27 pontos a desenvolver de um gestor e se transformar em um líder bem-sucedido

CONTEÚDO

pontos a desenvolver de um gestor
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(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post com os 27 pontos a desenvolver de um gestor!)

Aqui na Siteware, em função do nosso trabalho, temos o costume de desenvolver relacionamentos de longo prazo com os clientes. Por isso, já tivemos a oportunidade de observar o desenvolvimento de profissionais que iniciaram sua carreira em programas de estágio ou de trainees e, hoje em dia, ocupam uma função de gestão nas empresas.

Mas quais foram os fatores determinantes para que estes profissionais trilhassem este caminho? Como ser um gestor de sucesso? Será que existe algo em comum nestas pessoas que são de gerações e segmentos de mercado diferentes? Quais seriam as atitudes que chamaram a atenção dos superiores que os promoveram?

Não há uma “receita de bolo” ou mesmo um passo a passo de como se tornar um gestor de sucesso. Nem é este o propósito deste post. O objetivo aqui foi reunir 27 características que todo bom gestor de empresa deve ter ou desenvolver para que continue em sua trajetória profissional ascendente.

Definir metas para a carreira e para a equipe é crucial para qualquer gestor. Para isso, um sistema de controle de metas é essencial. Mas como escolher o melhor para sua empresa? Descubra: Sistema de controle de metas: como escolher o melhor para sua empresa?

Se você se interessou, continue a leitura deste artigo e confira de pertinho algumas dicas que deixamos para você!

Para desenvolver suas habilidades como gestor, você também pode se interessar por:

Como ser um gestor de sucesso: atitudes que todo gestor precisa demonstrar

1. Tenha iniciativa e seja pró-ativo

O comportamento pró-ativo demonstra o quanto você, enquanto profissional, está engajado com os ideais da sua empresa ou área. Procure pensar “fora da caixa” adotando ações como: conhecer os concorrentes e sua forma de atuação, conversar com os clientes identificando novas oportunidades de negócio, etc.

2. Remova obstáculos

Lembre-se das diversas vezes em que você, ao longo de sua trajetória profissional, questionou os processos burocráticos instalados em sua empresa.

E agora, com você na posição de gestor, já pensou no que dá para fazer, eliminando tudo aquilo que apenas gera controle mas, não agrega valor ao processo, produto ou serviço da sua empresa?

3. Tenha humildade para ouvir

Os verdadeiros gestores de sucesso é aquele que ouve e confia na sua equipe. É desta forma que ele se torna líder por merecimento. Não há como ser um gestor de sucesso se praticar esta atitude.

Uma dica que pode ser muito importante para um gestor de sucesso é que ele possa deixar claro e até mesmo solicitar feedbacks para os seus liderados. Com o tempo, é provável que alguns desses feedbacks possam ter um caráter de melhoria ou sugestão, mas isso vai demonstrar que o seu time confia em você e saber ouvir e buscar formas de melhorar com certeza será o diferencial para se tornar um gestor de sucesso.

template feedbacks

4. Procure manter o foco

Evite distrações, procure fazer uma lista do que você pretende fazer durante a semana e depois planeje cada dia. Dedique tempo para revisar e “riscar” as tarefas cumpridas desta lista uma vez ao dia. Podemos garantir que a sensação de dever cumprido vale o tempo dedicado na organização deste trabalho.

5. Nunca esteja satisfeito com o resultado

Você não deve se transformar em uma pessoa que reclama de tudo. A ideia aqui é acreditar que sempre dá para fazer mais, extraindo assim o melhor de você e do seu time.

Ter líderes que estão sempre buscando formas de motivar e fazer crescer seus colaboradores é mais positivo do que aquele que apenas aceita tudo que lhe entregam.

anatomia de um gestor

6. Defina metas desafiadoras mas atingíveis

Não nos entenda mal, este item não contradiz o item anterior e sim complementa. Não crie metas inatingíveis, pois isso só irá desmotivar seu time.

A ideia aqui é criar metas atingíveis de acordo com a capacidade do seu time, mas, assim que atingidas, sua insatisfação deve levar a novas metas desafiadoras.

Nesse sentido, é essencial que a empresa conte com uma ferramenta de análise de indicadores e resultados. Conheça quais são as 9 melhores do mercado!

7. Desapegue das tarefas operacionais

É preciso mudar a chave, o mindset, pare de se dedicar às questões operacionais. Se você assumiu um cargo de gestão é porque a empresa acredita na sua capacidade gerencial, portanto, delegue todas as tarefas operacionais. Não há como ser um gestor de sucesso se você continuar atuando de forma operacional.

Aproveite e confira agora mesmo o nosso infográfico sobre 10 péssimos hábitos de liderança para você evitar!

8. Compartilhe a informação

Gestores de sucesso falam com toda sua equipe com frequência, de preferência pessoalmente.

Isso pode parecer uma loucura para nós que vivemos em um mundo cada vez mais digital, mas muitas vezes a comunicação nas empresas é falha e, quando fazemos esta afirmação, não estamos falando apenas da comunicação nas grandes empresas.

Quantas vezes já não deparamos com problemas que surgiram em função da alta gestão agir como se os colaboradores soubessem do que se tratava, mas na verdade não sabiam?

9. Tenha paixão pelo negócio

É preciso acreditar naquilo que se faz, pois invariavelmente os obstáculos e dificuldades aparecerão. Dia após dia, você precisará se levantar da cama cheio de energia para enfrentar uma nova batalha e, somente a paixão pelo seu trabalho, será capaz de manter sua produtividade e a motivação da sua equipe em alta.

E você, concorda ou não com os nove pontos discutidos hoje? Conseguiu perceber as atitudes e estilos de liderança que já pratica no seu dia a dia corporativo e aquele em que ainda precisa se desenvolver mais?

Os próximos pontos a desenvolver de um gestor serão em relação às atitudes e comportamentos.

10. Dê e receba feedback

Esta ferramenta, ignorada muitas vezes pelos profissionais, é altamente eficiente no alinhamento das expectativas entre o gestor e seu time. O feedback bem estruturado propicia o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores e também do gestor, ajudando a criar um time de alta performance.

Cultura de feedback

11. Envolva sua equipe nas decisões difíceis

É sempre enriquecedor ouvir as diferentes opiniões sobre um tema polêmico. Geralmente as melhores ideias são criadas de forma colaborativa, surgindo a partir da combinação das visões dos diferentes colaboradores. Escute as diferentes opiniões e defenda seu ponto de vista, seja democrático sempre que possível e não fuja da responsabilidade pois, no final, a decisão sempre terá sido sua.

12. Procure reter talentos

A busca incessante pela criação de uma equipe de alta performance não pode se limitar à contratação de talentos. Mais importante do que pagar bons salários, é preciso criar uma atmosfera capaz de cativar, alimentar as ambições, garantir a segurança e propiciar o crescimento continuado destes profissionais.

13. Aja como dono

Esse é um dos pontos a desenvolver de um gestor mais admirados, mas nem sempre presente em um gestor. Agir como dono requer se colocar na posição do cliente, ter uma visão sistêmica do negócio, decidir e agir de acordo com o que é o melhor para a empresa de forma estratégica.

No entanto, é importante deixar claro que não é porque você terá essa mentalidade que precisa realizar uma liderança autocrática. Saber ouvir o que seus liderados tem para dizer e apoiar eles com certeza faz parte de um “dono” que houve todas as partes e busca sempre o melhor.

14. Capacite sua equipe ao delegar

Delegar tarefas é uma arte que todo bom gestor deve praticar o tempo todo, evitando assim, centralizar o trabalho. Ao delegar uma tarefa você precisa ter em mente que o resultado pode não ficar satisfatório, por isso conheça os pontos fortes e fracos de cada integrante da sua equipe, seja claro na definição do que precisa ser feito, como deve ser feito e do prazo para isso.

Acompanhe a execução do trabalho, dando suporte quando necessário e ajudando a remover os obstáculos que forem aparecendo. Ao final, dê retorno sobre o resultado, apontando o que ficou bom e o que precisa ser melhorado, assim você estará continuamente capacitando sua equipe.

15. Caminhe pela empresa

Nada melhor para saber o que está acontecendo na sua empresa do que caminhar e conversar com as pessoas das diferentes áreas. Ao agir desta forma você percebe mais facilmente o clima organizacional e acaba tendo acesso à informação diretamente da sua fonte, sem intermediários.

16. Esteja preparado para mediar e resolver conflitos

Eis que surge o momento em que você deve agir como um juiz. Procure ouvir as diferentes versões dos fatos, evite tomar partido por um dos lados, mantenha a calma e busque a melhor decisão para a empresa. Quando um conflito surgir, procure agir o mais rápido possível, evitando que a discussão se espalhe pela empresa.

17. Atue como um coaching de sua equipe

Conhecer cada um dos membros da equipe é vital para que você possa ajudá-los a alcançar seus objetivos e também para alinhá-los ao propósito da empresa. Identifique os gaps de cada profissional e ajude-os no desenvolvimento de suas carreiras.

Várias pesquisas apontam que submeter um colaborador ao processo de coaching aumenta a sua produtividade. “O Líder é aquela pessoa a quem foi dada a responsabilidade de fazer sobressair o que de melhor há nos outros”, Jack Welch (ex-CEO da GE).

18. Aprendizagem contínua

É sempre importante manter-se atualizado, defina um plano de carreira e procure formas de se capacitar dando atenção especial a seus pontos fracos, seja por meio de uma especialização, cursos de curta duração, com a leitura de livros, etc. Afinal, conhecimento nunca é demais.

19. Cuide e proteja seus colaboradores

Vários dos tópicos discutidos nesta série já deixaram claro a necessidade do gestor conhecer seus colaboradores. Ao entender e lidar com as necessidades de cada integrante do seu time, ele protege seus colaboradores e obtém a lealdade de todos.

20. Seja objetivo e justo

Baseie todas suas decisões em fatos e não em conversas ou em “fofocas”. Sempre procure ir direto ao ponto, sem rodeios. A objetividade nestas horas transmite sua segurança na decisão que está sendo tomada é uma das atitudes de gerentes valorizada.

21. Adapte seu estilo

Cada integrante da sua equipe é único, portanto, lembre-se, o tempo todo, de que cada um deve ser gerenciado de uma forma diferente.

Experimente novas formas de delegar, acompanhar o andamento do trabalho e cobrar os resultados, adaptando seu estilo de liderança.

Veja o que funciona com um e que pode não funcionar com os demais colaboradores.

22. Lembre-se sempre de que você está no controle

Como ser um bom gestor de pessoas significa saber delegar.

Delegue o que puder ser delegado, escolha o membro de seu time mais adequado para executar uma determinada tarefa, mas tenha em mente que a responsabilidade pelo resultado final será sua.

Portanto, deixe claro a forma como você quer que algo seja feito, crie formas de acompanhar o andamento do trabalho e atue rapidamente quando houver algum desvio.

23. Esteja próximo da sua equipe e mantenha a porta aberta a todos

ambiente de trabalho vem passando por várias modificações nos últimos 30 anos. As paredes foram quebradas, a altura das baias foi diminuindo e, hoje em dia, um grande número de gestores já divide a mesa com seu time. Isso ajuda, mas não garante que toda a equipe se sinta à vontade para expor suas ideias. Converse, abrace e escute os integrantes de seu time o tempo todo.

24. Exija a excelência

Não tem como ser um bom gestor de pessoas sem buscar a excelência.

Um bom líder não deve se contentar com um trabalho mediano de seu time, pois, para formar um time de ótimo desempenho, é necessário pessoas que também tenham alta performance.

Se algum integrante de seu time está com desempenho abaixo do esperado, deixando de entregar o trabalho, ou mesmo fazendo-o com baixa qualidade, trabalhe para consertar a situação, eta é uma das atitudes de gerentes que não pode ser postergada.

Se os problemas de desempenho persistirem, os colaboradores com baixo desempenho devem ser substituídos.

25. Dê o exemplo

Não fique apenas no discurso, aja da forma como você fala. Coloque as mãos na massa e mostre como um novo trabalho ou atividade deve ser executado, isso reforçará sua posição de líder. Apenas tome cuidado para não ficar o tempo todo no operacional.

26. Olhe para o futuro

Quer saber como ser um bom gestor de pessoas? Não lamente o desempenho ou os erros do passado. O verdadeiro líder deve aprender com o passado, mas estar de olho nas oportunidades e no resultado futuro. Nas palavras de Peter Drucker:

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.

27. Seja resiliente

O termo “resiliência” é uma das atitudes de gerentes fundamentas e é definido no dicionário como:

  • a) a capacidade que alguns corpos possuem de retornar à forma original após serem submetidos a uma deformação;
  • b) capacidade de se adaptar às mudanças.

Estas duas definições cabem perfeitamente para um bom gestor, pois este deve ser capaz de se levantar e continuar o trabalho ao ser confrontado por uma situação adversa e também de se adaptar às mudanças de cenário, internas ou externas ao seu time.

Dicas Bônus de como ser um bom gestor de pessoas

Divirta-se, comemore as conquistas e seja agradecido!

Precisávamos limitar a lista de boas atitudes de gerentes dentro das 27 dicas mas não podíamos deixar estas de fora. Ao se tornar um gestor é preciso ter em mente que sua responsabilidade aumenta. Para dar conta do recado você terá de trabalhar duro, manter o foco e evitar distrações.

Só não feche a cara sem motivo e, se isso acontecer, pelo menos mostre otimismo e procure a felicidade no seu trabalho. Comemore o que aconteceu de bom, lembre-se de que as conquistas não são só suas e sim de todo o time.

Próximos passos

E você, concorda com os 27 pontos a desenvolver de um gestor discutidos no post? Consegue perceber as atitudes que já pratica no seu dia a dia corporativo e aquelas que ainda precisa desenvolver mais?

A Siteware extraiu a essência dos diversos modelos de gestão e criou soluções completas, fáceis de usar, que contribuem para a execução da estratégia e a melhoria dos resultados das empresas. Assim ajudamos você a se tornar um gestor melhor.

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