Um gestor que sabe o que esperar do mercado pode fazer um planejamento estratégico mais assertivo e, assim, conseguir criar planos ação com maior probabilidade de gerar os resultados desejados.
Curioso para saber quais são as principais tendências de mercado para 2020? Então você está no artigo certo.
Nas próximas linhas, listaremos 8 oportunidades com significativo potencial para gerar lucro neste ano que se inicia. Aliás, a nossa lista tem como base um levantamento recente feito pela empresa de consultoria McKinsey & Company sobre tendências e oportunidades de mercado para o Brasil em 2020.
Dessa forma, não deixe de conhecer as dicas dessa consultoria internacional de sucesso!
Leia também: O que é gamificação nas empresas? Saiba mais sobre essa tendência e suas vantagens
Mas antes de dar uma olhada nessas tendências gerais de mercado, confira tendências para o mercado automotivo, apresentadas também pela McKinsey & Company:
Prepare-se para 2020! Conhecer as tendências de mercado é muito importante para desenhar cenários e fazer seu planejamento estratégico, por isso, confira as informações principais desse relatório.
Anos de inflação desenfreada levaram instituições financeiras do Brasil a criarem sistemas e softwares que pudessem lidar com essa volatilidade de forma veloz e segura.
Além disso, a solidez do mercado precisava ser garantida por meio de um rígido controle e regras severas. Mas e hoje, quais as perspectivas do setor financeiro no Brasil?
Segundo o relatório, nossa história de solidez, crescimento e rentabilidade se manterá. Porque, entre outros pontos positivos, as taxas de juros estão caindo, enquanto a liquidez e produtividade dos bancos está aumentando.
Assim, nesse cenário, a McKinsey & Company vê grandes oportunidades para a ampliação da oferta de crédito, principalmente para segmentos de baixa renda e para pequenas empresas.
Além disso, fica claro que o setor está cada vez mais incorporando novas tecnologias por meio de fintechs de grande sucesso, como os bancos virtuais Neon e Nubank, intermediadores de pagamentos como Mercado Pago e PagSeguro, softwares de gestão financeira como ContaAzul e Nibo, intermediadores de crédito, como Geru e Creditas, entre muitas outras.
As perspectivas de um razoável crescimento do PIB e da revisão das normas de regulamentação do setor são sinais de que ele tem tudo para crescer de forma vigorosa. E, com isso, fortalecer também outras áreas da economia, que se tornarão mais seguras e sustentáveis.
Na área regulatória, destaque para maior flexibilidade para criação de produtos referentes a aposentadorias e para a portabilidade de seguros de saúde, além de mais agilidade no fechamento e intermediação de contratos.
O relatório conclui, dessa forma, que o setor de seguros no Brasil tem todas as condições de manter um crescimento sustentável de 2 dígitos em 2020.
Depois de um período de recessão, o mercado imobiliário brasileiro tem se recuperado com o aumento do lançamento e da comercialização de imóveis.
Assim, a confiança da indústria e de investidores aumentou muito, porque, afinal, o valor de marcado dos ativos simplesmente aumentou em 50% no ano de 2019.
Além disso, as taxas de juros em queda e mais renda disponível para as famílias indicam ótimas oportunidades para o lançamento de novos empreendimentos.
Dessa forma, espera-se que a recuperação desse setor, além de gerar oportunidades de novos negócios, criará também mais empregos, proporcionará um efeito cascata nas indústrias relacionadas e uma expectativa de crescimento no setor de financiamento imobiliário.
O primeiro item da nossa lista de tendências de mercado para 2020 vem se repetindo a alguns anos.
Atualmente, o Brasil oferece um ambiente favorável para a criação e desenvolvimento de startups, principalmente para aquelas oferecem soluções tecnológicas inovadoras.
Existem alguns dados que reforçam esta tendência para 2020 e que estão presentes no estudo da McKinsey, como:
Manter o foco no consumidor é outra forte tendência que as empresas deverão seguir caso queiram impulsionar seus resultados.
Assim, o desenvolvimento de soluções centradas na experiência do cliente com a marca e com seus produtos é uma tendência que vem ganhando força nos últimos anos e que deve continuar em 2020, principalmente utilizando a tecnologia como aliada.
Com a ajuda do Big Data, as empresas coletam dados valiosos a partir de diferentes pontos de contato com os clientes e utilizam isso para obter insights sobre o comportamento do seu público, preferências e expectativas.
A Netflix, por exemplo, coleta dados de seus usuários para oferecer uma experiência personalizada. Ela sugere filmes que tenham a ver com os outros títulos que os usuários já assistiram ou demonstraram interesse. Outra coisa que a empresa faz é alterar a capa de seus filmes com a foto de atores que são mais conhecidos pelo usuário.
O foco no cliente tende a aumentar o Customer Lifetime Value, um indicador de desempenho que se refere à receita que um cliente gera durante todo o seu tempo de relacionamento com a marca.
Outra tendência que merece a atenção das empresas diz respeito às novas mídias e oportunidades para anunciar e divulgar a marca.
As estratégias de publicidade e marketing podem ser potencializadas se os novos formatos midiáticos forem bem explorados.
Por isso, confira alguns dados importantes levantados pela McKinsey:
Empresas que atuam na área da saúde podem utilizar as transformações digitais para lucrar mais em 2020. Assim, a tecnologia tem ajudado os profissionais de saúde a conhecerem melhor seus pacientes e otimizarem seus processos.
Atualmente, já é possível monitorar à distância a saúde dos pacientes a partir de relógios e pulseiras que enviam as informações para o celular do médico.
Além disso, existem aplicativos que conectam pacientes e psicólogos e permitem a realização de consultas online sob total sigilo. A Inteligência Artificial tem sido utilizada para melhorar a precisão dos diagnósticos.
Esta sétima dica de tendências de mercado para 2020 mostra que a tecnologia vai ser cada vez mais utilizada. Assim, será possível oferecer melhores experiências aos pacientes e uma melhor qualidade de vida.
Confira em nosso blog: Você sabe como ser um bom gestor hospitalar? Confira 8 dicas para garantir a saúde de sua instituição
Além das disrupções tecnológicas, confira outras tendências no setor de saúde para 2020, nas visão de Fernando Torelly, Superintendente Corporativo do HCor:
Os brasileiros estão cada vez mais conscientes e preocupados com questões ambientais e de sustentabilidade. Perceba nos seguintes dados:
Empresas engajadas com a causa sustentável têm experimentado bons resultados que pode encorajar outras empresas a adotarem essa postura.
Essas foram as 5 principais tendências de mercado para 2020 que separamos para você. Há outras previsões no relatório da McKinsey e que vale a pena conferir.
Saiba mais: Conheça as 5 principais tendências na gestão de pessoas
O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que já conquistou mais de 160 mil usuários em mil empresas.
Veja o que ele pode fazer por seu negócio:
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |