25 técnicas de liderança: seja um grande líder para sua empresa

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Não há como negar: o sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao fato dela possuir ou não uma boa liderança. E para isso é fundamental conhecer as principais técnicas de liderança no mercado.

Afinal, um bom líder pode inspirar, motivar e orientar sua equipe para alcançar objetivos desafiadores e conduzir a organização para o sucesso a longo prazo.

Inclusive, estudos demonstram que a liderança é um fator importante no desempenho e satisfação dos funcionários, bem como na eficácia da organização como um todo.

Uma pesquisa da Harvard Business Review descobriu que os líderes que se concentram no desenvolvimento das habilidades de suas equipes têm mais sucesso do que aqueles que não o fazem.

Além disso, outro estudo feito pela consultoria McKinsey & Company mostrou que empresas com líderes altamente eficazes têm um desempenho financeiro significativamente melhor do que empresas com líderes menos eficazes. 

Essas pesquisas evidenciam a importância da liderança eficaz para o sucesso das organizações e a necessidade de investir no desenvolvimento de líderes altamente qualificados.

Neste artigo, vamos mostrar 25 técnicas de liderança, para te ajudar a alcançar os objetivos na sua organização. Além disso, separamos 7 dicas práticas para tornar um bom líder no vídeo a seguir! Confira:

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O que é uma boa liderança nos dias atuais?

Uma boa liderança é a capacidade da pessoa organizar e gerir todas as pessoas de um time de modo que eles consigam alcançar os resultados esperados.

Dessa forma, em um cenário na qual as empresas estão cada vez mais preocupadas com a saúde mental dos seus colaboradores, conquistar e desenvolver uma liderança estratégica acaba se tornando um desafio para os atuais líderes.

Um bom passo para superar isso e se tornar um bom líder, por exemplo é entender que também é papel da liderança desenvolver os colaboradores atuais para que eles conquistem um cargo de liderança no futuro.

habilidades para liderança

E o que é uma liderança técnica?

É preciso dizer também sobre a importância de se ter uma liderança técnica, e a sua diferença para o conceito de liderança como um todo. Em sua, a liderança técnica é um estilo que se concentra principalmente no conhecimento especializado que um líder possui em sua área de atuação. 

Nesse estilo de liderança, o líder geralmente é um especialista em seu campo de atuação e é responsável por liderar e orientar uma equipe de profissionais altamente qualificados.

Nesse sentido, a liderança técnica é comumente encontrada em setores como tecnologia, engenharia, medicina e ciência, onde é essencial ter um conhecimento profundo e uma compreensão clara dos processos, metodologias e técnicas necessárias para que a equipe execute suas tarefas com excelência.

Os líderes técnicos geralmente são altamente respeitados e valorizados pelos membros de suas equipes, pois são capazes de oferecer orientação e suporte em áreas específicas de sua expertise.

Eles também são capazes de tomar decisões informadas com base em seu conhecimento técnico, o que ajuda a aumentar a confiança e o respeito dos membros da equipe.

Por que uma boa liderança é importante?

Uma boa liderança é fundamental para o sucesso de qualquer equipe ou organização, pois ajuda a definir a direção, a cultura e os valores que guiam as ações e decisões dos membros da equipe. Um líder eficaz é capaz de inspirar e motivar sua equipe, fornecer orientação e suporte, e gerenciar conflitos e desafios.

Além disso, uma boa liderança é importante porque ajuda a estabelecer a confiança e a credibilidade da equipe ou organização com seus clientes, parceiros e outros stakeholders.

Portanto, se você acha que ser um bom líder se resume apenas a dar ordens, muito provavelmente seus negócios enfrentarão (ou já estão tendo) graves problemas.

Afinal, é preciso lembrar que uma empresa é composta por pessoas, e, por isso, deve apresentar um ambiente capaz de proporcionar o desenvolvimento profissional e bem estar de seus colaboradores.

Pegue o exemplo de um time de futebol: mesmo que haja jogadores com altas habilidades, será possível que a equipe atinja seu máximo potencial sem um bom técnico?

Ou ainda, será que todos conseguirão fazer uma boa partida com a figura de um comandante apático, que não admiram e que não saiba como tratá-los ou motivá-los?

A mesma ideia vale para uma empresa: não será possível atingir bons resultados, que conversem com o verdadeiro potencial de sua equipe e de seus negócios, se não existirem líderes que saibam como desempenhar suas funções.

Quais são os tipos de liderança?

Existem vários tipos de liderança, sendo que cada uma delas possui suas próprias características e abordagens. Dentre as principais estão:

  • liderança autocrática: nesse tipo de liderança, o líder toma decisões sem consultar a equipe e espera obediência e conformidade total;
  • liderança democrática: nesse caso, o líder envolve a equipe na tomada de decisões e busca opiniões e sugestões de membros da equipe antes de tomar uma decisão;
  • liderança transformacional: aqui, o líder inspira e motiva a equipe a alcançar objetivos comuns e trabalha para desenvolver o potencial de liderança de todos;
  • liderança transacional: na liderança transacional, o líder define objetivos e recompensas para a equipe em troca do cumprimento das metas estabelecidas;
  • liderança situacional: por fim, nesse tipo de liderança, o líder adapta seu estilo de acordo com a situação e as necessidades da equipe.

Quais são os estilos de liderança?

Além dos tipos de liderança, existem os estilos que são adotados por cada líder, sendo os principais deles:

  • Diretivo: o líder toma decisões e define claramente as expectativas da equipe;
  • Coaching: neste caso o líder trabalha com a equipe para desenvolver habilidades e competências individuais;
  • Afiliativo: o foco é na construção de relacionamentos e na promoção de um ambiente harmonioso;
  • Participativo: o gestor envolve a equipe na tomada de decisões e incentiva a colaboração e criatividade;
  • Delegativo: o líder delega autoridade e responsabilidade para a equipe, permitindo que eles tomem decisões e realizem tarefas sem intervenção direta;
  • Carismático: o profissional é altamente persuasivo e inspirador, capaz de motivar e influenciar a equipe através de sua personalidade forte;
  • Visionário: inspira e orienta a equipe para alcançar objetivos de longo prazo, transmitindo uma visão clara para o futuro da organização.

Como ter liderança no trabalho?

Para ter uma grande liderança no trabalho é muito importante que você parta de um princípio: você estará lidando com pessoas. Por isso, deve saber como agir de maneira humanizada.

Conseguir ser um bom líder demanda, além de algumas habilidades pessoais, conseguir administrar trabalhos em equipe, conciliar divergências e conflitos e ter a capacidade de motivar colaboradores.

Parece uma lista extensa e uma tarefa bem difícil, não? Pois realmente é!

Mas está longe de ser impossível. Para isso, conhecer e colocar em prática algumas técnicas de liderança pode ser o ponto-chave para facilitar a gestão e administração de sua equipe e de seus negócios.

Então, vamos conhecê-las?

25 técnicas de liderança para colocar em prática

1- Não tente se impor pelo poder

Não pense que liderar por meio do poder de um cargo é uma boa saída. Um gestor autoritário acaba desmotivando e minando o potencial de inovação de sua equipe.

Uma das principais habilidades de uma liderança é saber ouvir os seus colaboradores. Lembre-se que como gestor deles, é seu papel desenvolvê-los e não fazer com que eles temam você.

2- Aprimore seus conhecimentos (sempre)

Um erro bastante comum, das lideranças mais velhas até as mais novas, é acreditar que agora que chegou no cargo de liderança a pessoa não precisará mais evoluir.

É essencial que um líder esteja sempre buscando formas de melhorar suas técnicas de liderança.

Seja fazendo cursos, lendo livros, assistindo a palestras ou compartilhando experiências com outros profissionais. Assim, busque se aperfeiçoar com frequência.

3- Conheça sua equipe

Para liderar, é imprescindível conhecer quem você está liderando. Por isso, busque entender as particularidades e necessidades de cada pessoa de sua equipe.

Somente assim será possível criar uma melhor relação com eles, bem como saber como motivá-los e extrair de cada um seu melhor potencial.

Um ponto importante aqui é que como líder, você não precisa ser amigo pessoal dos seus colaboradores. No entanto, é seu papel conhecer mais da vida dos seus liderados já que muitas situações pessoais afetam o profissional.

Ou seja, saber o que ela gosta, os sonhos, objetivos e metais pessoas podem te ajudar a ser um bom líder, desde que saiba usar isso para motivá-los e engajá-los no dia a dia.

4- Flexibilidade

Não tente se limitar a regras extremamente rígidas. Para isso, entenda que mudanças são comuns e que manter uma postura muito conservadora poderá frear grandes progressos.

O home office, por exemplo, é um exemplo prático que chegou para flexibilizar e facilitar a vida de muitas pessoas.

5- Admita os próprios erros

Cometeu um erro? Então admita e corrija-o. Um bom líder nunca foge das responsabilidades e deve ter humildade em reconhecer eventuais equívocos.

Uma característica comum de uma boa liderança é justamente aprender com seus erros, mostrando aos seus liderados que não se trata de um ambiente de trabalho autoritário e que errar não é um problema, desde que você aprenda com eles.

6- Saiba ouvir

É importante entender que uma posição de liderança não significa que não se deva ouvir opiniões dos liderados.

Por isso, escute sua equipe! Muitas boas ideias podem surgir e serem excelentes oportunidades de crescimento. Portanto, seja capaz de aceitar sugestões. Além disso, o potencial criativo dos colaboradores pode aumentar, assim como o sentimento de motivação.

7- Foque nas pessoas

Além de conhecer particularidades e escutar sua equipe, é muito importante que um líder nunca perca de fato o contato com seus colaboradores. Vivencie o cotidiano e esteja sempre atento, afinal, é decisivo saber como agir de maneira preventiva e gerenciar riscos.

E nunca esqueça: você está liderando pessoas! Por isso, reconheça o limite que separa a vida profissional da pessoal.

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8- Seja o exemplo

Exige pontualidade? Então, seja pontual! Seja o exemplo, inspire os liderados e ganhe a confiança deles.

Quando o assunto é liderança, aquele ditado “faça o que eu falo e não o que eu digo” não é interessante e isso pode inclusive causar o desengajamento da sua equipe, causando uma série de situações pouco interessantes.

Se quiser saber mais, aproveite agora mesmo e baixe o nosso material “Descubra como colaboradores não engajados se comportam” e evite este tipo de problema. Baixe agora!

9- Atue com equilíbrio

Procure manter sempre o equilíbrio e a inteligência emocional, além de não praticar exageros em relação aos liderados.

Premiações demais, cobranças excessivas ou favorecer alguns funcionários são atitudes que devem ser evitadas.

10- Saiba estipular metas

Não adianta nada estipular metas impossíveis de serem alcançadas – além de não obter sucesso, só criará um ambiente estressante e improdutivo.

Portanto, conheça seus negócios, sua equipe e saiba estipular metas atingíveis. A primeira dica aqui é trabalhar com as chamadas metas smart. Elas possibilitaram trabalhar com indicadores que além de guiarem a sua equipe, irão motivar todos os envolvidos.

desdobramento de metas

11- Não faça críticas públicas

Problemas com um colaborador? Evite críticas em público. Converse diretamente com o funcionário e faça as cobranças e avaliações necessárias em particular.

Se necessário, trabalhe e promova a cultura do feedback na organização. Ela permitirá que se trabalhe com reports estratégicos e desenvolva constantemente os seus liderados.

12- Compreenda o mercado

Para saber liderar bem, é essencial compreender profundamente o mercado em que a empresa atua.

Atualize-se sempre com informações sobre fatores socioeconômicos, concorrentes e clientes. Com isso, além de demonstrar maior domínio nas decisões, trará maior segurança à equipe.

13- Incentive a participação e o trabalho em equipe

Ao incentivar a participação de seus colaboradores, você cria uma equipe mais ativa, engajada e, consequentemente, motivada.

O aprendizado gerado também será essencial para um maior desenvolvimento profissional de cada membro de sua equipe. Além disso, desenvolva as habilidades de trabalho em grupo, afinal, uma maior integração entre os colaboradores trará benefícios de produtividade.

14- Delegue responsabilidades

Delegar responsabilidades é uma das técnicas de liderança mais expressivas, pois auxilia no desenvolvimento e amadurecimento profissional de seus colaboradores.

Ao exercitar habilidades e ganhar experiência, sua equipe mostrará um maior aprendizado.

15- Atenção aos feedbacks

O feedback é essencial para manter uma boa gestão de pessoas: você poderá corrigir falhas ou elogiar acertos de cada colaborador.

Faça-os por meio de conversas individuais e sempre levando em consideração dados concretos que comprovem sua avaliação.

16- Reconheça seus colaboradores

Percebeu uma atitude positiva? Reconheça seus colaboradores! Afinal, a motivação da equipe é um fator decisivo para a produtividade. Siga as regras internas estabelecidas pela empresa e coloque em prática campanhas de incentivo por bons resultados.

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17- Pesquisas de clima organizacional

Saber liderar é saber analisar o clima de sua equipe. Para isso, use pesquisas com questionários capazes de apontar o nível de satisfação e engajamento dos colaboradores.

Leve a sério os resultados e providencie as mudanças necessárias detectadas nas respostas para melhorar o comprometimento dos funcionários.

18- Saiba se comunicar

Saber se comunicar é essencial. Vale programar reuniões com a equipe e até mesmo utilizar tecnologias para melhorar o diálogo e a troca de informações.

19- Não adie tomadas de decisão

Não fique adiando tomadas de decisão – mesmo que as questões envolvam certa complexidade.

Um bom líder deve saber se posicionar, caso contrário, passará a sensação de insegurança e indecisão em sua equipe.

20- Cuide do planejamento estratégico

Para tomar decisões acertadas e construir metas que guiarão as atividades de seus colaboradores, é imprescindível saber como planejá-las.

Para isso, utilize técnicas, softwares e ferramentas de planejamento estratégico em sua empresa.

21- Entenda as expectativas do grupo em relação a você

Compreenda as expectativas que sua equipe possui em relação ao seu tipo de liderança.

  • Eles esperam feedbacks mais frequentes e claros?
  • Capacitação?
  • Mais reuniões?

Conversar com seus colaboradores pode ajudar a entender o que está faltando.

22- Não assuma responsabilidades que delegou a alguém

Evite assumir tarefas que já havia delegado a outra pessoa. Saiba como gerenciar a situação, mesmo quando os resultados não estão saindo como o esperado.

Converse com o colaborador, seja franco, auxilie no que for necessário, mas não assuma a responsabilidade de outra pessoa.

23- Tenha senso de prioridade

Qual a tarefa mais urgente? Saiba classificar as atividades em relação à prioridade. É muito importante que toda a equipe tenha conhecimento do que deve fazer primeiro.

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24- Saiba planejar com antecedência

Não delegue tarefas e funções em cima da hora – além de gerar desconforto na equipe, é muito provável que a qualidade do resultado não seja a ideal.

Para isso, saiba como organizar as atividades e delegue-as com antecedência.

25- Treine a equipe e identifique talentos

Um bom líder é aquele profissional que busca treinar seus colaboradores, com o objetivo de sempre trazer o melhor a sua empresa – e sem temer as competições.

Além disso, fique atento a grandes talentos em sua equipe. Ao reconhecê-los, invista no desenvolvimento desses profissionais.

Não basta apenas utilizar boas técnicas de liderança, pense a longo prazo e na produtividade de sua empresa.

Bônus: 5 livros úteis para se tornar um grande líder

Alguns livros podem ajudar você a desenvolver uma boa liderança no trabalho. Logo abaixo vamos mostrar 5 que serão muito úteis para você.

1. The 7 Habits of Highly Effective People de Stephen Covey

Este livro apresenta sete hábitos que são essenciais para se tornar um líder altamente eficaz, incluindo ser pró-ativo, estabelecer prioridades e trabalhar em equipe.

Covey enfatiza a importância de viver e liderar de acordo com seus valores e princípios. Certamente, a obra vai ajudar você a desenvolver várias habilidades.

2. Liderança é uma habilidade transferível de Marshall Goldsmith

Goldsmith explora o conceito de liderança transferível, argumentando que as habilidades e competências podem ser aplicadas em diferentes contextos.

Ele fornece insights e orientações práticas para ajudar os líderes a transferirem suas habilidades de liderança para novas situações e ambientes.

3. O Poder do Hábito de Charles Duhigg

Embora este livro não se concentre especificamente na liderança, ele explora como os hábitos são formados e como podemos mudá-los para alcançar nossos objetivos.

Duhigg discute como os líderes usam a ciência dos hábitos para promover mudanças positivas em si mesmos e em suas equipes, levando a uma maior eficácia e sucesso.

4. O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança de James C. Hunter

Este livro é uma história inspiradora que segue a jornada de um executivo que aprende sobre liderança com um monge.

Ele explora as qualidades essenciais de um líder, incluindo humildade, empatia e responsabilidade, e fornece insights práticos para liderar com sabedoria e compaixão.

5. Gestão do Amanhã de Sandro Magaldi e José Salibi Neto

Esta obra aborda uma visão abrangente de como as empresas podem liderar em um mundo em constante mudança.

Os autores discutem como os gestores podem adotar uma mentalidade ágil e inovadora, desenvolver lideranças fortes e apoiar a transformação digital para manterem seus negócios competitivos no futuro.

O livro inclui estudos de caso e exemplos práticos para ajudar os líderes a aplicar esses conceitos em suas próprias organizações.

Seja um bom líder: crie novos líderes para o futuro!

E aí, ficou interessado em entender mais sobre os tipos de líder para se preparar? Saiba que você já deu o primeiro passo, que é saber mais sobre liderança. O próximo passo agora é garantir que o seu time possui o cenário ideal para se desenvolver, fazendo o uso de ferramentas estratégicas.

Você quer estimular a comunicação, colaboração e disseminação das melhores práticas entre seus liderados para garantir a execução de seu planejamento de forma correta?

O ideal é contar com um sistema de planejamento estratégico que ajuda a aumentar, engajar e turbinar os seus resultados, com recursos visuais que melhoram o desdobramento estratégico da empresa.

O sistema de gestão empresarial, permite o acompanhamento integrado do desempenho corporativo, e o monitoramento e centralização de todos os indicadores, com foco na tomada de decisão.

E no mercado, um software que possui todas essas características é o STRATWs One, que permite aos gestores organizarem sua rotina de trabalho com melhor gerenciamento e engajamento de todo o time.

Com ele, você conseguirá dizer adeus à liderança autocrática e construir um ambiente muito mais estratégico e com uma gestão de talentos realmente conectada.

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