Valores organizacionais: como implementar no seu negócio?

CONTEÚDO

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Os valores organizacionais nada mais são do que as atitudes e os comportamentos esperados de todos que integram a empresa, desde o nível operacional até a alta diretoria.

Tais princípios devem ser claros e representar sua expectativa sobre o comportamento das pessoas na empresa e em nome dela.

Os valores em si não afetam diretamente a lucratividade do seu negócio, no entanto, permeiam a cultura da organização. Assim, como influenciam a eficiência de todos os processos, têm relação com a melhoria dos seus resultados.

A cultura organizacional é uma coleção de regras comportamentais que podem estar formalizadas ou não em sua empresa, e é vital que todos os colaboradores a conheçam e pratiquem.

Porém, para funcionar, é preciso criar os valores, segui-los à risca e integrá-los ao dia a dia do negócio. Como? Continue a leitura e aprenda tudo sobre o assunto!

O que são os valores organizacionais de uma empresa?

Os valores organizacionais de uma empresa se referem a um conjunto de crenças e normas dos quais a organização não abre mão. São os pilares da cultura organizacional e servem para orientar atitudes, hábitos, comportamentos, políticas internas e decisões importantes em uma empresa.

Conforme mencionamos, os valores são a peça-chave para a construção de uma identidade organizacional. Eles fazem com que a empresa se torne única ao se posicionar no mercado, expressando seus princípios e sua essência.

Ao falarmos sobre cultura e valores organizacionais, estamos nos referindo aos princípios que vão guiar a empresa na busca por seus objetivos.

Leia mais: Aprenda como definir valores de uma empresa e empregá-los adequadamente

Qual a relação entre cultura e valores organizacionais?

Podemos associar a cultura e os valores organizacionais de duas formas:

  • os valores são parte integrante da cultura;
  • e a cultura existente ajuda a moldar os valores da empresa.

Calma, vamos explicar!

Os valores da empresa orientam os comportamentos e as atitudes de todos os colaboradores, desde os cargos mais altos até os mais baixos. Logo, são a base da cultura organizacional.

Por exemplo, existem negócios que são mais conservadores e outros mais informais e descontraídos. A vestimenta, a decoração do escritório, a linguagem usada, a maneira com que se comunica com os clientes, entre outros aspectos, são reflexos dos valores, que moldam a cultura.

A segunda relação entre esses termos está no fato de que, para descobrir quais são os valores organizacionais do negócio, um dos passos é justamente analisar profundamente a cultura atual, conversando diretamente com colaboradores, clientes e parceiros.

Afinal, os públicos interno e externo têm percepções da marca e de todo o contato que já fizeram com ela. E isso molda a sua opinião sobre a empresa. 

Dessa forma, os valores devem realmente existir e ser aplicados diariamente na cultura corporativa. Eles não são desejos, e sim retratos da realidade.

Não adianta falar que a marca preza por profissionais satisfeitos e felizes em trabalhar, se no dia a dia não é bem assim. A taxa de turnover pode contrariar essa afirmação rapidamente, por exemplo.

Entenda a importância da cultura organizacional para sua empresa:

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Por que criar e aplicar os valores organizacionais?

A verdade é que ter valores organizacionais claros e bem-definidos e uma cultura que os aplica diariamente é muito benéfico para a sua empresa.

Isso porque os valores de um negócio funcionam como uma “bússola moral” para a equipe, ajudando as pessoas a decidirem qual atitude tomar e como agir, independentemente do desafio que encontram.

Além disso, servem como base para que toda tomada de decisão seja consistente. Quando as pessoas têm os mesmos valores, costumam fazer escolhas usando os mesmos princípios. E aí, o trabalho acontece de forma harmônica e organizada.

No entanto, não basta apenas sentar e escrever 5 a 7 valores organizacionais genéricos e achar que vai dar certo. Eles devem ser únicos, além de refletir seus princípios enquanto empreendedor e marca.

Contar com um sólido sistema de condutas e regras morais e éticas é considerado um fator determinante para o sucesso de qualquer modelo de negócio.

Continue aprendendo: Como avaliar a cultura organizacional de uma empresa? Confira 4 dicas infalíveis

Qual a importância de definir os tipos de valores organizacionais?

Em primeiro lugar, empresas que têm valores organizacionais bem-definidos conseguem estabelecer uma identidade própria, o que contribui para que se destaquem no mercado e sejam reconhecidas pelo seu público-alvo.

A importância dos valores de uma organização também reside no fato de que os esforços para atingir os objetivos tendem a ser mais bem-direcionados e assertivos. Eles servem como um guia.

É com base no conjunto de crenças e valores morais e éticos que líderes e liderados tomam decisões que, direta ou indiretamente, refletem nos resultados da empresa.

Vale a pena mencionar que as equipes que se guiam pelos valores tendem a apresentar um engajamento maior, comprometendo-se mais seriamente com os resultados. Isso se deve também à identificação dos colaboradores com os princípios da organização.

Quando há valores claramente estabelecidos, o clima organizacional também melhora, o que acaba por gerar impactos positivos no alinhamento dos processos e das expectativas, na produtividade das equipes e na retenção de talentos.

Aprenda mais: Por que valores e cultura organizacional importam?

Exemplos de valores organizacionais de grandes marcas

Para inspirar a criação dos princípios da sua empresa, veja alguns exemplos de valores organizacionais cultivados por marcas muito bem consolidadas no mercado em que atuam.

Valores organizacionais da Natura

A Natura é uma empresa brasileira do ramo de cosméticos e uma das maiores do mundo. Com a missão de promover o bem-estar daqueles que consomem seus produtos, defende os seguintes valores:

  • Transparência;
  • Criatividade;
  • Equilíbrio;
  • Responsabilidade socioambiental.

Valores organizacionais da Netflix

A Netflix é a maior plataforma de streaming de produções de audiovisual, com mais de 167 milhões de usuários ativos em todo o mundo.

Na lista de valores organizacionais da Netflix, destacam-se:

  • Inovação;
  • O cliente no controle;
  • Liberdade;
  • Responsabilidade;
  • Lealdade.

Valores organizacionais do YouTube

O YouTube é o maior site de vídeos do mundo e pertence à gigante Google. Em sua lista de valores organizacionais, temos:

  • Foco no usuário;
  • Democratização da informação;
  • Personalização.

Como vimos, os valores são os princípios que orientam os comportamentos de uma organização. Logo, tão importante quanto defini-los é saber implementá-los e torná-los parte da cultura. 

Aprenda agora!

5 dicas de como implementar os valores organizacionais 

Para implementar os valores organizacionais é preciso:

  1. contratar profissionais alinhados aos valores da empresa;
  2. ter líderes que sejam exemplos;
  3. incentivar a participação de todos em eventos corporativos;
  4. fazer reuniões frequentes e dar feedbacks construtivos;
  5. comunicar os valores de forma transparente por meio dos canais empresariais.

Para que sejam difundidos e aplicados internamente, não basta escrevê-los e deixá-los à mostra no site, nas redes sociais e nas aberturas de vagas e processos seletivos. É indispensável ir além!

Veja detalhes sobre as 5 dicas de como fazer isso!

  1. Contrate profissionais alinhados aos valores da organização

Para que os valores sejam vividos na prática, é preciso contratar colaboradores que tenham os mesmos princípios. E isso é muito importante por vários motivos:

  • gerar satisfação com o trabalho e a empresa, tornando-os promotores da marca;
  • melhor o clima organizacional e a aderência à cultura;
  • mais produtividade e eficiência nas entregas;
  • mais retenção de talentos;
  • queda da taxa de turnover (rotatividade) e absenteísmo (faltas e atrasos) — o que gera redução de custos para o negócio.

Para que haja a contratação de profissionais com os mesmos valores da organização, é necessário investir em um processo de recrutamento e seleção de alto nível. Afinal, não basta só olhar o currículo e sua experiência e habilidades, é imprescindível analisar comportamentos e valores.

  1. As lideranças precisam dar o exemplo para os liderados

Não há como aplicar os valores organizacionais se os líderes não se engajarem. O exemplo deve vir de cima para baixo e, por isso, gestores e profissionais da alta gestão precisam adaptar seus comportamentos para que o time aja igual.

Até porque, falar como agir e, na prática, fazer diferente, abre brechas para que cada um tenha atitudes próprias, sem respeitar crenças e normas da organização. Isso resulta na perda da essência e identidade da marca, sem falar na queda de engajamento e produtividade da equipe.

Leia também: 25 técnicas de liderança: seja um grande líder para sua empresa

  1. Incentive a participação dos funcionários em eventos e ações da empresa

Uma das responsabilidades do RH e dos gestores de departamentos é promover a integração da equipe, afinal, a prática é vital para difundir os valores da empresa entre todos.

Sabemos que não é fácil engajar e motivar os funcionários a participarem de treinamentos, eventos e ações em que a presença é facultativa. Apesar disso, estamos falando de uma das principais formas de propagar os valores e fortalecer a cultura organizacional.

A boa notícia é que há como reverter essa situação e adotar medidas para engajar os colaboradores a participarem de eventos corporativos. 

Veja algumas dicas:

  • mostre os benefícios de participar do evento;
  • seja criativo na divulgação para chamar a atenção — entenda o perfil dos seus colaboradores para pensar em ideias inovadoras, como avisos no banheiro, no elevador, dinâmicas relacionadas ao assunto do evento, criação de landing pages, convites feitos por vídeos etc;
  • use os meios tradicionais e formais para divulgar a ação, como newsletter, mural da empresa, aviso na intranet, comunicação direta do gestor, entre outros;
  • promova sorteios e ofereça brindes durante o evento — instigue a todos contando os prêmios com antecedência.
  1. Faça reuniões frequentes de alinhamento e feedbacks

Outra forma de engajar as equipes e promover os valores entre elas é implementar uma cultura de feedback e reuniões de alinhamento.

Algumas dicas para dar um feedback e realmente motivar seus funcionários são:

  • faça elogios em público e críticas construtivas no particular;
  • escolha bem o local do feedback individual;
  • mostre empatia e ouça o colaborador;
  • não faça só críticas, dê sugestões de melhorias e acompanhe os resultados.

Além dos feedbacks, é necessário fazer reuniões regulares para apresentar os resultados. Elas podem ser semanais, quinzenais, mensais etc. O importante é ser objetivo e não prolongar os encontros.

  1. Comunique os valores de maneira transparente aos colaboradores

Sabe aquelas letras miúdas que ninguém consegue ler em diversas propagandas? Fuja disso! A comunicação interna deve ser 100% transparente e focar no que é importante para os colaboradores e a empresa.

Use todos os canais disponíveis para deixar todos alinhados e entenderem as prioridades, como e-mail, intranet, mural, jornal corporativo, reuniões, eventos, entre outros.

Outro ponto importante é oferecer um espaço para o colaborador dar sua opinião ou deixar sugestões de melhorias para a empresa. Mantenha a comunicação sempre aberta.

Saiba mais: 7 segredos da cultura organizacional do Google

Como fortalecer a cultura e os valores organizacionais?

Imagine que você tivesse que começar novamente o seu negócio. Avalie seu time e pense em 5 profissionais que seriam as primeiras contratações, não pela performance, mas pelo comportamento que apresentam no dia a dia

Essas pessoas são o exemplo de atitude que você espera de todos na sua empresa, logo, os valores que elas praticam são aqueles que devem ser difundidos entre todos os funcionários.

Porém, como monitorar o desempenho dos colaboradores e avaliar a cultura da sua empresa? A melhor opção é contar com a tecnologia e um bom sistema de comunicação interna.

Com tarefas automatizadas e compartilhamento de informações em tempo real, o recurso possibilita feedbacks e reuniões altamente produtivas, orientados por dados e relatórios com indicadores estratégicos, táticos e operacionais.

Adotar um sistema de gestão empresarial é o primeiro passo para realizar um gerenciamento de pessoas de alto nível. Isso porque oferece vários benefícios, como:

  • melhor comunicação entre colaboradores e departamentos;
  • uso de várias metodologias de planejamento estratégico, como BSC, OKR e SWOT;
  • integração de pessoas, operações e estratégias;
  • gerenciamento de riscos e análise de cenários;
  • gestão à vista para desenvolver e motivar equipes.

Esses são apenas alguns benefícios fornecidos pelo software de performance corporativa  Stratws One. A ferramenta eleva a produtividade de todos, fornecendo dados valiosos para tomada de decisão e a realização de um excelente trabalho do gestor. Faça uma demonstração e conheça!

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