Você já percebeu que, dentro das empresas, o maior diferencial não é apenas os produtos, serviços ou tecnologias, mas também as pessoas que as constroem? Hoje, os colaboradores não buscam também por significado, propósito e, acima de tudo, conexão. É aqui que entram os valores organizacionais.
Eles moldam o comportamentos, decisões e definem como a organização interage com seus colaboradores, clientes e até mesmo a sociedade.
Como vivemos em um mercado cada vez mais competitivo, o chamado fit cultural se tornou um dos critérios mais importantes para atrair e reter talentos, os valores são o ponto de partida para criar uma cultura que inspira confiança, engajamento e pertencimento.
Dessa forma, quando bem definidos e vivenciados, os valores organizacionais não apenas atraem pessoas alinhadas com a visão da empresa, mas também impulsionam a produtividade e constroem um ambiente em que todos se sentem parte de algo maior.
Quer saber mais sobre os valores organizacionais de uma empresa? Continue a leitura e confira!
Os valores organizacionais de uma empresa se referem a um conjunto de crenças e normas dos quais a organização não abre mão. São os pilares da cultura organizacional e servem para orientar atitudes, hábitos, comportamentos, políticas internas e decisões importantes em uma empresa.
Eles funcionam como um conjunto de crenças e práticas que determinam “quem somos” e “como fazemos as coisas por aqui”.
Esses valores vão muito além de frases decorativas em uma parede. Eles são vivenciados da liderança até os demais colaboradores, refletindo-se nas ações e escolhas diárias da organização. Quando uma empresa afirma que “valoriza a inovação”, por exemplo, isso precisa ser evidente em como ela incentiva novas ideias, reconhece a criatividade e está disposta a experimentar novas abordagens.
Por isso, os valores organizacionais não são apenas sobre como a empresa deseja ser vista externamente, mas também sobre como todo o corpo de colaboradores se comporta internamente.
Eles guiam desde grandes decisões estratégicas até interações cotidianas, criando um norte para que todos saibam o que é esperado e qual é o padrão de conduta ideal.
A verdade é que ter valores organizacionais claros e bem-definidos e uma cultura que os aplica diariamente é muito benéfico para a sua empresa.
Isso porque os valores de um negócio funcionam como uma “bússola moral” para a equipe, ajudando as pessoas a decidirem qual atitude tomar e como agir, independentemente do desafio que encontram.
Além disso, servem como base para que toda tomada de decisão seja consistente. Quando as pessoas têm os mesmos valores, costumam fazer escolhas usando os mesmos princípios. E aí, o trabalho acontece de forma harmônica e organizada.
No entanto, não basta apenas sentar e escrever 5 a 7 valores organizacionais genéricos e achar que vai dar certo. Eles devem ser únicos, além de refletir seus princípios enquanto empreendedor e marca.
Contar com um sólido sistema de condutas e regras morais e éticas é considerado um fator determinante para o sucesso de qualquer modelo de negócio.
Continue aprendendo: Como avaliar a cultura organizacional de uma empresa? Confira 4 dicas infalíveis
Definir valores organizacionais é importante, mas sua real relevância está em como eles são aplicados no cotidiano. Quando bem incorporados, os valores deixam de ser apenas declarações e passam a moldar comportamentos, influenciar decisões e nortear o posicionamento da empresa diante de desafios e oportunidades.
A seguir eu separei alguns exemplos bem práticos de como eles podem ser aplicados na tomada de decisão da empresa:
Se um dos valores de uma empresa é transparência, isso deve se refletir em ações práticas, como:
Para empresas que têm inovação como valor central, é essencial criar um ambiente onde novas ideias sejam incentivadas e experimentos sejam vistos como parte do processo.
Se o valor da empresa é pessoas em primeiro lugar, o bem-estar dos colaboradores precisa ser uma prioridade constante. Isso pode ser traduzido em práticas como:
Em primeiro lugar, empresas que têm valores organizacionais bem-definidos conseguem estabelecer uma identidade própria, o que contribui para que se destaquem no mercado e sejam reconhecidas pelo seu público-alvo.
A importância dos valores de uma organização também reside no fato de que os esforços para atingir os objetivos tendem a ser mais bem-direcionados e assertivos. Eles servem como um guia.
É com base no conjunto de crenças e valores morais e éticos que líderes e liderados tomam decisões que, direta ou indiretamente, refletem nos resultados da empresa.
Vale a pena mencionar que as equipes que se guiam pelos valores tendem a apresentar um engajamento maior, comprometendo-se mais seriamente com os resultados. Isso se deve também à identificação dos colaboradores com os princípios da organização.
Quando há valores claramente estabelecidos, o clima organizacional também melhora, o que acaba por gerar impactos positivos no alinhamento dos processos e das expectativas, na produtividade das equipes e na retenção de talentos.
Aprenda mais: Por que valores e cultura organizacional importam?
Para inspirar a criação dos princípios da sua empresa, veja alguns exemplos de valores organizacionais cultivados por marcas muito bem consolidadas no mercado em que atuam.
A Natura é uma empresa brasileira do ramo de cosméticos e uma das maiores do mundo. Com a missão de promover o bem-estar daqueles que consomem seus produtos, defende os seguintes valores:
A Netflix é a maior plataforma de streaming de produções de audiovisual, com mais de 167 milhões de usuários ativos em todo o mundo.
Na lista de valores organizacionais da Netflix, destacam-se:
O YouTube é o maior site de vídeos do mundo e pertence à gigante Google. Em sua lista de valores organizacionais, temos:
Para implementar os valores organizacionais é preciso:
Para que sejam difundidos e aplicados internamente, não basta escrevê-los e deixá-los à mostra no site, nas redes sociais e nas aberturas de vagas e processos seletivos. É indispensável ir além!
Veja detalhes sobre as 5 dicas de como fazer isso!
Para que os valores sejam vividos na prática, é preciso contratar colaboradores que tenham os mesmos princípios.
Quando um colaborador compartilha dos mesmos princípios que a organização, ele não apenas se adapta mais rápido ao ambiente de trabalho, mas também se torna um defensor ativo da cultura organizacional.
E isso é muito importante por vários motivos:
Para que haja a contratação de profissionais com os mesmos valores da organização, é necessário investir em um processo de recrutamento e seleção de alto nível. Afinal, não basta só olhar o currículo e sua experiência e habilidades, é imprescindível analisar comportamentos e valores.
Não há como aplicar os valores organizacionais se os líderes não se engajarem. O exemplo deve vir de cima para baixo e, por isso, gestores e profissionais da alta gestão precisam adaptar seus comportamentos para que o time aja igual.
Até porque, falar como agir e, na prática, fazer diferente, abre brechas para que cada um tenha atitudes próprias, sem respeitar crenças e normas da organização. Isso resulta na perda da essência e identidade da marca, sem falar na queda de engajamento e produtividade da equipe.
Leia também: 25 técnicas de liderança: seja um grande líder para sua empresa
Uma das responsabilidades do RH e dos gestores de departamentos é promover a integração da equipe, afinal, a prática é vital para difundir os valores da empresa entre todos.
Sabemos que não é fácil engajar e motivar os funcionários a participarem de treinamentos, eventos e ações em que a presença é facultativa. Apesar disso, estamos falando de uma das principais formas de propagar os valores e fortalecer a cultura organizacional.
A boa notícia é que há como reverter essa situação e adotar medidas para engajar os colaboradores a participarem de eventos corporativos.
Veja algumas dicas:
Outra forma de engajar as equipes e promover os valores entre elas é implementar uma cultura de feedback e reuniões de alinhamento.
Algumas dicas para dar um feedback e realmente motivar seus funcionários são:
Além dos feedbacks, é necessário fazer reuniões regulares para apresentar os resultados. Elas podem ser semanais, quinzenais, mensais etc. O importante é ser objetivo e não prolongar os encontros.
Sabe aquelas letras miúdas que ninguém consegue ler em diversas propagandas? Fuja disso! A comunicação interna deve ser 100% transparente e focar no que é importante para os colaboradores e a empresa.
Use todos os canais disponíveis para deixar todos alinhados e entenderem as prioridades, como e-mail, intranet, mural, jornal corporativo, reuniões, eventos, entre outros.
Outro ponto importante é oferecer um espaço para o colaborador dar sua opinião ou deixar sugestões de melhorias para a empresa. Mantenha a comunicação sempre aberta.
Definir e implementar valores organizacionais não é uma tarefa simples, mas com o STRATWs One, esse processo se torna mais prático e eficaz.
A plataforma permite que sua empresa conecte os valores aos objetivos estratégicos, acompanhe projetos e iniciativas alinhados a esses princípios e promova uma cultura organizacional consistente.
Com funcionalidades como gestão de reuniões, indicadores em tempo real e integração de tarefas, o STRATWs One ajuda a garantir que os valores saiam do papel e sejam vividos no dia a dia.
Se você busca uma solução que integre gestão estratégica com a prática dos valores da sua empresa, o STRATWs One é a ferramenta certa.
Descubra como transformar sua gestão e fortalecer sua cultura organizacional. Agende uma demonstração gratuita e veja o impacto que o STRATWs One pode ter no futuro da sua organização!
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