O que é, como escrever e 13 exemplos de OKR para você se inspirar
Conteúdo
Qual metodologia você usa para melhorar a produtividade da sua empresa e otimizar a execução dos seus processos? Pois saiba que uma tática ideal é a OKR, que é bem simples de usar e foca nos resultados das ações para promover uma melhoria geral.
Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre OKRs:
Sabe o que é melhor? Existem diversos exemplos de OKR bem simples de entender e que podem servir de inspiração para que você possa criar seus próprios objetivos e resultados-chave para aproveitar ao máximo essa metodologia.
Quer ver quais são? Então, continue lendo para descobrir o que é OKR, além de algumas dicas de como criar uma estratégia que seja a cara do seu negócio!
Você também pode se interessar por:
- Sistema de acompanhamento de gestão: 12 características essenciais
- Sistema de controle de metas: como escolher o melhor para sua empresa?
Primeiramente, o que é OKR?
Metodologia OKR é um modelo de gestão simples, flexível e ágil, que visa promover o engajamento entre os colaboradores e elevar os níveis de produtividade da empresa. Trata-se da sigla em inglês para Objective and Key Results — objetivos e resultados-chave, em português.
Esse método foi criado por um dos fundadores da Intel na década de 1970 e começou a ser difundido por companhias de todo o mundo a partir de 1999. Aliás, foi nessa época que o termo foi adotado pelo Google.
A metodologia OKR foca em resultados. Para isso, ela utiliza um conjunto de objetivos que se relacionam entre si e contribuem para otimizar a estratégia da organização.
Por isso, o segredo para criação é definir objetivos claros e escolher os resultados-chave que levem até o alcance deles. Logo, é uma maneira eficiente de garantir que a empresa se mantenha no caminho certo.
Quer entender melhor o OKR e otimizar ainda mais sua gestão? Assista ao nosso vídeo e conheça mais sobre a metodologia e como aplicá-la:
Como escrever um bom OKR?
Para escrever um bom OKR, é preciso:
- definir os objetivos;
- determinar os resultados-chave;
- ser específico;
- estabelecer prazos para a conclusão das tarefas;
- monitorar os processos;
- compartilhar os resultados com a empresa.
DICA: para definir objetivos e resultados-chave, responda a duas perguntas.
- Objetivos: aonde quero chegar?
- Resultados-chave: como vou saber se estou chegando lá?
Viu como é fácil? Para ficar ainda mais claro, siga com a leitura e confira 13 exemplos de objetivos e resultados-chave e se inspire!
Quais são os exemplos de OKR? 13 para você se inspirar
Os principais exemplos de objetivos no OKR podem ser:
- oferecer uma ótima experiência ao consumidor;
- aumentar a produção em 15% no próximo semestre;
- contratar mais 10 funcionários para o próximo semestre;
- aumentar o lucro em 15% nos próximos 12 meses;
- lançar um novo produto no mercado até dezembro;
- reduzir a taxa de inadimplência em 12% neste semestre;
- lançar um aplicativo da empresa até o final do ano;
- veicular uma campanha de Dia dos Pais;
- melhorar a satisfação dos clientes;
- reduzir a taxa de churn para menos de 5%;
- ser referência no mercado que atua;
- marcar presença em pelo menos 15 capitais brasileiras em 3 anos;
- intensificar as ações de Inbound Marketing para qualificar 1.000 leads por mês.
Antes de aprender como detalhar os resultados-chave de cada um desses objetivos, ressaltamos que cada um deles precisa ter um prazo de conclusão e um responsável pela sua execução, que pode ser setor, equipe ou indivíduo.
Além disso, os objetivos devem ser curtos e motivadores, para engajar os funcionários, de preferência iniciando-se com verbos: conquistar, gerar, aumentar, diminuir, lançar etc.
Já os resultados-chave precisam ser quantitativos e mensuráveis. No mais, lembre-se de adicionar de dois a cinco pontos para cada objetivo.
Dito isso, continue lendo e veja o que pode ser feito em cada um dos exemplos de objetivos SMART que separamos para você!
Exemplo 1: oferecer uma ótima experiência ao consumidor
Neste caso, os resultados-chave podem ser:
- manter o NPS acima de 75% (zona de excelência);
- aumentar a taxa de recompra de 45% para 60% em um ano.
Exemplo 2: aumentar a produção em 15% no próximo semestre
Aqui, seus resultados-chave podem ser descritos da seguinte maneira:
- contratar mais 10 funcionários;
- investir em novos equipamentos, renovando ao menos 50% deles até julho.
Exemplo 3: contratar mais 10 funcionários para o próximo semestre
Neste exemplo de OKR, é possível descrever os resultados como sendo:
- selecionar 50 currículos em até quatro semanas;
- entrevistar 30 candidatos durante duas semanas;
- selecionar os 10 melhores para contratação.
Exemplo 4: aumentar o lucro em 15% nos próximos 12 meses
Nesse ponto, os resultados-chave são:
- cortar o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) pela metade;
- aumentar o ticket médio em 18%.
Exemplo 5: lançar um novo produto no mercado até dezembro
O detalhamento dos resultados-chave desse exemplo de OKR pode ficar assim:
- desenvolver o produto até abril;
- fazer uma pesquisa para testar a aceitação do produto até agosto;
- realizar os devidos ajustes até outubro.
Exemplo 6: reduzir a taxa de inadimplência em 12% neste semestre
Aqui, você pode detalhar da seguinte maneira:
- cadastrar 100% dos clientes com dados pessoais em 1 mês;
- fazer análise de crédito de 90% dos clientes em 2 meses;
- contratar um funcionário responsável para fazer as devidas cobranças e treiná-lo em paralelo a essas atividades.
>>>> Leia também: como estabelecer metas para o departamento de cobrança — guia prático
Exemplo 7: lançar um aplicativo da empresa até o final do ano
Para este exemplo de OKR, colocamos as seguintes ações como resultados-chave:
- abrir licitação para contratar uma empresa de TI imediatamente;
- desenvolver o aplicativo até março;
- fazer os testes até maio;
- lançar o aplicativo até agosto.
Exemplo 8: veicular uma campanha de Dia dos Pais
Para este tipo de OKR, pode-se elencar estes resultados-chave:
- elaborar o briefing até março;
- analisar e aprovar o esboço até maio;
- lançar a campanha um mês antes do Dia dos Pais.
Exemplo 9: melhorar a satisfação dos clientes
Nessa linha, os exemplos de metas e resultados-chave podem ser:
- realizar uma pesquisa com 300 respondentes nos próximos três meses;
- elaborar um plano de ação para o próximo semestre.
>>>> Aproveite e leia: 8 indicadores de satisfação do cliente fundamentais para o gerenciamento estratégico
Exemplo 10: reduzir a taxa de churn para menos de 5%
Os resultados-chave nesta situação podem ser:
- cadastrar no mínimo 70% dos clientes em um programa de fidelização nos próximos 12 meses;
- oferecer produtos e promoções exclusivos todo mês;
- treinar toda a equipe de atendimento até março.
Exemplo 11: ser referência no mercado em que atua
Um exemplo de OKR para esta situação é:
- conquistar 70% do market share no período;
- faturar 40% a mais que a média da concorrência até julho.
Exemplo 12: marcar presença em pelo menos 15 capitais brasileiras em 3 anos
Esse objetivo pode ter como resultados-chave os seguintes pontos:
- fazer um estudo de mercado em cada uma das capitais de interesse até abril anos;
- selecionar os franqueados até julho;
- treiná-los o final do ano;
- iniciar as obras e concluí-las até dezembro;
- inaugurar as primeiras 10 lojas em janeiro do ano que vem.
Exemplo 13: intensificar as ações de Inbound Marketing para qualificar 1.000 leads por mês
Para finalizar a nossa lista de exemplos de OKR, este modelo pode ter como resultados-chave:
- aparecer entre os três primeiros links nas buscas no Google até março;
- obter 10 mil inscritos na newsletter em quatro meses;
- aumentar o tráfego no site em 30% até o final do ano;
- converter 55% dos visitantes em leads no próximo semestre.
>>>> Veja também: como usar o método OKR para gerar alcance de metas?
Invista em um bom sistema de gestão
E aí, conseguiu compreender como utilizar essa metodologia com os exemplos de OKR que apresentamos aqui?
Pois saiba que, para ajudar você nessa jornada, o ideal é contar com um software de indicadores que centralize toda a gestão de desempenho do negócio, desdobrando a estratégia, conectando projetos e executando seus planos de ação.
Por meio de um bom sistema de gestão empresarial, você acompanha o desempenho corporativo de forma conectada, monitora e centraliza os indicadores estratégicos, táticos e operacionais, o que facilita sua tomada de decisões.
E um dos melhores sistemas do mercado é o STRATWs One, um software de gestão que ajuda a organizar melhor sua rotina, além de gerenciar e engajar a equipe para ter o foco em resultados. Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo e saiba mais!