A grande maioria das empresas com certa maturidade de gestão usa indicadores de desempenho.
No entanto, uma decepção comum entre os gerentes a respeito de medir a performance de uma empresa ou de sua equipe é que, na prática, os indicadores-chave de desempenho (KPIs) monitorados não parecem relevantes.
Isso acontece porque que não estão conectados , em muitos casos, à estratégia do negócio.
Mas como, afinal, criar indicadores de performance que realmente ajudem a acompanhar o desempenho do negócio?
Se você procura resposta para essa pergunta, chegou ao lugar certo!
Neste post você vai ver como elaborar indicadores, alguns tipos de indicadores de desempenho e ainda como fazer o alinhamento estratégico organizacional desses KPIs.
Vamos lá?
Leia também: Gestão por indicadores: porque e como usar KPIs na sua gestão de performance
Ante de descobrir como definir indicadores de desempenho que promovam o alinhamento estratégico organizacional, que tal relembrar o conceito de KPI e alguns exemplos?
Então, confira este vídeo de nosso canal no YouTube:
É fundamental saber como elaborar indicadores de desempenho, se você pretende fazer uma gestão estratégica de seu negócio.
Por isso, selecionamos um passo a passo de como criar indicadores. Confira essas etapas e passe a usar na hora de penar no tipos de indicadores que ai usar. Assim, o acompanhamento será mais preciso e alinhado com sua estratégia.
Quer entender ainda melhor como elaborar indicadores de desempenho? Então, dê uma olhada neste vídeo:
Veja também: Gráficos para indicadores de desempenho: 7 exemplos e 7 dicas de como construí-los e interpretá-los
Falamos, há pouco, de alguns tipos de KPI. Vamos entender cada um desses tipos de indicadores de performance organizacional?
Falamos que um dos passos na hora de criar indicadores de performance organizacional é selecionar seu tipo.
Mas como saber a qual tipo casa um deles pertence? Veja como identificar os 6 principais tipos de indicadores de desempenho de negócios.
Indicadores de produtividade medem a relação entre a quantidade produzida e os recursos empregados na produção.
Assim, quanto mais for produzido e quanto menso for gasto, maior a produtividade.
Assim, um caminhão que gasta 20 litros de combustível por quilômetro rodado ao fazer entregas para a empresa, é mais produtivo que outros que gasta 25 litros e roda a mesma distância para fazer suas entregas.
Outra maneira de medir a produtividade desse processo seria medir quantas quilômetros de entregas cada caminhão faz por hora. Como dissemos, tudo vai depender dos objetivos estratégicos da empresa.
Veja mais: Como calcular a produtividade de um funcionário? E seu desempenho?
Indicadores de capacidade são aqueles que medem o quanto sua empresa, um setor, uma máquina ou outro elemento do negócio é capaz de produzir, no máximo, em relação a um parâmetro.
Esses indicadores são importantes para evitar que a empresa se comprometa com algo que não poderá entregar.
Um bom exemplo desse tipo de indicador de desempenho seria o número máximo de ligações atendidas por dia pelo SAC da empresa. Assim, quando ela perceber que sua capacidade é insuficiente, terá que promover a ampliação do atendimento.
Isso pode se dar com a contratação de novos atendente, um melhor treinamento, a implantação de softwares etc.
Indicadores de qualidade são fundamentais para que a empresa mantenha o nível de satisfação de seus clientes.
Uma forma de medir a qualidade é verificando, por exemplo, a porcentagem de peças produzidas com defeito por uma máquina.
Mas existem outras formas de se fazer isso, como medindo a quantidade de mercadorias devolvidas por clientes insatisfeitos, ou de chamados para a assistência técnica da empresa antes do final do período de garantia.
Saiba mais: FMEA: exemplo prático para identificar falhas e melhorar a qualidade de processos e produtos
Indicadores estratégicos estão ligados ao planejamento do negócio. Assim, se a empresa determinou que deve ampliar seu mercado, o market share (fatia de mercado) é um bom KPI estratégico.
Os indicadores táticos da empresa se referem ao nível gerencial. Assim, seguindo o exemplo dado acima, um KPI da tático da área de vendas de uma empresa que quer ampliar seu mercado pode ser o número de novos clientes conquistados a cada mês.
O sindicadores operacionais se relacionam a um indivíduo ou equipe específica.
Dessa forma, voltando mais uma vez ao nosso exemplo, os vendedores podem ter sua performance medida em função da porcentagem de aumento de clientes que tiverem a cada mês.
Leia também: Tudo sobre a gestão de indicadores estratégicos, táticos e operacionais nas empresas
Agora que você já sabe como criar indicadores de desempenho, é hora entender como fazer seu alinhamento com a estratégia da sua empresa.
Só dessa forma eles serão realmente úteis para o seu negócio. Porque medir um processo ou usar uma medida que não tem relação com seus objetivos estratégicos não faz nenhum sentido.
No entanto, é muito comum que isso aconteça nas organizações. As pessoas acabam medindo por medir, sem entender a razão disso.
Por isso, para você entender melhor como resolver este problema, temos que identificar, primeiro, as possíveis causas.
Por que, afinal, esse distanciamento dos KPIs e dos objetivos do planejamento estratégico da empresa acontece?
Veja, a seguir, algumas das possíveis razões para isso.
Hoje em dia a maioria das organizações tem um plano estratégico para curto e longo prazo.
No entanto, esses planos estratégicos podem não ter uma característica importante: a habilidade de transmitir claramente o que precisa ser feito e o que é sucesso para a empresa.
Para ter clareza, os objetivos estratégicos devem ser concisos.
Por exemplo: aumentar a satisfação dos stakeholders, otimizar o processo de entregas, reduzir custos com reciclagem ou garantir a expansão de mercado.
Insistimos no fato de que não tem como criar indicadores de desempenho de processos organizacionais sem ter as estratégias da empresa em mente!
Mas o que acontece é que durante o processo de seleção dos indicadores, os KPIs não são escolhidos para refletir o alcance dos objetivos estratégicos do negócio.
A terceira pergunta indica quais indicadores são ideais para seus objetivos.
Na maioria dos casos, há mais de uma maneira de mensurar suas metas estratégicas. Para medir o objetivo “Aumentar satisfação do cliente”, por exemplo, o gestor do Marketing pode escolher acompanhar a porcentagem de clientes satisfeitos ou o número de clientes satisfeitos.
A decisão por um indicador ou por outro vai depender da verba alocada para ativação do KPI e do prazo para reunir as informações necessárias, entre outros pontos.
Você pode usar qualquer critério de seleção do indicador que preferir, mas lembre-se sempre de que os KPIs devem estar ligados a um objetivo estratégico.
Esta é uma armadilha comum que acontece durante a seleção de indicadores de desempenho: escolher aqueles com os quais estamos mais familiarizados ou que são os mais fáceis de mensurar.
Benchmarking é muito útil em mensuração da performance, mas deve ser usado com sabedoria em qualquer empresa.
Comparar uma empresa com a outra do mesmo mercado, da mesma indústria e até do mesmo tamanho pode ser irrelevante se elas têm estratégias empresariais ou modelos de negócio diferentes.
Estratégias mudam o tempo todo, seja de forma estruturada, como durante revisões anuais da estratégia; ou de maneira informal, quando gestores respondem a mudanças no mercado começando novos projetos.
Todas as mudanças que acontecem em uma empresa podem distanciar os indicadores de desempenho criados das atividades do negócio.
A organização evolui, assim como seus indicadores. Portanto, alguns deles podem ser suplantados (quando a empresa está madura o suficiente para mensurar KPIs mais complexos), outros podem ser suspensos à medida em que o problema que apontavam for resolvido e outros ainda apenas adaptados, alterando a metodologia de seus cálculos.
O valor gerado pelo uso dos KPIs é influenciado diretamente pela relevância que a informação obtida pelo processo de mensuração da performance tem para o planejamento do negócio e para a tomada de decisão.
Assim, a análise dos problemas citados neste texto pode melhorar muito a estrutura de estão da performance organizacional existente em sua empresa!
E lembre-se: não adianta nada saber como criar indicadores de performance organizacional se eles não refletirem aspectos relevantes dos objetivos estratégicos da empresa.
Vale a pena ler também em nosso blog: [QUIZ] Qual é a maturidade de gestão empresarial do seu negócio?
Com as soluções da Siteware, você acompanha seus KPIs e consegue agir sobre qualquer eventual desvio, além de disseminar os objetivos da empresa por todos os funcionários e executar sua Estratégia!
Mais de mil empresas e 160 mil colaboradores já usam o STRATWs One, nosso software de gestão de performance organizacional.
Veja mais algumas de suas vantagens e como elas podem beneficiar o seu negócio:
Se você quer acompanhar os indicadores de desempenho de sua empresa o quanto antes, então, baixe nosso e-book gratuito: E-BOOK: Crie seu dashboard de Indicadores de Desempenho em 3 dias!
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |