O que é administração por objetivos: definição, benefícios e como usar em sua empresa

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O que é administração por objetivos
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Quando o assunto é gerenciar uma organização, há diversos métodos disponíveis para as empresas empregarem. Mas qual utilizar em seu negócio?

Já ouviu falar na administração por objetivos?

Neste artigo você irá conferir o que é administração por objetivos, seus principais benefícios e quais passos é preciso seguir para colocar essa metodologia em prática.

Leia também: Você sabe o que é gestão por competência? Descubra e saiba como aplicar na sua empresa passo a passo

O que é administração por objetivos?

A administração por objetivos (Management by Objectives – MBO) é uma metodologia de gestão idealizada por Peter Drucker em 1954 no seu livro Practice of Management.

O que é administração por objetivos

O autor define essa prática como:

Um sistema de planejamento e controle, a partir do qual superiores e subordinados trabalham juntos na definição dos objetivos da organização, estabelecendo metas individuais que contribuem para o alcance de objetivos maiores.

É como se as metas individuais fossem as partes de um quebra-cabeça e os objetivos organizacionais fossem o quebra-cabeça completo.

Assim, também é determinada a área de responsabilidade de cada indivíduo em relação aos resultados esperados. Isso servirá de base para avaliar a contribuição e o desempenho individual e coletivo.

A MBO confia na premissa de que as pessoas tendem a ter um desempenho melhor quando se sabe o que esperar delas.

A intenção da administração por objetivos é elevar o nível de desempenho da organização. Por isso, envolve os colaboradores na formulação do plano de ação e nas estratégias para o alcance dos objetivos.

Essa abordagem permite que o trabalho seja concluído em pequenas etapas. Assim, permitirá que os funcionários se sintam mais confortáveis ​​em um ambiente de trabalho menos opressor.

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A MBO tende a aumentar o envolvimento dos funcionários nas atividades de planejamento e controle. Por meio desse envolvimento, acredita-se que o comprometimento do funcionário com o plano de ação (que ele ajudou a criar) será bem maior e, dessa forma, o desempenho também será mais eficiente.

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Variações da administração por objetivos

Muitas variações são encontradas na prática do MBO. Mas, basicamente, trata-se de um processo por meio do qual metas, planos e sistemas de controle de uma organização são definidos pela colaboração entre gerentes e seus subordinados.

Juntos, eles identificam objetivos comuns, definem os resultados esperados de cada indivíduo e usam essas medidas para direcionar a operação de sua unidade e avaliar as contribuições individuais.

Nesse processo, o conhecimento e as habilidades de muitos membros da organização são melhor aproveitados. Em vez de dizer aos subordinados sobre seus objetivos, os gerentes pedem aos subordinados que participem e decidam quais devem ser os objetivos.

Em resumo, a administração por objetivos é um processo em que os objetivos, planos e sistema de controle da organização são definidos pela gerência e pelos colaboradores em conjunto.

Confira: O que é Planejamento Estratégico Situacional: definição e como funciona na prática

Benefícios da administração por objetivos

Para que você possa compreender melhor o que é administração por objetivos, separamos aqui algumas vantagens dessa metodologia de gestão.

Benefícios

  • Os colaboradores têm voz ativa em seus objetivos e se sentem mais valorizados e dispostos a contribuir para o sucesso da organização;
  • Os funcionários passam a entender suas tarefas e deveres com mais clareza;
  • As atividades são delegadas de acordo com o interesse, especialização, experiência e competência de cada colaborador;
  • Todos os funcionários contribuem para a realização dos objetivos, concluindo com sucesso as tarefas e deveres que lhes são atribuídos pelo superior;
  • Cria-se um ambiente colaborativo e de comunicação aberta na organização;
  • Os gerentes são levados a pensar sobre o planejamento de resultados, em vez de simplesmente planejar o trabalho ou as atividades;
  • A fim de tornar os objetivos realistas, a administração por objetivos também exige que os gerentes pensem na maneira pela qual realizarão os resultados, bem como os recursos e a assistência que precisarão;
  • As empresas que adotam a MBO podem descobrir deficiências e tomar as medidas necessárias para corrigi-las com mais facilidade;
  • A MBO ajuda a fazer uma avaliação de desempenho mais sistemática;
  • Ajuda a melhorar a produtividade e a reduzir custos;
  • Aumenta a satisfação dos funcionários.

Como a administração por objetivos funciona na prática?

Agora que você já sabe o que é administração por objetivos e seus principais benefícios, é hora de saber quais passos seguir para aplicar essa metodologia na sua empresa.

Passo 1 – Defina os objetivos organizacionais

Na primeira etapa, a administração analisa e define adequadamente os objetivos gerais do negócio. Todo o desenvolvimento de uma organização depende dos objetivos definidos.

Passo 2 – Determine os objetivos dos colaboradores

Depois de determinar os objetivos organizacionais, a próxima coisa a fazer é estabelecer as metas individuais de cada colaborador. É responsabilidade do gerente perguntar aos funcionários quais metas eles podem realizar em determinado período e quais recursos serão necessários para atingir tais metas.

Além disso, se necessário, os gerentes e funcionários podem classificar os objetivos em ordem de importância. Assim, tornam o processo mais fácil e alinhado com os objetivos da organização.

Características dos objetivos:

  • Os objetivos precisam ser mensuráveis. Por exemplo, reduzir os custos de produção em 10% é um objetivo mensurável.
  • Além disso, os objetivos precisam ser coerentes e não entrar em conflito com outros objetivos. Por exemplo, reduzir a quantidade de estoque disponível em 50% e aumentar as vendas em 20% podem ser considerados objetivos conflitantes.
  • Os objetivos também precisam ser alcançáveis e estar dentro das limitações de recursos do negócio. Por exemplo, pode não ser possível duplicar as vendas se a empresa não puder arcar com o dobro do número de vendedores.

Passo 3 – Monitore o progresso

Durante essa etapa, a gerência deverá monitorar o desempenho dos funcionários e oferecer ajuda onde for necessário.

O processo de MBO não tem como objetivo somente fornecer eficácia adicional aos gerentes em toda a organização. Mas também é igualmente importante para monitorar constantemente o progresso e o desempenho dos funcionários.

Na metodologia MBO, os objetivos precisarão ser mensurados. Caso contrário, o sistema não funcionará corretamente. Cada objetivo deve ter objetivos intermediários. Por isso, os gerentes devem estar focados em apoiar os subordinados e monitorar seu progresso.

Portanto, o foco dos líderes não deve estar no desempenho, mas sim em perceber como o funcionário está se desenvolvendo. A avaliação deve focar no crescimento, bem como na obtenção dos objetivos.

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Passo 4 – Avalie e recompense as conquistas

O estágio de monitoramento deve levar à avaliação do desempenho. A ideia do modelo de MBO é melhorar o desempenho e, portanto, a avaliação é crucial.

No final do ciclo, a gerência e os funcionários se reúnem para discutir se alcançaram (ou não) dos objetivos, comparando aquilo que o colaborador conseguiu fazer com o que ele concordou em realizar.

O feedback é fornecido em reuniões periódicas. Nelas, os líderes e seus subordinados analisam o desempenho em relação ao alcance das metas.

Por um lado, o feedback ajuda os funcionários a conhecerem suas fraquezas. Por outro, também motiva os indivíduos a melhorarem e a desenvolverem seu desempenho.

No final, ofereça recompensas para aqueles que conseguirem alcançar as metas estabelecidas, como bônus salarial, folgas extras, presentes etc. A intenção é fazer com que o colaborador sinta que todo o esforço valeu a pena.

Gostou de saber o que é administração por objetivos? Então que tal colocar a MBO em prática na sua organização?

Veja também: Entenda o que é modelo VRIO e como usá-lo para identificar vantagens competitivas na empresa

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