A análise de indicadores de desempenho é essencial para que os gestores consigam acompanhar situação da empresa, processo por processo, de preferência em tempo real. Afinal, essa prática possibilita uma visão estratégica do nível de sucesso de cada operação, embasando a tomada de decisão e permitindo ajustes assertivos.
Dessa forma, quando se mede constantemente os processos produtivos por meio de indicadores, é mais fácil identificar os gargalos que estão comprometendo o resultado para então corrigi-los.
Por isso, neste artigo vamos mostrar o que são os indicadores de desempenho, quais os mais comuns e como você pode implementá-los no seu negócio.
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A análise de indicadores de desempenho consiste em avaliar cada ponto do processo produtivo, bem como da jornada do consumidor para identificar a necessidade de melhorias a fim de promover uma maior satisfação do cliente.
Vale destacar que os indicadores de desempenho nada mais são que métricas que mensuram a performance de um colaborador, bem como uma área específica da operação.
Eles mostram em números e percentuais o andamento de um departamento ou de processo, permitindo uma tomada de decisões baseadas em dados e não em achismos. Ou seja, na hora de tomar uma decisão, o gestor pode ser muito mais preciso em sua avaliação, pois na análise de indicadores de desempenho ele conquistou uma visão superior.
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A análise de indicadores de desempenho é importante para garantir mais eficiência em todas as etapas pelas quais um produto ou serviço passa em uma organização. Desde a entrada da matéria-prima até a entrega do produto final, passando por todas as etapas.
Além disso, os indicadores permitem aos gestores analisar se a estratégia empresarial está no caminho certo ou se é necessário refazê-la, adequando-a à realidade atual.
Veja porque você deve acompanhar os Key Performances KPIs:
Na análise de indicadores de desempenho, há muitos indicadores que são usados pelos gestores. Eles podem ser desde os processos internos, até mesmo na realização das vendas e mensuração da satisfação dos clientes.
Dentre os indicadores de desempenho mais utilizados estão:
Veja alguns exemplos de indicadores de desempenho:
Os indicadores de desempenho administrativo são aqueles que mostram como está a administração do negócio, sendo que dentre eles estão:
O ROI representa o retorno sobre o investimento. Ele mostra qual é a rentabilidade que o investimento teve em um período de tempo.
A fórmula para calcular o ROI é a seguinte:
Um indicador de gestão de recursos humanos muito importante é o turnover que mostra a rotatividade de pessoas dentro de uma organização.
Ele traz informações muito interessantes, pois quando alto, pode mostrar que o clima organizacional está ruim, que a empresa está com problemas de liderança etc.
A sua fórmula é a seguinte:
Quanto maior for esse indicador, maior é a rotatividade de funcionários na empresa, e quanto menor ele for, mais tempo os colaboradores permanecem no negócio.
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O percentual do custo fixo em relação ao faturamento da organização também é um importante indicador para saber como está a eficiência de gastos.
Ele é dado pela seguinte fórmula:
Quanto maior for esse indicador, pior é a eficiência de gastos de um negócio, e quanto menor ele for, mais eficiente está essa gestão.
Agora que falamos sobre os indicadores administrativos, vamos mostrar 3 indicadores de performance que sua empresa precisa adotar:
O giro de estoque avalia quanto tempo o seu estoque demora para se renovar. Quanto mais tempo ele demorar, pior é para a organização.
Ele é dado pela seguinte fórmula:
Por exemplo, você vende 100 garrafas de água mineral a R$ 2, ela tem um custo de R$ 1. E no seu estoque existem 50 garrafas a R$ 1, o giro do estoque será:
Isso representa que o seu estoque girou duas vezes no mês. Se o valor fosse menor, isso representaria mais tempo do produto parado no estoque, ou seja, menos giro.
A liquidez corrente estampa a capacidade de uma empresa de arcar com suas obrigações no curto prazo. Para isso é considerado o ativo circulante e o passivo circulante.
O ativo circulante representa o caixa, contas a receber e estoques, já o passivo circulante são as contas a pagar e impostos a recolher. A fórmula é a seguinte:
Quando o resultado é maior que 1, ele mostra que o empreendimento tem capital para pagar suas contas no curto prazo. Se for inferior, isso é um sinal de alerta de falta de caixa.
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Por fim, os indicadores de resultado são aqueles que mostram como está a situação final da empresa perante o mercado. Os mais comuns são:
O indicador de lucratividade mostra o percentual de lucro que um negócio teve em um determinado período. Ele é dado pela fórmula:
Quanto maior for o índice de lucratividade, melhor é o resultado que a empresa terá no final do mês.
O faturamento nada mais é do que o volume de vendas brutas que uma organização teve ao final de um período.
Quanto maior o faturamento, melhor será o resultado, uma vez que o custo fixo fica mais diluído. Entretanto, é preciso ponderar que esse indicador sozinho não serve de base para a tomada de decisões.
Afinal, sua empresa pode aumentar vendas por conta de uma diminuição de margem, e isso não representa um aumento de lucro.
Existem também a análise de indicadores de desempenho financeiros. Veja alguns exemplos:
Para fazer a análise de indicadores de desempenho é preciso considerar em um primeiro momento o que se pretende medir no seu negócio.
Posteriormente, basta aplicar as fórmulas de cada indicador em um determinado período e acompanhar os resultados sempre tendo como base os períodos anteriores.
Assim, cria-se um gráfico de evolução daquele indicador, dando aos gestores uma visão mais abrangente da situação que a empresa se encontra.
Para isso, é essencial contar com um sistema de desempenho individual conectado que garantirá mais facilidade na aplicação dos indicadores dentro do seu empreendimento.
E um dos softwares de performance individual que te ajude nessa empreitada é o STRATWs One. Com ele você consegue aplicar e acompanhar as métricas mais relevantes para o seu negócio. Solicite agora uma demonstração gratuita:
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