O que é gestão de ativos: tudo o que você precisa saber sobre essa importante prática empresarial
Conteúdo
A gestão de ativos empresariais se refere à organização, ao controle, à manutenção, ao emprego correto, à mitigação de riscos (seguros, por exemplo) e à devida comprovação da posse e do uso legal desses recursos de uma organização. O objetivo é conseguir que entreguem o máximo valor à cadeia produtiva do negócio.
Ma e na sua empresa, como é feita a administração de ativos na sua empresa?
Essa é uma temática de extrema relevância no universo corporativo. Isso porque a maneira com que uma empresa gerencia seu patrimônio físico faz toda a diferença na busca por uma maior competitividade no mercado em que ela atua.
Se você quer saber mais sobre esse assunto, então, convidamos você a continuar a leitura para entender o que é gestão de ativos e por que é importante atentar-se para esse aspecto do negócio.
Além disso, confira também nas próximas linhas deste conteúdo quais são os principais desafios do gerenciamento de ativos de uma empresa e as vantagens de manter essa prática em dia.
Este post também pode interessar a você: Como avaliar o valor de uma empresa: 5 métodos para o cálculo
O que é gestão de ativos?
Os ativos de uma empresa se referem não apenas aos valores monetários que a organização possui em contas correntes, aplicações financeiras e até em participações acionárias em outros negócios.
Devemos incluir na conta dos ativos os bens materiais que ela possui e sobre os quais ela exerce controle. Trata-se, neste caso, do patrimônio físico que uma organização detém, incluindo aqueles que não estão prontamente à disposição.
Como exemplos de ativos, podemos citar:
- Maquinário;
- Equipamentos e materiais de escritório;
- Veículos;
- Imóveis;
- Aplicações financeiras;
- Contas a receber;
- Mercadorias em estoque;
- Matérias-prima.
Tendo isso em vista, podemos definir o que é gestão de ativos como um conjunto de práticas que são adotadas no sentido de manter os bens de uma empresa sob controle e utilizá-los da melhor maneira possível.
A intenção do gerenciamento de ativos é extrair o devido valor destes e garantir sua disponibilidade no longo prazo. Assim, a organização conseguirá se manter produtiva. Porque, afinal, são os ativos que geram valor para o negócio.
Outra importante tarefa contábil e financeira é a construções de orçamentos, por isso, baixe nosso kit gratuito: [KIT GRATUITO] Ferramentas para Orçamento empresarial
Veja algumas das práticas que envolvem a gestão de ativos de uma empresa:
- manutenção;
- balanceamento de custos;
- identificação de oportunidades;
- controle de riscos;
- análises sobre a necessidade de cada ativo;
- descarte (quando for necessário).
O caixa faz parte do ativo circulante de seu negócio. Neste webinar, veja dicas de como gerenciar este importante ativo de sua empresa:
Baixe a planilha de proteção do caixa neste link: [PLANILHA + WHITEPAPER] Proteja o caixa da sua empresa em diferentes cenários e períodos
A gestão de ativos industriais
A gestão de ativos industriais lida com todos os equipamentos e ferramentas diretamente ligados ao processo de produção e às atividades industriais de uma empresa.
Esse tipo de gestão de ativos trata de questões relacionadas ao ciclo de vida dos equipamentos industriais, seus custos, o impacto de tais custos na saúde financeira da empresa, a necessidade de investir em novos equipamentos e peças.
Além isso, é preciso decidir o que fazer com aqueles que serão descartados, onde comprar novos equipamentos para substituí-los, as etapas de instalação, prevenção de falhas etc.
A intenção é otimizar a utilização e reduzir os custos operacionais desses ativos industriais, preservando seu desempenho técnico e fazendo com que eles gerem valor para a empresa.
Com a gestão de ativos industriais, é possível tomar decisões condizentes aos objetivos da organização. Isto é: como investir adequadamente em ativos para tingir os objetivos do negócio.
Os ativos de seu negócio então risco? Este post pode ajudar você a descobrir como gerenciar riscos em sue negócio: 5 ferramentas existentes para análise e gestão de risco: como ser bem-sucedido nas decisões de negócio
Veja mais neste webinar gravado:
A gestão do ativo imobilizado
A gestão do ativo imobilizado se refere ao patrimônio tangível de uma empresa e que possuem natureza permanente, sendo utilizados para a manutenção das atividades cotidianas de uma empresa.
São considerados ativos imobilizados os bens que:
- São mantidos para produção ou comercialização de produtos ou serviços, aluguel ou fins administrativos;
- Geram benefícios econômicos para a empresa;
- São usados por mais de 12 meses.
A gestão dos ativos imobilizados (maquinário, terrenos, edificações, escritório etc.) para que a empresa possa dar o devido tratamento contábil a esses bens e tomar melhores decisões estratégicas.
Quais as vantagens do gerenciamento de ativos?
Agora que você já sabe o que é gestão de ativos, é hora de conhecer as principais vantagens dessa prática. Afinal, por que é tão importante atentar-se ao gerenciamento de ativos da sua empresa?
Em primeiro lugar, essa prática ajuda na redução de custos e na otimização dos processos internos. A gestão de ativos favorece a padronização dos procedimentos da empresa de acordo com técnicas e normas reconhecidas nacional e internacionalmente.
Além disso, a correta administração de ativos ajuda a tornar o negócio mais competitivo e produtivo.
Os desafios da administração de ativos
Por fim, é importante também falarmos sobre os desafios que envolvem a gestão de ativos empresariais.
O primeiro deles é contar com um time especializado nesse tipo de gerenciamento. É importante que a sua empresa tenha profissionais que saibam lidar com a gestão de ativos.
Outro desafio se refere a elaboração de inventário dos bens da organização. Só é possível gerenciar aquilo de que se tem conhecimento. Logo, é importante manter atualizados os registros de todos os ativos da empresa.
Bom, ficou claro o que é gestão de ativos?
Agora que você já tem mais conhecimento sobre essa temática, dedique-se à administração dos bens da sua empresa e potencialize os seus resultados.
Leia também: Indicadores de desempenho de contabilidade: 6 dicas para monitorar seu progresso e mapear erros e acertos
O STRATWSs One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda sua empresa a manter os KPIs sobre controle e, assim, favorece também a gestão de sues ativos.
Veja mais algumas de suas vantagens:
- Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
- Integrar pessoas, operação e estratégia;
- Encontrar oportunidades de melhoria;
- Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
- Gerenciar riscos e analisar cenários;
- Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos.