Como liderar uma equipe para a alta produtividade?

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A queda da produtividade é um assunto global. Foi o que revelou o presidente do Banco Central. Segundo o líder, o mundo inteiro está enfrentando desafios de produtividade. Por isso, muitas empresas têm se questionado como liderar uma equipe em tempos tão difíceis como este em que vivemos.
A verdade, e que todo mundo sabe, é que o investimento feito em capital humano é aquele capaz de dar os resultados mais surpreendentes. No entanto, isso não é uma matemática exata… do tipo que ao investir “x” a empresa terá um retorno “2x”.
Por isso, atualmente, a política de gestão de pessoas tem desenvolvido um olhar mais estratégico para as equipes, percebendo que é nelas que mora todo o ativo de uma organização.
Portanto, quando se diz que toda equipe de alta produtividade possui um grande líder, significa dizer que ela tem um líder que investe e acredita nela, conhecendo o seu papel diante dos objetivos traçados.
Por isso, neste artigo, converso mais com você sobre como liderar uma equipe nos tempos atuais e como isso pode ser fundamental para a sua empresa. Confira!
Como liderar uma equipe? Qual é o papel do líder?
Você provavelmente conhece alguma pessoa que é uma líder nata. Seja do grupo de amigos, no trabalho, da época da escola ou da faculdade. A verdade é que até existem lideranças que são assim, naturais. No entanto, todo esse perfil é um traço que pode sim ser desenvolvido.
Em todas as áreas da vida, conseguimos identificar pessoas que exercem algum tipo de liderança. Seja ela um governante à frente de um país ou estado, um médico que coordene uma equipe, educadores e, neste caso, gestores organizacionais, os quais, muitas vezes, gerenciam setores inteiros e, até mesmo, a empresa como um todo.
Ao avaliarmos como liderar uma equipe com esses exemplos anteriores, percebemos que no geral o líder desempenha um papel comum: que é o de representar o seu grupo, servindo como uma referência na equipe. Além disso, um ponto forte do papel de um líder se trata da gestão de pessoas.
Dificilmente um bom líder é definido como uma referência, se a gestão dos seus liderados é fraca.
Por isso, nem tudo o que estamos acostumados a ver se trata de fato de um bom exemplo de líder. Muitas vezes, o que mais vemos são pessoas tentando liderar, sem ter a certeza de que estão conseguindo cumprir sua função.
8 principais erros cometidos por gestores de equipes:
Antes de avançarmos mais sobre como liderar uma equipe, é importante falarmos do elefante na sala: aqueles líderes ruins. A verdade é que nem todas as pessoas que chegam no posto de liderança realmente são líderes. Muitas vezes a pessoa era um excelente analista e quando precisava realizar uma demanda, nunca atrasou e nem falhou.
Mas isso não é sinônimo de uma boa liderança, certo?
Nos piores casos, existem também aqueles que foram indicados, mas nunca realmente mereceram a posição.
Por isso, existem muitos líderes por ai que na busca por entenderem como liderar uma equipe, detém uma série de comportamentos que podem ser identificados como erros, mas que podem sim ser melhorados. Os oito principais que eu identifico como os mais comuns são:
- Centralização de poder nas próprias mãos;
- Acúmulo de responsabilidades;
- Dificuldade em alinhar os objetivos da equipe;
- Excesso de controle sobre pessoas;
- Falta de controle sobre procedimentos;
- Comunicação falha;
- Pouca empatia;
- Falta de autoconhecimento.
Para cada um desses erros, existem soluções. Obviamente, ninguém será um líder perfeito, mas existem características capazes de definir uma liderança e transmitir o necessário para formar equipes muito bem-sucedidas.
Leia também: Quais os tipos de liderança que existem? Veja 16 deles e como descobrir o seu
Como liderar uma equipe: características de um bom líder
E você, sabe identificar quais são os comportamentos que ajudam como liderar uma equipe? A seguir te conto mais:
1. Líderes de verdade são didáticos
Talvez, você ache estranho ter a palavra didática em um conteúdo voltado para a área organizacional, uma vez que sempre acreditou que ela só fosse importante em ambientes acadêmicos. Mas isso não é verdade.
Didática é a capacidade de ensinar ou de transmitir conhecimento de forma que seus receptores se mantenham interessados e, o mais importante, aprendendo.
Assim como um professor precisa dominar o conhecimento e a forma de transmitir esse conhecimento, o líder também precisa dominar formas de passar informações importantes para seus liderados, assim como prepará-los para transmitirem posteriormente.
Diante dessa definição de como liderar uma equipe, ficou até mais fácil compreender o porquê desse termo estar aqui, certo?
Pois bem, bons líderes desenvolvem o dom de tornar as coisas mais claras e transmitem com facilidade informações, tarefas e, até mesmo, aquele famoso feedback, ferramenta tão necessária para o processo de liderança.
No artigo A la caza de los líderes del futuro, do El País, aponta-se para o fato de que há uma ausência dessa característica nos líderes atuais, destacando, ainda, a importância de substituir a figura autoritária e patriarcal por uma figura didática.
2. Líderes são comprometidos com objetivos individuais e coletivos
Esse ponto é uma das obviedades que precisam ser repetidas, a fim de lembrar o quão necessário é o comprometimento com o projeto no qual se está envolvido.
Sem isso, não há como liderar uma equipe no trabalho
Todos percebem quando alguém está em determinado cargo por falta de opção ou por qualquer outro motivo que não seja realmente a vontade de estar ali.
Assim como é fácil perceber se um líder acredita, ou não, naquilo que está fazendo ou se ele só está ali para cumprir um papel.
A verdade é que uma das características mais difíceis de medir em uma empresa é o quanto seu colaborador vai se comprometer com os objetivos da organização.
Motivação é algo que precisa ser cultivado. Quem acredita que consegue alcançá-la de uma vez tem o risco ainda maior de perdê-la de vista.
Na prática de como liderar uma equipe, isso não é diferente. Alguém que está à frente de uma equipe precisa estar relativamente confortável na situação que está a ponto de não transmitir insegurança a seus liderados sobre o futuro. E como é possível demonstrar isso?
Bom, existem sinais que emitimos por meio do nosso comportamento capazes de falar mais do que as nossas próprias palavras.
São eles:
- atrasos;
- faltas;
- resistência a mudanças;
- ausência de perspectiva representada pela busca de qualificação profissional;
- evitar a reciclagem etc.
Os objetivos individuais devem estar alinhados com os da equipe e a empresa em geral, pois, dessa forma, o líder poderá se dedicar plenamente à sua função.
3. Líderes entendem que o sucesso da sua equipe é o seu sucesso
Muitas pessoas têm medo do sucesso alheio por não quererem que o seu próprio sucesso seja ofuscado.
E, por isso, elas exercem um grande controle sobre seus “liderados” a fim de saber sobre cada passo que dão, escondendo-os de diretores e sabotando suas ideias, mesmo quando podem contribuir de forma positiva para o resto grupo.
Definitivamente, essa pessoa não pode ser o líder, pois alguém que esteja gerenciando um time e queira limitar o seu desempenho jamais terá uma equipe de alta performance, nem será um líder de sucesso.
Isso porque as duas coisas acontecem de forma interdependente. Isto é, quanto melhor for o desempenho de um líder, melhor será a equipe e, assim, o inverso também ocorre.
Excelentes equipes são reconhecidas por terem tido uma liderança à altura de alguém que sabe como liderar uma equipe no trabalho.
4. Líderes dão autonomia para seus liderados
Todo ser humano necessita de um grau de autonomia. Sendo o trabalho uma atividade que ocupa a maior parte do tempo das pessoas, o controle exagerado sobre colaboradores pode se tornar uma tortura, trazendo prejuízos para o colaborador em si e para o resto da equipe.
Isso acontece porque a falta de liberdade é um dos principais aspectos responsáveis por minar a criatividade.
Líderes que entendem como liderar uma equipe, aprendem a confiar na performance de sua equipe e, de forma gradual, quanto mais essa confiança aumenta, mais as pessoas se envolvem com os objetivos comuns, adquirindo mais responsabilidade e, ao mesmo tempo, mais satisfação no trabalho.
A satisfação de colaboradores é um ponto essencial para uma equipe ter um desempenho diferenciado, sendo buscado por muitas empresas e alcançado por poucas. Porém, quando ela está em um nível favorável, é capaz de alavancar a produtividade.
5. Líderes precisam formar novos líderes
Finalmente, a última característica desenvolvida sobre como liderar uma equipe é a capacidade de formar novos líderes. Para quem acredita que ser líder é mandar, pode parecer estranho ensinar liderados a serem líderes, porém, como vimos em todos os outros aspectos anteriores, liderar tem a ver com muitas coisas menos mandar.
Uma das funções mais importantes para qualquer forma de trabalho existente é a comunicação. Sem ela, o trabalho em equipe não existe. Uma comunicação excelente é o que todo líder deve buscar, pois, além de evitar ruídos que podem desencadear erros, ela é a chave para criar mais facilitadores na equipe.
Por meio dessa ferramenta poderosa, que é a comunicação, é possível transmitir tudo, até mesmo motivação. Formar novos líderes na equipe é ter a certeza de que ela funcionará bem mesmo sem a presença de seu mentor, sendo esse o maior legado que qualquer tipo de líder pode deixar.
Procurando ainda mais dicas de liderança de equipes de alto desempenho? Então, já achou:
As 2 dimensões da maturidade das equipes
Quando falamos em como liderar uma equipe, é importante ter em mente que o líder deve gerenciar sua equipe pelas hard skills e pelas soft skills, duas dimensões complementares. Falo um pouco mais delas a seguir:
1. Maturidade de trabalho
Essa dimensão diz respeito à capacidade que as pessoas têm de fazer determinada atividade, incluindo habilidades, conhecimento técnico, qualificação profissional e experiências.
Equipes com maturidade de trabalho possuem um alto nível de eficiência nas entregas. No entanto, para melhorar ainda mais, quem está em busca de como liderar uma equipe com sabedoria deve se atentar também à maturidade psicológica.
2. Maturidade psicológica
Nesse ponto, entram aspectos como motivação e engajamento de colaboradores para os objetivos diários e finais da organização. Essa dimensão reflete diretamente na confiança e no empenho da equipe. Contribui também para que a equipe assuma responsabilidades e se sinta confortável com elas mesmas.
A Escala de Maturidade de Equipe de Dyer permite identificar em que nível a equipe se encontra, variando entre pseudoequipe até equipes de alta performance. Os indicadores que servem para mensurar essa performance são “eficácia da equipe” e “impacto do desempenho”.
De acordo com definições feitas após análise dessa escala, uma equipe de alta performance é aquela que atende a todas as condições de equipe real, cujo comprometimento com o crescimento de cada membro do grupo é profundo.
Como resultado, há um aumento no valor de produtos e serviços em relação ao mercado, tornando as equipes de alta performance um grande diferencial competitivo, pois podem se adaptar a mudanças mais facilmente, bem como criar soluções inteligentes para os novos desafios.
Como liderar uma equipe no trabalho: 5 ações eficazes
Existem ações mais eficazes quando se está diante de uma equipe que não enfrenta grandes problemas de produtividade, mas, ao contrário disso, bate metas constantemente e acaba por criar novas metas. Algumas delas são:
- Criação de uma política de incentivo;
- Plano de carreira;
- Benefícios diferenciados;
- Clima organizacional motivador;
- Investimento em qualidade de vida no trabalho;
- Benefícios a familiares.
É possível ver que existem formas de liderar que vão de acordo com as necessidades de um grupo. Se uma equipe enfrenta problemas de produtividade, questões mais básicas, ligadas à disciplina, à remuneração e às condições de trabalho podem ser suficientes.
No entanto, tratando-se de um grupo que já possui um desempenho acima da média, as ações precisam ter um nível maior de elaboração, com mais retorno, mais vantagens e resultados duradouros.
Próximos passos
Saber como liderar uma equipe no trabalho não basta, é preciso acompanhar resultados e indicadores.
O STRATWs One é um software especialmente desenvolvido para isso, e já conta com mais de 1.000 empresas usando-o com sucesso, por isso, veja mais algumas de suas qualidades:
- Aumentar a produtividade;
- Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
- Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
- Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
- Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.