Valores organizacionais: como implementar no seu negócio?

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Valores organizacionais
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Você já percebeu que, dentro das empresas, o maior diferencial não é apenas os produtos, serviços ou tecnologias, mas também as pessoas que as constroem? Hoje, os colaboradores não buscam também por significado, propósito e, acima de tudo, conexão. É aqui que entram os valores organizacionais.

Eles moldam o comportamentos, decisões e definem como a organização interage com seus colaboradores, clientes e até mesmo a sociedade.

Como vivemos em um mercado cada vez mais competitivo, o chamado fit cultural se tornou um dos critérios mais importantes para atrair e reter talentos, os valores são o ponto de partida para criar uma cultura que inspira confiança, engajamento e pertencimento.

Dessa forma, quando bem definidos e vivenciados, os valores organizacionais não apenas atraem pessoas alinhadas com a visão da empresa, mas também impulsionam a produtividade e constroem um ambiente em que todos se sentem parte de algo maior.

Quer saber mais sobre os valores organizacionais de uma empresa? Continue a leitura e confira!

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O que são os valores organizacionais de uma empresa?

Os valores organizacionais de uma empresa se referem a um conjunto de crenças e normas dos quais a organização não abre mão. São os pilares da cultura organizacional e servem para orientar atitudes, hábitos, comportamentos, políticas internas e decisões importantes em uma empresa.

Eles funcionam como um conjunto de crenças e práticas que determinam “quem somos” e “como fazemos as coisas por aqui”.

Esses valores vão muito além de frases decorativas em uma parede. Eles são vivenciados da liderança até os demais colaboradores, refletindo-se nas ações e escolhas diárias da organização. Quando uma empresa afirma que “valoriza a inovação”, por exemplo, isso precisa ser evidente em como ela incentiva novas ideias, reconhece a criatividade e está disposta a experimentar novas abordagens.

Por isso, os valores organizacionais não são apenas sobre como a empresa deseja ser vista externamente, mas também sobre como todo o corpo de colaboradores se comporta internamente.

Eles guiam desde grandes decisões estratégicas até interações cotidianas, criando um norte para que todos saibam o que é esperado e qual é o padrão de conduta ideal.

Por que criar e aplicar os valores organizacionais?

A verdade é que ter valores organizacionais claros e bem-definidos e uma cultura que os aplica diariamente é muito benéfico para a sua empresa.

Isso porque os valores de um negócio funcionam como uma “bússola moral” para a equipe, ajudando as pessoas a decidirem qual atitude tomar e como agir, independentemente do desafio que encontram.

Além disso, servem como base para que toda tomada de decisão seja consistente. Quando as pessoas têm os mesmos valores, costumam fazer escolhas usando os mesmos princípios. E aí, o trabalho acontece de forma harmônica e organizada.

No entanto, não basta apenas sentar e escrever 5 a 7 valores organizacionais genéricos e achar que vai dar certo. Eles devem ser únicos, além de refletir seus princípios enquanto empreendedor e marca.

Contar com um sólido sistema de condutas e regras morais e éticas é considerado um fator determinante para o sucesso de qualquer modelo de negócio.

Continue aprendendo: Como avaliar a cultura organizacional de uma empresa? Confira 4 dicas infalíveis

Exemplos práticos na escolha e aplicação dos valores organizacionais

Definir valores organizacionais é importante, mas sua real relevância está em como eles são aplicados no cotidiano. Quando bem incorporados, os valores deixam de ser apenas declarações e passam a moldar comportamentos, influenciar decisões e nortear o posicionamento da empresa diante de desafios e oportunidades.

A seguir eu separei alguns exemplos bem práticos de como eles podem ser aplicados na tomada de decisão da empresa:

1- Valorização da transparência na comunicação interna e externa

Se um dos valores de uma empresa é transparência, isso deve se refletir em ações práticas, como:

  • Reuniões abertas: compartilhar informações importantes sobre o desempenho e os desafios da empresa com toda a equipe.
  • Clareza com clientes: em negociações, apresentar todos os detalhes e evitar promessas que não podem ser cumpridas.

2- Promoção de um ambiente de inovação

Para empresas que têm inovação como valor central, é essencial criar um ambiente onde novas ideias sejam incentivadas e experimentos sejam vistos como parte do processo.

  • Hackathons internos: promover competições para que colaboradores desenvolvam soluções criativas para problemas reais.
  • Tolerância ao erro: encarar falhas como oportunidades de aprendizado, não como punições.

3- Foco no bem-estar dos colaboradores

Se o valor da empresa é pessoas em primeiro lugar, o bem-estar dos colaboradores precisa ser uma prioridade constante. Isso pode ser traduzido em práticas como:

  • Horários flexíveis: permitir que os colaboradores adaptem sua rotina de trabalho para equilibrar vida profissional e pessoal.
  • Apoio à saúde mental: disponibilizar acesso a programas de terapia ou consultas psicológicas.

Qual a importância de definir os tipos de valores organizacionais?

Em primeiro lugar, empresas que têm valores organizacionais bem-definidos conseguem estabelecer uma identidade própria, o que contribui para que se destaquem no mercado e sejam reconhecidas pelo seu público-alvo.

A importância dos valores de uma organização também reside no fato de que os esforços para atingir os objetivos tendem a ser mais bem-direcionados e assertivos. Eles servem como um guia.

É com base no conjunto de crenças e valores morais e éticos que líderes e liderados tomam decisões que, direta ou indiretamente, refletem nos resultados da empresa.

Vale a pena mencionar que as equipes que se guiam pelos valores tendem a apresentar um engajamento maior, comprometendo-se mais seriamente com os resultados. Isso se deve também à identificação dos colaboradores com os princípios da organização.

Quando há valores claramente estabelecidos, o clima organizacional também melhora, o que acaba por gerar impactos positivos no alinhamento dos processos e das expectativas, na produtividade das equipes e na retenção de talentos.

Aprenda mais: Por que valores e cultura organizacional importam?

Exemplos reais de valores organizacionais de grandes marcas

Para inspirar a criação dos princípios da sua empresa, veja alguns exemplos de valores organizacionais cultivados por marcas muito bem consolidadas no mercado em que atuam.

1- Valores organizacionais da Natura

A Natura é uma empresa brasileira do ramo de cosméticos e uma das maiores do mundo. Com a missão de promover o bem-estar daqueles que consomem seus produtos, defende os seguintes valores:

  • Aperfeiçoamento;
  • Verdade;
  • Diversidade;
  • Relação;
  • Compromisso
  • Liberdade.

2- Valores organizacionais da Netflix

A Netflix é a maior plataforma de streaming de produções de audiovisual, com mais de 167 milhões de usuários ativos em todo o mundo.

Na lista de valores organizacionais da Netflix, destacam-se:

  • Altruísmo;
  • Bom senso;
  • Sinceridade;
  • Criatividade;
  • Coragem;
  • Inclusão;
  • Curiosidade;
  • Resiliência.

3- Valores organizacionais do YouTube

O YouTube é o maior site de vídeos do mundo e pertence à gigante Google. Em sua lista de valores organizacionais, temos:

  • Foco no usuário;
  • Democratização da informação;
  • Personalização.

5 dicas de como implementar os valores organizacionais 

Para implementar os valores organizacionais é preciso:

  1. contratar profissionais alinhados aos valores da empresa;
  2. ter líderes que sejam exemplos;
  3. incentivar a participação de todos em eventos corporativos;
  4. fazer reuniões frequentes e dar feedbacks construtivos;
  5. comunicar os valores de forma transparente por meio dos canais empresariais.

Para que sejam difundidos e aplicados internamente, não basta escrevê-los e deixá-los à mostra no site, nas redes sociais e nas aberturas de vagas e processos seletivos. É indispensável ir além!

Veja detalhes sobre as 5 dicas de como fazer isso!

1- Contrate profissionais alinhados aos valores da organização

    Para que os valores sejam vividos na prática, é preciso contratar colaboradores que tenham os mesmos princípios.

    Quando um colaborador compartilha dos mesmos princípios que a organização, ele não apenas se adapta mais rápido ao ambiente de trabalho, mas também se torna um defensor ativo da cultura organizacional.

    E isso é muito importante por vários motivos:

    • gerar satisfação com o trabalho e a empresa, tornando-os promotores da marca;
    • melhor o clima organizacional e a aderência à cultura;
    • mais produtividade e eficiência nas entregas;
    • mais retenção de talentos;
    • queda da taxa de turnover (rotatividade) e absenteísmo (faltas e atrasos) — o que gera redução de custos para o negócio.

    Para que haja a contratação de profissionais com os mesmos valores da organização, é necessário investir em um processo de recrutamento e seleção de alto nível. Afinal, não basta só olhar o currículo e sua experiência e habilidades, é imprescindível analisar comportamentos e valores.

    2- As lideranças precisam dar o exemplo para os liderados

      Não há como aplicar os valores organizacionais se os líderes não se engajarem. O exemplo deve vir de cima para baixo e, por isso, gestores e profissionais da alta gestão precisam adaptar seus comportamentos para que o time aja igual.

      Até porque, falar como agir e, na prática, fazer diferente, abre brechas para que cada um tenha atitudes próprias, sem respeitar crenças e normas da organização. Isso resulta na perda da essência e identidade da marca, sem falar na queda de engajamento e produtividade da equipe.

      Leia também: 25 técnicas de liderança: seja um grande líder para sua empresa

      3- Incentive a participação dos funcionários em eventos e ações da empresa

        Uma das responsabilidades do RH e dos gestores de departamentos é promover a integração da equipe, afinal, a prática é vital para difundir os valores da empresa entre todos.

        Sabemos que não é fácil engajar e motivar os funcionários a participarem de treinamentos, eventos e ações em que a presença é facultativa. Apesar disso, estamos falando de uma das principais formas de propagar os valores e fortalecer a cultura organizacional.

        A boa notícia é que há como reverter essa situação e adotar medidas para engajar os colaboradores a participarem de eventos corporativos. 

        Veja algumas dicas:

        • mostre os benefícios de participar do evento;
        • seja criativo na divulgação para chamar a atenção — entenda o perfil dos seus colaboradores para pensar em ideias inovadoras;
        • use os meios tradicionais e formais para divulgar a ação, como newsletter, mural da empresa, aviso na intranet, comunicação direta do gestor, entre outros;
        • promova sorteios e ofereça brindes durante o evento — instigue a todos contando os prêmios com antecedência.

        4- Faça reuniões frequentes de alinhamento e feedbacks

          Outra forma de engajar as equipes e promover os valores entre elas é implementar uma cultura de feedback e reuniões de alinhamento.

          Algumas dicas para dar um feedback e realmente motivar seus funcionários são:

          • faça elogios em público e críticas construtivas no particular;
          • escolha bem o local do feedback individual;
          • mostre empatia e ouça o colaborador;
          • não faça só críticas, dê sugestões de melhorias e acompanhe os resultados.

          Além dos feedbacks, é necessário fazer reuniões regulares para apresentar os resultados. Elas podem ser semanais, quinzenais, mensais etc. O importante é ser objetivo e não prolongar os encontros.

          5- Comunique os valores de maneira transparente com os colaboradores

            Sabe aquelas letras miúdas que ninguém consegue ler em diversas propagandas? Fuja disso! A comunicação interna deve ser 100% transparente e focar no que é importante para os colaboradores e a empresa.

            Use todos os canais disponíveis para deixar todos alinhados e entenderem as prioridades, como e-mail, intranet, mural, jornal corporativo, reuniões, eventos, entre outros.

            Outro ponto importante é oferecer um espaço para o colaborador dar sua opinião ou deixar sugestões de melhorias para a empresa. Mantenha a comunicação sempre aberta.

            Próximos passos

            Definir e implementar valores organizacionais não é uma tarefa simples, mas com o STRATWs One, esse processo se torna mais prático e eficaz.

            A plataforma permite que sua empresa conecte os valores aos objetivos estratégicos, acompanhe projetos e iniciativas alinhados a esses princípios e promova uma cultura organizacional consistente.

            Com funcionalidades como gestão de reuniões, indicadores em tempo real e integração de tarefas, o STRATWs One ajuda a garantir que os valores saiam do papel e sejam vividos no dia a dia.

            Se você busca uma solução que integre gestão estratégica com a prática dos valores da sua empresa, o STRATWs One é a ferramenta certa.

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