em dados concretos e não apenas em “achismos”, preconceitos, crenças ou opiniões pessoais.
Por fim, embora os benefícios do people analytics sejam explícitos, o desafio maior é mudar a mentalidade da equipe de RH, que, em sua maioria, está acostumada a trabalhar com métodos mais antigos.
Essa mentalidade deve ser alterada aos poucos, por meio da inserção do people analytics, tendo em vista seus benefícios e as necessidades da área de gestão de pessoas, que está sempre evoluindo. Com essa prática, é possível transformar a gestão de qualquer empresa se baseando em informações concretas!
Levando pessoas e empresas mais longe.
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