Entenda o que são indicadores de saúde, para que servem e como eles podem melhorar a gestão hospitalar

CONTEÚDO

indicadores de saúde
indicadores de saúde

CONTEÚDO

No mundo empresarial, é comum encontrarmos menções aos KPIs. Mas você sabia que eles também podem ser utilizados na gestão hospitalar e da saúde pública?

Os indicadores de saúde são importantes para avaliar desde a situação de um único hospital até mesmo o estado de saúde de uma determinada região. Com eles, podemos metrificar e ter mais clareza com o auxílio dos números, que delimitam desde políticas públicas até o número de leitos que um hospital vai disponibilizar para cada categoria de atendimento.

Preparamos um artigo para você que deseja saber o que são indicadores de saúde e para que servem. Boa leitura!

A Siteware preparou uma planilha 100% gratuito para acompanhamento de todos os indicadores da saúde. Confira:

Banner email blog 3 indicadores saude Entenda o que são indicadores de saúde, para que servem e como eles podem melhorar a gestão hospitalar

Leia também:

Quais são os indicadores de saúde pública?

Para conhecer o que são indicadores de saúde e para que servem, temos de olhar primeiro para a saúde pública. Afinal, os indicadores de saúde são importantes para avaliar o estado de saúde de uma determinada região já que neles estarão os principais dados que oferecerão uma visão geral de como anda a saúde dos brasileiros. Dentre os principais indicadores de saúde pública, podemos citar:

Indicadores demográficos

Os indicadores demográficos podem sim nos ajudar a responder “o que são indicadores de saúde e para que servem” pois eles estão extremamente próximos.

Pois com fatores ligados aos pontos à saúde de determinada região é possível descobrir quais ações precisam ser implementadas em quais lugares, visto o tamanho do país e que cada estado pode enfrentar problemas relacionados à saúde diferentes. E, claro, o cenário também pode ser revertido dependendo da análise que é feita.

Indicadores socioeconômicos

Os indicadores socioeconômicos medem a ligação da renda populacional com sua saúde e o acesso a ela.

Indicadores de mortalidade

Um dos mais conhecidos, o indicador de mortalidade, possibilita acompanhar o número de óbitos em determinada região, acompanhando também seus perfis, e descobrindo as principais causas de morte.

Indicadores de morbidade

O indicador de morbidade diz respeito à relação de doenças na região estudada. Nesse item entram também os indicadores de saúde de epidemiologia.

Fatores de risco e de proteção

Os fatores de risco são aqueles que podem levar a população a apresentar doenças, como o cigarro e o álcool. Já os de proteção, são aqueles que evitam essas mesmas doenças, como a alimentação saudável e o exercício físico. 

A partir desse indicador são tomadas providências perante a população, como o incentivo ao esporte e a campanha contra o tabagismo.

Indicadores de recursos

O indicador de recursos torna possível entender a resposta para o que são indicadores de saúde e para que servem partindo de uma visão financeira. Com ele, o governo de um estado consegue medir, por exemplo, quais municípios tem os recursos necessários para atender as necessidades básicas ligadas à saúde.

Indicador de cobertura

Por último, o indicador de cobertura avalia se os meios ofertados pelo estado e pela rede pública são suficientes para cobrir a necessidade de acesso à saúde da população.

Quais são os indicadores de saúde e para que servem?

Agora, vamos focar nos indicadores de saúde que podem facilitar uma gestão hospitalar ou clínica, e ajudam na condução correta de um centro de saúde. Confira o que são indicadores de saúde e para que servem nesse caso:

Tempo médio de internação no hospital

A partir desse indicador, será possível calcular o quanto cada paciente utiliza em média, desde equipamento até refeições fornecidas pelo hospital.

Conhecer o tempo médio de internação trará melhor clareza também para a gestão de gastos e de recursos humanos, além da possibilidade de se discutir melhorias. 

Número de altas

Ligado ao tempo médio de internação está o número de altas. Quando estimado um período de um mês, por exemplo, é possível comparar os números para uma maior organização, sabendo também quantos leitos ficam livres em média.

Custo total no mês

Primordial para manter a saúde financeira do hospital, acompanhar os custos evita que problemas graves possam surgir no futuro, otimizando áreas se necessário. Isso resultará em um tratamento adequado ao paciente independente das reformulações em andamento ou planejadas.

Reinternação em um período

Importante para medir a qualidade do serviço prestado, medir a reinternação auxilia na preservação da imagem dos hospitais. É considerada uma reordenação, quando um paciente volta para o hospital, devido ao mesmo problema, antes de se passarem 30 dias de sua alta.

Esses dados são utilizados também para a comparação e constatação de quais hospitais oferecem os melhores serviços, realizando papel crucial para além de entendermos o que são indicadores de saúde e para que servem, compreendermos sua importância também.

Satisfação dos colaboradores 

O ambiente hospitalar, e da área da saúde em geral, lida profundamente com a dignidade e o bem-estar dos envolvidos não só dos pacientes, mas de todos os colaboradores e prestadores de serviços do centro.

Como o serviço médico requer muito contato humano e uma fala empática, é fundamental que a satisfação dos colaboradores também seja medida. Através de pesquisas internas é possível determinar ações que melhorem a relação de toda equipe com o trabalho, aprimorando por consequência todo o atendimento.

Quais critérios são empregados para avaliar os indicadores de saúde?

Atualmente, 5 itens são utilizados para a avaliação, facilitando também o entendimento de como são classificados os indicadores de saúde. São eles:

1. Validade

Validar a informação do estudo utilizado na determinação do indicador. Esse critério também se refere a necessidade de informações atualizadas, que acompanhem as mudanças da população.

2. Confiabilidade

O dado utilizado no indicador precisa ser confiável, ou seja, preciso e mensurado de forma correta.

3. Cobertura

Quanto maior a cobertura dos números obtidos, mais chances de o indicador demonstrar números reais que representem a maioria da população.

4. Aspectos éticos

Os estudos realizados para implementação de indicadores de saúde, devem seguir padrões éticos, sem causar qualquer dano às pessoas envolvidas.

5. Aspectos administrativos

O último critério diz respeito a facilidade da obtenção dos dados, da viabilidade, priorizando a utilização dos indicadores de menor custo operacional.

Qual a importância dos indicadores de saúde no Brasil?

Saber o que são indicadores de saúde e para que servem torna os governantes e os demais gestores aptos a implementar soluções de curto a longo prazo que possam resolver problemas ligados à saúde de uma população.

No caso da gestão hospitalar, se atualizar sobre os indicadores de saúde pública, além dos indicadores internos, faz parte de um gerenciamento apto a atender as necessidades da população.

Utilize um software de gestão e otimize o gerenciamento hospitalar

Gerir um hospital não é fácil, pois são muitos recursos humanos e materiais para coordenar.

Para não se perder nos números, contar com um software de gestão fácil de utilizar e que permite coletar, validar e consolidar dados dos indicadores citados é fundamental. Se você quer facilitar a tomada de decisões na gestão hospitalar, conheça o STRATWs One, um software inteligente e pronto para encarar os desafios da área da saúde.

Veja mais algumas das vantagens em usar o STRATWs One:

  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;;Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One!

Veja como a Unimed BH utiliza nossa ferramenta para simplificar a gestão.